Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Filhote de Jabuti Piranga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Filhote de Jabuti Piranga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Filhote de Jabuti Piranga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Filhote de Jabuti Piranga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Filhote de Jabuti Piranga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Filhote de Jabuti Piranga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Filhote de Jabuti Piranga

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySeg 3 Abr 2017 - 12:30

Olá!

Ganhei do meu tio um Jabuti Piranga recém nascido e gostaria da ajuda de vocês sobre os cuidados necessários com relação ao filhote de Jabuti, se tem uma ração específica para filhotes, água, local, etc.

Em breve postarei algumas fotos dela, chama-se Noname xD

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 4 Abr 2017 - 8:30

Boas

Bem vindo.

Se tiveres hipoteses de a ter ao ar livre é o ideal, caso contrario necessitas de um terrario com espaço quanto baste, uma lampada e aquecimento e uma Uvb. Uma alimentaçao variada com vegetais, frutas e ração adequada ( á venda em pet-shops).

Muita pesquisa tambem é necessaria.

Boa sorte. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 4 Abr 2017 - 11:14

E se for ao ar livre muito cuidado com cachorros, gatos e ratos em quanto for muito pequeno. Em casos muito raros com gaviões,isto quando em áreas rurais. No dia a dia da cidade é o cachorro e rato os inimigos mais perigosos.
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 4 Abr 2017 - 17:25

Olá a todos!

Norby/Ronaldo
Obrigado!!
Enquanto pequena, vou criá-la dentro de casa mesmo. Aqui na minha região é muito frio e tem muito gato, então, já imaginei que seria um perigo. Estou planejando um terrário de 80x40. Quando começar, certamente vou pedir a ajuda de todos. Já fiz um certa vez para um casal de Jabuti que iria receber, mas acabei não ganhando  Crying or Very sad . Segue abaixo:
Filhote de Jabuti Piranga 2410

Sobre iluminação:
Estou tendo muita dúvida quando a iluminação, os materiais que encontrei na internet são muito escassos! Voce disse sobre uma lâmpada pra aquecer e uma para UVB. Se eu optar por ter um aquecedor, tipo uma pedra, eu posso eliminar essa lampada de aquecimento, e/ou, se eu comprar uma lâmpada que já tem UVA/UVB 5.0, seria o suficiente?

Ainda sobre iluminação. Só para sanar essa dúvida. Lâmpadas Fluorecentes compactas (dessas que usamos em casa), ou até mesmo lampadas de led, substituiriam essas lampadas UVB próprias para répteis? Pergunto por que vim do aquapaisagismo, e lá, usávamos estas lampadas (fluorescentes compactas) para o bom desenvolvimento de plantas aquáticas... Isso, atrelado a alguns estudos que vi em que este tipo de lâmpada "pode" causar danos a nossa pele (devido a emissão de UVA/UVB) fiquei na dúvida...

Sobre alimentação/água:
Já no 3º dia de vida (hoje) ela está comendo quiabo (ainda não couve e nem ração), teria alguma outra coisa para dar nos primeiros dias de vida?
Sobre a água, vi que não está bebendo, vi em um vídeo de um biólogo dizendo que é bom colocar ela por alguns minutos em um recipiente com uma coluna não superior a 0,5cm para hidratar. Posso fazer isso?

Desde já agradeço o retorno de vocês!!

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyTer 4 Abr 2017 - 18:03

Caraca pessoal!

Esse tópico aqui é meu!
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t1409-jabuti-piranga-geochelone-carbonaria

É de 2011, nem lembrava mais... o terrário que fiz foi para um casal de jabuti que comprei em um site que se dizia legal e foi pego pela Polícia Federal. somente 6 anos depois consegui enfim meu Jabuti!

Caraaaca!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyQua 5 Abr 2017 - 11:45

Boas

Se tiveres uma pedra de aquecimento podes eliminar a lampada de aquecimento. Ressalvo no entanto que na natureza o calor vem de cima e não de baixo, pelo que a lampada é na minha opinião melhor opção.

A ideia das duas lampadas não é capricho. A Lampada Uvb tambem é Uva, emite é 5.0 de Uvb. O problema é que é uma "lampada fria" dai a necessidade de uma  2.ª lampada que emite calor. Se for uma lampada economica ou led vão ser lampadas apenas para fazer feitio sem utilidade practica.

Nos primeiros dias a tartaruga passa-os a absorver o saco vitelino só depois se começa alimentar. É uma questão de tempo.

Sim é aconselhado po-la num recipiente com agua, penso que tambem o usam para defecar.
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyQua 5 Abr 2017 - 15:24

Fala Norby, blz cara!?

Agora consegui entender a diferença do aquecimento para a radiação! E de todas estas lâmpadas de aquecimento, qual uma boa e econômica em todos os aspectos você sugeriria? "Lampada de Aquecimento Infravermelho, Lâmpada Cerâmica, Lâmpada Sunglo 100w, ...?"

Ainda sobre a iluminação UVa/UVB, sabe se as lampadas fluorescentes compactas (usadas em casa) emitem essa radiação?

Sobre a alimentação, fiz um esquema ontem. Como ela só come quiabo, eu colocava o quiabo na frente dela, e quando ela abria a boca para morder, eu colocava ou a couve ou a cenoura. Com isso ela passou a comer mais esses dois também!

