Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Procedimentoss de limpeza do aquario

Ir para baixo 
+8
baros
RP
Guilherme
Esmifra
M.
Sophyazinha
tyutry
joaopcrodrigues
12 participantes
AutorMensagem
joaopcrodrigues
Iniciante
Iniciante
joaopcrodrigues


Masculino Mensagens : 10
Idade : 45
Localização : Almada

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyDom 12 Jul 2009 - 14:18

Olá pessoal,
Vamos falar da parte chata de ter tartarugas Evil or Very Mad
O objectivo seria ENCONTRAR SOLUÇÕES para MINIMIZAR O TEMPO E DINHEIRO GASTO nestes procedimentos SEM SUJAR A CASA TODA.
Não se esqueçam de falarem do tempo demorado nas várias tarefas.

Gostaria de ter várias opiniões de processos usados para limpeza do aquário como:

- Limpeza do areão
- Limpeza do verdume
- Retirar restos de comida
- Limpeza de filtros
- Retirar agua
- Encher de agua

Vou começar por mim;
- Limpeza do areão - A cada 2-3 meses (em meses quentes, 3-5 no inverno), ponho o areão e as pedras num balde com agua e lexivia (na banheira), espero um pouco, esfrego rapidamente com uma escova da loiça. Passo várias vezes por agua com a ajuda de alguidares mas pequenos. Cerca de 40min sem contar com o tempo de espera)

- Limpeza do verdume - Com ou sem agua no aquário, esfrego com uma escova da loiça (10-15min). Mangueiras e peças maiores esfrego-as na banheira (20min). Se houver verdume nas paredes do aquário, tenho uma vara com uma lamina na ponta para raspar (compra-se na Avipeixe).

- Retirar restos de comida - 3 vezes por semana passo uma rede (5min)

- Limpeza de filtros - A pior parte (perto de 1 hora), a cada 2-4 semanas agarro no filtro externo (SUNSUN HW-304b com lâmpada UV 2000 L/h (em teoria) 130€ na Avipeixe) levo-o para abanheira, retiro a agua, lã de vidro cheia de nhanha para o lixo, passo as esponjas por agua, esfrego com a escova todas as partes de plástico (prateleiras, balde, e partes giratórias do motor). Esfrego as mangueiras, passo-as por agua, e retiro o verdume do interior com um escuvilhão. Para limpar a porcaria que está por debaixo do filtro de fundo, (1 x por mês) coloco uma mangueira a deitar agua com bastante pressão num dos cantos do aquário e ao mesmo tempo tenho uma aspirador ou o próprio filtro a filtrar a porcaria no canto oposto.

- Retirar agua -(5min e esperar perto de meia hora) ligo uma mangueira a saída de agua do filtro até ao lava loiças. Ao principio usava um sifão manual mas fartei-me da acarretar com baldes de agua e de molhar tudo a volta.

- Encher de agua - (20min) A mesma mangueira usada no processo anterior, ligo-a a torneira da cozinha (no inverno da bastante jeito pq a agua sai logo morna, poupo no gasto do termostato).


Aqui está, espero não me ter esquecido de nada, fico a espera de sugestões, ideias e das vossas experiências.

Fotos

João Rodrigues
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyDom 12 Jul 2009 - 14:57

boas a manutenção do meu lago é mais ou menos esta
- Limpeza do areão: Nao limpo pois nao tem, o fundo esta limpo sem nada.

- Limpeza do verdume: Duas vezes por ano uma antes das taratrugas hibernarem e outra quando elas acordam.

- Retirar restos de comida: uma vez por semana com uma rede.

- Limpeza de filtros: limpo o pre-filtro da bomba quando vejo que a agua ja nao esta a ser puxada com a mesma força, aproveito e faço a limpeza do fundo com uma rede de apanhar peixes e limpo a rede que tenho no topo do filtro que apanha os lixos maiores.

- Retirar agua: quando faço a limpeza do fundo e a limpeza do pre-filtro uso uns 10 litros de agua para ajudar a limpar o filtro e nao perder a carga biologica.

- Encher de agua: coloco a agua directa do poço dentro do lago com uma mangueira mas é um processo rapido pois sao poucos os litros que acrescento.

boas nao faço trocas de agua no lago so acrescento a que desaparece com a evaporação e nas limpezas mais nada, e a agua esta sempre limpinha.
quando faço a limpeza a fundo ao lago perco uma tarde toda, fora isso sao uns 10 a 15 minitos.
Ir para o topo Ir para baixo
joaopcrodrigues
Iniciante
Iniciante
joaopcrodrigues


Masculino Mensagens : 10
Idade : 45
Localização : Almada

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyDom 12 Jul 2009 - 15:03

Boas

Pois é.... quando se tem espaço lá fora tudo se torna mais fácil... O aquário em casa é bem mais complicado. Espero trocar de casa para o próximo ano. Com um jardim, já estou a reservar um espaço para elas....


João Rodrigues
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 13 Jul 2009 - 17:54

Limpeza do meu lago

Uma vez por semana:
- TPA de 50% (usando baldes até poder usar o aspirador)
- Aspiração do fundo (não tem areão) com um aspirador a pilhas que também retira a restante água até aos 50%
- Limpeza das "paredes" com uma escova macia ( para retirar o verdete)

-- Demoro cerca de 30 minutos --

Uma vez por mês
- Limpeza total da parte aquática e da parte seca (retirar ervas, etc)

-- Demoro cerca de uma hora --


Limpeza do aquaterrário

Uma vez por semana:
- TPA de 30/40% (usando o aspirador de fundo)
- Limpeza dos filtros, plataforma e tronco

-- Demoro cerca de 20 minutos --
Ir para o topo Ir para baixo
M.
Iniciante
Iniciante
M.


Masculino Mensagens : 209
Idade : 36
Localização : Porto

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 13 Jul 2009 - 18:33

No aquaterrario

Uma vez por semana 40 a 50% troco a água, limpo o filtro. 15 a 20 minutos
Tiro com uma bacia pequena pra uma maior, que serve como medida

Uma vez por mes faço limpeza total. 1h , 1.30h

Não tenho areão, nada no fundo, tambem nao me acumula verdete nem nada por aí além que nao possa esperar um mes pra ser limpo.
Ir para o topo Ir para baixo
Esmifra
Iniciante
Iniciante
Esmifra


Masculino Mensagens : 150
Idade : 44
Localização : Alverca

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 12 Out 2009 - 23:16

joaopcrodrigues escreveu:
Olá pessoal,

- Limpeza do areão - A cada 2-3 meses (em meses quentes, 3-5 no inverno), ponho o areão e as pedras num balde com agua e lexivia (na banheira), espero um pouco, esfrego rapidamente com uma escova da loiça. Passo várias vezes por agua com a ajuda de alguidares mas pequenos. Cerca de 40min sem contar com o tempo de espera)





João Rodrigues


LEXIVIA!!!!! Nem pensar Joao! Nem lexivia nem nenhum detergente. Lava e esfrega tudo muito bem apenas com água corrente da torneira.
Ir para o topo Ir para baixo
joaopcrodrigues
Iniciante
Iniciante
joaopcrodrigues


Masculino Mensagens : 10
Idade : 45
Localização : Almada

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 7:49

Citação :
LEXIVIA!!!!! Nem pensar Joao! Nem lexivia nem nenhum detergente. Lava e esfrega tudo muito bem apenas com água corrente da torneira.


Bons dias,

Ok, então convido-a a vir a minha casa fazer uma limpeza ao aquário e explicar me como limpar 50 quilos de areão médio cheio de verdete sem ser com lixívia ou detergente...

É claro que tenho que ter cuidado com a lixívia. Antes de voltar a colocar o areão no aquário, deixo a pedras de molho em agua limpa, trocando-a pelo menos duas vezes. Mas se houver um processo melhor, aceito sugestões, foi por isso que criei este tópico.


João Rodrigues
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 10:05

por isso mesmo é que os mais espertos nao usam substrato em aquarios de tartarugas
Ir para o topo Ir para baixo
Esmifra
Iniciante
Iniciante
Esmifra


Masculino Mensagens : 150
Idade : 44
Localização : Alverca

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 10:28

Eu tambem se fosse a ti nao usava areao.
Ir para o topo Ir para baixo
joaopcrodrigues
Iniciante
Iniciante
joaopcrodrigues


Masculino Mensagens : 10
Idade : 45
Localização : Almada

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 10:43

Não usar areão?????
Então o que é que ponho? Não tendo areão, como manter 200 litros de agua transparente durante meses... ou até mesmo dias?
Já agora, qual o tamanho do seu aquário Esmifra?


PS: caro Guilherme, não confundir areão com substrato..


http://picasaweb.google.com/joaopcrodrigues/TartarugasApacheSiouxEComanche?feat=directlink
Ir para o topo Ir para baixo
Esmifra
Iniciante
Iniciante
Esmifra


Masculino Mensagens : 150
Idade : 44
Localização : Alverca

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 11:41

O meu é 100ltrs. Consegues manter a água transaparente durante meses? Os meus parabéns João! Fazes algumas tpa? Tu tens razão em relação ao areão, e até usas um filtro de fundo que retem muita da porcaria por baixo, eu apenas não concordo com o uso de detergentes ou lexivia. Felizmente nunca tive problemas com algas no meu aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 21:19

eu no meu lago nao tenho nada no fundo so o plastico e a agua mantem-se limpa so tenho de fazer limpeza aos lixos maiores uma vez por semana
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyTer 13 Out 2009 - 21:24

As tartarugas aquáticas dão MUITO TRABALHO!
àguas, aguinhas e aguetas...é cansativo só de pensar...

Eu no fundo nunca tenho nada a não ser pedras ou esconderijos, de resto fica o vidro à mostra.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyQua 14 Out 2009 - 1:01

RP escreveu:
As tartarugas aquáticas dão MUITO TRABALHO!
àguas, aguinhas e aguetas...é cansativo só de pensar...

Eu no fundo nunca tenho nada a não ser pedras ou esconderijos, de resto fica o vidro à mostra.

não affraid Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
baros
Iniciante
Iniciante
baros


Masculino Mensagens : 126
Localização : Porto

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyQua 14 Out 2009 - 1:53

É verdade... É só despesas, então em água...130L de semana a semana Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptyQua 14 Out 2009 - 10:45

Boas,

Para mim a unica forma de manter a agua do aquario limpa, é com manutençao, que é como quem diz com limpezas e TPA's periodicas.

Desaconselho qualquer tipo de substrato (areao, pedras,...), porque isso apenas vai aumentar e dificultar o trabalho nas manutençoes.

As minhas rotinas sao:

- Tpa´s quinzenais de 25 a 30%. Para este efeito e dada a litragem do aquario, é feita com uma mangueira.

- Limpezas mensais do filtro externo.

- Sinfonagens ocasionais.

Cada caso é um caso, mas na minha opiniao e mediante a fauna e o tamanho do habitat, intervençoes exageradas podem tambem ser prejudiciais e afectar o equilibrio do ecossistema...
Ir para o topo Ir para baixo
Teresa
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 30

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 7 Jun 2010 - 20:28

Olá a todos! Podem explicar-me o que são TPA'S???
Desculpem a burrice... Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 7 Jun 2010 - 21:19

Teresa escreveu:
Olá a todos! Podem explicar-me o que são TPA'S???
Desculpem a burrice... Crying or Very sad
Trocas parciais de agua, consiste em trocar uma percentagem de agua de x em x tempo de maneira que a agua aguente mais tempo limpa
Ir para o topo Ir para baixo
Teresa
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 30

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySeg 7 Jun 2010 - 21:25

ALves escreveu:
Teresa escreveu:
Olá a todos! Podem explicar-me o que são TPA'S???
Desculpem a burrice... Crying or Very sad
Trocas parciais de agua, consiste em trocar uma percentagem de agua de x em x tempo de maneira que a agua aguente mais tempo limpa
Mais uma vez, Alves... Obrigada!
Vou ficar pro...
Ir para o topo Ir para baixo
Aasonline
Iniciante
Iniciante
Aasonline


Masculino Mensagens : 35
Localização : Brasil / Santos

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySex 12 Out 2012 - 0:26

Boa noite,
estou montando o meu primeiro aquaterrario e estou com uma duvida.

1- Com que produto devo fazer a primeira limpeza do aquaterrario ?

2- Quando encher a primeira vez o aquaterrario, posso por a tartaruga direto ou devo fazer uma troca de agua primeiro ?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bvdclub.com.br
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario EmptySex 12 Out 2012 - 8:23

Aasonline escreveu:
Boa noite,
estou montando o meu primeiro aquaterrario e estou com uma duvida.

1- Com que produto devo fazer a primeira limpeza do aquaterrario ?


Boas,

Simplesmente com agua e um esfregao da loiça (por ex.º) nunca utilizado.



Aasonline escreveu:


2- Quando encher a primeira vez o aquaterrario, posso por a tartaruga direto ou devo fazer uma troca de agua primeiro ?

Obrigado

Nao referes pormenores como litragem ou fauna.

Deves ciclar o aquario.

A ler: O processo de Filtragem e Ciclagem
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Procedimentoss de limpeza do aquario Empty
MensagemAssunto: Re: Procedimentoss de limpeza do aquario   Procedimentoss de limpeza do aquario Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Procedimentoss de limpeza do aquario
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» limpeza de aquário
» Limpeza do Aquário
» Limpeza de aquário
» Limpeza???
» Limpeza de termostato

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: