Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Filtro caseiro que funciona lindamente!

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 26 Nov 2014 - 19:17

Boa tarde.

Quando comprei o aquário, adquiri também um filtro básico na loja de animais. Acontece que na primeira semana limpei a esponja do filtro duas vezes e mudei a água quase toda uma vez. Ainda assim não fiquei satisfeita, a água estava sempre turva e quando a coloquei num filtro de papel verifiquei que continha partículas esverdeadas que julgo serem restos de comida e fezes.

Depois de muito ler e de vídeos analisar, resolvi improvisar e fiz um filtro externo que liguei à saída de água do filtro que comprei.

Basicamente, peguei numa garrafa de água de 33 cl, enfiei enchimento de peluche, umas tampas de garrafa, fechei, fiz um furo na tampa e outro no fundo da garrafa e liguei um tubo da saída do filtro ao furo da tampa.

Inicialmente fiquei na expectativa, iria resultar? É que resultou mesmo a água está muito limpa.

Filtro caseiro que funciona lindamente! 2whqyxw
Ir para o topo Ir para baixo
hjmp92
Iniciante
Iniciante
hjmp92


Masculino Mensagens : 7
Idade : 31
Localização : São João da Madeira

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQui 27 Nov 2014 - 11:09

Quantos litros tem o aquário?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQui 27 Nov 2014 - 13:07

Boas Nair,

Nada há nada como o engenho!

Substitui as tampas por ceramicas, para alojamento de bacterias beneficas.

A ler.
Ir para o topo Ir para baixo
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQui 27 Nov 2014 - 15:22

O aquário tem aproximadamente 15 litros, atendendo a que volta e meia adiciono água, porque evapora.
Ir para o topo Ir para baixo
pipita
Iniciante
Iniciante
pipita


Feminino Mensagens : 59
Idade : 29
Localização : Leiria

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptySex 12 Dez 2014 - 23:57

Boas!
Tendo uma tartaruga bebé e um filtro num aquário de 25 litros, acham necessário mudar a água e limpar todo o aquário semanalmente?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptySáb 13 Dez 2014 - 9:22

Boas pipita,

Se não tens filtro sim.

No entanto nao é bom fazerem mudanças totais.

Mas sem filtro isso pode ser mesmo necessario...
Ir para o topo Ir para baixo
RingoF.
Iniciante
Iniciante
RingoF.


Masculino Mensagens : 125
Localização : Belas-Queluz-Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyTer 6 Jan 2015 - 21:59

Se é para ser MacKyver ( acho que é assim se escreve Very Happy )
Aqui fica um feito por mim :
https://www.youtube.com/watch?v=dO4900n62lI
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 7 Jan 2015 - 9:45

Boas RingoF.,

Não sei se já abriste um tópico com este teu DIY. Se não deixo-te o convite a faze-lo para que este esteja mais facilmente acessivel.
Ir para o topo Ir para baixo
RingoF.
Iniciante
Iniciante
RingoF.


Masculino Mensagens : 125
Localização : Belas-Queluz-Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 7 Jan 2015 - 17:01

Penso ja o ter feito a algum tempo .... mas posso voltar a fazer um topico ....
Ir para o topo Ir para baixo
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 25 Fev 2015 - 14:37

Boa tarde a todos.
Recentemente fiz alterações ao filtro que tinha, a primeira experiência não correu bem, baseei-me num vídeo mas a minha bomba não dá para o mesmo tipo de filtro e após algumas horas foi perceptivel que a bomba só estava a puxar a água junto ao "moinho".
Filtro caseiro que funciona lindamente! 14vo2ep

Este filtro consistia basicamente em enfiar a bomba dentro de uma manga de poliester, enfiar os materiais filtrantes como cerâmicas e esponja de carbono e a água seria filtrada por todo a manga. No meu caso ficou muito estreita e comprida e não estava a usar a esponja nem as cerâmicas, e o sujo ficava todo no mesmo sítio, como se pode ver pela foto.

Resolvi voltar ao sistema da garrafinha de plástico e retirei o copo da bomba, por isso essa apenas faz de moinho para sugar a água. Resulta mas precisa de afinações porque a garrafa está aberta por cima e penso que sai água pela rolha. Sendo fácil enfiar lá dentro os materiais (fibra de poliéster, cerâmicas e esponja de carbono) e bastando fazer um furo para a água sair, não há necessidade de cortar o fundo da garrafa.

Filtro caseiro que funciona lindamente! Dvpqhv
Filtro caseiro que funciona lindamente! 2zfs8xu
Filtro caseiro que funciona lindamente! 2mydez9

A posição da garrafa, inicialmente (primeiros posts) era horizontal, agora está vertical segura com ventosa. Se a rolha da garrafa vedar bem, não há o perigo de sair água sem ser filtrada nas três camadas.

No meu caso, penso que vou mudar de garrafa.

Não fica bonito não senhor. Posteriormente, pode ser que encontre materiais para um canister exterior.

Cumprimentos,



Ir para o topo Ir para baixo
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 25 Fev 2015 - 16:47

Novo update.

Desta é de vez.

Primeiro tentei compor uma garrafa nova mas o furo da ventosa deixava escapar água.

Depois concluí que o filtro não tem que estar suspenso, pode ficar submerso e não preciso de furos e ventosas a atrapalhar.

Encurtei a ligação da bomba à garrafa e meti tudo submerso. A água sai por um furo no fundo da garrafa.

Agora sim, está mais bonito.

Filtro caseiro que funciona lindamente! 2v2ejad
Filtro caseiro que funciona lindamente! 2rppu00
Ir para o topo Ir para baixo
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! EmptyQua 19 Ago 2015 - 11:48

Boas!
O meu filtro caseiro deixou recentemente de funcionar. Simplesmente a água deixou de fluir para dentro da garrafa indo sair num dos orifícios do "t" de ligação. Sem a garrafa a água fluía com pressão, mas assim que conectava a garrafa deixava de funcionar. Fiz várias tentativas e nada. Acabei por desistir porque em vez de limpar só espalhava o lixo.

Acabei por montar o copo original do filtro com esponja e cerâmicas dentro. Até agora tem desenrascado. Vi no chinês um filtro suspenso, só motor e copo, não traz matérias filtrantes e estou a equacionar comprar, o único senão é o barulho da água a cair...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro caseiro que funciona lindamente!   Filtro caseiro que funciona lindamente! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Filtro caseiro que funciona lindamente!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aquário em vidro caseiro?
» Todas as caixas de arrumação dos foristas
» NOVO AQUÁRIO CASEIRO CONCLUÍDO PASSO A PASSO
» Microscópio Caseiro
» Carvão Ativado Caseiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: