|
| Aquaterrários (fotografias) | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Donatelo Iniciante
Mensagens : 49 Idade : 37 Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)
| Assunto: Aquaterrários (fotografias) Seg 28 Jul 2014 - 0:42 | |
| Olá pessoal! Me chamo Vitor, sou do Brasil e moro no Estado do Rio de Janeiro. Criei este tópico para que possamos compartilhar itens de multimídia (fotos, videos) e opinar sobre cada aquaterrário, dando dicas e ideias novas. Procurei por tópicos semelhantes, mas não encontrei nada recente.
Sou praticante do aquarismo há 5 anos, e há 3 anos lido com tartarugas. Meu aquaterrário é ainda uma criança de 3 anos, que agora conta com um projeto novo para um convívio entre espécies diferentes (aquário misto) que ainda é recente (2 dias), onde misturei Ciclídeos Africanos, americanos. uma pequena fauna amazônica (serve para alimento vivo) e uma Trachemys scripta elegans.
O aquaterrário opera com mais ou menos 310 litros, e é composto por cascalhos que variam a granulação de minúsculas a médias, rochas vulcânicas, seixos rolados de rio e algumas pedras calcárias para manter o pH entorno de 7,5-8 (para a boa vivência dos meus ciclídeos que exigem pH alcalino).
Optei pelo substrato e pelas pedras pois compõe de forma similar um habitat natural de rio, onde essas espécies vivem. Antes que questionem, o cágado não ingere as pedras. No início até as colocava na boca, mas depois de um tempo não mais o fez, e nunca tive problemas com isso. Sem falar que essa decoração dá outra vida ao aqua e permite fontes vivas de micro-organismos dando uma perfeita biologia e criação de algas comestíveis pelas espécies que dentro dele habitam.
Qualquer dúvida ou comentário ou dica serão bem vindos.
Estarei em seguida postando imagens do meu Aqua! Valeu!! | |
| | | Donatelo Iniciante
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Seg 28 Jul 2014 - 1:07 | |
| Como prometi, aí está a foto! Breve postarei mais. Dúvidas ou dicas serão bem vindas . [MG] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
| | | norby Admin
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Seg 28 Jul 2014 - 14:31 | |
| Boas, O Aquario está a modos que espectacular! Que peixes são esses que se veem na foto? Mantenho tanicties albunubes e corydoras paleatus, com a minha tartauruga. As 3 especies coexistem e os peixes reproduzem-se (Apercebi-me á dias de uma 'ninhada' de tanicties). Todos os anos no fim da Primavera passo os guppies de um aquario de 60l, que tambem uso para reproduzir os tanicties, para o aquaterrario. Este ano foram talvez uns 100. Duraram mais que o habitual, talvez um mesito. A minha pergunta é esta, já mantens essa especie á muito tempo com a tartaruga? Os peixes sao esguios ou pacatos? É que com uma tartaruga todo o cuidado é pouco... e com o crescimento ainda pior... Não sei se duraram muito... Como fazes para as limpezas com essas pedras, sao esteticamente bonitas, mas pouco practicas para um habitat com tartarugas, e para as limpezas frequentes... Ainda ontem no Tpa tive que refazer a decoraçao, esta ano ela está particularmente activa, já nao é a primeira vez... Que filtro utilizas? | |
| | | Donatelo Iniciante
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Seg 28 Jul 2014 - 21:47 | |
| Olá meu amigo! Pois bem, os peixes da foto são Platys. Os coloco não para viverem em sociedade, e sim para servirem de alimento vivo pra minha elegans usar seu predadorismo e caçá-los.
Os peixes que crio para que vivam em uma comunidade mista são os Ciclídeos Africanos e Americanos. Não sei se os conhece, mas são ágeis e agressivos. São peixes territorialistas e adoram viver entocados. Nada que incomode o cágado, que continua sua vida normal sendo o líder da cadeia alimentar. E do contrário, o cágado ainda não avançou nos ciclídeos. Eles ainda mantém relações bem próximas sem nenhuma tentativa de dar o bote.
Quanto a manutenção... uso um sifão para remover excesso de impurezas do fundo, fazendo, consequentemente, troca parcial de água. Não há necessidade de aspirar todo o fundo, já que é no cascalho que as bactérias se aderem pra formar a biologia natural.
Como filtro uso um Canister que bombeia 1400L/hora. Dentro dele só uso manta acrílica. Nada de carvão e muito menos de cerâmica (que tem o mesmo objetivo do cascalho).
E gostei da sua idéia de procriar peixes. Gostaria de fazer o msm para fonte de alimentação do meu cágado, que quase já não mais come ração (pelo menos n vejo come do). Pode me explicar como faz para procriar?
Grande abraço! | |
| | | Donatelo Iniciante
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Seg 28 Jul 2014 - 21:54 | |
| Em breve postarei mais fotos e criarei uma página no facebook para que possamos montar uma rede social compacta. Vcs do site poderiam fazer o mesmo, oq acham? É melhor pra compartilhar fotos e vídeos. Fica a dica. | |
| | | CocaCola Iniciante
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Seg 28 Jul 2014 - 22:26 | |
| E já têm, mas é muito raro postarem lá coisas. | |
| | | norby Admin
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Ter 29 Jul 2014 - 9:12 | |
| Boas, No aquaterrário nao tenho grandes cuidados com a procriaçao, para alem das manutençoes rigorosas. Tpa´s quinzenais e limpezas de filtro mensais. Estamos a falar de um habitat com 500L. A procriação é uma especie de prémio, e para mim é sinónimo de um habitat equilibrado. Os timmings são diferentes. As Corydoras que são ai da América do Sul reproduzem-se na Primavera (é ver o 'caviar' por todo o lado). Os Tanicties reproduzem-se por esta altura, como referi tambem os reproduzo num aquario de 60L, e ai com eles é onde tenho mais sucesso. Se nos quiseres fazer uma visita no Facebook dá um salto á nossa pagina: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Penso que um fórum se adequa melhor á partilha de informação com uma melhor interacção. No entanto podes fazer as publicaçoes que entenderes. Coca Cola a pagina está activa e é actualizada várias vezes por semana, inclusivé até com muito feedback nos posts e na própria pagina. Ultrapassamos por estes dias o marco dos 500 gostos. | |
| | | Donatelo Iniciante
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) Qua 30 Jul 2014 - 23:08 | |
| Aspecto noturno. Uso uma lâmpada BlueFish por poucas horas para desacelerar aos poucos o metabolismo dos peixes e do cágado. Natural, pois o dia não escurece de uma hora pra outra. [img] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img] | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Aquaterrários (fotografias) | |
| |
| | | | Aquaterrários (fotografias) | |
|