| Procedimentoss de limpeza do aquario | |
|
+8baros RP Guilherme Esmifra M. Sophyazinha tyutry joaopcrodrigues 12 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
joaopcrodrigues Iniciante
| Assunto: Procedimentoss de limpeza do aquario Dom 12 Jul 2009 - 14:18 | |
| Olá pessoal, Vamos falar da parte chata de ter tartarugas O objectivo seria ENCONTRAR SOLUÇÕES para MINIMIZAR O TEMPO E DINHEIRO GASTO nestes procedimentos SEM SUJAR A CASA TODA. Não se esqueçam de falarem do tempo demorado nas várias tarefas. Gostaria de ter várias opiniões de processos usados para limpeza do aquário como: - Limpeza do areão - Limpeza do verdume - Retirar restos de comida - Limpeza de filtros - Retirar agua - Encher de agua Vou começar por mim; - Limpeza do areão - A cada 2-3 meses (em meses quentes, 3-5 no inverno), ponho o areão e as pedras num balde com agua e lexivia (na banheira), espero um pouco, esfrego rapidamente com uma escova da loiça. Passo várias vezes por agua com a ajuda de alguidares mas pequenos. Cerca de 40min sem contar com o tempo de espera) - Limpeza do verdume - Com ou sem agua no aquário, esfrego com uma escova da loiça (10-15min). Mangueiras e peças maiores esfrego-as na banheira (20min). Se houver verdume nas paredes do aquário, tenho uma vara com uma lamina na ponta para raspar (compra-se na Avipeixe). - Retirar restos de comida - 3 vezes por semana passo uma rede (5min) - Limpeza de filtros - A pior parte (perto de 1 hora), a cada 2-4 semanas agarro no filtro externo (SUNSUN HW-304b com lâmpada UV 2000 L/h (em teoria) 130€ na Avipeixe) levo-o para abanheira, retiro a agua, lã de vidro cheia de nhanha para o lixo, passo as esponjas por agua, esfrego com a escova todas as partes de plástico (prateleiras, balde, e partes giratórias do motor). Esfrego as mangueiras, passo-as por agua, e retiro o verdume do interior com um escuvilhão. Para limpar a porcaria que está por debaixo do filtro de fundo, (1 x por mês) coloco uma mangueira a deitar agua com bastante pressão num dos cantos do aquário e ao mesmo tempo tenho uma aspirador ou o próprio filtro a filtrar a porcaria no canto oposto. - Retirar agua -(5min e esperar perto de meia hora) ligo uma mangueira a saída de agua do filtro até ao lava loiças. Ao principio usava um sifão manual mas fartei-me da acarretar com baldes de agua e de molhar tudo a volta. - Encher de agua - (20min) A mesma mangueira usada no processo anterior, ligo-a a torneira da cozinha (no inverno da bastante jeito pq a agua sai logo morna, poupo no gasto do termostato). Aqui está, espero não me ter esquecido de nada, fico a espera de sugestões, ideias e das vossas experiências. Fotos João Rodrigues | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Dom 12 Jul 2009 - 14:57 | |
| boas a manutenção do meu lago é mais ou menos esta - Limpeza do areão: Nao limpo pois nao tem, o fundo esta limpo sem nada.
- Limpeza do verdume: Duas vezes por ano uma antes das taratrugas hibernarem e outra quando elas acordam.
- Retirar restos de comida: uma vez por semana com uma rede.
- Limpeza de filtros: limpo o pre-filtro da bomba quando vejo que a agua ja nao esta a ser puxada com a mesma força, aproveito e faço a limpeza do fundo com uma rede de apanhar peixes e limpo a rede que tenho no topo do filtro que apanha os lixos maiores.
- Retirar agua: quando faço a limpeza do fundo e a limpeza do pre-filtro uso uns 10 litros de agua para ajudar a limpar o filtro e nao perder a carga biologica.
- Encher de agua: coloco a agua directa do poço dentro do lago com uma mangueira mas é um processo rapido pois sao poucos os litros que acrescento.
boas nao faço trocas de agua no lago so acrescento a que desaparece com a evaporação e nas limpezas mais nada, e a agua esta sempre limpinha. quando faço a limpeza a fundo ao lago perco uma tarde toda, fora isso sao uns 10 a 15 minitos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Dom 12 Jul 2009 - 15:03 | |
| Boas
Pois é.... quando se tem espaço lá fora tudo se torna mais fácil... O aquário em casa é bem mais complicado. Espero trocar de casa para o próximo ano. Com um jardim, já estou a reservar um espaço para elas....
João Rodrigues | |
|
| |
Sophyazinha Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Seg 13 Jul 2009 - 17:54 | |
| Limpeza do meu lago
Uma vez por semana: - TPA de 50% (usando baldes até poder usar o aspirador) - Aspiração do fundo (não tem areão) com um aspirador a pilhas que também retira a restante água até aos 50% - Limpeza das "paredes" com uma escova macia ( para retirar o verdete)
-- Demoro cerca de 30 minutos --
Uma vez por mês - Limpeza total da parte aquática e da parte seca (retirar ervas, etc)
-- Demoro cerca de uma hora --
Limpeza do aquaterrário
Uma vez por semana: - TPA de 30/40% (usando o aspirador de fundo) - Limpeza dos filtros, plataforma e tronco
-- Demoro cerca de 20 minutos -- | |
|
| |
M. Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Seg 13 Jul 2009 - 18:33 | |
| No aquaterrario
Uma vez por semana 40 a 50% troco a água, limpo o filtro. 15 a 20 minutos Tiro com uma bacia pequena pra uma maior, que serve como medida
Uma vez por mes faço limpeza total. 1h , 1.30h
Não tenho areão, nada no fundo, tambem nao me acumula verdete nem nada por aí além que nao possa esperar um mes pra ser limpo. | |
|
| |
Esmifra Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Seg 12 Out 2009 - 23:16 | |
| - joaopcrodrigues escreveu:
- Olá pessoal,
- Limpeza do areão - A cada 2-3 meses (em meses quentes, 3-5 no inverno), ponho o areão e as pedras num balde com agua e lexivia (na banheira), espero um pouco, esfrego rapidamente com uma escova da loiça. Passo várias vezes por agua com a ajuda de alguidares mas pequenos. Cerca de 40min sem contar com o tempo de espera)
João Rodrigues LEXIVIA!!!!! Nem pensar Joao! Nem lexivia nem nenhum detergente. Lava e esfrega tudo muito bem apenas com água corrente da torneira. | |
|
| |
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 7:49 | |
| - Citação :
- LEXIVIA!!!!! Nem pensar Joao! Nem lexivia nem nenhum detergente. Lava e esfrega tudo muito bem apenas com água corrente da torneira.
Bons dias, Ok, então convido-a a vir a minha casa fazer uma limpeza ao aquário e explicar me como limpar 50 quilos de areão médio cheio de verdete sem ser com lixívia ou detergente... É claro que tenho que ter cuidado com a lixívia. Antes de voltar a colocar o areão no aquário, deixo a pedras de molho em agua limpa, trocando-a pelo menos duas vezes. Mas se houver um processo melhor, aceito sugestões, foi por isso que criei este tópico. João Rodrigues | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 10:05 | |
| por isso mesmo é que os mais espertos nao usam substrato em aquarios de tartarugas | |
|
| |
Esmifra Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 10:28 | |
| Eu tambem se fosse a ti nao usava areao. | |
|
| |
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 10:43 | |
| Não usar areão????? Então o que é que ponho? Não tendo areão, como manter 200 litros de agua transparente durante meses... ou até mesmo dias? Já agora, qual o tamanho do seu aquário Esmifra?
PS: caro Guilherme, não confundir areão com substrato..
http://picasaweb.google.com/joaopcrodrigues/TartarugasApacheSiouxEComanche?feat=directlink | |
|
| |
Esmifra Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 11:41 | |
| O meu é 100ltrs. Consegues manter a água transaparente durante meses? Os meus parabéns João! Fazes algumas tpa? Tu tens razão em relação ao areão, e até usas um filtro de fundo que retem muita da porcaria por baixo, eu apenas não concordo com o uso de detergentes ou lexivia. Felizmente nunca tive problemas com algas no meu aquário. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 21:19 | |
| eu no meu lago nao tenho nada no fundo so o plastico e a agua mantem-se limpa so tenho de fazer limpeza aos lixos maiores uma vez por semana | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Ter 13 Out 2009 - 21:24 | |
| As tartarugas aquáticas dão MUITO TRABALHO! àguas, aguinhas e aguetas...é cansativo só de pensar...
Eu no fundo nunca tenho nada a não ser pedras ou esconderijos, de resto fica o vidro à mostra. | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| |
| |
baros Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Qua 14 Out 2009 - 1:53 | |
| É verdade... É só despesas, então em água...130L de semana a semana | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Qua 14 Out 2009 - 10:45 | |
| Boas,
Para mim a unica forma de manter a agua do aquario limpa, é com manutençao, que é como quem diz com limpezas e TPA's periodicas.
Desaconselho qualquer tipo de substrato (areao, pedras,...), porque isso apenas vai aumentar e dificultar o trabalho nas manutençoes.
As minhas rotinas sao:
- Tpa´s quinzenais de 25 a 30%. Para este efeito e dada a litragem do aquario, é feita com uma mangueira.
- Limpezas mensais do filtro externo.
- Sinfonagens ocasionais.
Cada caso é um caso, mas na minha opiniao e mediante a fauna e o tamanho do habitat, intervençoes exageradas podem tambem ser prejudiciais e afectar o equilibrio do ecossistema... | |
|
| |
Teresa Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Seg 7 Jun 2010 - 20:28 | |
| Olá a todos! Podem explicar-me o que são TPA'S??? Desculpem a burrice... | |
|
| |
ALves Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Seg 7 Jun 2010 - 21:19 | |
| - Teresa escreveu:
- Olá a todos! Podem explicar-me o que são TPA'S???
Desculpem a burrice... Trocas parciais de agua, consiste em trocar uma percentagem de agua de x em x tempo de maneira que a agua aguente mais tempo limpa | |
|
| |
Teresa Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Seg 7 Jun 2010 - 21:25 | |
| - ALves escreveu:
- Teresa escreveu:
- Olá a todos! Podem explicar-me o que são TPA'S???
Desculpem a burrice... Trocas parciais de agua, consiste em trocar uma percentagem de agua de x em x tempo de maneira que a agua aguente mais tempo limpa Mais uma vez, Alves... Obrigada! Vou ficar pro... | |
|
| |
Aasonline Iniciante
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Sex 12 Out 2012 - 0:26 | |
| Boa noite, estou montando o meu primeiro aquaterrario e estou com uma duvida.
1- Com que produto devo fazer a primeira limpeza do aquaterrario ?
2- Quando encher a primeira vez o aquaterrario, posso por a tartaruga direto ou devo fazer uma troca de agua primeiro ?
Obrigado | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario Sex 12 Out 2012 - 8:23 | |
| - Aasonline escreveu:
- Boa noite,
estou montando o meu primeiro aquaterrario e estou com uma duvida.
1- Com que produto devo fazer a primeira limpeza do aquaterrario ?
Boas, Simplesmente com agua e um esfregao da loiça (por ex.º) nunca utilizado. - Aasonline escreveu:
2- Quando encher a primeira vez o aquaterrario, posso por a tartaruga direto ou devo fazer uma troca de agua primeiro ?
Obrigado Nao referes pormenores como litragem ou fauna. Deves ciclar o aquario. A ler: O processo de Filtragem e Ciclagem | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario | |
| |
|
| |
| Procedimentoss de limpeza do aquario | |
|