| Da caixa para o lago | |
|
|
|
Autor | Mensagem |
---|
BMF Iniciante
| Assunto: Da caixa para o lago Sex 3 Ago 2018 - 10:15 | |
| Viva, Há cerca de 2 anos adoptei uma tartaruga, conforme referi na minha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Segundo o dono anterior, ela viveu sempre numa pequena caixa de arrumação sem zona seca e apenas alimentada a gammarus e fruta/vegetais. Graças a este fórum, fiz uma caixa com o dobro do tamanho, com zona seca e filtro. Adaptou-se logo a subir a rampa e a apanhar banhos de sol e talvez derivado à mudança de alimentação e de espaço, começou a escamar e a crescer 2cm/ano. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Fiz um pequeno upgrade ao filtro, que consistiu e colocar uma esponja de esfregão cortada à medida para apanhar partículas mais finas e foi uma melhoria significativa. De inverno mudo a água a cada 3 semanas e de verão, a cada 8 ou 9 dias. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Sendo uma escaladora exímia, passado 1 ano deixou de usar a rampa e usava esta apenas para coçar a carapaça. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]No início do ano coloquei uma nova zona seca sem rampa, com uns furos para ela ter onde apoiar as unhas e se apoiar ao subir, o que faz com facilidade. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Como podem ver, tem muita falta de espaço e por isso já tratei de comprar a "casa" nova: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Com as férias ainda não fiz a instalação do lago in situ mas já tenho a bomba: (Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.)Falta fazer o sistema de filtragem, já tirei algumas dicas daqui do fórum. Entretanto vi este sistema e vou tentar fazer uma versão mais pequena: (Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.)Vamos ver como corre, já vi por aqui um lago igual a este de 170l e ficou muito fixe com as plantas. Pretendo fazer algo assim e inclusive uns peixes e no futuro até adoptar mais uma ou duas tartarugas. Qualquer dúvida ou sugestão/opinião, disponham | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Sex 3 Ago 2018 - 16:24 | |
| Boas Parece-me uma grande evolução! Muitos Parabéns pelo esforço em proporcionar melhores condiçoes à tua tartaruga. Gostava de ver a evolução do novo projecto. | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Sex 3 Ago 2018 - 16:44 | |
| Obrigado! Confesso que estou um pouco receoso em a colocar lá fora... Espero que seja o melhor para o bichinho, apesar de estar dentro de casa, aquela caixa já é muito pequena para ela. No meu post anterior, coloquei um link da bomba que encomendei da amazon. Essa impossibilidade de colocar links é permanente, ou passa ao fim de algum tempo? A escolha de uma bomba solar é pelo facto de não ter/não querer fazer uma ligação eléctrica para o lago. De qualquer modo é esta: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]O filtro que vi, é de areia e é uma solução usada para consumo doméstico em locais onde o tratamento de água é inexistente. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]EDIT: Não tenho permissão para colocar questões no tópico das opiniões, coloco aqui: Usam alguma app para aceder a este fórum no telemóvel (como o tapatalk). Quando faço o login, aparece uma app "Topic'it", já a instalei e registei mas não consigo aceder ao fórum.
Última edição por BMF em Seg 13 Ago 2018 - 14:13, editado 1 vez(es) | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 13 Ago 2018 - 13:43 | |
| Boas
A Limitação é temporaria.
Julgo que é de uma semana. | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 13 Ago 2018 - 14:10 | |
| Ok, No fim de semana fui às compras. Já tenho as pedras ornamentais, a areia e a pedra lava com duas espessuras diferentes para o filtro, a vedação e o tubo para ligar à bomba. Tenho as pedras lava de molho até 4ª para depois irem para dentro do filtro. Aproveitei um balde de tinta de 20L que vou usar como filtro. Como a bomba é solar, só vai funcionar durante algumas horas, por isso o filtro vai funcionar por sifão de modo a areia não secar e não perder a função filtrante. Para já, só tenho estas duas fotos do tubo que vai captar a água filtrada: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]E a sua colocação no fundo do balde: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]A calha plástica é para evitar o esmagamento do tubo, a curvatura também foi protegida com calha para evitar dobras ou rompimentos. Esperemos que na prática funcione, uma vez que estou a colocar o tubo pelo interior... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tenho aqui perto um centro de jardinagem (onde comprei as pedras) que vende todo o tipo de plantas aquáticas. Pretendo colocar jacintos-de-água, umas alfaces-de-água e uns peixes antes de colocar a tartaruga, para ver se o habitat se auto-regula. 4ª espero colocar e encher o lago. Vamos ver | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 14 Ago 2018 - 8:52 | |
| Boas A opçao da filtragem com plantas é excelente, é uma boa opção. Estando outdoor o ritmo de crescimento das plantas vai ser superior ao apetite da tartaruga e a melhoria da qualidade da agua vai-se notar. | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 20 Ago 2018 - 12:06 | |
| Bom, depois de muito trabalho a escavar, lá consegui. Tenho o projecto a 85%, falta colocar o resto da vedação, as pedras e uma zona com areia. O filtro também necessita ser camuflado. Para já, além das plantas tem 4 Cometas e 2 Jordanellas. Espero que a tartaruga seja feliz. Pelo menos a mulher e os miúdos adoraram o novo espaço zen [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Última edição por BMF em Qui 23 Ago 2018 - 14:21, editado 1 vez(es) | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 20 Ago 2018 - 14:32 | |
| Está impecavel! | |
|
| |
Adri Stos Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Qui 23 Ago 2018 - 12:38 | |
| Que lindo, amei, como chama esse lago que vc comprou, vc pode indicar onde acho pra comprar? | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Qui 23 Ago 2018 - 14:32 | |
| - Adri Stos escreveu:
- Que lindo, amei, como chama esse lago que vc comprou, vc pode indicar onde acho pra comprar?
É um lago em polietileno (PE) da marca Gardena de 170 litros. Tem cerca de 1.35m de comprido, 0.90m de largura e 0.60m de profundidade. Desta marca já não se fabricam mas existem à venda de outras marcas. Este comprei usado Entretanto, vou ter de alterar o filtro. A bomba solar quando funciona a 100% tem maior caudal que o filtro e começa a transbordar pela tampa, o que origina perdas de água... Vou colocar uma mangueira de maior diâmetro à saída ou então colocar outra de diâmetro igual ao lado da existente. | |
|
| |
Kary Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Qui 23 Ago 2018 - 16:41 | |
| Está lindíssimo, parabéns pelo projeto e por dares um lar fantástico à tua tartaruga ???? | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 27 Ago 2018 - 9:12 | |
| Obrigado a todos A construção está terminada, o filtro é que ainda não está a funcionar como deve ser. No Sábado foi a estreia, coloquei-a na "praia" e passado uns segundos foi para dentro de água. A coitada esteve num aquário com pouca altura de água a vida toda, demorou um pouco a habituar-se a boiar, nadava à cão junto às margens, tentava ir para cima das plantas mas com o peso virou tudo do avesso Depois lá descobriu a parte menos funda e aos poucos começou a explorar a parte mais funda do lago. Ainda perseguiu os peixes durante um tempo e depressa desistiu Vou colocar um bocado de telha ou uma metade de um vaso para servir como abrigo aos peixes. Ainda não a vi fora de água, acho que não se sente ainda segura e como a temperatura da água está boa, ela não tem necessidade de ir apanhar sol. Ou o que apanha na zona menos funda deve ser suficiente. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Kary Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 27 Ago 2018 - 10:32 | |
| Está muito giro ????
Parece a minha quando a mudei para um aquário grande, ela não sabia nadar, ia ao fundo... vinha toda aflita para cima e depois de uns minutos a aprender, ficou uma pro a nadar ????
Adoro o teu projeto, parabéns enormes <3 | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 28 Ago 2018 - 11:57 | |
| Obrigado, é um espectáculo chegar a casa ao fim do dia e estar ali um tempo a observar o wildlife Ontem tive uma boa surpresa, parece que ela deu uso à "praia" [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Os peixes ainda estão todos, ela vinga-se nas alfaces de água que não conseguem fugir: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Também já a vi a tentar caçar vespas que aterram nas plantas. | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Sex 31 Ago 2018 - 14:27 | |
| Update - Ontem cheguei a casa e encontrei-a fora de água em cima das pedras que estão ao lado da areia Quando me aproximei assustou-se (encolheu-se) mas não se atirou para o lago. Olhou na minha direcção, foi calmamente para dentro de água e pôs-se à minha frente a pedir comida. Há comportamentos que nunca mudam | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 17 Set 2018 - 9:13 | |
| Update - O filtro da areia deixou de ter caudal suficiente... penso que deve ter a ver com o tipo de areia que escolhi. É fina e pouco permeável, por isso retirei a areia e coloquei 2 sacos de rede com pedra lava de 2 tamanhos e cobri o topo com uma espuma à medida. Também coloquei uma descarga de superfície, porque o caudal de entrada é sempre maior que a saída. Só falta mesmo camuflar o filtro. Um dos jordanellas deixei de o ver, não sei o que lhe aconteceu. Agora que vão começar as temperaturas a baixar, confesso que estou receoso de deixar a tartaruga no lago. Tenho dado uns 10 grânulos de Sera Reptil Carnivor por dia e ela derrete tudo. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 18 Set 2018 - 12:00 | |
| Boas
Não tenhas receio, olha o exemplo das tartarugas do Ronaldo aqui do fórum que tem 40 anos.
Podes por um video do filtro em funcionamento? | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 18 Set 2018 - 12:09 | |
| Sim, já tinha visto mas o lago dele é mais fundo. Espero que os 60cm sejam o suficiente para a proteger do frio. No fim de semana trato de fazer o video, quando chego a casa já não tem "combustível" | |
|
| |
Ronaldo Coutinho Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 18 Set 2018 - 22:16 | |
| No meu caso o lago recebe a água da chuva de um dos lados do telhado, chove aqui, só neste mês foram quase 30 mil litros passando por lá. A água fica limpa, no verão chega a ficar esverdeada devido as algas e o calor, mas mantém a boa qualidade, pois renova constantemente a água. Vai para 45 em março! kkkk | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 8 Out 2018 - 9:45 | |
| - norby escreveu:
- Boas
Podes por um video do filtro em funcionamento? Desculpa a demora, aqui está: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 8 Out 2018 - 14:29 | |
| Boas Interessante! Obrigado pelo video. | |
|
| |
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 8 Out 2018 - 23:41 | |
| - BMF escreveu:
- Sim, já tinha visto mas o lago dele é mais fundo. Espero que os 60cm sejam o suficiente para a proteger do frio.
No fim de semana trato de fazer o video, quando chego a casa já não tem "combustível" Chega quanto aí no forte do inverno? Fica muito tempo seguido com valores negativos ou próximo? | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 9 Out 2018 - 8:04 | |
| Estou perto da costa, o mínimo em Janeiro/Fevereiro anda nos 5ºC, esporadicamente vem uma massa de ar frio polar e a temperatura bate nos -2ºC durante uns 2 ou 3 dias. É muito inconstante, no sábado estiveram 34ºC, hoje a máxima fica nos 24ºC. | |
|
| |
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Ter 9 Out 2018 - 16:32 | |
| O laguinho dará conta do frio, aqui chega a congelar a superfície e tem até 90 cm na parte funda e 40/50 na rasa. | |
|
| |
BMF Iniciante
| Assunto: Re: Da caixa para o lago Seg 18 Fev 2019 - 9:21 | |
| Viva,
Infelizmente não tem dado para vir ao fórum com tanta regularidade como gostaria. O facto de não conseguir acesso através de app torna tudo mais difícil.
A Ninja tem passado bem o Inverno, os peixes também. As plantas é que coitadas, sofreram bastante com a ausência de Sol e acho que foram comidas pela tartaruga (que não hibernou) e pelos peixes. Comprei uma planta semi-aquática, porque neste momento não têm alfaces-de-água à venda.
Em Janeiro mudei a água e coloquei areia no fundo, acho que fiz bem, a Ninja fez uma cova e os peixes ficam ali encostados a ela, chegam a ficar à frente da boca dela e mesmo assim ela não os ataca (ainda bem) mas não é por falta de apetite.
O filtro como é solar, esteve 2 meses sem funcionar, mesmo assim a água não ficou turva, as paredes e as pedras é que ficaram com uma camada de verdete, daí ter decidido mudar a água e limpar tudo.
Um dos cometas parece estar prenho, tem uma barriga enorme!
Quando puder coloco fotos, Cumprimentos | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Da caixa para o lago | |
| |
|
| |
| Da caixa para o lago | |
|