Boa noite pessoal, tenho á 1 ano duas tartarugas pequenas, cuja espécie é graptemys pseudogeographica kohni, compreias com cerca de 4cm cada uma e já vão por volta dos 8cm, e hoje por mero acaso a minha avó, decidiu livrar-se de uma já grandinha com cerca de 15cm uma pseudemys nelsoni, decidi então traze-la para junto das minhas duas pequenitas, coloquei a pseudemys junto das duas, e esperei para ver qual a reacção dos dois lados, pareceu-me tudo bem, não deram importância, passada uma hora, a minha mãe chama-me aflita, e quando chego ao quarto vejo a pseudemys a ferrar na cabeça de uma das pequenitas e a abana-la toda (semelhante ao que os tubarões fazem ás suas presas), isto é um comportamento normal? toda a minha vida tive tartarugas de espécies diferentes misturadas e nunca vi nada semelhante!
Peço desculpa se inseri este tópico no local errado, mas foi o que me pareceu mais viavel.
Na minha opinião é um comportamento normal, a diferença da idade, tamanho e peso é grande. Acho que ela gostava mais de ficar sozinha no aquaterrário. Já a retiraste das outras? A que foi atacada está muito mal?
Retirei imediatamente as duas graptemys e o meu goldfish para uma caixa de arrumação mais pequena, e deixei a pseudemys no recipiente maior, na minha opinião, a pseudemys não estava habituada a ver outras tartarugas, e como os meus avós lhe davam carne (frango, presunto, etc) tenho o pensamento legitimo que terá virado canibal ... não sei heheheh. A que foi atacada está irrequieta mas não tem lesões fisicas aparentes.
Eu hoje por acaso pensei em comprar outra, mas depois pensei que pudesse haver sarilhos e pouco espaço quando crescessem. E para já não consigo comprar outra casa para comprar uma nova. Gostaria ter uma corcunda, mas se calhar só daqui a uns meses.
Eu comprei um aquário de 80cm para as minhas duas pequenitas, mas foi um erro, pois elas vão ficar demasiado grandes, e 80cm não vai ser suficiente para as duas, por isso o aquário vai ser para fazer um comunitário para peixes, as tartarugas quando crescerem logo se vê, mas não me queria desfazer delas ...
Tartaruga linda!! Por acaso tenho visto muitas chinnemys naas lojas de animais ultimamente e estive mesmo para comprar duas ou 3, mas lá está não tenho mais espaço o que me deixa triste!
Eu tenho um terraço 6x6 metros, estou a pensar fazer um laguinho quando ela crescer e deixa-la lá. E depois comprar outra para o aquaterrário que ela está agora
Na minha opinião acho que as ataca por ser mais velha...pode não ter nada a ver com o que eu disse mas é a minha opinião... Podes ir tentando junta-las aos poucos ,e claro tens de estar sempre a vigiar e pronto a entrevir caso alguma se lembre de morder outra...depois voltas a mete-las nos aquarios...se isso for resultando durante muito tempo acho que as podes meter juntas,e melhor esperares por opiniões de membros mais exprientes que eu