^Nesse caso, uma boa dose de antifúngico tópico (li num site americano que qualquer um deles serve, desde que acabado em -conazol), Betadine e manter a tartaruga seca, acaba com o fungo num espaço de poucas semanas.
Primeiro que nada, a tartaruga deve ser posta num compartimento à parte e, claro está, com direito a luz de aquecimento e UVB, assim como um espaço de sombra onde se possa abrigar. Só deve ser colocada na água durante 1 ou 2 horas por dia, para se alimentar, defecar, hidratar-se, etc., isto porque fungos+água=aumento da infecção.
Depois o tratamento consiste em lavar a zona afectada com Betadine, usando um cotonete ou outro instrumento não abrasivo - de seguida, deve-se deixar secar, e só então aplicar o antifúngico tópico, também ele com um cotonete. Quantas vezes ao dia não tenho bem a certeza, mas julgo que duas deve ser suficiente.
Quanto ao antifungico, é claro que existem deles especiais para repteis, e devem ser de facto esses os recomendados. Contudo, tal como disse, vi num site americano utilizadores experientes dizerem que qualquer antifúngico acabado em -conazol (por exemplo para tratamento do pé de atleta) servem perfeitamente.