Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Que tipo de solo? EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Que tipo de solo? EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Que tipo de solo? EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Que tipo de solo? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Que tipo de solo? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Que tipo de solo? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Que tipo de solo? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Que tipo de solo? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Que tipo de solo? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Que tipo de solo?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQui 17 Abr 2014 - 14:33

Olá e boa tarde a todos os foristas,

Desculpem a pergunta, e muitos dirão que já foi respondido, mas a verdade é que as respostas sobre este tópico não são coeerentes nem explicitas por isso a pergunta que coloco é a seguinte:
Que tipo de solo devemos colocar num terrario terreste?

Turfa...ok.Mas é aquela que se compra nos hortos e supermercados?Terra normal em sacos?Não me parece boa ideia pois não sabemos de certeza se não conteem adubos e outros produtos toxicos.
Areia da praia? Hum....é salgada...poluida na sua maior parte das vezes Sad
Areia do rio? Pode ser...mas não terá micro-organismos prejudiciais para as quais estas tartarugas criadas em cativeiro não tem defesas?(passa aqui mesmo um rio na  minha propriedade)
Casca de pinheiro? Já li que não........
Peletes? Ok...mas peletes proprias não as que se vendem em supermercado para lareiras certo?

Fico com esta duvida...de momento a minha miúda está num grande aquario transformado em terrario, apanha sol toda a manhã, a temperatura média é de 28 graus...mas sinto-me triste porque tenho receio de colocar alguma coisa no chão, que sei que ela iria adorar...apenas tem umas pedras grandes, uma banheira,  um comedouro e uma casinha.

Vivo numa quinta onde faço cultura biologica e sei que o meu solo é limpinho de produtos tóxicos (só tem estrume de vaca) mas a terra é muito barrenta e mesmo assim tenho receio.

Alguma sugestão SEGURA para cobrir o solo ou estou só a ser medricas em usar os recursos naturais existentes no nosso Pais?

Agradeço muito as sugestões que me possam dar!
Muito obrigada
Maria josé

Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Masculino Mensagens : 2492

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQui 17 Abr 2014 - 18:33

O mais importante que não indicaste é a espécie, pois o substrato adequado a tartarugas terrestres difere muito, dependendo da espécie  Idea 
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQui 17 Abr 2014 - 19:35

Boa tarde RP,
Obrigada pela resposta Smile
Na verdade não sei que espécie é, foi uma oferta e ficaram de me entregar os papeis com o registo e nr.de chip mas até hoje ...népia!
Eu nao percebo nada de tartarugas..tive um cágado em miuda durante 15 anos, o Xico , e era uma joia.Andava em casa como um cão, comia á mão, hibernava atrás do frigorifico, subia para as nossas pernas quando queria comer carne..enfim...era um amor.
Agora só tenho gatos e cães (muitos.......) e vivo numa quinta mas confesso que esta miuda veio baralhar-me toda.Ela está bem, come bem e muito.É bastante activa..meiguinha..mas receio pela minha inexperiencia coloca-la em risco.
Aqui vai uma fotografia da miuda.
Obrigada pela ajuda que me possa dar Smile
Abraço
Maria JQue tipo de solo?  border=" />osé
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQui 17 Abr 2014 - 19:36

Que tipo de solo? Bhgn07
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQui 17 Abr 2014 - 20:23

É uma Agrionemys horsfieldii, chamada comummente tartaruga russa.

Deve ter um substrato composto por fibra de coco, misturado com areia e cascalho.
Deve-lhe ser proporcionado altos e baixos (declives), pois é trepadora, substrato não húmido, com pedras, mesmo que grandes, para gastar as unhas. Profundidade do substrato: 10 cms a 20 cms, pois também se pode enterrar.
Esta tartaruga hiberna e é uma das mais resistentes das terrestres, adaptando-se bem ao clima português. Wink
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySex 18 Abr 2014 - 7:15

