Boas malta, já há a algum tempo que não ao passava por cá.
Estou a fazer um grande upgrade ao aquaterrario das minhas tartarugas e estou com duvidas quanto ao substrato indicado para usar numa zona seca que vou adicionar na lateral do aquario. Gostava que o substrato funcionasse como uma zona seca agradável e funcional para os meus animais, e que sirva igualmente como substrato de desova quando essa altura chegar (já a que as meninas estão lentamente a caminhar para a maturidade).
Até agora a opção mais viável da pesquisa que tenho feito seria humus de fibra de coco compactado misturado com uma porção de terra/areia. Será indicado? Qual o risco de infecções que esta matéria orgânica adicional acarreta? Vale a pena o risco?
A zona seca propriamente dita seria metade substrato/metade lages de pedra ou algum tipo de ceramica (ou quem sabe ate reaproveitar a antiga plataforma flutuante delas, que está furada e ja nao flutua - é enorme e já tem a textura certa e tudo). As tartarguas subiriam a rampa de acesso a zona seca diretamente para as lages/plataforma antiga, estando o substrato orgânico na parte mais afastada da água. Quando chegar a casa coloco um esquema do projecto.
Ate lá, gostava que me dessem ideias e os prós e contras da utilização deste tipo de substrato, e qual o que é definitivamente mais indicado para estas situações e para as espécies em questão.