Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 22:23

Pessoal gostava de que me dessem opiniões, ou ideias para melhorar o meu aqua-terrário, ficam aqui algumas imagens:

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 65q1qd
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 288v4wp
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 5lpczn

Sei que falta um termostato, em breve irei compra-lo Very Happy
Aberto a criticas Wink
Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 23:08

Tens umaquaterrário muito original =) Mas não parece muito fundo, e como ainda por cima tens aquela maior, precisam de espaço. Na minha opinião acho que o que tens é pequeno =S Elas precisam de muito espaço pa esticar as perninhas lol Acho que o que tesn serviria para uma ou duas e pequenas =S É complicado arranjar uma coisa grande de jeito, sai caro, mas as tartarugas não têm culpa. Eu neste momento, como estou só á espera do proóximo verão para construir um lago no kintal, tenho-as num alguidar grande que comprei e só tenho 2 nesse alguidar. Depois tenho uma bebe de 2,5cm num aquario á parte. Acho que devias pensar em arranjar algo maior =S podes pr exemplo aproveitar agora o inverno que elas andam mais paradas, para ires construindo aos poucos um espaço maior,ou então pedires no natal uma ajuda. A tartaruga mais velha que tenho eu "resgateia" porque não tinha condições no sitio onde estava ejá estava a ficar deformada, consegui salvala a tempo, devias pensar nisso, as condições que lhes oferecemos são muito importantes para que cresçam saudaveis =S
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 23:25

Eu sei S: só a grande parece que cresce a cada dia que passa, só vê comer à frente :O ..
Eu estava a pensar deixar essa parte só para a água e construir uma parte seca por cima com uma rampa de maneira a que possam subir à vontade, é que já construi uma tartarugueira e depois de ter 2 ficou cada vez mais pequena, foi dinheiro mal gasto S: , por cima cria pôr tipo uma caixa daquelas de fruta, mas depois não sei como eide de fixa-la..
Até comprava uma caixa maior mas a minha mãe já se fartou de gastar dinheiro, por isso depende das minhas ideias.. Estou a ver se consigo arranjar uma caixinha dessas e tentar fazer a minha ideia, só nao estou a ver mesmo como vou fixa-la.
Se quiseres deixa-me fotos do terrário ou das tartas só para ver como são Smile
Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 23:35

No que toca a tamnhos, na minha opinião mais vale investir logo em algo grande porque elas vão sempre crescer. Tambem cometi esse erro quando tive a primeira tartaruga, agora o aquário que comprei na altura está a servir de terrário de u hamster ve lá LOL Elas agora estão simplesmente num alguidar largo e fundo que a minha mae tinha guardado que era de por a roupa tirada da máquina lol e tenho só com agua, depois durante o dia ponho-as no quintal no relvado pa passearem e apanharem sol. Não é muito prático porque tenho medo de as deixar sózinhas então tenho de tar sempre de olho, mas é apenas provisório e tenho a ajuda do meu cão que toma conta delas tambem lol eu acho que devias investir em algo maior, mas se deixares aquilo que tens só para a água já não nada mau, acrescentas uma parte seca com espacinho para todas e já têm mais espaço por onde andar, éuma boa ideia. O complicado é veres o que funciona melhor. tens de ter uma até podes por uma caixa, até mesmo de plástico que é barato ou uma da fruta como disseste e meteres da mesma altura do da água e depois fazes uma rampa a subir da caixa da água e a descer para a caixa seca. Depois nessa parte seca até pdes por relva sintética e mas pedrinhas, enfeitar a gosto.
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 23:43

eu vi este aqua-terrário aqui no site:
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 25rnwo8

se calhar vou tentar fazer um parecido a esse, tenho uma caixa desse género (é sem qualquer intenção de imitar ou algo do género, é apenas pq quero utilizar o material que tenho e não gastar mais dinheiro p agora) . e acho que já ficava mais espaçoso, apesar que já reparei qd exprementei pôr a tarta grande num aquário mais fundo reparei que ela não sabe nadar muito bem.. Vou pôr a minha ideia em prática, só me falta a caixa de frutas que com sorte arranjo-a de graça ^^ se for bem sucedida depois posto fotos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 23:50