Bom dia Smile
Muito obrigada pela resposta tão completa RP.
Assim sim, fico a saber que miuda é esta e como tratar dela Smile
As pedras tenho-as bastante grandes pois o aquario que tinha era de ciclideos.
Ontem já desinfectei as pedras com lixivia e está tudo a postos para fazer a "suite" da miuda Smile
Depois mando fotos !!!
Esse substrato vende-se nas lojas da especialidade?
Já pensei em fazer um terrario exterior visto que vivo numa Quinta mas depois pensei...hum..melhor não.
Aqui existem cobras, lagartixas, ratazanas, falcões e até ás vezes raposas.Prefiro não arriscar.
O aquario que tenho é bastante grande (120 L ) e coloquei-o na cozinha da casa do forno onde está sempre quentinho e apanha sol,  mas agora que me deu essa informação penso se poderia coloca-lo numa varanda exterior para estar mais perto de nós,  mas no inverno as temperaturas baixam muito (cerca de 5 graus) ...ando mesmo baralhada.
Muito obrigada de novo pela ajuda!!! Sugestões e informações são sempre bem vindas RP.
Um abraço
Maria josé
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySex 18 Abr 2014 - 14:38

Esta tartaruga hiberna, por isso é perfeitamente possível colocá-la em exteriores.
A fibra de coco vende-se nas lojas de animais e é barato, vem compactada, depois mete-se umas 6 vezes de água para descompactar. Wink
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySex 18 Abr 2014 - 18:27

Obrigada RP Smile
Estive a ver hoje no site da "Tienda Animal" uma série de produtos para tartarugas.
Vou investigar melhor todos os produtos.
Muito obrigada mais uma vez Smile
Maria jose
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySáb 19 Abr 2014 - 18:46

Já há mais de 2 anos que compro na TiendaAnimal e nunca tive problemas, pelo contrário, chegam a enviar em 1 dia para Lisboa (compro tanto a raçaõ da cadelita, como material para tartas). Wink

Força aí, Maria José! Wink
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyDom 20 Abr 2014 - 11:12

Obrigada RP,
Estive a ver com muita atenção tudo o que me apareceu sobre tartarugas terrestres e acho que vou encomendar umas coisinhas, tipo :solo, comidinha, vitaminas, etc...
A informação sobre o facto de ela ser muito resistente veio-me aliviar muito! (atºe agora tinha o aquecimento ligado dia e noite...)
Já tomei a decisão e vou colocar o aquário na varanda de cima, mais pertinho de mim Smile
Até parece que só tenho esta miuda, mas na verdade ( e como vivo numa Quinta) tenho...33 gatos, 5 cães e 2 papagaios ...é dose não é?
Nunca encomendei nada da Tienda Animal, tenho um fornecedor proprio para a comida dos patudos e a dos papagaios compro aqui numa Mercearia, cujo senhor faz uma mistura fenomenal!
Vou experimentar e quando a suite da miuda estiver pronta mando fotos ok?
Um abraço e mil vezes obrigada pela preciosa ajuda que me tem dado Smile
Maria josé
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

Masculino Mensagens : 1430

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyDom 20 Abr 2014 - 20:39

Então se tem animais e é de Santarem conhece a Avisan onde estão sempre várias lojas nacionais de exóticos e assim poupa nos portes, o problema é ser só lá mais para o fim do ano.
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyDom 20 Abr 2014 - 22:48

A Avisan é no CNEMA mas é la para o fim de Novembro.
Na verdade nunca lá fui pois encomendo a ração para os meus patudos directamente do fornecedor e a entrega é gratuita mas este ano vou ver se dou lá um pulinho Smile
Obrigada pela lembrança!!! Smile
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySeg 21 Abr 2014 - 8:15

33 gatos, 5 cães, 2 papagaios e uma tartaruga, sim, é dose... Maria José... e só mesmo de uma pessoa que ADORE animais!
Força nisso e então quando houver oportunidade, põe umas fotozitas, para nós apreciarmos ! Wink
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySeg 21 Abr 2014 - 8:26

Bom dia RP,
Vou colocar sim, estou ainda á espera dos materiais Sad
Estive a pensar que como vai levar ainda uns bons 10 a 15cm de terra poderia colocar plantas naturais que acha?Ficava giro não era?Tenho que fazer uma pesquisa para saber que tipo de plantas não são toxicas para ela...
Li que elas gostam de trevos e aqui tenho muitos (até de 4 folhas Smile ) mas a miuda não lhes toca...o que ela gosta mesmo, mas mesmo muito, é de tomate (!?)
Enfim...manias! Wink
Obrigada mais uma vez e desejos de um excelente dia! Smile
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptySeg 21 Abr 2014 - 20:02

Tomate não lhe faz muito bem.
Trevos sim.
Deves ter serralha, que é muito boa!
No site TortoiseTable encontras uma boa listagem, mas é preciso colocar os nomes científicos, ou então os nomes comuns em inglês.
Quanto a plantas naturais dentro do terrário, é sempre bonito, mas a maior parte das vezes elas comem, ou derrubam, são umas malucas! Wink
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyTer 22 Abr 2014 - 6:37

Bom dia RP Smile

Vou ter que falar com a Ministra das Finanças a dizer para ela aumentar o imposto  do tomate porque é um alimento que faz mal á saude das tartarugas Wink(Desculpa, não resisti a gozar.. )
Ontem fui a uma loja aqui para ver se eles já tinham recebido a minha encomenda...afinal arranjaram-me um pequeno saco(4 l=4,05€)  de cascas de pinheiro tamanho large e disseram-me : "ah..agora desfaça em bocadinhos com uma pedra.." No comments!
Resumindo, hoje vou ver se me sento com calma a ver a Tienda Animal e vou encomedar tudo de lá caso contrário a miúda nunca mais tem a suite mobilada Wink
Serralha é o mesmo que dente de leão? Se é Aqui tenho muito...Smile
Também já li que elas podem comer petalas de rosa, sabes se essa informação é correcta?
Se assim for a minha miuda vai ter as refeições mais coloridas de sempre pois tenho um grande roseiral Smile
Vou ver agorinha mesmo o site TortoiseTable para ter uma ideia melhor.
Mais uma vez obrigada pela tua disponibilidade em me ajudar, tens sido fantastico!
Tem um bom dia ! Smile
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyTer 22 Abr 2014 - 7:53

Dente-de-leão e serralha são diferentes mas ambos EXCELENTES para as tartarugas (porque contêm muito cálcio e ainda porque a percentagem de fósforo é inferior à de cálcio).

Vê imagens por:
dente-de-leão = Taraxacum oficinalis
serralha = Sonchus oleraceus

E já agora, como eu tenho alguns kgs de tartarugas terrestres para alimentar, quanto levas de portes de envios para Lisboa ?! AH AH AH AH
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyTer 22 Abr 2014 - 12:55

Olha, mando-te de graça, no problem.
Agora por aqui começou a chover e não posso ir tirar fotografias das plantas mas assim que parar tiro e envio-te.(isto está muito escuro e cada vez pior...)
Aqui tenho muitas plantas...então trevos posso enviar-te aos kilos!!!! (também comem as flores dos mesmos?)
Eu é que sou uma "maricas" e tenho receio de não saber identificar bem as plantas!
Aquele cacto que tenho visto nas imagens dos sites( se for aquele que dizem dar os "figos do Diabo" )...xi....tenho aqui uns do tamanho de uma arvore!
Se me disseres quais as plantas que elas mais gostam eu encomendo num horto e planto pois tenho muito espaço e depois envio-te Smile (achas que se podem congelar?)
Hoje comprei uma "ração" da ZOOMED e ela gostou.
Quantas tartarugas tens?A minha é pequenina..tem 11cm.
Abraço Smile
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyTer 22 Abr 2014 - 19:48

Tenho 20 e tal tartarugas, faço criação de 3 espécies, com tendência a aumentar para 5 espécies.
Tenta ver no TortoiseTable as plantas que devem ou não ser dadas. Depois é uma questão de colocar o nome no Google e vês muitas imagens até teres a certeza.
Por exemplo, tenho quase a certeza que também tens aí malva, que lhes faz bem (mallow em inglês).
Mesmo nos trevos, há umas espécies que não são aconselhadas, por isso é preciso 1.º reconhecer a espe´cie.
O cacto Opuntia ficus indica chamado comummente figueira da Índia, tem um bom rácio cálcio/fósforo; retirando os espinhos, podes dar. E até a flor e o fruto.
A grande verdade aqui é que devemos dar variedade de entre os alimentos que lhes fazem bem, nunca dar sempre o mesmo alimento, nem consecutivamente o mesmo alimento, cada refeição deve ser composta de pelo menos 3 coisas diferentes.
Quanto a congelar há coisas (poucas ) que podem ser congeladas, agora não te sei dizer quais, pois não estou a congelar nada, a não ser osso de choco EH EH
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQua 23 Abr 2014 - 7:03

Bom dia RP Smile

20 tartarugas e fazes criação?Os teus terrarios devem ser uma maravilha!
Manda uma foto para eu ter uma ideia pode ser?
Ontem fui ao TortoiseTable e vi lá , na sessão Plant Categories, uma série de plantas que tenho por aqui.Muitas mesmo!
Sim, malvas tenho muito e ovo de choco também por causa dos papagaios...estás a falar a sério?Elas comem ovo de choco?Tás a gozar comigo... Wink
Hoje está de novo a chover Sad mas de qualquer forma vou tentar tirar umas fotos das plantas e se vires alguma coisa interessante dizes que eu envio só não sei é se chegarão frescas.. Sad
Diz-me uma coisa...posso por daquela terra que se compra em sacos no Aki?
Eles dizem que é substrato biologico e a composição é : Substrato elaborado à base de Húmus - Siro®️ Húmus, Turfas loiras seleccionadas, Siro®️ Húmus de Minhoca e Fertilizante orgânico biológico. Características físicas e químicas pH em CaCl2: 6,0 - 6,8 Humidade: 55 - 65 % Condutividade: 0,8 - 2,5 CE M.O. > 70% Azoto (N): 160 - 250 mg/L Fósforo (P2O5): 260 - 300 mg/L Potássio (K2O): 400 - 600 mg/L.
Seria optimo pois estou a ver que vai ser dificil encontrar por aqui terra apropriada para a miuda...
Obrigada mais uma vez e fico á espera das fotos Smile
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyQua 23 Abr 2014 - 7:47

Fotos das minhas tartas tenho espalhadas aí pelo fórum, terás que procurar...
Fotos de plantas não me mandes pois eu não sou grande coisa na identificação, conheço umas quantas, mas não muito... podes criar um tópico especifico, para aparecer alguém que perceba e identifique.
Osso de choco podes dar, pois tem muito cálcio. Umas comem, outras não, depende. Normalmente as minhas fêmeas adultas querem quando andam em reprodução, para compensar o cálcio "perdido" nos ovos.
Essa terra tem muitos nutrientes. Devia ser terra estéril, mas também ainda não encontrei em Portugal... Normalmente damos fibra de coco, que se encontra à venda em lojas de animais, vem compactada em retângulos (há da Trixie, da Exoterra, Namiba, etc).
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyDom 27 Abr 2014 - 19:23

Ola RP, desculpa a demora na resposta mas tenho tido por aqui umas complicações de saude com um gato e uma cadela (sim..a miúda é mais um dos muitos animais...)Dois internados..enfim..um caos!parece que tudo cai ao mesmo tempo Sad
A minha miuda já está na suite--ainda falta muito..fiz o que pude com o que tinha á maõ e com os teus conselhos, falta a casinha entre outras coisas.
Baptizei-a de "xica da siva" (personagem famosa... Wink ) em homenagem ao cágado que tive em miuda durante 9 anos e que dormia (literalmente) comigo Smile
Aqui mando umas fotos, durante o dia é complicado pois reflecte no vidro muitas imagens....vou tentar mais para a noite,
Mas o que interessa mesmo é que a Xica ficou super feliz no novo apartamento Wink
Abraço,
Maria José[img]Que tipo de solo? 346xjdg[/img]
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyDom 27 Abr 2014 - 19:26

Outraa foto melhor

[img]Que tipo de solo? Jra05h[/img]
Maria Jose
Iniciante
Iniciante

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? EmptyDom 27 Abr 2014 - 19:28

Finalmente o "grande plano" da Xica...

[img]Que tipo de solo? Nwycup[/img]
Conteúdo patrocinado

Que tipo de solo? Empty
MensagemAssunto: Re: Que tipo de solo?   Que tipo de solo? Empty

Que tipo de solo?
Ir para o topo 
Página 1 de 1