| Dúvidas de principiante | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
joaomlf Iniciante
| Assunto: Dúvidas de principiante Ter 12 Jan 2016 - 22:11 | |
| Boa noite,
Comecei a ter exatamente a 5 dias uma tartaruga e ja me apaixonei pela Maria! Tenho dúvidas e gostava que me ajudasse.... A Maria vive neste momento numa tartarugueira redonda com cerca de 25cm de diametro... E custa me tê-la assim presa. Gostava que me dissessem qual o aquario de vidro que me aconselham a comprar, uma das duvidas é se com tampa ou sem tampa. Outra duvida é se devo utilizar algum tipo de luz para a aquecer e evitar a hibernação e semi-hibernação.
Bom ano, João Ferreira | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Qua 13 Jan 2016 - 11:47 | |
| Bom dia
Bem vindo antes de mais Joao.
Essas tartarugueiras nao sao nada adequadas a tartarugas apesar da sua abundancia.
Nesta altura e porque suponho que é bebe, necessitas de um termostato para aquecer a agua e mante-la a uns 24ºC, pelo que necessitas tambem de um termometro. Dentro de casa sao necessarias duas lampadas, uma de aquecimento e uma Uvb. A 1ª vai estimular o metabolismo e a segunda promover a absorçao da vitamina D. Um bom filtro tambem é importante para manter a qualidade da agua.
Nesta fase nao necessitas de um aquario muito grande, mas tens que pensar que ela vai crescer e pode chegar mediante a especie a alguns 20 ou 30cm.
Um aquario, ou uma caixa de arrumaçao com alguns 10 ou 15l será suficiente, mas vai necessitar de up-grades.
Pode e deve estar tapado em cerca de 2/3, isso ajuda a manter a temperatura. No Verão pode estar todo aberto.
Boa sorte! ; | |
|
| |
Cristina Salvador Iniciante
| Assunto: Ajuda Qua 9 Nov 2016 - 23:41 | |
| Olá! Como também sou principiante aproveito este tópico.... Ofereceram-me uma tartaruguinha, que penso não ter chegado muito bem de saúde, já a tenho a umas três semanas e ela ainda não comeu, apesar do meu esforço. Tem, também os olhos sempre fechados e inevitavelmente está sempre muito parada em cima de uma pedra que coloquei no aquário. Vivo nos Açores, e na minha ilha não tenho acesso fácil ao material que necessito para ajudá-la, como o termóstato e a luz uv. Arranjei um termóstato, duvidoso, porque trabalha um pouco e depois desliga sem manter a temperatura, pelo que o tenho testado fora do aquário para não estar a fazer oscilações de temperatura. E em relação ao termóstato ele deve estar na horizontal, mas tem de estar todo tapado com água, como a tarta não esta bem de saúde não queria colocar muita água com medo de ela se afogar, o que me recomendam? E o que me dizem ao facto de ela não comer, tem ração À disposição, tento oferecer colocando em frente à boca, mas nem reage.... não sei se sobreviverá muito tempo assim, mas quero muito ajudá-la.... | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Qui 10 Nov 2016 - 16:49 | |
| Boas
Como estão ai as temperaturas?
A esta altura já devia estar a comer. A temperatura deve estar a 24.ºC.
Em relaçao á altura da agua deve ter pelo menos duas vezes o comprimento da carapaça em altura da agua, mas quanto mais melhor. Deve ter claro uma plataforma. | |
|
| |
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Sex 11 Nov 2016 - 12:45 | |
| Obrigada pela resposta! Bom por aqui as temperaturas estão pelos 23 / 24 ºC, mas ela continua a preferir estar em cima da pedra e quase sempre de olhos fechados e sem se mexer muito.... e sem comer (esta parte esta a preocupar-me e muito....) Duas grandes questões: 1º - Comida - tem sticks (penso serem grandes para a sua boca mas estão na água e parti-os) e camaroes, mas não come nada, ontem esteve na água com a comida mesmo À frente e nada... ja passei com a comida pela boca dela, devagarinho e não apresenta qualquer reação..... Existe alguma tecnica para a ajudar? 2º a quantidade de água, ela tem água necessária para tapar o termostato, mas como eu acho que ela está meio debilitada, tenho medo de se afogar, será possível? ela com as patas no chão não consegue por a cabeça fora de água....
Ontem limpei a caixa e coloquei as pedras de forma a conseguir subir para a maior e ficar fora de água (tive o cuidado de colocar a água exterior, onde a coloquei para limpar, À mesma temperatura), quando a coloquei na caixa ficou na água, mas a boiar e sem se mexer, é normal? ao fim de algum tempo aproximei-a de uma pedra e logo se esticou para subir, andou até À mais alta, totalmente fora de água, e lá permaneceu toda a noite e ainda lá está.....
Para comer ela tem de estar na água certo? coloco a comida a boiar? Não sei o que fazer mais.... ideias????? | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Sáb 12 Nov 2016 - 10:46 | |
| Boas
A temperatura deve estar estavel a rondar os 24ºC.
Com essas temperaturas, e passadas 3 semanas, devia já estar a comer.
Claro que a lampada de aquecimento e a lampada Uvb tambem sao importantes para imitar a radiaçao solar e o calor que estimulm o metabolismo, e podem estar a fazer falta na equaçao..
Se a esta altura ainda nao come sugiro que a leves a um veterinario o quanto antes... | |
|
| |
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Sáb 12 Nov 2016 - 13:34 | |
| Uma vez mais obrigada! Veterinário é que só por telefone..... Comer é só na água? | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Seg 14 Nov 2016 - 9:51 | |
| Boas
Sim tartarugas aquaticas alimentam-se sempre na agua. | |
|
| |
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Seg 14 Nov 2016 - 19:16 | |
| Boa tarde e muito Obrigada! Peço desde já desculpa de tanta pergunta, mas não tenho onde as tirar...
Esta tartaruga nunca vai sozinha para a água, devo eu colocá-la lá?
Uma dúvida sobre lâmpadas: Tenho usado uma de amplo espectro para terrários, de 35 W, não será a mais indicada, pelo que já li, mas é a única que de momento consigo arranjar. Um amigo que foi a outra ilha trouxe-me uma que me suscita algumas dúvidas e antes de a usar preciso de uma opinião: Red heat (R63) de 75 W parece-me muito forte e a luz é vermelha... e não sei se, mais uma vez, não será para terrários, apesar de falar que é para repteis, amfibios e tartarugas.... também diz que emite UVA... não sei, que me dizem?
Obrigada uma vez mais | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Qua 16 Nov 2016 - 11:00 | |
| Boas
Tartarugas sao seres vivos e tem vontade propria, se ela quiser ir para a agua vai, nao necessita de ajuda.
Pessoalmente estou a usar como lampada de aquecimento uma lampada de 25w. Mas sim existem muitas opções diponiveis comercialmente á venda em pet-shops. Já ouvi falar nessas vermelhas e penso que são adequadas sim, mas para mim é um bocado psicadelica a luz vermelha.
Necessitas de uma lampada uvb 5.0 (que é a indicada para tartarugas aquaticas) e uma lampada de aquecimento.
Todas as lampada imitem UVA. Neste caso a lampada UVB emite 5% de Uvb, sendo a maioria do restante espectro Uva.
| |
|
| |
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Qua 16 Nov 2016 - 18:24 | |
| Boa tarde! Obrigada pela explicação das lâmpadas. Claro que sei que tartarugas são seres vivos... e que têm vontade própria... a minha questão estava, apenas, relacionada com o facto deste animal não comer à mais de um mês e ser muito pequeno! Se ao colocá-la na água será uma ajuda para que ela coma. Estou preocupada... | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante Sex 18 Nov 2016 - 9:48 | |
| Se tens termostato e uma temperatura estavel, isso nao é nada normal mesmo.
Uma ida ao vetereniario pode ser necessario. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvidas de principiante | |
| |
|
| |
| Dúvidas de principiante | |
|