A ideia tá original, mas só acho que deverias mudar akela rampa em madeira, aquilo vai apodrecer com o tempo e não acredito que as tartarugas subam aquilo bem,porque madeira molhada é muito escorregadia. De resto se tiveres já esses materiais deves mesmo usar para nao gastar dinheiro. Uma caixa dessas experimenta ir ao mercado, onde vendem fruta, se pedires são capazes de te dar. E com imaginação nem copias esse modelo e fazes é melhor, principalmente se arranjares aquela parte seca, enfeitares á tua maneira.

Disseste que a tua tartaruga maior nao nada bem? Noralmente elas nada muito bem e nem precisam de ser ensinadas lol ela nunca teve num espaço mais fundo para nadar ávontade?
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySáb 16 Out 2010 - 23:53

Por exemplo como está nessa imagem acima com a caixa cheia de água nunca lá esteve, por isso é que não deve estar habituada mas ao poucos habitua-se. Onde posso comprar relva artificial baratuxa?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 0:00

Olha não te sei dizer exatamente onde,mas experimente numa loja do chinês ou então naquelas lojas de bricolage e jardim tipo izi, leroy essas lojas assim, até existem tapetes de entrada para por nas casa que são feitos desse material, tambem podes experimentar nas charcutarias. Mas acho que deves ir directamente ás lojas de que tenham material de jardim. Olha eu até perguntei agora a um conhecido meu que trabalha na leroy merlim, e ele diz que tem lá disso. É mais facil se fores logo a um sitio desses, émais certo que tenham.

Em relação á tartaruga, vai metendo-a na agua com um pouco mais de profundidade de vez em quando aos poucos para tambem não estranhar muito e assim talvez se vá habituando.
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 0:04

A Leroy tenho uma perto da minha casa, se calhar amanhã com sorte, já tenho uma caixinha dessas de fruta, vou tentar fixa-la com pregos ( não estou a ver outra maneira) de maneira a que não se magoem claro, com tantas ideias pode ser que saia daqui uma coisa gira.. e na parte da água fica muito mais simples, até facilita o filtro, visto que já comprei 3 e não estou satisfeita com nenhum deles -.-
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 0:15

Eu também comprei 1 e nao fiquei nada satisfeita, pensei que fosse melhor. A unica coisa que fazia de bom é que fazia a água circular porque em termos de limpeza não notem diferença praticamente nenhuma.

As duas caixas que queres unir são plásticas, nao sao? é que com pregos, no plástico é capaz de não resultar, mais rapidamente o plastico parte ao martelar o prego. Eu aconselhava-te a experimentares fazer furos com berbequim,furos fininhos devagarinho,pa ver se nao parte e depois unias os furos com arame assim mais grossinho, fazias varios furos assim tipo dois a dois, depois unias dois com o arame, depois outros e utros dois, se depois nao conseguires por as pontas de forma a nao magoar, tapas com qualquer coisa, ou proteges as pontas.

Não tou a conseguir ver melhor maneira de unir as caixas. Mas com pregos sei que nao deve dar boa ideia =S tambem só tendo as coisas na mão e vendo como poderia ficar é que dá para ter mais ideias de como unir as caixas.

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 0:20

Lembrei gora tambem podes usar silicone,ainda é o mais pratico, ou menos é so por tipo cola e pronta já está, tens é de comprar, mas nao deve ser caro, compras silicone neutro.
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 0:23

Eu cheguei a comprar cilicone para construir o outro terrário, mas não me durou nem uma semana :O aquilo ca água e ques, foi-se :O mais vale com pregos, ai sei que não sai lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 9:51

Se saiu é porque nao compraste o silicone certo ou nao o aplicaste bem. Porque o silicone agarra bem aliás é usado na construção de aquários e aquaterrários e nao sai por mais agua que leve, senao ninguem tinha aquários. Com pregos não vais conseguir, porque não se martela em plástico, mas tu é que sabes =)
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 12:12

O aquaterrário com a rampa de madeira é meu... LOL
Estás completamente à vontade para copiar ou imitar, é para isso que estamos aqui, para facilitar a vida uns aos outros! Wink

Elas sobem muito bem a rampa pois a madeira é "mole" e conseguem usar as unhas para se segurar, o maior problema é que depois de algum tempo a madeira deixou de flutuar e tive de colocar umas ventosas para segurá-la mais em cima pois estava a ficar demasiado inclinada.

Depois de ver uma solução aqui no fórum, ando à procura de uma rampa para roedores para substituir esta.

Boa sorte!!
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 13:38

já construí o meu terrário, obrigada pelas dicas Very Happy Lá mais para a tarde ponho aqui umas fotos! Cumps Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: novo aqua-terrário   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 22:07

oix pessoal, tá aqui o que fiz:

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 2s7jn1dmeu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 2d1mg68
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 2rhqn0h

Não está o terrário mais bonito do mundo, mas também ainda lhe falta a tal relva artificial e essas coisas. Penso que já tem bem mais espaço para andarem na água e estarem na parte seca à vontade.. Aberto a críticas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 22:16

Como fizeste para encaixar as duas caixas? Sempre pregaste? Eu vou ver se faço algo do género também, pelo menos enquanto nao resolver a questão de se faço lago ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 22:47

Pode não estar muito bonito, mas está prático, funcional e tem muito mais espaço para as tartarugas... agora fica a faltar o equipamento (termostato, lâmpada).
Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 22:51

BeatrizL escreveu:
Como fizeste para encaixar as duas caixas? Sempre pregaste? Eu vou ver se faço algo do género também, pelo menos enquanto nao resolver a questão de se faço lago ou não.

é assim tive a ideia de prender com uma corda fina, e metes aquelas duas coisinhas de borracha, vou tentar explicar:

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? W2hmvomeu aqua-terrário, o que devo de melhorar? 2jb6qo6

pus um de um lado e outra de outro, a corda passa por cima da caixa, e como as borrachas 'colam' aquilo não sai.. Desculpa se nao me expliquei bem, se não perceberes tento explicar de outra forma Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 22:54

Sophyazinha escreveu:
Pode não estar muito bonito, mas está prático, funcional e tem muito mais espaço para as tartarugas... agora fica a faltar o equipamento (termostato, lâmpada).
Boa sorte!

Está bastante práctico, e para uma jovem de 15 aninhos nem está nd mal digo eu Razz É bem mais fácil de limpar, basta descolar as borracinhas da caixa e mudar a água, quando o filtro não dá conta do recado. Eu tenho a lâmpada, ali é que ainda não tinha metido Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptyDom 17 Out 2010 - 23:03

Ok!
Wink
Parabéns...
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySeg 18 Out 2010 - 17:51

já agora, noto que o filtro filtra bem melhor a água, talvez porque não tem 'obstáculos', mas fica sempre um cheirinho, há alguma coisa que se possa comprar para pôr na água para diminuir o cheiro? que não lhes faça mal claro
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySeg 18 Out 2010 - 18:27

é dificil esconder o cheiro so mesmo as trocas de agua
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySeg 18 Out 2010 - 18:31

hm Ok, quantas vezes trocas? (é só pra ter mais ao menos a noção, pq custumava mudar ás vezes 3 em 3 dias)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? EmptySeg 18 Out 2010 - 19:42

de 3 em 3 é bom mas nao troques mais qu 30 %, as borrachinhas chama-se ventosas
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty
MensagemAssunto: Re: meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?   meu aqua-terrário, o que devo de melhorar? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
meu aqua-terrário, o que devo de melhorar?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O meu Aqua-Terrário :)
» Aqua-terrario ...AJUDA
» dúvida sobre aqua-terrário
» Candeeiro para aqua-terrário
» aqua-caixa-de-arrumação-terrário

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: