Boas Leonor,
Ia corrigir o Kilava, mas já o fizeram as Corydoras chegam aos 7,8 cm apenas, os plecos é que em pouco tempo ficam ENORMES.
Fico contente com a tua pergunta. Começo por dizer que escolhi as Corydoras paleatus primeiro por ser um peixe pequeno, e depois esta subespecie, porque é a que melhor se adapta ao frio, e eu optei por nao ter termostato.
Para te ser sincero o meu sucesso nao tem muita ciencia. Acho que é uma especie de premio (para mim) pelas condiçoes no habitat, e sinal que estao bem tratadas.
Vivem em 500l e tem trocas de agua 25,30 % quinzenais e limpezas de filtro mensais. Tem madeira que julgo ser um requisito importante para as corydoras, e plantas artificiais porque nao pode ser de outra forma e uma vez que no topo do ecossistema está uma Hieroglifica adulta.
Esta época é propicia as posturas, as vezes tenho carradas e carradas de ovos (tipo caviar), pelo fundo do aquario, nos troncos, nas plantas, junto ao fio do termometro...
A 1ª vez que me apercebi, da sua reproduçao, foi muito bom ver aquelas pequenas replicas do pais, tipo com 1cm ou coisa parecida. É preciso algum exercicio de atençao e paciencia para dar com elas no aquario, mas sem duvida é revigorante...
Montei o aquario em 2007 (acho), e tenho tido sempre uma populaçao estável de cerca de 10, 11 elementos, de 9 elementos iniciais.
Não é muito habitual vê-las em cardume, mas ás vezes por ex.º nos TPA´S é bonito vê-las juntas.
É um peixe que eu gosto muito, faz lembrar mesmo aqueles gatos comuns que se ve por ai, quer pelos bigodes quer pela coloraçao.
Já a minha mulher diz que são feias...