Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptySeg 6 Jul 2009 - 11:10

Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Habitat:O Tigre D´água cujo nome é relativo as listras amareladas presentes no animal é originário do sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, habitando principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim, ocorre também no Uruguai e nordeste da Argentina. Habitando preferencialmente pântanos, lagos, riachos e rios. Em inglês é conhecida como D'Orbigny's slider turtle. Podem atingir cerca de 40 anos de idade na natureza.

Reprodução:Os machos de Tigres dágua apresentam a cauda mais comprida e mais grossa que a das fêmeas, sendo que a cauda do macho é negra e a da fêmea apresenta as mesmas listas alaranjadas da cabeça. O macho é relativamente pequeno perto da fêmea, no máximo chega a medir 25 centímetros já as fêmeas atingem 35 centímetros, os machos tem a cabeça bem escura quase preta, a carapaça é toda manchada de amarelo, sendo muito difícil distinguir os desenhos da carapaça como ocorre com as carapaças das fêmeas. Desova entre 1 e 18 ovos por postura e ovos eclodem após 60 a 120 dias de incubação. Os filhotes saem dos ovos com cerca de 3 centímetros de comprimento. As tartarugas jovens nascem com um colorido mais "vivo", vários tons em verdes claro e cores mais amareladas, ao se tornarem adultos, sua coloração vai se tornando mais escuro, passando de verde para preto e amarelo para laranja.

Esta espécie difere de sua prima norte americana de orelha vermelha no aspecto das unhas compridas nos machos, pois os machos de Tigre dágua não tem as unhas compridas como as dos machos de Tartaruga de Orelhas Vermelhas.

Foto de uma cria [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Sergio
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 57
Localização : coimbra

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Tigre d’água brasileiro   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptySáb 15 Jan 2011 - 17:16

Trachemys adiutrix - Tigre d’água brasileiro

Gênero: Trachemys
Espécie: Trachemys adiutrix (Vanzolini, 1995)

Nome popular: Tigre d’água brasileiro.

Distribuição: Ocorre na área de Lençóis Maranhenses, no Estado do Maranhão. É a única espécie de quelônio endêmica da Amazônia brasileira. Há evidências de ocorrência da espécie também no Estado do Piauí.

Características: Carapaça com quilha posterior baixa; escudos marginais nem entalhados nem serrilhados; primeiro vertebral largo, em forma de urna; quinto vertebral tão largo quanto o quarto; cabeça sem faixas dorsais; gula com ocelos e faixas amarelas ou laranja, especialmente um elemento mediano em forma de Y; carapaça do jovem com ocelos grandes, do adulto lisa; plastrão com um desenho simétrico de faixas cinza oliváceo marginadas de cinza escuro. É uma tartaruga aquática e permanece preferencialmente na água, mas pode percorrer grandes distâncias durante a estação chuvosa. Durante a seca ela se enterra na areia, emergindo com o retorno das chuvas. A estivação é possivelmente uma peculiaridade da T. adiutrix.

Status populacional: O tigre d’água brasileiro está classificado como em perigo de extinção (EN B1+2c) na Lista Vermelha da IUCN de 2004.

Reprodução: As fêmeas põem de 10 a 12 ovos pequenos, que são enterrados na areia próximos à água, podendo realizar mais de uma postura por estação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
______________________________________________________________________________________________________


Trachemys dorbigni - Tigre dágua brasileiro

Gênero: Trachemys
Espécie: Trachemys dorbigni (Duméril & Bibron, 1835)

Nome popular: Tigre dágua brasileiro.

Distribuição: Habita a região sul do Rio Grande do Sul, mais precisamente no rio Guaíba. Além do Brasil, sua distribuição geográfica se estende pelo Uruguai e norte da Argentina. Vive em corpos dágua como lagos, pântanos, riachos e rios. Têm preferência por águas com correntes fracas ou moderadas, fundos macios e vegetação aquática abundante.

Características: Caracteriza-se por apresentar faixa com coloração amarelada. É uma espécie relativamente pequena, os filhotes nascem com comprimento médio de carapaça de 3,5 cm e peso em torno de 10,7g, atingindo, quando adulto, um comprimento em torno de 25 cm. O plastrão é de tom amarelo a alaranjado, com padrão de bainhas escuras em sua borda. Em juvenis, este padrão apresenta áreas mais claras que se tornam mais escuras com a idade até cobrir toda superfície do plastrão com um pigmento escuro. Os machos tornam-se melanísticos até que a carapaça e o plastrão fiquem totalmente pretos.

Status populacional: O tigre dágua brasileiro não está classificado na Lista Vermelha da IUCN de 2004. Não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto, é muito comum o comércio clandestino de filhotes destes animais nas ruas dos grandes centros urbanos, sendo considerado o segundo réptil mais comum no comércio ilegal de animais de "pet shop" no Brasil.

Alimentação: Com relação ao hábito alimentar, alguns autores classificam o tigre dágua como um animal onívoro, entretanto, outros o consideram carnívoro. Alimenta-se de plantas aquáticas, vários invertebrados, peixes e anfíbios, porém em cativeiro chega a consumir carne bovina com avidez.

Reprodução: A maturidade sexual das fêmeas é alcançada a partir de 6º ou 7º ano de vida, quando estes animais atingem o comprimento de carapaça e o peso de aproximadamente 18,3 cm e 1.140 g, respectivamente. A dos machos, a partir do 3º ano de idade, com tamanho do comprimento da carapaça e peso em torno de 11,3 cm e 308,7 g. O acasalamento ocorre de abril a julho e o período de nidificação estende-se de agosto a janeiro, com média de nove ovos por desova, podendo apresentar mais de uma postura por estação. A cova possui em torno de 30 cm de profundidade.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Como criar tartaruga tigre d´água - Manejo de Trachemys   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 4:57

O texto foi retirado do forum [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] . Achei simplesmente perfeito para quem esta iniciando:

"Como criar tartaruga tigre d´água - Manejo de Trachemys

A tartaruga-tigre-d'água (Trachemys dorbigni) é uma tartaruga aquática e onívora, que vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas. Para além do Brasil, esta espécie pode também ocorrer em parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.

Na época de reprodução, a fêmea desova até 9 ovos por postura (em média). Os ovos eclodem após 2 a 4 meses. Os juvenis medem cerca de 3 cm à saída do ovo, enquanto que os adultos podem atingir 22 a 26 cm de comprimento. As fêmeas são geralmente maiores que os machos.

As Tartarugas-tigre-de-água podem viver 30 anos em cativeiro e são ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Esta espécie, bem como a sub-espécie norte-americana Trachemys scripta elegans, começa a surgir em lugares fora do seu habitat natural, como o Lago Paranoá em Brasília, possivelmente oriundas de abandono dos donos. A espécie norte-americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos.

Quanto à espécie invasora:

Tartarugas da espécie Trachemys scripta elegans, ou Tigre d'Água americano são ou foram comercializadas ilegalmente em nosso país, trazendo sérios danos à nossa fauna e quando soltas na natureza competem por território e alimento com espécies locais, disseminando doenças e gerando híbridos através do cruzamento entre espécies.

A principal característica da tartaruga americana (ilegal) são suas “orelhas vermelhas”, ou seja, atrás dos olhos notam-se claramente duas manchas vermelhas, enquanto na espécie nacional as manchas são amarelas. Além disso, como podemos notar nas fotos abaixo, os desenhos no casco são diferenciados e a tartaruga nacional possui cores mais intensas.

ILEGAL

Legislação

A pessoa física que intencione comprar animais da fauna silvestre brasileira de criadouro comercial ou comerciante registrado no IBAMA, com objetivo de mantê-los como animais de estimação não necessita registro junto ao IBAMA, conforme previsto no art. 13 da Portaria n. 117/97.


JAMAIS SOLTE SEU ANIMAL NA NATUREZA. Denuncie a ilegalidade e contribua com a fauna brasileira!

Linha Verde 0800-61-8080 ou pelo e-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Não compre animal capturado na natureza (leia mais detalhes clicando aqui)

Se você procura um texto científico,leia: Aspectos da biologia e ecologia da Tartaruga Tigre D'Agua, Trachemys dorbigni, (Testudines - Emydidae) no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil, por Bager, Alex (clique aqui)



Última edição por Fernando77 em Qui 7 Abr 2011 - 5:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 4:58

Tartarugas não são muito baratas na manutenção. Além do grande investimento no aquário especial, a ração também costuma ser cara, mesmo se não for utilizar camarão para a alimentação delas. São animais que vivem muito, aproximadamente 30 anos. Não é ético abandonar, já que um animal de cativeiro não se adapta à natureza.

As filhotes são bem mais baratas que as adultas. Ao adquirir, verifique se o casco não está mole, se os olhos estão saudáveis e que não há nenhuma ferida no espécime. Mas cuidado: alguns mordem forte.

Elas vivem bem sozinhas e em grupo. Se for adquirir mais de uma, pense no investimento do aquário, que terá de ser bem grande, já que elas crescem muito, e relativamente rápido.

Há também a limpeza do aquário porque, mesmo com o filtro, cheira mal depois de um tempo, e o aquecimento da água, além de um local que bata sol.

Aquaterrário

Um aquário de tartarugas deve ser o maior possível. Eis aqui as dimensões mínimas:

Idade Comprimento Largura Altura Água
Filhote (até 7 cm de comp. - casco) 40cm 20cm 35cm 15 a 20cm
Jovem (de 7 a 15cm) 60cm 35cm 45cm 30 a 35cm
Adulta (de 15 a 23cm) 100cm 50cm 70cm 50 a 60cm
Acima de 25cm 150cm 70cm 75cm 80 a 100cm
Se tiver mais de 3 tartarugas, adicione mais 1/3 de centímetros por tartaruga extra. Não exagere, mantenha umas 5 por aquário.


Todos os aquários devem conter:

Área para a tartaruga ficar fora da água (uma base);

Água limpa até a base;

Comida (siga as orientações);

Filtro referente à quantidade de água no seu aquário e quantidade de tartarugas;

Aquecedor de água (manter entre 28 e 30ºC);

Termômetro.

Claro que se pode fazer isso com menos dinheiro. Pode comprar um aquário de peixes e montá-lo sozinho para que se transforme num de tartarugas, ou fazer algum tipo de lago artificial, sempre com o filtro e o aquecedor.

Decoração

Não deve ter objetos pontiagudos no aquário, nem peças pequenas que podem ser engolidas. As tartarugas comem tudo que vêem pela frente. Não há necessidade de pedrinhas no fundo do aquaterrário, mas se quiser, não devem ter pontas e tem de ser relativamente grandes. Areia também não é indicada pois, se for engolida e acumular, só pode ser retirada com cirurgia.

Iluminação:

Como são répteis, tartarugas procuram se esquentar no sol. As filhotes tem de ficar de 3 a 4 horas por dia tomando sol da manhã. Pode-se dividir por exemplo 2 horas de manhã e 2 a tarde. Depois de um ano, devem ficar cerca de 2 horas direto no sol. Se houver algum lugar da sua casa onde bata sol direto, pode manter o aquário lá, certificando-se que há uma área de sombra, e veja se a água não fique muito quente. O sol não pode passar por vidros, que filtram os raios UV, importantes para a tartaruga.

Se não for possível, o melhor é utilizar lâmpadas especiais, como a Vitalite. Apenas as indicadas para répteis devem ser usadas, e ficar acesas durante todo o tempo do sol (de 10 a 14 horas).

Temperatura

Na água, deve ficar entre 28 e 30ºC, e não deve ultrapassar o valor de + ou - 4ºC com a temperatura ambiente. Procure então deixá-las num local onde a temperatura ambiente fique de 25 a 35ºC.

*Não compre tartarugueiras de plástico (aquelas com uma ilha no meio, baixinhas) eu já perdi 2 tartarugas numa dessas. Encontrei só uma das duas. São baratas (de 10 a 20 reais) e servem para outras coisas, mas não para uma tartaruga viver.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 4:59

Importante saber!

Existem dezenas de fabricantes de aquaterrários destinados à manutenção de "tartaruguinhas" verdes (tigres d'água) e outros cágados. O design geral é semelhante, visando principalmente o visual estético e a praticidade do manejo, consistindo em uma ou mais plataformas decoradas com seixos, pedriscos e pedras coloridas e folhagens artificiais, situadas a meia altura, e que servem de local para os animais descansarem e se exporem à luz. Porém, não basta apenas adquirir um aquaterrário bonito e funcional, pois estes são vendidos sem os acessórios que se fazem necessários para manter os répteis com saúde, nesse ambiente artificial.

Os cágados, na Natureza, passam horas tomando sol, nas margens das coleções de água que habitam, aquecendo-se e sintetizando uma vitamina (Vit.: D3), que é essencial para o metabolismo do Cálcio nesses animais. Assim, se você não tem condições de deixar seu animalzinho (pelo menos, uns 45 minutos de cada vez e no mínimo três vezes por semana), exposto à luz solar direta (incidindo diretamente na pele, sem passar por vidro), assegure-se de adquirir uma luminária e uma lâmpada especiais, para suprir essa tão necessária forma de energia. Do sol ou destas lâmpadas especiais, esses répteis, recebem uma forma de luz chamada ultravioleta do tipo B. Um tigre d'água (principalmente os filhotinhos) que não recebe sua parcela de luz especial, fica com o casco mole e pode adoecer seriamente ou mesmo morrer antes de perceber-mos que alguma coisa está errada.

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 5:00

s tartarugas são animais muito sensíveis e, ao contrario do que muitas pessoas afirmam, se estressam com muita facilidade. Assim, é muito importante que a tartaruga tenha uma casa própria para ela, que tenha o seu território formado e que se sinta confortável no mesmo.

O lugar em que vão permanecer é muito importante, e, apesar de não brigarem entre si as tartarugas exigem que haja espaço suficiente para todos os animais ou tentarão escapar de sua casa providenciada, isto pode ser muito bem observado quando estes animais ficam rodeando todo o aquário ou tentando literalmente escalar as paredes (comportamento que podem apresentar também em conjunto subindo umas nas outras).

Onde Colocar o Aquaterrário

A primeira coisa com a qual se preocupar é onde ficará o aquário de sua tartaruga. Ele deve ficar num local iluminado, mas não necessariamente em frente a janela, pois neste caso receberia incidência direta da luz do sol, filtrada pela janela e pelo vidro do aquário e faria com que o aquário esquentasse em demasia, proporcionando também o surgimento de algas que podem ser tóxicas para algumas tartarugas aquáticas. As Tartarugas apesar de não possuírem ouvido externo formado, possuem um ouvido interno, tal ouvido faz com que sejam muito sensíveis ao som, portanto evite colocá-las junto a equipamentos como televisores e aparelhos de som.

O último fator, mas não o menos importante com o qual se preocupar são as correntes de ar. Apesar de animais mantidos em aquários não serem tão susceptíveis as correntes de ar quanto animais criados em caixas de plástico evite colocar sua tartaruga em locais onde possam pegar tais correntes (como próximo a janelas abertas), pois tartarugas são animais sensíveis. Uma corrente de ar associada a uma falta de fonte natural de aquecimento pode vir a causar um resfriado com certa facilidade e o quadro evoluir para uma pneumonia.

Observe sempre seu animal. Animais estressados tendem a adoecer com certa facilidade, se a tartaruga estiver satisfeita com seu ambiente, passará a maior parte do tempo dentro da água, não tentará escapar, após se alimentar estará sempre tranqüila e quando perceber sua presença irá com certeza tentar chamar sua atenção no intuito de ganhar um mimo.

Área Mínima

O espaço mínimo para uma tartaruga deve conter cinco vezes a dimensão de sua carapaça e uma vez e meia a altura de seu casco em água, isto permite que elas vivam confortavelmente, caso você possua mais de um animal estas medidas devem ser aumentadas de acordo com o número de animais que você possui. Seu aquaterrário deve ser montado tendo em vista o tamanho do animal adulto, mudanças de ambiente constantes pode estressar seu animal além de encarecerem a manutenção.

Área Seca

O aquário deve possuir uma área seca, preferencialmente de areia ou cascalho fino, alguns criadores discordam deste fato visto que as tartarugas são animais muito curiosos e podem vir a comer o cascalho ou a areia podendo vir a contrair problemas intestinais, entretanto, algumas espécies de tartarugas colocam ovos mesmo sem haver cruzado, e caso não haja um lugar correto para que ela possa depositar seus ovos ela pode vir a ficar doente. A área seca deve ficar completamente fora da água, permitindo se possível que o animal se esquente através de lâmpadas especiais para répteis já disponíveis no Brasil.

Caso haja área disponível pode-se também colocar uma caverna para proporcionar um esconderijo para o seu animal.

A área seca não precisa ser muito grande, mas deve permitir que o animal fique completamente fora da água e em segurança, lembre que tartarugas são animais muito fortes e curiosos e podem deslocar pedras grandes com certa facilidade depois de uma certa idade.


Iluminação

As tartarugas precisam principalmente de calor e luz do sol para se desenvolverem corretamente, isso faz com que estes animais sejam encontrados especialmente em regiões tropicais e subtropicais. Por isso, iluminação passa a ser um aspecto muito importante na montagem do aquaterrário.


O ideal no que se diz respeito a tartarugas aquáticas é que a fonte de iluminação e aquecimento seja o sol, entretanto, nem sempre isto é possível. Hoje em dia já podem ser encontradas no Brasil lâmpadas de aquecimento especiais para répteis e lâmpadas de raios UV, a espécie de sua tartaruga deve ser observada para constatar a necessidade ou não de lâmpadas especiais. Caso seja necessária a colocação de uma lâmpada de aquecimento ou de raios UV, você sempre deve ter em mente que tais lâmpadas devem ficar a cerca de 30 cm de distância e iluminar diretamente o animal não podendo ser filtradas por qualquer tipo de material, mesmo vidro.

Um temporizador pode ser utilizado para assegurar a correta quantidade de iluminação diária pertinente a cada tipo de animal (na maioria dos casos cerca de 20 minutos diários). Mesmo com toda a iluminação, alguns criadores ainda sugerem que você leve seu animal para tomar sol uma ou duas vezes por semana, conforme seja possível.

Plantas

Um aquário para tartarugas dificilmente possuirá plantas por muito tempo, isso ocorre porque as tartarugas tendem a “fuçar” muito o fundo do aquário tornando quase impossível a tarefa de manter plantas num aqua terrário. Entretanto, se você pretende montar um pequeno lago para sua tartaruga, a escolha das plantas pode ser uma tarefa divertida, as únicas plantas que devem ser evitadas a todo custo são as plantas tóxicas, e fora estas, o alface também não é recomendado por soltar o intestino dos animais.

Plantas aquáticas como a Vallisneria sp. são as preferidas pelas tartarugas, elas tendem a devorá-las antes de todas as outras Na ordem decrescente de plantas aquáticas preferidas estão a Vallisneria sp., Naja guadalupensis, Hydrilla sp., Potamogeton nodosus e Myriophyllum spicatum. No caso de você desejar manter plantas terrestres na parte seca do aquaterrário ou lago existem varias opções saudáveis e bonitas ao olhar, uma destas é o broto de batata (inglesa ou doce), que é facilmente plantado, outra opção igualmente boa é o hibisco ou papoula, você também pode plantar diversas verduras, inclusive a couve que é muito apreciada.

Lembre que as plantas são importantes na dieta de tartarugas de qualquer tipo, elas possuem vitamina A necessária para a correta formação da carapaça e para evitar problemas oculares. Não se engane se sua tartaruga logo que chegar não demonstrar interesse por plantas, animais jovens tem preferência por carnes (boi e frango), o gosto pelas plantas vem com a idade, e, em alguns paises como os Estados Unidos, algumas espécies de tartarugas são muito utilizadas como controle de plantas em lagos vindo a consumir grandes quantidades em muito pouco tempo.


Lembre-se que mesmo que você não possua ou não deseje possuir plantas na casa de sua tartaruga é importante fornecê-las ao seu animal.

Filtragem

As tartarugas geralmente vivem em lagos, lagos estes repletos de peixes, mas com pouca movimentação de água (não há correnteza forte como os rios).

Os filtros existentes hoje no mercado geralmente movimentam muito a água, isso atrapalha um pouco as tartarugas que gostam muito de ficar boiando em determinadas horas do dia, esta movimentação da água não permite que elas efetuem este costume, mas a verdade é que a movimentação da água favorece sua oxigenação e limpeza, então como manter o equilíbrio?

Alguns filtros para aquaterrários existentes no mercado (Duetto internal filter, Tetra Whisper in tank) possuem na sua saída de água adaptadores para que a água ao invés de entrar diretamente no aquário seja jogada neste através de uma mangueira (é o caso do Duetto). A utilização desta mangueira faz com que a água não fique tão movimentada ficando mais agradável para os animais. Se o seu filtro não possui esta adaptação, você pode colocar uma pedra no lugar da saída de água para que esta não saia com tanta força ou não atinja a água com tanto estardalhaço, evitando tanta correnteza no aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 5:00

Outra coisa que preocupa alguns criadores é o fato de que às vezes o barulho da água caindo incomoda os animais, a sugestão é colocar a mangueira mais para dentro da água para que o seu barulho não incomode tanto.Quanto à quantidade de filtragem necessária é só calcular a quantidade de cinco vezes o volume do aquário, é quanto o filtro deve filtrar por hora para uma filtragem eficiente, mas não se engane, mesmo com um filtro muito potente é bastante provável que você ainda tenha de limpar o aquário de sua amiguinha umas duas vezes por semana.

Outro fator preocupante em relação à filtragem do aquário de tartarugas é a amônia. Quelônios aquáticos produzem dez vezes mais amônia que peixes, e esta amônia pode causar uma série de doenças para eles. A solução neste caso é utilizar um removedor de amônia, existem muitos disponíveis no mercado, mas você deve preferir um que possa ser colocado no filtro como elemento a mais de limpeza.

A água do aquário de tartarugas também tende a ficar amarelada, tal fator ocorre em virtude da decomposição da albumina produzida pelos animais, esta coloração poderá ser amenizada através da utilização de carvão ativado que deverá funcionar também como removedor de odores provenientes do aquário.


Apesar de tantos elementos de limpeza e mesmo que você possua um filtro potente, as trocas parciais não devem ser interrompidas, a limpeza do aquário irá garantir uma vida longa e confortável a seu animal.

Esconderijos, Rochas etc

Às vezes as tartarugas gostam muito de se esconder, seja para brincar ou para ficarem sossegadas sem que ninguém as incomode. É importante fazer um esconderijo para sua tartaruga na parte aquática, este esconderijo pode ser feito com um pedaço de telha colocado no fundo do aquário, o importante é permitir que o animal consiga esticar a cabeça para fora da água de dentro dele e que ele caiba lá com folga, pois caso fique preso submerso irá morrer afogado.

As tartarugas são animais espertos e se divertem com coisas às vezes inimagináveis, podendo vir a assistir televisão ao lado do dono, entretanto, como são muito curiosas devemos ter cuidado com o que colocar como divertimento no aquário. Observe se há lugares onde sua tartaruga possa vir a ficar presa, caso isso aconteça ela pode vir a mover objetos enormes e acabar por causar um acidente no aquário. Outro cuidado que devemos ter é com objetos pontiagudos ou grossos (como uma lixa) que possam vir a causar algum ferimento ou mesmo arranhar o seu casco. Apesar de ferimentos cicatrizarem bem, podem ser a porta de entrada para fungos e bactérias e estes causarem a morte de sua amiguinha, principalmente em casos em que a filtragem do seu aqua terrário não esteja sendo realizada de maneira eficiente.

Finalizando, observe sempre seu animal. Uma tartaruga em perfeitas condições possui sempre olhos brilhantes e sem secreções, sua carapaça está sempre firme e intacta, o seu nariz está sempre seco, demonstra interesse pela comida e caso não seja acostumada se defende quando é carregada.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 5:01

Continuando...

Doenças
Tartarugas bem alimentadas em um ambiente próprio raramente ficam doentes. No entanto caso fiquem, aqui é uma lista de algumas doenças comuns, que ajudarão a identificar problema de sua tartaruga.

Fungo:
Este problema é facilmente reconhecido e tratavel. Fungo aparece branco ou acinzentado focaliza na pele da tartaruga. Há caminhos diferentes para tratar isto, mas eu acho que TETRA Sulfa é o mais certo. As instruções são claramente dadas na embalagem.

Se sua tartaruga não come...
Primeiro tenha certeza de varios fatores, propriamente um conjunto, se a temperatura de água é incômoda à tartaruga, isto fará ela comer raramente. Se a tartaruga está sendo bem alimentada, oferece uma variedade de comida?, especialmente comida sem ser industrializada? Outra coisa que causa isto é o abuso de tratamento.

Concha Macia:
Causado por deficiência de calcio e vitamina D, este problema toma um longo tempo para tratar se isto não é notado cedo.
Você tem que dar a sua tartaruga alguma espécie de suplemento de calcio, que é disponível em lojas, e permita a permanecia da tartaruga na luz do sol enquanto possível.


As tartarugas eliminam constantemente escamas da carapaça e pele, o que não deve ser confundido com doenças.

Quando consultar um veterinário
Se qualquer dos problemas acima persistem para um período extendido de tempo, você deve, certamente, consultar um veterinário.

Tartarugas Carregam Doenças?
Animais, pessoas, tartarugas carregam todas espécies de bactérias neles. Você não deve beijar sua tartaruga. Pequenas crianças não devem colocar a tartaruga em sua boca.
Sempre lavar suas mãos depois de tratar das tartarugas.

A bactéria Salmonela está presente nas tartarugas mais novas (carapaça menor que 10 cm).
Nos Estados Unidos é proibido a comercialização de tartarugas de água menores que 10 cm desde o ano de 1975, os criadores de tartarugas Americanos estão investindo para tentar erradicar a Salmonela e terminar com a proibição

Utilize uma tela sobre o aquário em local onde haja gatos ou aves.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 5:02

Só pra completar, TODAS as tartarugas podem ser reservatórios e transmitir a salmonela. A proibição da venda de ovos e animais abaixo de 10cm nos Estados Unidos se deve ao fato de que animais até 10cm são mais atraentes pra crianças pequenas (que são mais sensiveis à doença). Vendendo só tartarugas mais crescidas, o publico alvo troca pra pra jovens e adultos, faixa etária mais resistente. Por isso, não importa o tamanho da tartaruga, todo cuidado com a higiene após a manipulação é importante.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 5:04

Acho importante complementar a dieta das tigre dágua com frutas, verduras e outras fontes protéicas.

Uma dieta ideal mistura matéria de origem animal e vegetal. Quando as trachemys são jovens comem mais proteína animal, os bebês são iniciados com uma dieta mais carnívora. É bom oferecer vegetais para tartarugas jovens, embora realmente elas começam a comer quando ficam mais adultas (ofereça o bem cedo, assim, é menos provável que elas rejeitem mais tarde). Para o adulto, os vegetais devem constituir uma parte significativa da dieta.

Rações
A ração comercial é bastante nutritiva e certamente conveniente, e são benéficas, já que contem uma boa mistura de vitaminas e minerais. No entanto, como diz o ditado, "a variedade é o tempero da vida." Oferecer uma grande variedade de alimentos é melhor do que apenas ração comercial para tartaruga. Quando os alimentos são frescos oferecem mais nutrientes e são melhor absorvidos. Diversificar a alimentação é também mais estimulante para a tartaruga. Presas vivas são ótimas para dar a oportunidade de exercitar a caça como fariam na natureza. Eu recomendo limitar a ração para cerca de 25% da dieta, preenchando o restante com os itens da lista abaixo.

Itens da alimentação Trachemys dorbignyi e Trachemys scripta elegans

* Protéico: Minhocas, grilos, vermes da cera, bichos da seda, caracóis aquáticos, vermes de sangue, Daphnia krill, camarões, larvas de farinha, tenébrios, etc. Para tartarugas muito pequenas, as presas podem ser cortadas em pedaços menores. Tartarugas maiores devem receber itens maiores como girinos e peixes(cuidado com o fato de peixes serem portadores em potencial de parasitas e outras doenças)
* Folhas verdes: couve, mostarda, couve chinesa. As folhas nunca devem ser claras como a alface.
* Plantas aquáticas: em um aquário ou tanque você pode adicionar plantas aquáticas que as tartarugas gostam de comer. Plantas submersas como Anacharis são frequentemente consumidas, assim como aguapé, alface d'água, lentilha Azolla (musgo de fadas), e-bit sapo.
* Outros vegetais: cenoura (cascas são ótimas), abóbora e feijão verde.



Suplementos: Um bom multivitamínico para réptil com cálcio e vitamina D3 deve ser misturado com o alimento duas vezes por semana. Além disso, uma excelente maneira de fornecer o cálcio adicional é colocando um osso de Siba (ou osso de Choco ou Sepia) no tanque da tartaruga. Você acha geralmente na seção de aves, e podem ser afixados no reservatório ou simplesmente deixar boiando na água.

Dicas de alimentação

* Capturar presas selvagens é sempre uma boa opção, contanto que você tenha certeza que estão livres de pesticidas. Vale o mesmo para os vegetais. Os vegetais devem ser trituradas para facilitar a ingestão, especialmente para tartarugas pequenas.
* Alguns especialistas recomendam a alimentação com frutas por exemplo banana, frutas vermelhas, maçã e melão. No entanto, podem causar diarréia pois não fazem parte da dieta natural das trachemys . Quando oferecido, deverá ser em quantidades muito pequenas.
* Não alimente com peixes congelados, ou pelo menos não com frequência. O congelamento de alguns tipos de peixes aumenta os níveis da enzima que destrói a vitamina B1.
* Frango cozido e carne magra cozida não oferecem uma alimentação equilibrada e sujam a água muito rapidamente. Use somente como guloseima e forneça num tanque de alimentação separado do tanque principal.
* Nunca forneça carne crua de frango ou bovina, devido ao risco de contaminação bacteriana.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando77
Iniciante
Iniciante
Fernando77


Masculino Mensagens : 83
Idade : 42
Localização : Curitiba-Pr Brasil

Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) EmptyQui 7 Abr 2011 - 5:07

Relendo so posts anteriores, acho que não foi citado a quantidade e freqüência da alimentação.

As tartarugas aquáticas podem ser alimentadas diariamente quando filhotes e jovens, mas deve-se reduzir gradativamente a alimentação quando vão se tornando adultas. Algumas pessoas alimentam adultas apenas a cada três dias, enquanto outros preferem pequenas refeições e continuam alimentando diariamente. O importante é não superalimentar a tartaruga, especialmente com itens ricos em proteínas e gordura. Muitas vezes elas têm um apetite voraz e "imploram" por comida. Monitore a condição corporal da sua tartaruga. Verifique se existem dobras na pele em torno das pernas, isto é sinal que ela está ficando gorda. E você precisa alimentar com menos freqüência (ou com alimentos menos gordurosos). Lembre-se que os adultos são quase herbívoros, por isso, se a sua tartaruga parece com muita fome, tente oferecer folhas verdes-escuro e material vegetal em vez de rações ou presas.


Uma regra geral para quantidade na alimentação é o quanto a sua tartaruga consumir em 15 minutos. Se você alimentar em um recipiente separado, é mais fácil de controlar o quanto e quão rápido a sua tartaruga come. É importante oferecer uma variedade de alimentos, e não dar apenas os itens favoritos a sua tartaruga.

Uma outra regra comum é dar as refeições que são aproximadamente do tamanho (em termos de volume total), da cabeça mais o pescoço da tartaruga. Ainda assim, você vai precisa monitorar a condição física e ajustar se necessário.

Tenha em mente que você não dever utilizar estritamente essas regras, alimentar todos os dias pode ser demais, e a cada dois ou três dias pode ser pouco. O melhor guia é monitorar o peso e a condição da tartaruga, e com um pouco e experiência você vai conhecer melhor o quanto a sua tartaruga pode comer e ficar em boas condições. "

É isso pessoal, espero que seja de ajuda para todos!!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty
MensagemAssunto: Re: Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)   Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ficha: Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aquisição de Trachemys dorbignyi (Tigre D'água Brasileiro)
» Temperatura adequada para um aquário com uma Trachemys scripta elegans e duas Trachemys Dorbignyi
» Sexo das minhas Tigres Dágua Brasileiro
» Fazenda reserva romanetto
» Ficha: Trachemys scripta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: