Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Da caixa para o lago EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Da caixa para o lago EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Da caixa para o lago EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Da caixa para o lago EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Da caixa para o lago EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Da caixa para o lago EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Da caixa para o lago EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Da caixa para o lago EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Da caixa para o lago EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Da caixa para o lago

Ir para baixo 
+2
norby
BMF
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
BMF
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 23

Da caixa para o lago Empty
MensagemAssunto: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySex 3 Ago 2018 - 10:15

Viva,

Há cerca de 2 anos adoptei uma tartaruga, conforme referi na minha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Segundo o dono anterior, ela viveu sempre numa pequena caixa de arrumação sem zona seca e apenas alimentada a gammarus e fruta/vegetais.

Graças a este fórum, fiz uma caixa com o dobro do tamanho, com zona seca e filtro.

Adaptou-se logo a subir a rampa e a apanhar banhos de sol e talvez derivado à mudança de alimentação e de espaço, começou a escamar e a crescer 2cm/ano.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fiz um pequeno upgrade ao filtro, que consistiu e colocar uma esponja de esfregão cortada à medida para apanhar partículas mais finas e foi uma melhoria significativa. De inverno mudo a água a cada 3 semanas e de verão, a cada 8 ou 9 dias.

Sendo uma escaladora exímia, passado 1 ano deixou de usar a rampa e usava esta apenas para coçar a carapaça.

No início do ano coloquei uma nova zona seca sem rampa, com uns furos para ela ter onde apoiar as unhas e se apoiar ao subir, o que faz com facilidade.

Como podem ver, tem muita falta de espaço e por isso já tratei de comprar a "casa" nova:

Com as férias ainda não fiz a instalação do lago in situ mas já tenho a bomba:

(Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.)

Falta fazer o sistema de filtragem, já tirei algumas dicas daqui do fórum. Entretanto vi este sistema e vou tentar fazer uma versão mais pequena:

(Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.)

Vamos ver como corre, já vi por aqui um lago igual a este de 170l e ficou muito fixe com as plantas. Pretendo fazer algo assim e inclusive uns peixes e no futuro até adoptar mais uma ou duas tartarugas.

Qualquer dúvida ou sugestão/opinião, disponham
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby

Masculino Mensagens : 3842

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySex 3 Ago 2018 - 16:24

Boas

Parece-me uma grande evolução! Muitos Parabéns pelo esforço em proporcionar melhores condiçoes à tua tartaruga.

Gostava de ver a evolução do novo projecto. Wink
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySex 3 Ago 2018 - 16:44

Obrigado!
Confesso que estou um pouco receoso em a colocar lá fora... Espero que seja o melhor para o bichinho, apesar de estar dentro de casa, aquela caixa já é muito pequena para ela.

No meu post anterior, coloquei um link da bomba que encomendei da amazon. Essa impossibilidade de colocar links é permanente, ou passa ao fim de algum tempo? A escolha de uma bomba solar é pelo facto de não ter/não querer fazer uma ligação eléctrica para o lago.

De qualquer modo é esta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O filtro que vi, é de areia e é uma solução usada para consumo doméstico em locais onde o tratamento de água é inexistente.

EDIT: Não tenho permissão para colocar questões no tópico das opiniões, coloco aqui:
Usam alguma app para aceder a este fórum no telemóvel (como o tapatalk). Quando faço o login, aparece uma app "Topic'it", já a instalei e registei mas não consigo aceder ao fórum.

Última edição por BMF em Seg 13 Ago 2018 - 14:13, editado 1 vez(es)
norby
Admin
Admin
norby

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 13 Ago 2018 - 13:43

Boas

A Limitação é temporaria.

Julgo que é de uma semana.
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 13 Ago 2018 - 14:10

Ok,

No fim de semana fui às compras. Já tenho as pedras ornamentais, a areia e a pedra lava com duas espessuras diferentes para o filtro, a vedação e o tubo para ligar à bomba.
Tenho as pedras lava de molho até 4ª para depois irem para dentro do filtro.

Aproveitei um balde de tinta de 20L que vou usar como filtro. Como a bomba é solar, só vai funcionar durante algumas horas, por isso o filtro vai funcionar por sifão de modo a areia não secar e não perder a função filtrante.

Para já, só tenho estas duas fotos do tubo que vai captar a água filtrada:

E a sua colocação no fundo do balde:

A calha plástica é para evitar o esmagamento do tubo, a curvatura também foi protegida com calha para evitar dobras ou rompimentos. Esperemos que na prática funcione, uma vez que estou a colocar o tubo pelo interior...

