Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
dúvidas de iniciante EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
dúvidas de iniciante EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
dúvidas de iniciante EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
dúvidas de iniciante EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
dúvidas de iniciante EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
dúvidas de iniciante EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
dúvidas de iniciante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
dúvidas de iniciante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
dúvidas de iniciante EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 dúvidas de iniciante

Ir para baixo 
+3
vitor
jpeaaa
nunoni
7 participantes
AutorMensagem
nunoni
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 10:21

Olá, eu sou aquariofilista de peixes de água quente há anos, mas os meus filhos começaram a moer-me o juízo para comprar uma tartaruga, e estou a ver se aprendo. Tenho um aquário de 90x40x40 que neste momento só tem uns guppys, e que portanto posso libertar para esse fim. O aquário tem filtro externo cicladíssimo há anos, aquecimento. O que eu faria seria baixar o nível de água, mudar a decoração, tirar plantas não compatíveis, deixar as outras (para eventualmente servirem de comida)

As minhas dúvidas para já são:

1. A lâmpada UV-B 5.0, serve uma daquelas fluorescentes compactas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

a) A potência de 26W é adequada?
b) a que distância tem que estar da zona seca? 10 cm chega? Mais?
c) quanto tempo por dia deve estar ligada?

2. O filtro externo já faz circulação de água, claro, mas as tartarugas gostam de muita corrente? Devo meter uma bomba de água extra dentro do aquário para criar mais corrente?

3. O aquário está tapado, já percebi que as tartarugas não gostam de humidade por causa dos fungos; mas vi aqui neste fórum vários aquários em móveis, tapados. Eu neste momento tenho uma ventoinha de computador a extrair ar do aqua para fora, o que diminui muito a humidade (não ha condensação na tampa!). Pode ficar assim?

4. A água deve ter alguns parâmetros especiais, em termos de pH e dureza? Neste momento tenho água ligeiramente ácida pH 6.8 e de dureza baixa/média.

5. Finalmente; neste momento o fundo do aquário está coberto por 4 ou 5 cm de areia fina (1 a 2 mm de tamanho de grão). A tartaruga vai comer?! E vai cavar buracos?

obrigado!


Última edição por nunoni em Sex 10 Set 2010 - 10:59, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.verdebranco.net/index.html
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 10:54

1- Sim, serve e pode usar candeeiros baratos e fáceis de encontrar.
a) Também existe de 13W, que é mais económica e funciona da mesma maneira.
b) Deve estar até 30cm, mas eu penso que entre 10-20 deve ser o ideal... Nem muito baixo (pois elas esticam muito o pescoço) nem muito alto.
c) Podes fazer +- como a luz solar... No verão umas 12h e no Inverno umas 9/10h...

2- Penso que preferem águas mais calmas, não há necessidade de bombas extra.

3- Sim, pode ficar... O problema da humidade é mesmo os fungos. Claro que destapado fica melhor... Com o tempo tentas fazer qualquer coisa para destapares e prontos.

4- Penso que não. As tartarugas habituam-se muito bem à água... pH, kH, gH e CO2 é mais para peixes e plantas. Entre 6 e 8 deve estar bom...

5- Comer penso que não... Há tartarugas que preferem ter areia fina... Pessoalmente não tenho porque dá mais trabalho na manutenção mas não deve haver problema em ter...
Ir para o topo Ir para baixo
vitor
Iniciante
Iniciante
vitor


Mensagens : 229

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 11:44

O jpeaaa, já te disse o essencial, mas falta algumas "coisitas",.....



Queres juntar a tartaruga com os guppys ? Não faças isso, se não as suas caudas lindas, passam à história.
Enquanto à humidade, penso que só ganhará fungos se o filtro não estiver a funcionar correctamente, porque ganham fungos com a água suja.
Não metas o aquário com areia, porque ela de certeza que vai come-la, originando problemas intestinais e acabar por morrer....Eu pensei em por fora e resolvi tirar...

Se tiveres mais dúvidas, não hesites em postar.


cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Chewy
Iniciante
Iniciante
Chewy


Masculino Mensagens : 110
Idade : 34
Localização : Esposende

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 12:03

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui podes ver que elas utilizam materiais de balastro para a digestão... mas a areia de um aquário não é recomendada... "pois tem bactérias que não são compatíveis com as que elas tem no intestino..." (pelo menos esta é a minha teoria ) na natureza sim existe um certo balanço mas num sistema fechado como um aquário o sistema imunitário dos animais torna se mais frágil...
Ir para o topo Ir para baixo
nunoni
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 12:28

obrigado!

hmmm.... o cálcio, vem da comida normal (os sticks), ou mete-se extra género o osso das lulas que eu dava aos periquitos quando os tinha há muitos anos atrás Smile

Os guppys já sei que alguns vão virar comida... mas é que são mesmo muitos, e eu não tenho só este aquário com peixes! Mas, penso manter muitos esconderijos, troncos e pedras, de modos a que os peixes tenham uma boa chance; se não der, tiro os peixes e pronto.

Mais uma vez obrigado quando tiver mais dúvidas posto!


Última edição por nunoni em Sex 10 Set 2010 - 12:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.verdebranco.net/index.html
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 12:45

o calcio podes dar osso de choco, ou lula, mas se quiseres algo mais pratico existem a venda umas pedras de calcio em forma de tartaruga que se poe na agua e se dissolvem lentamente
Ir para o topo Ir para baixo
vitor
Iniciante
Iniciante
vitor


Mensagens : 229

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 12:49

Nem todas as tartarugas aceitam bem a areia dentro do organismo, e como elas a comem sem parar provoca graves consequências.
Ir para o topo Ir para baixo
nunoni
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 15:20

OK, então mais uma pergunta; a loja de animais da minha zona é uma daquelas lojas de bairro, as tartarugas que vendem são as chapa 1, que tenho ideia que crescem até aos 25-30 cm. A prazo, 90 cm não vai chegar.

Há espécies mais pequenas, que sejam atractivas (afinal é para os meus filhos!), e que não necessitem de cuidados extra especiais, e que se consiga comprar em Lisboa? Já agora, que lojas aconselham?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.verdebranco.net/index.html
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 15:32

as tartarugas têm uma esperança de vida bastante longa pelo que, mais tarde ou mais cedo irão atingir uma dimensão considerável tipicamente uns 30 a 40 cm (depende, e muito, de cada espécie). ou seja, é bom que se tenha isto em atenção quando se decide adquirir uma tartaruga para que depois não haja a tentação de libertar em rios/riachos ou lagos...
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 15:41

uma tartaruga pequena e que nao de muito trabalho e a tartaruga almiscarada, nao vai alem dos 15 cm nesse aquaio podias ter 2, mas atençao que cheiram mal e nao podem ser mantidas com agua muito alta
Ir para o topo Ir para baixo
TeddyBear
Iniciante
Iniciante
TeddyBear


Feminino Mensagens : 273
Idade : 36
Localização : Leiria

dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante EmptySex 10 Set 2010 - 16:01

nao conhecia essa especie, mas ja tratei de pesquisar Very Happy tem algumas curiosidades diferentes Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





dúvidas de iniciante Empty
MensagemAssunto: Re: dúvidas de iniciante   dúvidas de iniciante Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
dúvidas de iniciante
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» duvidas iniciante
» Dúvidas de Iniciante
» DUvidas de Iniciante
» Duvidas de iniciante
» Duvidas de iniciante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: