| O meu lago | |
|
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Ronaldo Coutinho Iniciante
| Assunto: O meu lago Dom 26 Fev 2017 - 13:02 | |
| Tenho 3 tartarugas, uma me deram por não pode cuidar mais dela, deve ter mais de 10 anos, uns 4/5 comigo e as outras duas comprei uma em março de 1974 e outra em junho de 1975. Ficam num laguinho ao ar livre, congela no inverno. Já li várias mensagens sobre usar aquecimento, desnecessário. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Dom 26 Fev 2017 - 14:16 | |
| | |
|
| |
| |
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Seg 27 Fev 2017 - 18:12 | |
| Boas Separei esta mensagem do tópico onde estava inserido. Muitos interessante o teu lago! Tens ideia da litragem? Qual a profundidade? Obrigado pela partilha. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Seg 27 Fev 2017 - 18:20 | |
| Estimo em 10/12 mil litros, na parte mais funda tem +-80/90 cm e 35/45 cm na rasa. Antes recebia água de um açude a +- 500 m do lago, mas perdi esta fonte, agora vem da chuva, 200 metros quadrados de telhado, como chove bem no verão e ano todo (+-1600/1700 mm/ano) renova bem água. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Seg 28 Ago 2017 - 17:26 | |
| Hoje dei a primeira refeição desde meados de abril, o inverno está fraco e a água chegou a 19/20°C, comeram bem agora a pouco (23,2°C/ar, muito alta para época), em 19 anos em São Joaquim é a primeira vez que comem em agosto! O normal é fins de setembro/meados de outubro. Este calor vai longe, até o dia 10/12 de setembro, madrugadas até frias, mas tardes quentes com sol. Estão bem alegrinhas com o clima. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Ter 29 Ago 2017 - 8:50 | |
| Boas
Aqui arrefeceu a temperatura uns 5º C á vontade, diga-se que estava MUITO calor.
Está de chuva e trovoada. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Ter 29 Ago 2017 - 9:33 | |
| Hoje tive a maior mínima do inverno, 14,1°C (6,9°C a 2 km daqui/baixada), a máxima poderá quebrar o recorde da estação/19 anos, com 26/28°C, mas vai durar muito, já esfria amanhã e pode ir a 0°C na semana que vem. A "meninas e o menino" estão adorando esta primavera fora de hora, mas ainda devem hibernar por uns dias na semana que vem e segunda quinzena, que deve ser bem mais fria. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Ter 29 Ago 2017 - 10:15 | |
| Por cá a chuva foi bem vinda, nomeadamente no que diz respeito aos incendios, são uma praga que nos assola todos os anos... Mas a descida de temperatura tambem foi agradável. A ver se não estraga é as culturas, a ver se vem com peso e medida. Se por acaso conseguires por umas fotos eram bem vindas! | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Ter 29 Ago 2017 - 22:09 | |
| Vou se tiro amanhã, hoje tivemos a quarta tarde mais quente em agosto, 25,7°C. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Qua 30 Ago 2017 - 14:18 | |
| Fotos de agora, 11:05 com sol e 21,5°C (+- +7°C do normal da época neste horário).
Onde tem as duas, a da esquerda é a mais velha fez 43 anos em março e a outra é nova, comigo está a +-5/6 anos, creio ter uns 10/15 +-, a mais velha é fêmea, o macho estava nadando. Nesta época estariam hibernando ainda. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Qua 30 Ago 2017 - 14:26 | |
| | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Qui 31 Ago 2017 - 10:38 | |
| Obrigado pelas fotos. Deve-lhes ter sabido bem estes banhos de sol! Gostei de ver. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Qui 31 Ago 2017 - 11:58 | |
| Ainda preferem o sol a comida, normal, a água está fria, chega a 18/20°C mas amanhecer com 12/14°C, hoje esfriou mais um pouco 7,5°C a mínima do ar. Setembro, no geral, ainda é frio, não raro temos neve. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Dom 15 Out 2017 - 14:21 | |
| | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Seg 16 Out 2017 - 11:46 | |
| Boas
Obrigado pelas fotos. Dá sempre gosto ver assim um habitat.
Esse macho da ilha tem a minha idade, ainda que proporcionalmente seja já uma tartaruga idosa.
Aqui está um Outono atipico, com temperaturas diurnas ainda na casa dos 30ºC (ontem no carro registei 33ºC).
Ontem na limpeza ponderei em desligar as luzes de aquecimento e Uvb (em outros anos já as tinha desligadas por esta altura), mas com a temperatura da agua (indoor) na casa dos 22-23ºC ainda é cedo. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Seg 16 Out 2017 - 12:31 | |
| Aqui outubro está dentro do normal a ligeiramente fresco, ontem e hoje deu geada isolada em pontos da cidade e região. Quarta fará calor, 24/27°C, mas já indica forte massa polar entrando no domingo e na terça que vem pode ter valores entre -3/1°C em diversos pontos, em casa calculo entre 0/2°C. Novembro também indica ser mais frio que o normal. Bom foi a chuva, limpou o lago, estava esverdeado e agora ficou bem limpo, entrou +- 20 mil litros. Vamos ter mais chuva de quarta/quinta a domingo, vai manter a água limpa por semanas.
Diria mais para meia idade. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Seg 16 Out 2017 - 13:53 | |
| A esperança media de vida de uma tartaruga, digo da generalidade das tartarugas aquaticas e nomeadamente as Americanas, é de 40 anos. Diria que são idosas e com certeza tambem bem cuidadas para terem essa idade. Meia idade seria para mim. LOL | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Seg 16 Out 2017 - 14:44 | |
| Pelo comportamento delas, nada lembra uma "idosa", são muito ativas e brigam/namoram! kkkk | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Seg 23 Out 2017 - 19:09 | |
| Confirmou o frio na região.
Mínimas na área de pomares na parte mais fria de SC
-3,2 Urupema*/cidade -3,2 Cruzeiro/S.Joaquim/F.Keiser -3,0 Cruzeiro/Climaterra (-8,4°C relva) Recorde de outubro -2,6 Caminhos das Neve/S.Joaquim/cidade/F.Keiser -2,1 Bom Jardim/EcoResort -1,9 Urupema/Caio Cesar/cidade -1,8 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria -1,7 Pericó/S.Joaquim/F.Keiser -1,5 Boava/S.Joaquim* -1,4 Bom Jardim*/Recorde de outubro -1,5 Campos de Santa Bárbara/B.Jardim/F.Keiser -1,3 Morro das Torres/Urupema* -1,2 Cetrejo/S.Joaquim/Epagri -1,1 Mundo Novo/Urubici* -1,0 Climaterra/cidade de S.Joaquim/Recorde junto 2016 para outubro, também a negativa mais baixa tardia em 21 anos (casa) -0,8 Morro da Igreja/Inmet/B.Jardim -0,7 Fazenda Santa Rita/B.Jardim -0,6 Epagri/S.Joaquim* -0,5 Chapada Bonita/S.Joaquim* -0,5 Cruzeiro/S.Joaquim* -0,3 Urupema/Bossoroca* -0,3 S.Joaquim/Inmet -0,1 Bentinho/S.Joaquim* 0,0 Despraiado/S.Joaquim* 0,3 Santa Isabel/S.Joaquim* 0,7 Luizinho/S.Joaquim* 2,0 Alecrim/S.Joaquim*
* Epagri.
Geada moderada a forte na região.
| |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Seg 23 Out 2017 - 19:11 | |
| | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: O meu lago Ter 24 Out 2017 - 9:28 | |
| Boas
Obrigado pela partilha.
Pensei que já estivesse um pouco mais quente por ai.
Deste lado do Atlantico é raro as temperaturas chegarem tão baixo, talvez só mesmo em Dez e Jan, no pico do Inverno... | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Ter 24 Out 2017 - 13:10 | |
| Aqui é comum ter geada em outubro e novembro, geralmente fraca, não chega a ser incomum em dezembro e março, mais raro em jan e fev. Tivemos um verão com 13 dias com geada, bem fraca e isolada e nos 4 meses, dez a mar. (2008/2009)
Dia 1 de nov poderá ter negativa ou próxima.
hoje coloquei areia na ilha para dar uma chance de colocarem o ovo no local certo. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu lago Ter 24 Out 2017 - 13:18 | |
| Hoje ao amanhecer a 2 km de casa, uma grande baixada, ontem deu -2,6°C e hoje +1,5°C e casa deu 5,4°C. | |
|
| |
Monegascos Iniciante
Mensagens : 130 Idade : 26 Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil
| Assunto: Re: O meu lago Sex 27 Out 2017 - 14:19 | |
| Muito legal seu lago Ronaldo! Quando olhei na primeira vez achei que era português, não imaginei que fosse um conterrâneo de estado, pois dizem que São Joaquim é frio, mas não imaginava essa paisagem com tanta neve, em Joinville não passamos nem perto disso (ainda bem haha)
Sempre me perguntam quanto tempo as Trachemys podem viver, agora já tenho um relato concreto, vamos ver se as minhas chegam até lá também! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: O meu lago | |
| |
|
| |
| O meu lago | |
|