Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Lago jardim do RMP

Ir para baixo 
+8
SandroA
EduGomes
smokinadjoy
kilava
Konigvs
J.Santos
Ryuuku
RMP
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 30 Dez 2013 - 20:44

Pois lol. não quero pôr muro no meu jardim  Smile Com bambu talvez funcione. Até março, irei pensar no que fazer. As leprosas são conhecidas por serem excelentes trepadoras. E são mesmo boas  lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 30 Dez 2013 - 20:47

Tambem podes encomendar do futuro umas barreiras invisiveis, para nao deixar a tarta fugir.. xD

A ideia do smoki ta fixe Very Happy mete bambus!
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 30 Dez 2013 - 20:48

sim a ideia é fixe , mas pode nao funcionar , mas tenta Wink
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 30 Dez 2013 - 20:49

se calhar até faço isso para o ano que vem  cheers cheers cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 18:12

Pessoal irei remover o lago que tenho para outro local. Esta mudança deve-se ao facto de passarem imensos carros onde vivo, perturbando as tartarugas. Irei pôr na parte de trás da casa.

Comprei ontem sementes de malva, dente de leão e agrião. A questão é que percebo pouco de plantas e não sei como devo plantar.
Ir para o topo Ir para baixo
Sportinguista_2013
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 129
Localização : Lisboa

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 19:20

RMP escreveu:
Pessoal irei remover o lago que tenho para outro local. Esta mudança deve-se ao facto de passarem imensos carros onde vivo, perturbando as tartarugas. Irei pôr na parte de trás da casa.

Comprei ontem sementes de malva, dente de leão e agrião. A questão é que percebo pouco de plantas e não sei como devo plantar.

No pacotinho das sementes costuma trazer as instruções de plantação. Eu pessoalmente tenho-me dado bem com todas as espécies a fazer sementeiras em casa (a janela da cozinha apanha bastante sol) e transplantá-las para a terra quando têm tamanho suficiente para sobreviver à praga de formigas que tenho no quintal Wink 

Quanto à cerca, se quiseres investir podes por acrílico transparente do lado de dentro da cerca, assim ela não tem ponto de apoio para fincar as unhas.
Podes também optar por azulejo, como já aqui disseram, ou outro tipo de pavimento liso. É uma questão de escolheres uma cor semelhante à madeira para ficar mais bonito. Também há pavimentos de linóleo ou mesmo soalho flutuante. Os mais baratos costumam ser mais cola que madeira, eu própria tenho algumas tábuas perdidas no quintal que têm resistido bastante bem à passagem do tempo, ehehehe.

Eu sou fã de passear pelo AKI, Leroy e companhia para ver que materiais tenho à disposição, de certeza que até Março encontras alguma coisa que te agrade e que seja à prova de tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 19:27

Sim, lá tem as instruções. Mas mesmo assim percebo pouco  lol! Tenho que ver qual será a melhor opção para a cerca.
Ir para o topo Ir para baixo
Sportinguista_2013
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 129
Localização : Lisboa

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 19:29

RMP escreveu:
Sim, lá tem as instruções. Mas mesmo assim percebo pouco  lol! Tenho que ver qual será a melhor opção para a cerca.

Que instruções é que tem? Se quiseres podes por uma foto, que a malta ajuda Wink 

Mas normalmente tem os meses em que podes semear, a profundidade e a distância entre plantas.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 19:31

Tem isso tudo. Mas por exemplo, posso plantar os agriões na beira do lago?
Ir para o topo Ir para baixo
Sportinguista_2013
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 129
Localização : Lisboa

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 21:43

RMP escreveu:
Tem isso tudo. Mas por exemplo, posso plantar os agriões na beira do lago?

http://www.hortas.info/como-plantar-agri%C3%A3o

Tudo o que precisas de saber do agrião. Confirma se a espécie é a mesma, normalmente o nome científico também vem na saqueta.

