Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
movebo
Iniciante
Iniciante

Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Empty
MensagemAssunto: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptySeg 19 Out 2020 - 14:39

Olá, pessoal!

De um mês para cá minha tigre d'água está com as pálpebras esbranquiçadas e inchadas.
Já aumentei a TPA e melhorou um pouco, mas reparei que ela anda amuada e com menos apetite.

1. Cogitei se poderia ser falta de vitamina A, mas como minha mulher lhe dá um pouco de carne sempre que cozinha, a tarta recusa vegetais em geral. Aceita bem a ração, eu alterno entre ReptoMin@Tetra e ReptoMix@Alcon com gammarus.
  2. Recentemente minha lâmpada UV queimou e comprei uma nova no Wish, poderia ser um UV de baixa qualidade o causador?
  3. Houve um acidente no aquário com uma pedra que faz parte do terrário e que caiu sobre ela, refiz a estrutura para que ficasse 100% estável, mas acho que ela ficou "traumatizada" e não tem mais saído para tomar sol. Então semanalmente eu a ponho no quintal para passear.
  4. Por fim, há 3 meses apareceram umas larvas de pernilongo, introduzi alguns Molinésia para controlar a população e deu certo. Eventualmente todos foram comidos pela tarta e as larvas não voltaram.

O que vocês acham?

• Aumento mais a TPA?
  • Insisto na dieta mais rica em vitamina A?
  • Troco a posição do aquário para receber mais sol?
  • Devo levá-la ao veterinário?

Abraços,
Movebo

2020:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]2020 A

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]2020 B

2017:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]2017
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby

Masculino Mensagens : 3842

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyTer 20 Out 2020 - 9:04

norby escreveu:
Boas

Sim pode ser uma hipovitaminose A.

O sol directo, como foi referido, ou a suplementação de lampada Uvb é essencial.

Tambem uma alimentação equilibrada é essencial.

Tartarugas que não estejam em lago tem que ter obrigatoriamente uma lampada UVB, ou o compromisso que o criador lhe vai dar acesso diario a sol directo.

movebo escreveu:

O que vocês acham?

• Aumento mais a TPA?
  • Insisto na dieta mais rica em vitamina A?
  • Troco a posição do aquário para receber mais sol?
  • Devo levá-la ao veterinário?

Não referes em que condições a mantens. Uma boa rotina de TPA´S bem como uma boa filtragem associada é essencial. Mas sem mais dados é dificil acrescentar mais alguma coisa..

Uma dieta variada e equilibrada é importante, não sou particularmente apologista de oferecer carne a tartarugas, tem um racio calcio fosforo desiquilibrado para as suas necessidades. Peixe de rio, legumes, frutas não citricas e ração claro.

Tambem não sou apologista de aquarios ao sol. Contribui para o aparecimento de algas, bem como se esquecido apenas por algumas horas pode atingir temperaturas absurdas..

O veterinário é sempre boa opção. Por aqui só aconselhamos e damos opiniões um veterinário terá a hipotese de fazer a observação directa do animal e tem a formação adequada para isso, bem como para emitir opiniões devidamente fundamentadas.

movebo gosta desta mensagem

Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyTer 20 Out 2020 - 12:01

Exato.

bom ambiente com água limpa, sol direto (sem passar por vidro) por algumas horas ou lâmpada apropriada. Alimentação adequada (ração e outros). Terá longa vida e com saúde.

Normalmente nestas condições muito raramente ficará doente.
movebo
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyTer 20 Out 2020 - 12:20

Obrigado, Norby e Ronaldo!

Ao meu ver a quantidade de sol é suficiente, pois o aquário fica próximo a uma janela que recebe luz direta do sol poente.

Vou começar diversificando sua dieta, aumentando a frequência da TPA e criando outro terrário antes de levá-la ao vet, pois hoje ela acordou alegre, disposta e alimentou-se bem.

Vou lhes dando notícias.

Abraços,
Movebo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyTer 20 Out 2020 - 19:23

Elas gostam de muito sol. Tendo o cuidado de não esquentar demais a água. As minhas adoram o sol a pleno meio dia, mas estão num laguinho; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
movebo
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQua 21 Out 2020 - 13:18

Tá lindo seu lago, Ronaldo.

Eu estava montando um em meu escritório, mas com a pandemia infelizmente acabou ficando só o buraco :-(

Tenho que ir me havendo com o aquário mesmo enquanto isso.
movebo
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQua 21 Out 2020 - 13:20

De qualquer forma a água não passa de 28ºC mesmo sob o sol.
Afora isso mantenho entre 26º e 27ºC.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQua 21 Out 2020 - 21:47

Qual a cidade?
movebo
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQui 22 Out 2020 - 13:24

São Paulo - SP

E você?
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptyQui 22 Out 2020 - 17:06

S.JOAQUIM/SC. Para mim não tens necessidade de aquecimento da água.
movebo
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas EmptySeg 9 Nov 2020 - 17:41

Pessoal, queria agradecer o auxílio de todo mundo.

Minha tarta agora está em perfeitas condições e então vou compartilhar o que fiz:

Parti de duas hipóteses: hipovitaminose A e excesso de nitritos na água.
Então:

[1] Ajustei a dieta com a retirada das proteínas;

[2] Ao invés de apenas aumentar as TPAs, comprei um kit de testes para eventualmente "não mexer em time que está ganhando", ou seja: ao ficar trazendo água da torneira, corro o risco de aumentar o cloro e trazer metais indesejáveis; assim posso agora saber objetivamente onde regular: Cloro, Nitrito, Amônia ou PH e não perder o equilíbrio obtido com tanto esmero. Bastou reduzir o nitrito na TPA e condicionar a água nova para reduzir o cloro.

[3] Fazia tempo que eu não trazia companhias, então estou há 15 dias com alguns Kingyos "alimento"; a tarta ficou realmente feliz, curiosamente ainda não tentou comer ninguém.

Com isso ela ficou 100%, foi um grande alívio, nem precisei levá-la ao veterinário.

Agora meu próximo passo será substituir o canister por um sump, parece-me que a manutenção é mais fácil, bate-se o olho e dá pra saber como está o perlon, o volume de algas parece ser um excelente indicador biológico et cetera.
Mas creio que seja melhor abrir um post sobre isso para aprender mais.

Obrigado, @norby e @Ronaldo\ Coutinho.
Abraços
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas   Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas Empty

Tigre d'água com pálpebras esbranquiçadas
Ir para o topo 
Página 1 de 1