Sobre colocá-la na água, fiz isso ontem. Meu amigoo!! Me assustei! Ela enfia a cabeça toda dentro da água, bebe com tanta vontade que chega a fazer barulho! kkkk

Estou projetando um terrário para ela com iluminação e aquecimento adequado (inferior e superior), quando começar, abro um tópico para me auxiliarem!

Obrigado por tudo!

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyQua 5 Abr 2017 - 16:35

Boas

Em relação á lampada Uvb terás mesmo que comprar uma adequada numa pet-shop, aindicada é a 5.0.

Já no que diz respeito a lampadas de aquecimento, a infravermelho não me agrada, é pouco natural e psicadélica, mas não deixa de ser só uma opinião.

Já a Lâmpada Cerâmica e Lâmpada Sunglo podem ser boas opções.

Talvez neste segmento possas SIM utilizar lampadas que usas normalmente em casa, desde que não sejam flurescentes (de poupança), mas sim incandescentes (de filamento).

Pessoalmente estou a usar uma de 40w, mas já usei uma de 25w (simplesmente não encontrei desta vez essa potencia).

Boa sorte para o projecto. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyQua 5 Abr 2017 - 17:45

Boas

Então cara, vou comprar primeiro a UVB e usar como aquecimento superior uma lâmpada incandescente normal de início, depois vou substituindo por equipamentos melhores. Sobre a UVB, faz diferença a lâmpada ser espiral?

Como aquecimento inferior (solo), vou aproveitar um aquecedor (aquático) com termostato de 100w que tenho, para fazer um aquecedor caseiro que vi nesse vídeo:

... Ai enterro na terra o recipiente com água e deixo sobressalente somente a tampa que transmitira o calor para a superfície. A diferença do meu para o do vídeo é que este do vídeo não tem termostato, ou seja, o cara não consegue controlar a temperatura, isso pode ser arriscado. No mais, ter que ter uma atenção para sempre completar a água evaporada mas, como vim do aquarismo, isso definitivamente não é problema. E a meu ver, parece mais seguro do que uma malha ou pedra de aquecimento. Por que no caso do aquecedor aquático, aquecedor vai estar dentro da água e envolvido e vedado por um vasilhame, o que vai impedir qualquer hipótese de queimaduras no animal e, mesmo que eu seja muito imprudente e deixe faltar água no vasilhame, o máximo que vai acontecer é o aquecedor queimar sua resistência e eu perder um aquecedor de 80,00 Very Happy

Sobre a alimentação, completando hoje 4 dias de vida, ela já está pegando tomate, couve, quiabo e ração sem precisar forçar. Ah, e ontem a noite, pela primeira vez, ela sozinha procurou o bebedouro pra tomar água.

No mais, por hora é isso.

Qualquer novidade ou dúvida vou postando!

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyQua 5 Abr 2017 - 17:49

Somente para registro:

Segue uma foto das irmãs dela que vieram do mesmo "ninho":
Filhote de Jabuti Piranga Whatsa10
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptyQui 6 Abr 2017 - 8:39

Boas

é completamente indiferente se é espiral ou não. Existem tambem 2 potencias 13 e 26w (salvo erro), que tambem é indiferente. É realmente importante é que seja Uvb 5.0.

Vai-nos mantendo actualizados.

Fotos são sempre bem vindas! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySex 7 Abr 2017 - 12:18

E ae pessoal!

Estou com uma dúvida, não tenho percebido a Noname defecar, isso é normal? Percebo que ela faz um pouco somente quando coloco ela na água...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySex 7 Abr 2017 - 14:28

Boas

Há aqui pessoas mais experientes que te poderão ajudar mais.

Parece-me que está tudo bem pelo que vens descrevendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySex 7 Abr 2017 - 14:32

Fique atento pois do dia 15 a 19 fará um bom frio por aí.
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySex 7 Abr 2017 - 20:36

Norby,
Obrigado Norby! Se perceber algo vou relatando aqui.

Ronaldo Coutinho,
Pois é cara, fiquei sabendo que está vindo uma frente fria Shocked
A minha sorte é que já nesse final de semana eu monto o terrário. Vou atrás do substrato e da lâmpada de aquecimento, com isso já vai ajudar ela...

Assim que finalizar a primeira etapa da montagem do terrário posto fotos!

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolima.lb
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Cornélio Procópio/PR

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySeg 10 Abr 2017 - 11:35

Bom dia pessoal!

Segue a primeira etapa do terrário:
Filhote de Jabuti Piranga Whatsa11
Filhote de Jabuti Piranga Whatsa12

Hoje vou envernizar e amanhã comprar o vidro que ficará na parte frontal.

Vou mandando fotos conforme for atualizando.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga EmptySeg 10 Abr 2017 - 13:41

Reduziu o frio e antecipou, pode chegar entre quarta para quinta.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Filhote de Jabuti Piranga Empty
MensagemAssunto: Re: Filhote de Jabuti Piranga   Filhote de Jabuti Piranga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Filhote de Jabuti Piranga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda, mil dúvidas: Jabuti Piranga
» duvidas sobre jabuti piranga
» Reprodução - Jabuti Piranga
» Ajuda: jabuti Piranga
» Cuidados com meu Jabuti Piranga - HELP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Cuidados Gerais-
Ir para: