Boas
Bem vindo(a) á comunidade!
Não há nada melhor do que pesquisar e investigar antes de se avançar com um projecto, nomeadamente o de adquirir um ser vivo.
- fnepel escreveu:
- Lâmpada tem que ser UVA, UVB ou obrigatóriamente os dois? Qual comprar? ( em questão de preço, eu gostaria de comprar apenas uma, mas antes vem a duvida)
Necessitas de duas lampadas uma Uvb, e uma de aquecimento. A lampada Uvb indicada para tartarugas aquaticas é a 5.0. As lampadas de aquecimento estão disponiveis em pet-shops. Podem tambem, e em alternativa as de aquecimento, ser usadas lampadas incandescentes no (minimo de 25w) - será talvez uma opçao mais barata. Atenção que as lampadas economicas bem como a Uvb sao lampadas 'frias'.
Uma imita a radiaçao do sol (Uvb) essencial a metabolizaçao da vitamina D, e a outra, a de aquecimento estimula o metabolismo.
- fnepel escreveu:
- - A água tem que ter algum pH definido? alguma especificação?
Tal como nos peixes o ph não é verdadeiramente importante mas sim a sua flutuaçao. O ideal é manter um ph constante. O ph ideal será o dos rios ou lagos de origem.
- fnepel escreveu:
- - Aquecedor com termostato, aquaterrario de 14 L, qual indicado?
14L pode ser suficiente para uma tartaruga bébé, mas vai tornar-se rapidamente pequeno. Uma tartaruga aquatica pode facilmente chegar aos 25cm, em adulta, e até mais do que isso. Será necessario PELO MENOS uns 250, 300L em adulta, e isto para um só exemplar.
Recomenda-se 1l para 1w.
- fnepel escreveu:
- - Filtro para o aquaterrario indicado de 14L para tartaruga?
Recomendo entre 5 a 10x a litragem do aquario.
- fnepel escreveu:
- - Além da ração, quais itens devo comprar pra deixara vida do bichinho mais saudavel ? algum minério pra por na agua , etcc .. ?
Se tiver lamapada de aquecimento Uvb, litragem e espaço quanto baste, e uma boa filtragem, apenas necessita a complementaçao da alimentaçao com frutas e vegetais. Nada de frutas citricas.
- fnepel escreveu:
- - Caso eu queria pega-la na mão, tem algum tempo limite em casa ? ela pode ficar solta por algum tempo pra andar ex: na grama em sombra coisa assim ?
Não é aconselhado manusear tartarugas. O sitio ideal para ela será um lago e ai pode movimentar-se a vontade. O sol natural é melhor do que qualquer lampada.
- fnepel escreveu:
- - No meu aquário, posso por algum tipo de peixe para conviver com ela desde filhotinha? que ela não coma?
Provavelmente serão comidos. É apenas uma questão de tempo.
- fnepel escreveu:
- - Ração para filhote, alguma indicada?
Sticks. Não tenho preferncia de marca. Se forem grandes podes partilos a meio. Sempre oferecidos na agua.
- fnepel escreveu:
- - Posso colocar algum invertebrado de agua doce? ( camara Red rili, Camarao blue ou um Molusco Curbicula) ? Ele comerá? Esses animais podem trazer algum problema para tartaruga ?
Provavelmente serão comidos. Não vejo grandes inconvenientes ápartida.
- fnepel escreveu:
- - Planta aquática, alguma restrição ? coral essas coisas ?
Plantas naturais vao ser comidas.
- fnepel escreveu:
- - Decoração, alguma restrição? Alguma indicação? quero ver se posso por uma caveira e um barquinho pirata, sem fios coisa assim pra ela nao enroscar, tem como ?
Pessoalmente aconselho plantas artificiais, eventualmente algum tronco que nao ocupe muito espaço util. Não aconselho barcos, caveiras ou mergulhadores (mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal). Aconselho tentar replicar um ambiente de rio.
Espero ter ajudado.
Boa sorte!!