No caso do lago, se não quiseres sujar muito a água podes colocar os vasos na parte mais alta do lago e enches até chegar à base dos vasos, para terem sempre humidade e ficam de fácil acesso às tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptySeg 17 Fev 2014 - 23:18

Obrigado pelas dicas..
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 10:38

Deixei de receber notificações deste tópico não sei porquê, quando até escrevi logo no início quando foi criado. De qualquer das formas o lago está muito porreiro, só que essa tartaruga não deveria estar aí

Não vamos andar a chamar a atenção de pessoas que aqui colocam tópicos porque encontraram uma tartaruga, sem saber do que se trata, e querem ficar com ela, e dizemos à pessoa que tem de ser entregue ao SEPNA e depois fechar os olhos a uma coisa destas. Fazem-se tópicos em que as pessoas relatam todos os casos que denunciaram, e depois "um de nós" cria um tópico, coloca alegremente a sua Mauremys, e quase ninguém diz nada em contrário e todos acham a tartaruga muito "simpática"???

Ou está tudo doido - que é o que me parece - ou então a sensibilização que o fórum faz não valeu de nada.

As espécies autóctones, estão em vias de extinção, e nenhum argumento é válido para as ter em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 10:57

Boas Konigvs,

O teu comentario mereceu o meu 1º gosto da nova ferramenta da reputaçao.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 12:37

Caro Konigvs, em primeiro lugar a espécie em questão não está em vias de extinção, deves estar a confundir com a outra espécie autóctone emys orbicularis.

Segundo lugar, a dita tartaruga estava em más condições e ofereceram-me para a tratar. De certeza que se tivesses na minha pele irias fazer o mesmo. Irias primeiramente informar a pessoa que ta deu que a tartaruga é uma espécie ilegal para se manter, irias também dizer que tinha que ser entregue ao SEPNA. Posto isto, a pessoa em questão, não iria ouvir-te e queria somente dar-te a tartaruga para ela ter uma vida melhor. Teve todos os cuidados médicos que precisou.

Terceiro lugar, os membros do fórum só denunciam as tartarugas ilegais quando elas estão em más condições. Não sei porque isto acontece, mas é aquilo que eu vejo.

Caso tenhas alguma pergunta, estou disponível para te esclarecer  Smile 
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 15:44

Boas RMP,

Nao posso deixar o teu comentario sem uma resposta.

Estas enganado se pensas que uma especie autotene está melhor nas tuas mãos do que na natureza, sejam as circunstancias as que forem, e custa-me até bastante aceitar que penses dessa forma, bem como estar a ter esta conversa com um utilizador com tao elevado n.º de mensagens e nivel de reputação. Afinal parece que nem um nem outro criterio atestam a seriedade e importancia que deviam transparecer..

Não estamos a falar de tartarugas de orelhas vermelhas, tipo carne para canhao num deposito atoladas, ou cujo destino se nao nas mãos de criadores responsaveis, discretos e preocupados é a eutanasia.

Em relaçao a este assunto, e nomeadamente á elegans da tua assinatura, tambem já o comentei contigo por pm.

Escusado será dizer que deves entregar o quanto antes esse animal a uma entidade competente.

Se queres mais tartarugas, mais ou menos exoticas - nao interessa-, deves recorrer a uma pet-shop.

Vou discutir internamente este assunto, nomeadamente no que diz respeito as autotenes. É provavel que surjam novas normas relacionadas com o tema.

Em relaçao a este topico muito provavelmente vai ser encerrado em breve.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 20:00

Norby eu nunca disse que aquela espécie estava melhor nas minhas mãos do que na natureza. Se estivessem na minha situação queria ver o que faziam. Ao menos expus a situação, porque provavelmente existirá muitas e muitas espécies ilegais de muitos membros deste fórum ocultas.

Não me rejo pelo sistema de reputação do fórum, porque sabes bem, que há aqui pessoal que possui uma grande "reputação" e tem experiência de 1 ou 2 anos com tartarugas. Eu já levo quase 10 anos de experiência, tanto terrestres como aquáticas.

Podes encerrar este tópico, e os tópicos que eu escrevi. A minha "chama" neste fórum está se a apagar e com base nos avisos, nas advertências, e o péssimo exemplo que estou a dar, cabe-me a mim dizer que visitarei este fórum como visitante e nada mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 20:13

Boas!

Vou deixar aqui a minha opinião:

Sobre o assunto da tartaruga ilegal, eu sem duvidas que ficava com a tartaruga.. epah.. pode ser ilegal.. mas digam me.. dao vos para as maos um animal que estava em mas condições, dao vos para que voces tomem a importante decisão de tomar conta dela...
E o RMP com toda a minha certeza, responsavel como ele é, eu confio melhor nele para cuidar do que entregar a uma associação que nem sequer sabemos o que vão fazer com a pequena...

Sobre a reputação.. o RMP tem muita razão.. eu não sei ao certo quanto tenho de reputação, mas tenho muito mais do que o RMP e sou um "miudo" no que toca a tartarugas.. nem tenho 1 ano com tartarugas.. por isso..

epah.. eu não queria que encerrasem o topico, porque adoro bastante o RMP, ele é um membro que sempre me respondeu nas minhas questoes, sempre me ajudou, é conhecido por levar as tartas dele ao vet varias vezes, muitas mais que mais de metade do forum, é preocupado com os bichos dele, e eu queria que mantessem o topico, porque eu adorava imenso ver as tartarugas dele no lago.. é algo que estou a espera, e penso que para ver isso tem de ser neste topico...

O rmp pode falar de forma mais "rude" se quiserem chamar assim, mas eu acho que é a maneira correta muitas das vezes.. porque as pessoas ficam a pensar de maneira diferente..
Epah rmp.. eu gosto bastante da tua participação, e gostaria que atualizasses na mesma os teus topicos, que continuasses a responder ao pessoal, e que continuasses com as tuas exelentes dicas que nos das Smile

Fiquem bem, abraço o/
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 20:37

Ryuuku concordo com o que tu disses te Smile

mas também nao posso te concordar com o norby e com o konivgs , depende muito de nos , alguns ficaram com o animal , outros secalhar entregavam , mas tb nao podemos condenar o RMP , cada um com a sua opiniao , mas nunca esquecendo do que é melhor para o animal...

Quanto a tua mudança , de apenas começar a passar aqui como visitante , não faças isso , sempre que precisam tu ajudas , acho que nao é preciso tomares essa decisao , mas tu é que sabes , sabes a minha opinião Smile

ficam bem ...
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyTer 18 Fev 2014 - 22:39

Boas,

Konigvs, fui o "quase ninguém" a relembrar o user de que a tartaruga era ilegal e que o seu habitat é na natureza. Costumo denunciar com regularidade casos em que as pessoas mantêm mauremys em cativeiro, e até publico pelo fórum as cartas que o sepna envia-me com as suas decisões, para sensibilizar as pessoas que elas também o podem fazer.
Em relação aos users do fórum alerto-os sempre, no entanto não os denuncio porque acho que as pessoas tem que ser conscientes e ter iniciativa de proceder à libertação da espécie na natureza, junto do SEPNA.
Falta de informação e sensibilização pelo fórum, não falta.
Porque se for denunciar as pessoas do fórum, isto vai ser a caça às bruxas, para além do mais a denuncia via fórum é muito mais complicada do que parece. Passo a explicar porquê:

Nas denúncias que efectuei as únicas que tiveram sucesso foram as que os vendedores de mauremys tinham o nº de telemóvel disponível no anuncio. Os que forneciam apenas o email a taxa de sucesso é nula. Além do mais o fórum não possui nº de telefones dos users, apenas endereços de email's. Ainda assim se a mauremys dos users não estão à venda como nos anúncios. E qual seria o propósito da abordagem do sepna sobre o utilizador? seria quase de certeza um falhanço, porque ia ser bastante estranho na minha opinião, não descurando o facto de estarmos a fazer uma boa acção.

Em relação ao deixares o fórum por um motivo destes, acho que não faz sentido, porque o benefício de a devolver á natureza é bem maior do que ficar com ela. Mas, como já te tinha dito compreendo a tua situação para com o teu parente, mas é algo que não se pode ignorar e é algo que tens que reflectir. E se conseguires convencer o teu parente do que é melhor para ela, automaticamente ficas convencido, e não ficas com esse fardo.

Este tipo de questões em relação às autóctones está a ser analisado internamente, e existem algumas possibilidades em cima da mesa, e irão ser reveladas novidades em breve.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyQua 19 Fev 2014 - 10:40

A questão das autóctones, no meu entender, nada tem a ver com legalidade ou falta dela, é simplesmente uma questão de senso comum, de defender a vida animal, ou pelo contrário, contribuir para aumentar o problema. E manter tartarugas reféns em casa, que se deveriam estar a propagar na natureza é aumentar o problema. Se cada português que tem uma Mauremys em casa, achar que não é um problema, pois afinal "é só uma tartaruga" então no total serão dez milhões de tartarugas nas casas das pessoas. E fico muito surpreendido que as pessoas, na sua grande maioria como se viu neste tópico, e mesmo estando toda a gente a par de toda a problemática das autóctones, achem que é perfeitamente normal ter tartarugas nativas em casa.

Se quem está muito bem informado, como estão as pessoas que frequentam este fórum, e que deveriam ser as primeiras a educar os outros e a fazer passar a mensagem, acham normalíssimo que alguém possa ter Mauremys em casa, então infelizmente acho mesmo que as autóctones estão condenadas a extinguir-se.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyQua 19 Fev 2014 - 11:39

RMP escreveu:
Norby eu nunca disse que aquela espécie estava melhor nas minhas mãos do que na natureza. Se estivessem na minha situação queria ver o que faziam. Ao menos expus a situação, porque provavelmente existirá muitas e muitas espécies ilegais de muitos membros deste fórum ocultas.

Não me rejo pelo sistema de reputação do fórum, porque sabes bem, que há aqui pessoal que possui uma grande "reputação" e tem experiência de 1 ou 2 anos com tartarugas. Eu já levo quase 10 anos de experiência, tanto terrestres como aquáticas.

Podes encerrar este tópico, e os tópicos que eu escrevi. A minha "chama" neste fórum está se a apagar e com base nos avisos, nas advertências, e o péssimo exemplo que estou a dar, cabe-me a mim dizer que visitarei este fórum como visitante e nada mais.

Da minha parte fico com pena se deixares de ser tao activo, mas a opçao será sempre tua. No entanto não é esse tipo de comentarios que me vai condicionar de dizer ou fazer o que deve ser feito. É para isso mesmo que cá estamos.  Para assegurar que a informaçao transmitida é a melhor possivel, bem como para dar o exemplo.

Parece-me que aqui já ninguem é criança. Espero é que realmente os avisos e as advertencias contribuam para uma mudança e que ela seja construtiva.

Uma coisa é certa, este tópico, e esta situaçao em particular, vai marcar uma mudança na abordagem do Fórum a este tipo de situaçoes.
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 33
Localização : Ílhavo-Aveiro

Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 EmptyQua 19 Fev 2014 - 15:46

Bem, eu quando vi isto era tarde e não tive tempo de escrever, mas acho que já está tudo dito!

Já agora, eu denuncio qualquer caso de Mauremys leprosa, estejam em más ou em boas condições..
E até agora a Sepna respondeu-me sempre e só uma ou duas vezes não conseguiram chegar aos proprietários!

Mas acho muito triste membros activos deste fórum com este tipo de mentalidade..
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lago jardim do RMP - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Lago jardim do RMP   Lago jardim do RMP - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lago jardim do RMP
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» lago de jardim - dúvida sobre bomba
» Construção do meu Lago no Jardim (Fotos, Dúvidas) ATUALIZADO!!
» O meu lago após 1 ano. Filtro caseiro/ rega jardim/ deposito 350 litros
» Apanhar sol no jardim
» o jardim zoológico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: