| Primeira tartaruga - Pedido de ajuda | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
guezt Iniciante
| Assunto: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 12:31 | |
| Bom dia a todos, Nunca tive uma paixão especial por tartarugas e muito menos pensei em ter um aquário. No entanto, ofereceram-me uma tartaruga e penso que como todos os seres vivos merece um tratamento digno. Logo à partida recusei usar aquele aquário "classico", onde foi oferecida, o qual não oferece as condições mínimas de habitabilidade. Por isso adquiri um aquário maior com a respetiva zona seca. No entanto pensando eu que ela gostaria de ter espaço para nadar, qual não é a minha surpresa quando a vejo constantemente a por-se em bicos de pés para colocar a cabeça de fora desvalorizando totalmente a água adicional que coloquei pensando que estava a melhorar as suas condições de vida. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Sendo assim solicito a vossa ajuda para: 1- Identificar a espécie (junto fotografia) 2- Esclarecer qual o nível ideal de água. Nas lojas já vi aquários grandes onde elas têm espaço para nadar e aquários minusculos onde têm o nível de água apenas ligeiramente acima da carapaça. 3 - Perceber se é normal ela nunca mas NUNCA querer ir para a zona seca, (Será que a zona seca é muito exposta e ela sente-se insegura?) Tenho mais algumas dúvidas que não me ocorre neste momento mas se me ajudarem a esclarecer estas já fico contente Cumprimentos a todos | |
|
| |
MightyCucumber Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 13:46 | |
| Boas, e bem vindo ao forum! ;D Sem fotos da parte de cima e de lado da cabeça, é quase impossível determinar a espécie infelizmente... Quanto ao nível da água, eu não sei o tamanho da tua tartaruga, mas se o aquário for grande e a tartaruga não for bébé (<5cm), um palmo é um bom começo (excepto se vires que a tartaruga não é grande nadadora, por incrível que pareça, podem afogar-se!... ) Em relação à zona seca, dá-lhe tempo - ainda se está a habituar à nova casa, e não deverá ir para lá nos primeiros dias... mesmo depois de se habituar, o mais provável é não ir para lá enquanto estiveres por perto, pois sentem-se vulneráveis fora de água. | |
|
| |
guezt Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 15:13 | |
| Boa tarde, Obrigado pelas respostas, ao chegar a casa vou ver se tiro mais fotografias para tentar identificar a espécie. O facto é que ela não parece mesmo ser grande nadadora pois está constantemente a tentar por-se de pé... | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 17:21 | |
| Boas, Talvez seja uma Pseudemys, talvez uma hieroglifica , mas sim fotos melhores da cabeça são necessárias, se não é quase adivinhação... Diria que a coluna deve ter pelo menos o dobro da carapaça, para que quando mergulhe não se fira... A parte seca tem lampada Uvb e de aquecimento? Como a tartaruga é bébé nao aconselharia a hibernar, tens termostato? | |
|
| |
srspaula Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 18:33 | |
| Olá!
É normal que ela não use muito a parte seca para já, primeiro tem de se ambientar à nova casa e ganhar confiança para sair da água. De facto ter lampada uvb e de aquecimento é não só essencial como também um bom incentivo para ela subir à zona seca. As minhas quando eram bebés só iam para a zona seca quando dava sol no aquário ou quando ligava as lampadas. Relativamente à água, se ela não é grande nadadora convém não colocar demasiada, apenas o suficiente para ela ir aprendendo a nadar e ir aumentando gradualmente conforme ela ganha confiança.
| |
|
| |
guezt Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 21:32 | |
| Boa noite a todos. Em primeiro lugar as fotografias [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esqueci-me de referir que já a tenho desde Junho, embora só agora tenha comprado o aquário novo. Coloquei um filtro que comprei na loja chinesa, daqueles tipo cascata. No entanto, a água continua com alguma sujidade. Comprei também algumas plantas artificiais e umas pedrinhas para dar um ambiente mais natural. O que me fez acelerar a compra do aquário foi o facto de nos últimos 15 dias só a ver encostada, de pé às paredes e já não come absolutamente nada à algum tempo, embora pareça que tem a energia normal de uma tartaruga. Na terceira foto podem ver o nível da água e um exemplo como ela passa 80% do tempo.. Na quarta foto é a zona seca que agora tem um telhadinho para ela se sentir mais protegida. Quanto à lâmpada achei que não seria necessária visto que ela está na janela e a minha casa é quente, mesmo no inverno. O sol bate no aquário quase o dia todo. | |
|
| |
MightyCucumber Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 22:14 | |
| - guezt escreveu:
O que me fez acelerar a compra do aquário foi o facto de nos últimos 15 dias só a ver encostada, de pé às paredes e já não come absolutamente nada à algum tempo, embora pareça que tem a energia normal de uma tartaruga. Com as temperaturas a descer a pique e sem termostato, é natural (mas não normal, de todo!) que ela esteja mais parada e sem comer. Se não compares pelo menos o termostato entretanto, a tua tartaruga corre o risco de entrar em semi-hibernação, ou seja, um estado no qual não chega a hibernar totalmente (quando hibernam ficam totalmente imóveis, para não gastar muita energia). Isto leva a que, visto que não comem mas continuam a andar de um lado para o outro, esgotem as reservas de energia que têm, e quando finalmente chegar a Primavera e as temperaturas mais altas, muitas já se encontram tão fracas que acabam por morrer... Por isso aconselho a comprares um termostato o quanto antes, assim como uma luz UVB (pois mesmo que o Sol bata no aquário o dia todo, se houver vidro entre a luz e a tartaruga, toda a radiação é bloqueada e não serve de nada). | |
|
| |
srspaula Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 22:19 | |
| É necessário ter em atenção que o sol através de vidros não transmite os raios necessários, por isso a lâmpada é mesmo necessária para o correto crescimento e fortificação da carapaça. Abrir a janela para o sol entrar diretamente funciona, mas só no verão por causa das corrente de ar e do frio do inverno. O facto de ela ter parado de comer e ter ficado mais quieta nos últimos 15 dias deve-se com certeza ao facto de as temperaturas terem baixado imenso ultimamente. É muito importante no inverno ter um termostato (para um aqua pequeno consegue-se arranjar a +- 10€ em qualquer lado). Dependendo da espécie da tartaruga (que nisso não sou a melhor pessoa para identificar), as temperaturas aconselhadas costumam rondar entre os 25º e os 30º. Para medir a temperatura convém ter um termómetro deste género [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] colado ao vidro (isso arranja-se em qualquer loja ou hipermercado por +- 1,5€). Abaixo da temperatura indicada para a espécie elas têm tendência a semi-hibernar(não comem mas continuam a mexer-se, logo gastam energia sem a recuperar) ou se a temperatura for muito baixa hibernam mesmo. Aparentemente ela ainda me parece bastante novinha para hibernar, por isso é importante ter muito cuidado com as temperaturas. | |
|
| |
MightyCucumber Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 22:28 | |
| Só uma coisa srspaula, esses termómetros não são grande coisa... todos os donos das lojas de animais da minha confiança dizem que compraram disso quando entraram para o mercado mas que em pouco tempo deixaram de funcionar e deixaram de mandar vir. O mais certo são mesmo estes: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
srspaula Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Seg 10 Nov 2014 - 22:35 | |
| - MightyCucumber escreveu:
- Só uma coisa srspaula, esses termómetros não são grande coisa... todos os donos das lojas de animais da minha confiança dizem que compraram disso quando entraram para o mercado mas que em pouco tempo deixaram de funcionar e deixaram de mandar vir. O mais certo são mesmo estes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Eu por acaso já tenho o meu +- há 5 anos e ainda funciona sem problemas. Mas esse de certeza que é bom, tendo em conta a marca quando precisar de substituir experimento esse Seja qual for, o importante é ter um para ir controlando as temperaturas | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Ter 11 Nov 2014 - 14:50 | |
| Boas
A fotografia da cabeça nao é grande coisa... Mas sim parece uma Pseudemys concinna hieroglifica.
Está explicado porque ela nao vai para a parte seca. Nao tem nenhum estimulo para isso. A tartaruga é pequena necessita de uma lampada Uvb e uma lampada de aquecimento, bem com o termostato. Coloca-lhe as lampadas que logo vais ver se ela não vai ou não para a parte seca. | |
|
| |
srspaula Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Qua 19 Nov 2014 - 15:43 | |
| - MightyCucumber escreveu:
- O mais certo são mesmo estes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Já agora e uma vez que não se percebe muito bem na imagem: esses também são de colar ao vidro? Vi que na tiendanimal os têm por 4,95€. Sabes se estão +- dentro do preço? Obrigada | |
|
| |
MightyCucumber Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Qua 19 Nov 2014 - 17:32 | |
| Sim, são. Eu diria que é um preço bem acessível, já os vi mais caros à venda. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Qua 19 Nov 2014 - 17:41 | |
| Boas, O ultimo termometro que comprei era digital, comprei no e-bay por pouco mais de dois euros. Está ao nivel do digital que comprei na ornimundo á alguns anos por 12 ou 13 euros. É uma hipotese a ponderar. | |
|
| |
srspaula Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Qui 20 Nov 2014 - 15:07 | |
| | |
|
| |
guezt Iniciante
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda Ter 30 Dez 2014 - 15:42 | |
| Boa tarde a todos, Em primeiro lugar, queria agradecer a todos as vossas opiniões pois ainda não o tinha feito. Depois queria só dizer que conforme as vossas previsões a tartaruga começou a habituar-se a ir para a zona seca, embora só lá permaneça por pouco tempo.
Um abraço a todos. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Primeira tartaruga - Pedido de ajuda | |
| |
|
| |
| Primeira tartaruga - Pedido de ajuda | |
|