Assunto: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Seg 19 Out 2020 - 14:39
Olá, pessoal!
De um mês para cá minha tigre d'água está com as pálpebras esbranquiçadas e inchadas. Já aumentei a TPA e melhorou um pouco, mas reparei que ela anda amuada e com menos apetite.
Cogitei se poderia ser falta de vitamina A, mas como minha mulher lhe dá um pouco de carne sempre que cozinha, a tarta recusa vegetais em geral. Aceita bem a ração, eu alterno entre ReptoMin@Tetra e ReptoMix@Alcon com gammarus.
Recentemente minha lâmpada UV queimou e comprei uma nova no Wish, poderia ser um UV de baixa qualidade o causador?
Houve um acidente no aquário com uma pedra que faz parte do terrário e que caiu sobre ela, refiz a estrutura para que ficasse 100% estável, mas acho que ela ficou "traumatizada" e não tem mais saído para tomar sol. Então semanalmente eu a ponho no quintal para passear.
Por fim, há 3 meses apareceram umas larvas de pernilongo, introduzi alguns Molinésia para controlar a população e deu certo. Eventualmente todos foram comidos pela tarta e as larvas não voltaram.
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Ter 20 Out 2020 - 9:04
norby escreveu:
Boas
Sim pode ser uma hipovitaminose A.
O sol directo, como foi referido, ou a suplementação de lampada Uvb é essencial.
Tambem uma alimentação equilibrada é essencial.
Tartarugas que não estejam em lago tem que ter obrigatoriamente uma lampada UVB, ou o compromisso que o criador lhe vai dar acesso diario a sol directo.
movebo escreveu:
O que vocês acham?
Aumento mais a TPA?
Insisto na dieta mais rica em vitamina A?
Troco a posição do aquário para receber mais sol?
Devo levá-la ao veterinário?
Não referes em que condições a mantens. Uma boa rotina de TPA´S bem como uma boa filtragem associada é essencial. Mas sem mais dados é dificil acrescentar mais alguma coisa..
Uma dieta variada e equilibrada é importante, não sou particularmente apologista de oferecer carne a tartarugas, tem um racio calcio fosforo desiquilibrado para as suas necessidades. Peixe de rio, legumes, frutas não citricas e ração claro.
Tambem não sou apologista de aquarios ao sol. Contribui para o aparecimento de algas, bem como se esquecido apenas por algumas horas pode atingir temperaturas absurdas..
O veterinário é sempre boa opção. Por aqui só aconselhamos e damos opiniões um veterinário terá a hipotese de fazer a observação directa do animal e tem a formação adequada para isso, bem como para emitir opiniões devidamente fundamentadas.
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Ter 20 Out 2020 - 12:01
Exato.
bom ambiente com água limpa, sol direto (sem passar por vidro) por algumas horas ou lâmpada apropriada. Alimentação adequada (ração e outros). Terá longa vida e com saúde.
Normalmente nestas condições muito raramente ficará doente.
movebo Iniciante
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Ter 20 Out 2020 - 12:20
Obrigado, Norby e Ronaldo!
Ao meu ver a quantidade de sol é suficiente, pois o aquário fica próximo a uma janela que recebe luz direta do sol poente.
Vou começar diversificando sua dieta, aumentando a frequência da TPA e criando outro terrário antes de levá-la ao vet, pois hoje ela acordou alegre, disposta e alimentou-se bem.
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Ter 20 Out 2020 - 19:23
Elas gostam de muito sol. Tendo o cuidado de não esquentar demais a água. As minhas adoram o sol a pleno meio dia, mas estão num laguinho; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
movebo Iniciante
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Qua 21 Out 2020 - 13:18
Tá lindo seu lago, Ronaldo.
Eu estava montando um em meu escritório, mas com a pandemia infelizmente acabou ficando só o buraco :-(
Tenho que ir me havendo com o aquário mesmo enquanto isso.
movebo Iniciante
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Qua 21 Out 2020 - 13:20
De qualquer forma a água não passa de 28ºC mesmo sob o sol. Afora isso mantenho entre 26º e 27ºC.
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Qui 22 Out 2020 - 17:06
S.JOAQUIM/SC. Para mim não tens necessidade de aquecimento da água.
movebo Iniciante
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Seg 9 Nov 2020 - 17:41
Pessoal, queria agradecer o auxílio de todo mundo.
Minha tarta agora está em perfeitas condições e então vou compartilhar o que fiz:
Parti de duas hipóteses: hipovitaminose A e excesso de nitritos na água. Então:
[1] Ajustei a dieta com a retirada das proteínas;
[2] Ao invés de apenas aumentar as TPAs, comprei um kit de testes para eventualmente "não mexer em time que está ganhando", ou seja: ao ficar trazendo água da torneira, corro o risco de aumentar o cloro e trazer metais indesejáveis; assim posso agora saber objetivamente onde regular: Cloro, Nitrito, Amônia ou PH e não perder o equilíbrio obtido com tanto esmero. Bastou reduzir o nitrito na TPA e condicionar a água nova para reduzir o cloro.
[3] Fazia tempo que eu não trazia companhias, então estou há 15 dias com alguns Kingyos "alimento"; a tarta ficou realmente feliz, curiosamente ainda não tentou comer ninguém.
Com isso ela ficou 100%, foi um grande alívio, nem precisei levá-la ao veterinário.
Agora meu próximo passo será substituir o canister por um sump, parece-me que a manutenção é mais fácil, bate-se o olho e dá pra saber como está o perlon, o volume de algas parece ser um excelente indicador biológico et cetera. Mas creio que seja melhor abrir um post sobre isso para aprender mais.
Obrigado, @norby e @Ronaldo\ Coutinho. Abraços
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas