| Iluminação nos aquários | |
|
+17Ana G kilava Luiz Fellipe DARKasNIGHT Renato BrEsKi Terruta tyutry Rodriggu jpeaaa Apalone RP Peixinha BeatrizL Rik Ná Catarina 21 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Catarina Iniciante
| Assunto: Iluminação nos aquários Dom 28 Nov 2010 - 13:31 | |
| Olá a todos
tenho lido em bastantes locais da internet e também em livros mas relativamente ao número de horas que as tartarugas devem estar expostas às luzes UVB as opiniões diferente. Gostava de saber a vossa. Uns sítios diz de 3 a 4 horas/dia outros diz de 10 a 12 horas/dia.... Afinal quanto tempo por dia devemos ter a lâmpada ligada?
outra coisa: à noite podemos apagar todas as luzes (ficar completamente às escuras) ou deve-se ligar alguma luz?
Obrigada | |
|
| |
Ná Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Dom 28 Nov 2010 - 13:43 | |
| Olá Catarina já vi nuns quantos tópicos a dizer que é 10h/d, e sim à noite devem dormir às escuras para dormirem sossegadas Corrijam-me se estiver errada | |
|
| |
Rik Iniciante
| |
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 29 Nov 2010 - 15:13 | |
| O tempo de luz ligada tenho quase certeza que tem a ver com o tempo de sol. Como elas não estão na natureza precisam de um "sol" em casa, então é necessário que este permaneça ligado o mesmo tempo que na natureza, o que varia, no verão fica ligado mais tempo e no inverno menos tempo pois á menos horas de sol. Também por isso devem ficar ás escuras de noite, basta pensar como elas estariam se estivessem na natureza, á noite não teriam luz, por isso não é necessário terem nada ligado. | |
|
| |
Peixinha Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Ter 30 Nov 2010 - 10:24 | |
| Olá Catarina, pelo o que aprendi por aqui, devemos completar o ciclo diurno e nocturno guiando-nos pelo nosso dia... Ligar de manhã e apagar quando o sol desaparecer, sendo que no Inverno o tempo é inferior, mas assim é o mais parecido com a natureza possivel e o mais correcto para elas... Acho eu... Se estiver errada peço desculpa e por favor alguém me corrija... | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Ter 30 Nov 2010 - 14:23 | |
| - Peixinha escreveu:
- Olá Catarina, pelo o que aprendi por aqui, devemos completar o ciclo diurno e nocturno guiando-nos pelo nosso dia... Ligar de manhã e apagar quando o sol desaparecer, sendo que no Inverno o tempo é inferior, mas assim é o mais parecido com a natureza possivel e o mais correcto para elas... Acho eu... Se estiver errada peço desculpa e por favor alguém me corrija...
É exatamente isso | |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Sex 3 Dez 2010 - 10:34 | |
| Obrigada a todos! Mais uma dúvida desfeita | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Sex 3 Dez 2010 - 17:05 | |
| As questões são sempre bem vinda | |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Dom 5 Dez 2010 - 19:14 | |
| Olá... Estava no site da Sera GmbH e li um parágrafo que passo a transcrever: "Para compensar a falta de luz solar, ligue a lâmpada de radiação UV duas vezes por semana, no máximo durante 5 minutos. ATENÇÃO: Períodos longos de radiação podem causar queimaduras. " Quem me ajuda!!! 2 vezes por semana, 5 minutos!???? Aqui vai o link para verem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Dom 5 Dez 2010 - 19:48 | |
| Catarina, a Sera é uma grande marca de produtos para animais. Eu não li tudo, mas li essa frase. Essa frase é completamente ridícula, nem sequer se diz quais UV (UVA, UVB, UVC ?). Por isso não deves ter em conta o que aí diz. Os ciclos podem não ser tão rígidos,... eu por exemplo como preciso de tempo para as ver, alimentar, limpar - TODOS OS DIAS - e normalmente saio de casa às 8 da manhã e só chego às 19.00 horas, tenho neste momento tudo ligado entre as 09.30 e as 20.30; assim que chego a casa vou fazer a revisão, alimentar (sendo o caso) e ver o que se passa. | |
|
| |
Apalone Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Dom 5 Dez 2010 - 21:28 | |
| Lembro-me de ver no zoo de Madrid um funcionário que ia a cada terrário, 15min com uma lâmpada, por isso não sei se será alguma radiação especial, disso não percebo. Estão sempre a surgir coisas novas por preços proibitivos. É melhor ficar por aquelas lampadas que já conhecemos e mesmo assim naquela loja de Benfica ao pé do cemiterio uma uvb custa 24eur e na outra ao pé do mercado custa 19eur e mesmo assim é cara. Temos de ter cuidado com este pessoal. | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Dom 5 Dez 2010 - 23:26 | |
| Hoje fui a uma loja de animais para me informar das lampadas que tinham de uvb e os preços. e quando disse ao vendedor que queria uma lampada uvb para substituir o sol natural, ele respondeu-me que isso não funcionava assim e que tinha de ter um termostato. Eu pensei para mim "Que raio de resposta". Então disse-lhe que tinha termostato na água e que queria uma lampada uvb para a parte seca, e ele depois lá disse que não tinha, mas parecia muito á toa em relação ao assunto. Por isso por vezes as lojas de animais tambem não são de grandes sabedorias. Lá lhe perguntei só a quanto é que as vendia e vim embora, ele disse que o preço variava entre os 10€ e os 15€ conforme a potencia. | |
|
| |
jpeaaa Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Dom 5 Dez 2010 - 23:42 | |
| Tive agora a comparar essa lâmpada da Sera com as da Exo Terra e vi que a da SERA a nível de radiação até é um pouco mais fraca que a da Exo Terra. As da Serra têm um pouco menos de radiação visivel, UVA, UVB e 0% de radiação UVC. Os comprimentos de onda de radiação UVC são entre 100 e 300 nm. Realmente é estranho eles dizerem aquilo, mas se os dados que apresentam no site são mesmo reais então devem estar enganados | |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 6 Dez 2010 - 22:10 | |
| Eu mandei um mail à Sera a colocar exactamente essa questão. Assim que responderem eu coloco aqui... se responderem...:S
| |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Qui 9 Dez 2010 - 16:34 | |
| Já obtive resposta da Sera. Passo a transcrever:
"De facto, a lâmpada normal deve estar ligada 10 a 12 horas. No site referimo-nos a uma lâmpada de radiação UV (projector UV/spot). Neste caso, devido ao perigo de queimaduras, não se deve ultrapassar um período de radiação de 5 minutos."
Ok... ficamos a saber que não se tratava de radiação UVB, mas o que é que querem dizer com projector UV/ spot!?!?!?!? Alguém sabe do que se trata?
Cumprimentos, Catarina | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Qui 9 Dez 2010 - 20:42 | |
| Como eu já calculava, a resposta da Sera continua errada! É uma pena! Spot é a UVA, aquece, aumenta o metabolismo, propicia a termoregulação em animais de sangue frio como é a tartaruga. Com 5 minutos de UVA a tartaruga não consegue aquecer, o que elas gostam muitas vezes é de estar lá debaixo horas; o spot pode perfeitamente estar sempre ligado e ela aproxima-se mais, ou menos, sempre que quer, é como se tivesse um mini-sol à sua disposição. Quanto a queimaduras, pode acontecer em muitas ocasiões, e com todos nós; mas as tartarugas não são estúpidas e sabem o quanto e quando se podem aproximar (nem nós deixamos um spot em que debaixo dele faça 40 ou mais graus!) | |
|
| |
Rodriggu Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 2 maio 2011 - 20:46 | |
| Oi galera!!!
Seguinte, ganhei uma tigre d'água fêmea de 2 anos e 22 cm aproximadamente com Cert. de origem Romanetto, ela tá em um aquaterrario de 55Lx40Ax30prof., com bomba de 25 litros, um aquecedor pequeno, termometro e para iluminação uma EXO TERRA UVA Sun Glo 50W spot de ROSCA. A minha tigre ta mto bonita, link das fotos na minha apresentação.
Já coloquei suplemento mineral e vitamínico (calcio) + o repto protect na água.
Minhas dúvidas são as seguintes:
- Com ctz terei que comprar uma aquaterrario maior e bomba potente + aquecedor maior!! - Essa iluminação, posso deixar ligada por dia durante qto tempo? pois possuo apto. - Seria melhor comprar a UVA ou uma UVB? - As patas traseiras dela estão cada uma com 4 unhas os dedos laterais estão com a unha faltando, é normal isso?
Gente por enqto é isso .. hehe marinheiro de 1ª viagem né .. quero trata-la bem!!!!
Última edição por Rodriggu em Sex 6 maio 2011 - 13:07, editado 2 vez(es) | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 2 maio 2011 - 20:58 | |
| boas sim vais ter de comprar um aquario maior um filtro melhor e um aquecedor mais potente. a iluminação deve estar ligada 10 a 12 horas no inverno e 12 a 14 horas no verao. a lampada aconselhada para as tartarugas é uma uvb 5.0. quanto as patas traseiras faltarem uma unha nas minhas tambem ja aconteceu mas nao sei porque, e elas voltaram a nascer | |
|
| |
Rodriggu Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 2 maio 2011 - 21:30 | |
| Mais essa lampada que estou usando a UVA de 50 W, tb posso ficar com ela por 12 a 14 horas ligada pra manter a iluminação do aquaterraio, sem causar problemas pra minha tigre?
Ah e outra coisa, a minha tigre não gosta de ficar se banhando no terrario, curte soh ficar nadando e bioando .. cara é raro ver ela no terrario .. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 2 maio 2011 - 21:33 | |
| existem tartarugas que nao gostam muito de terra eu tambem tenho uma assim. podes usar a lampada mas a outra lampada tambem fornece luz e assim ja nao gastas duas vezes na conta da luz
| |
|
| |
Rodriggu Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Seg 2 maio 2011 - 21:44 | |
| hehe entendi ... por essa ser bem forte o gasto triplica neh ... eu na verdade qd ocomprei ela .. soh fikei preocupado em naum machucar a pequena .. pois li em topicos q pode causar queimaduras no reptil ... mais a lampada ta a uns 20 cm aproximadamente dela, então sem problemas ... mais pode deixar q comprarei sim a UVB porem aki em sao paulo-sp, é mais facil achar a q tem q usar reator, pois a com rosca UVB ta dificil!!! Ja tentei cobasi e outros pet´s grandes mais sem chance!!! | |
|
| |
Rodriggu Iniciante
| Assunto: Entaum vai o link de como está minha tigre atualmente!! Seg 2 maio 2011 - 22:14 | |
|
Última edição por Rodriggu em Sex 6 maio 2011 - 12:47, editado 2 vez(es) | |
|
| |
Rodriggu Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Qua 4 maio 2011 - 2:56 | |
| Galera! Seguinte, coloquei a lampada de 50W uva de rosca no meu aquaterrario, ficou ligada umas 8 horas e agora as 23:00 trincou o tampão de vidro, pois caramba ta esquentando mto a Exo terra DAY LIGHT spot, fiquei com receio agora por ter estourado o tampão e estourar o aquaterrario lateralmente!!! O certo seria colocar essa aki do endereço abaixo, maios não consigo achar em nenhum canto!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Tipo to quase colocando uma lampada normal de aquario msm de 15W + uma Exo terra Night Glo de 15W, que eh mais fraca, o que acham? Alguma sugestão!!! valew galera!!! | |
|
| |
Terruta Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Qua 4 maio 2011 - 9:33 | |
| boas
pela foto vi que tinhas um genero de uma tampa entre a luz e o local seco da tartaruga. nao podes ter pois essa tampa, seja vidro, plastico ou outra coisa que o valha, porque vai filtrar os raios UV que a tartaruga necessita. a lampada que tens é boa mas tens k a saber utilizar. essa que puseste no link é a que eu tenho e aquece o ideal para elas. fico com o aquaterrario perto dos 29ºC e tenho a agua, com termostato, a 26ºC. um terço do aquaterrario tapado o que lhes (tenho duas) da um ambiente humido.
cumprimentos | |
|
| |
BrEsKi Iniciante
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários Qua 4 maio 2011 - 12:20 | |
| Boa tarde , eu comprei uma lampada para o meu terrario e é de 18W. É boa ou teria que ser com mais Wolts? | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Iluminação nos aquários | |
| |
|
| |
| Iluminação nos aquários | |
|