Tenho aqui perto um centro de jardinagem (onde comprei as pedras) que vende todo o tipo de plantas aquáticas. Pretendo colocar jacintos-de-água, umas alfaces-de-água e uns peixes antes de colocar a tartaruga, para ver se o habitat se auto-regula.

4ª espero colocar e encher o lago. Vamos ver
norby
Admin
Admin
norby

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 14 Ago 2018 - 8:52

Boas

A opçao da filtragem com plantas é excelente, é uma boa opção.

Estando outdoor o ritmo de crescimento das plantas vai ser superior ao apetite da tartaruga e a melhoria da qualidade da agua vai-se notar. Wink
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 20 Ago 2018 - 12:06

Bom, depois de muito trabalho a escavar, lá consegui. Tenho o projecto a 85%, falta colocar o resto da vedação, as pedras e uma zona com areia.
O filtro também necessita ser camuflado. Para já, além das plantas tem 4 Cometas e 2 Jordanellas.

Espero que a tartaruga seja feliz. Pelo menos a mulher e os miúdos adoraram o novo espaço zen Very Happy

Última edição por BMF em Qui 23 Ago 2018 - 14:21, editado 1 vez(es)
norby
Admin
Admin
norby

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 20 Ago 2018 - 14:32

Está impecavel! Wink
Adri Stos
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyQui 23 Ago 2018 - 12:38

Que lindo, amei, como chama esse lago que vc comprou, vc pode indicar onde acho pra comprar?
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyQui 23 Ago 2018 - 14:32

Adri Stos escreveu:
Que lindo, amei, como chama esse lago que vc comprou, vc pode indicar onde acho pra comprar?

É um lago em polietileno (PE) da marca Gardena de 170 litros. Tem cerca de 1.35m de comprido, 0.90m de largura e 0.60m de profundidade.
Desta marca já não se fabricam mas existem à venda de outras marcas. Este comprei usado Wink

Entretanto, vou ter de alterar o filtro. A bomba solar quando funciona a 100% tem maior caudal que o filtro e começa a transbordar pela tampa, o que origina perdas de água...
Vou colocar uma mangueira de maior diâmetro à saída ou então colocar outra de diâmetro igual ao lado da existente.
Kary
Iniciante
Iniciante
Kary

Feminino Mensagens : 299

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyQui 23 Ago 2018 - 16:41

Está lindíssimo, parabéns pelo projeto e por dares um lar fantástico à tua tartaruga ????
http://www.bepureinside.com
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 27 Ago 2018 - 9:12

Obrigado a todos Smile

A construção está terminada, o filtro é que ainda não está a funcionar como deve ser.
No Sábado foi a estreia, coloquei-a na "praia" e passado uns segundos foi para dentro de água.
A coitada esteve num aquário com pouca altura de água a vida toda, demorou um pouco a habituar-se a boiar, nadava à cão junto às margens, tentava ir para cima das plantas mas com o peso virou tudo do avesso Laughing

Depois lá descobriu a parte menos funda e aos poucos começou a explorar a parte mais funda do lago.
Ainda perseguiu os peixes durante um tempo e depressa desistiu Rolling Eyes Laughing
Vou colocar um bocado de telha ou uma metade de um vaso para servir como abrigo aos peixes.

Ainda não a vi fora de água, acho que não se sente ainda segura e como a temperatura da água está boa, ela não tem necessidade de ir apanhar sol. Ou o que apanha na zona menos funda deve ser suficiente.

Kary
Iniciante
Iniciante
Kary

Feminino Mensagens : 299

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 27 Ago 2018 - 10:32

Está muito giro ????

Parece a minha quando a mudei para um aquário grande, ela não sabia nadar, ia ao fundo... vinha toda aflita para cima e depois de uns minutos a aprender, ficou uma pro a nadar ????

Adoro o teu projeto, parabéns enormes <3
http://www.bepureinside.com
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 28 Ago 2018 - 11:57

Obrigado, é um espectáculo chegar a casa ao fim do dia e estar ali um tempo a observar o wildlife Very Happy

Ontem tive uma boa surpresa, parece que ela deu uso à "praia" Cool

Os peixes ainda estão todos, ela vinga-se nas alfaces de água que não conseguem fugir:

Também já a vi a tentar caçar vespas que aterram nas plantas.
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySex 31 Ago 2018 - 14:27

Update - Ontem cheguei a casa e encontrei-a fora de água em cima das pedras que estão ao lado da areia Cool
Quando me aproximei assustou-se (encolheu-se) mas não se atirou para o lago. Olhou na minha direcção, foi calmamente para dentro de água e pôs-se à minha frente a pedir comida.
Há comportamentos que nunca mudam Very Happy
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 17 Set 2018 - 9:13

Update - O filtro da areia deixou de ter caudal suficiente... penso que deve ter a ver com o tipo de areia que escolhi. É fina e pouco permeável, por isso retirei a areia e coloquei 2 sacos de rede com pedra lava de 2 tamanhos e cobri o topo com uma espuma à medida.
Também coloquei uma descarga de superfície, porque o caudal de entrada é sempre maior que a saída.
Só falta mesmo camuflar o filtro.
Um dos jordanellas deixei de o ver, não sei o que lhe aconteceu.
Agora que vão começar as temperaturas a baixar, confesso que estou receoso de deixar a tartaruga no lago. Tenho dado uns 10 grânulos de Sera Reptil Carnivor por dia e ela derrete tudo.
norby
Admin
Admin
norby

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 18 Set 2018 - 12:00

Boas

Não tenhas receio, olha o exemplo das tartarugas do Ronaldo aqui do fórum que tem 40 anos.

Podes por um video do filtro em funcionamento?
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 18 Set 2018 - 12:09

Sim, já tinha visto mas o lago dele é mais fundo. Espero que os 60cm sejam o suficiente para a proteger do frio.
No fim de semana trato de fazer o video, quando chego a casa já não tem "combustível" Wink
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 18 Set 2018 - 22:16

No meu caso o lago recebe a água da chuva de um dos lados do telhado, chove aqui, só neste mês foram quase 30 mil litros passando por lá. A água fica limpa, no verão chega a ficar esverdeada devido as algas e o calor, mas mantém a boa qualidade, pois renova constantemente a água. Vai para 45 em março! kkkk
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 8 Out 2018 - 9:45

norby escreveu:
Boas
Podes por um video do filtro em funcionamento?

Desculpa a demora, aqui está:

norby
Admin
Admin
norby

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 8 Out 2018 - 14:29

Boas

Interessante!

Obrigado pelo video. Wink
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 8 Out 2018 - 23:41

BMF escreveu:
Sim, já tinha visto mas o lago dele é mais fundo. Espero que os 60cm sejam o suficiente para a proteger do frio.
No fim de semana trato de fazer o video, quando chego a casa já não tem "combustível" Wink

Chega quanto aí no forte do inverno?

Fica muito tempo seguido com valores negativos ou próximo?
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 9 Out 2018 - 8:04

Estou perto da costa, o mínimo em Janeiro/Fevereiro anda nos 5ºC, esporadicamente vem uma massa de ar frio polar e a temperatura bate nos -2ºC durante uns 2 ou 3 dias.
É muito inconstante, no sábado estiveram 34ºC, hoje a máxima fica nos 24ºC.
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptyTer 9 Out 2018 - 16:32

O laguinho dará conta do frio, aqui chega a congelar a superfície e tem até 90 cm na parte funda e 40/50 na rasa.
BMF
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago EmptySeg 18 Fev 2019 - 9:21

Viva,

Infelizmente não tem dado para vir ao fórum com tanta regularidade como gostaria. O facto de não conseguir acesso através de app torna tudo mais difícil.

A Ninja tem passado bem o Inverno, os peixes também. As plantas é que coitadas, sofreram bastante com a ausência de Sol e acho que foram comidas pela tartaruga (que não hibernou) e pelos peixes.
Comprei uma planta semi-aquática, porque neste momento não têm alfaces-de-água à venda.

Em Janeiro mudei a água e coloquei areia no fundo, acho que fiz bem, a Ninja fez uma cova e os peixes ficam ali encostados a ela, chegam a ficar à frente da boca dela e mesmo assim ela não os ataca (ainda bem) mas não é por falta de apetite.

O filtro como é solar, esteve 2 meses sem funcionar, mesmo assim a água não ficou turva, as paredes e as pedras é que ficaram com uma camada de verdete, daí ter decidido mudar a água e limpar tudo.

Um dos cometas parece estar prenho, tem uma barriga enorme!

Quando puder coloco fotos,
Cumprimentos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Da caixa para o lago   Da caixa para o lago Empty

Da caixa para o lago
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte