| Filtro caseiro que funciona lindamente! | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Nair Iniciante
| Assunto: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qua 26 Nov 2014 - 19:17 | |
| Boa tarde. Quando comprei o aquário, adquiri também um filtro básico na loja de animais. Acontece que na primeira semana limpei a esponja do filtro duas vezes e mudei a água quase toda uma vez. Ainda assim não fiquei satisfeita, a água estava sempre turva e quando a coloquei num filtro de papel verifiquei que continha partículas esverdeadas que julgo serem restos de comida e fezes. Depois de muito ler e de vídeos analisar, resolvi improvisar e fiz um filtro externo que liguei à saída de água do filtro que comprei. Basicamente, peguei numa garrafa de água de 33 cl, enfiei enchimento de peluche, umas tampas de garrafa, fechei, fiz um furo na tampa e outro no fundo da garrafa e liguei um tubo da saída do filtro ao furo da tampa. Inicialmente fiquei na expectativa, iria resultar? É que resultou mesmo a água está muito limpa. | |
|
| |
hjmp92 Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qui 27 Nov 2014 - 11:09 | |
| Quantos litros tem o aquário? | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qui 27 Nov 2014 - 13:07 | |
| Boas Nair, Nada há nada como o engenho! Substitui as tampas por ceramicas, para alojamento de bacterias beneficas. A ler. | |
|
| |
Nair Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qui 27 Nov 2014 - 15:22 | |
| O aquário tem aproximadamente 15 litros, atendendo a que volta e meia adiciono água, porque evapora. | |
|
| |
pipita Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Sex 12 Dez 2014 - 23:57 | |
| Boas! Tendo uma tartaruga bebé e um filtro num aquário de 25 litros, acham necessário mudar a água e limpar todo o aquário semanalmente? | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Sáb 13 Dez 2014 - 9:22 | |
| Boas pipita,
Se não tens filtro sim.
No entanto nao é bom fazerem mudanças totais.
Mas sem filtro isso pode ser mesmo necessario... | |
|
| |
RingoF. Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Ter 6 Jan 2015 - 21:59 | |
| Se é para ser MacKyver ( acho que é assim se escreve ) Aqui fica um feito por mim : https://www.youtube.com/watch?v=dO4900n62lI | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qua 7 Jan 2015 - 9:45 | |
| Boas RingoF.,
Não sei se já abriste um tópico com este teu DIY. Se não deixo-te o convite a faze-lo para que este esteja mais facilmente acessivel. | |
|
| |
RingoF. Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qua 7 Jan 2015 - 17:01 | |
| Penso ja o ter feito a algum tempo .... mas posso voltar a fazer um topico .... | |
|
| |
Nair Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qua 25 Fev 2015 - 14:37 | |
| Boa tarde a todos. Recentemente fiz alterações ao filtro que tinha, a primeira experiência não correu bem, baseei-me num vídeo mas a minha bomba não dá para o mesmo tipo de filtro e após algumas horas foi perceptivel que a bomba só estava a puxar a água junto ao "moinho". Este filtro consistia basicamente em enfiar a bomba dentro de uma manga de poliester, enfiar os materiais filtrantes como cerâmicas e esponja de carbono e a água seria filtrada por todo a manga. No meu caso ficou muito estreita e comprida e não estava a usar a esponja nem as cerâmicas, e o sujo ficava todo no mesmo sítio, como se pode ver pela foto. Resolvi voltar ao sistema da garrafinha de plástico e retirei o copo da bomba, por isso essa apenas faz de moinho para sugar a água. Resulta mas precisa de afinações porque a garrafa está aberta por cima e penso que sai água pela rolha. Sendo fácil enfiar lá dentro os materiais (fibra de poliéster, cerâmicas e esponja de carbono) e bastando fazer um furo para a água sair, não há necessidade de cortar o fundo da garrafa. A posição da garrafa, inicialmente (primeiros posts) era horizontal, agora está vertical segura com ventosa. Se a rolha da garrafa vedar bem, não há o perigo de sair água sem ser filtrada nas três camadas. No meu caso, penso que vou mudar de garrafa. Não fica bonito não senhor. Posteriormente, pode ser que encontre materiais para um canister exterior. Cumprimentos, | |
|
| |
Nair Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qua 25 Fev 2015 - 16:47 | |
| Novo update. Desta é de vez. Primeiro tentei compor uma garrafa nova mas o furo da ventosa deixava escapar água. Depois concluí que o filtro não tem que estar suspenso, pode ficar submerso e não preciso de furos e ventosas a atrapalhar. Encurtei a ligação da bomba à garrafa e meti tudo submerso. A água sai por um furo no fundo da garrafa. Agora sim, está mais bonito. | |
|
| |
Nair Iniciante
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! Qua 19 Ago 2015 - 11:48 | |
| Boas! O meu filtro caseiro deixou recentemente de funcionar. Simplesmente a água deixou de fluir para dentro da garrafa indo sair num dos orifícios do "t" de ligação. Sem a garrafa a água fluía com pressão, mas assim que conectava a garrafa deixava de funcionar. Fiz várias tentativas e nada. Acabei por desistir porque em vez de limpar só espalhava o lixo.
Acabei por montar o copo original do filtro com esponja e cerâmicas dentro. Até agora tem desenrascado. Vi no chinês um filtro suspenso, só motor e copo, não traz matérias filtrantes e estou a equacionar comprar, o único senão é o barulho da água a cair... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente! | |
| |
|
| |
| Filtro caseiro que funciona lindamente! | |
|