| Como saber se ela está a comer? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
HappyFather Iniciante
| Assunto: Como saber se ela está a comer? Qua 2 Out 2013 - 23:28 | |
| No fim-de-semana passado a tartaruga abandonou a sua pequena ilha de plástico e passou para um aquário de 80x30x40 cheio até meio de água. Antes eu sabia a quantidade que ela comia de sticks e gamarus, porque sabia o que lá punha e via os restos se ela não comesse. Agora não consigo saber ao certo.
- Os gamarus ponho numa das plataformas e ela vai lá comê-los.
- Os sticks, como os coloco na água, não tenho a certeza o que comeu, o que se desfez no fundo do aquário e o que foi "comido" pelo filtro.
Estou-me a preocupar desnecessariamente ou há truques para saber o que ela come? Já tentei deixar os sticks na rampa de acesso a uma das plataformas de descanso, mas como tem de ficar na água, o filtro acaba por o puxar dali para fora... Obrigado pelas vossas ideias/conselhos HappyFather | |
|
| |
smokinadjoy Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qua 2 Out 2013 - 23:35 | |
| Coloca-se sempre tudo na água, tens filtro externo ou interno?Ela anda nao vem comer á tua mao?Senão aguentas em pedaços de sticks e ela tira-tos da mão | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 7:27 | |
| Tenho filtro interno temporário. Não gosto dele que é barulhento (da hélice a rodar). Tenciono fazer um externo DIY mas ainda não sei se utilizando este motor ou se vou procurar outro reconhecidamente mais silencioso. Ela não vem comer à mão. Ainda se está a ambientar, acho. De início fugia para o fundo sempre que nos aproximávamos do aquário. Agora já se deixa ficar onde está (normalmente agarrada a algo só com a cabeça de fora). Mergulha a cabeça e depois de um bocadito mete só o nariz de fora e fica a olhar. Parece-nos que nos dois últimos dias ela já está a contar com a comida de manhã e à noite. Os sticks são rijos, ela já foi algumas vezes trincá-los depois de os metermos na água mas não comeu tudo. Devia amolece-los antes de os meter no aquário? Se sim, quanto tempo? Adoro a ideia de que a tartaruga nos possa vir comer à mão... | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 10:38 | |
| se deres os sticks a bosta sai verde se deres gamarus tem um tom mais alaranjaddo ou esbranquiçado. No entanto não deves dar gammarus mas a decisão.
se tens dúvidas na hora da alimentação desliga o filtro...e fica a observar se ela come. A alimentação das tartarugas deve ser dada sempre na agua. | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 10:39 | |
| Se deixares os sticks uns 15/30 segundos a amolecer é mais fácil para ela, mas também quando colocas na água (sem amolecer antes) eles vão ficando moles e se ela não conseguir comer logo, vai fazendo exercício a tentar, o que também é bom. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 11:08 | |
| Eu ainda não tenho tartas xD mas pelo que sei, basicamente poes a comida la e ficas a observar de longe com paciencia A tarta do meu pai, uma de orelhas vermelhas, ela não comia os sticks, e o meu pai disse que não adiantava que ela so comia camarões... eu fui la, meti os gammarus na frente do nariz dela, e com a outra mao atirei o sticks.. e ela comeu xP ... e ao fim de um tempo fui dando 1 por 1 e ela acabou por comer uns 10 sticks... ela ja tem 25 anos por isso come bem .. e no fim dei o gammaru para compensar ela andar atras daquilo o tempo todo xD ... É como digo... tens de ter paciencia e observr o teu bichinho | |
|
| |
RingoF. Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 12:22 | |
| | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 12:26 | |
| | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 13:12 | |
| Obrigado pelas respostas! Alguns comentários abaixo - RP escreveu:
- Se deixares os sticks uns 15/30 segundos a amolecer é mais fácil para ela,
Não sabia que amoleciam tão depressa. Pensei que demorasse mais tempo. Isso é uma boa notícia. Hei-de tentar então ficar a ver, acho que ela já me está a perder o medo. - kilavaaa escreveu:
- se deres os sticks a bosta sai verde se deres gamarus tem um tom mais alaranjaddo ou esbranquiçado
Os cocozitos são verdes. Eu só lhe dou 4 camarões de manhã e 4 à noite, como sobremesa. A refeição principal são 2 sticks, que representam o tamanho da cabeça dela sem contar com o pescoço. Li que era a quantidade adequada para não causar piramidismo. Se bem que também li que se pode dar tudo o que ela comer. Nalgumas coisas da alimentação parece que cada cabeça sua sentença... - RingoF. escreveu:
- "cheio até meio de água" ????!!!!!
Li que um bebé não deveria ter muito mais de 15cm de água senão corria o risco de se afogar. Não sei se não será exagero, afinal é um animal aquático, mas a jogar pelo seguro optei por só encher cerca de meio. - kilavaaa escreveu:
- meio cheio ou meio vazio loool ?
Apesar de tudo, eu sou um optimista | |
|
| |
RingoF. Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 13:41 | |
| - HappyFather escreveu:
- RingoF. escreveu:
Li que um bebé não deveria ter muito mais de 15cm de água senão corria o risco de se afogar. Não sei se não será exagero, afinal é um animal aquático, mas a jogar pelo seguro optei por só encher cerca de meio. Não é isso ... uma coisa esta cheia ou esta meia ... agora "cheio ate meio" ... | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 14:07 | |
| - RingoF. escreveu:
- HappyFather escreveu:
- RingoF. escreveu:
Li que um bebé não deveria ter muito mais de 15cm de água senão corria o risco de se afogar. Não sei se não será exagero, afinal é um animal aquático, mas a jogar pelo seguro optei por só encher cerca de meio. Não é isso ... uma coisa esta cheia ou esta meia ... agora "cheio ate meio" ... Ah! Não sabia que era uma "aula de português". Mas olha que a minha expressão está correcta. Podes consultar aqui nas "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa", [Pergunta] Estará correcta a expressão: «uma piscina meia cheia de água»?. E, como pelos vistos é importante, o meu disclaimer de que escrevo com o acordo ortográfico antigo de forma consciente e por preguiça. E porque até ao final de 2013 ainda é válido (período de transição). | |
|
| |
smokinadjoy Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 19:20 | |
| Dois sticks de que tamanho? | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 22:00 | |
| A questao do portugues e irrelevante todos nos percebemos o sentido da frase, nos tavamos na brincadeira.
Quanto a alimentaçao essas dosses nao sao assim tao lineares. Alimenta se a tartaruga consoante aquilo que ela come e se sente satisfeita mas verificando sempre se nao fica balofa com gordura a transbordar da carapaça. Acho pouco a alimentaçao dela e ao fnal de contas acabas por dar mais guloseimas prejudiciais do que comida com vitaminas beneficas.. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Qui 3 Out 2013 - 22:11 | |
| - kilavaaa escreveu:
Quanto a alimentaçao essas dosses nao sao assim tao lineares. Alimenta se a tartaruga consoante aquilo que ela come e se sente satisfeita mas verificando sempre se nao fica balofa com gordura a transbordar da carapaça. Acho pouco a alimentaçao dela e ao fnal de contas acabas por dar mais guloseimas prejudiciais do que comida com vitaminas beneficas.. EXATO! Evita ao maximo dar gammarus... eu não tou a ver uma comparação... mas imagino que seja quase como a tua alimentação passar a ser a base de doces... da os Sticks que têm as cenas necessarias e tenta tirar por completo os gammarus... | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Sex 4 Out 2013 - 7:41 | |
| - smokinadjoy escreveu:
- Dois sticks de que tamanho?
Os sticks são cilíndricos e têm 1cm de comprimento e 0,5cm de diâmetro. Dou dois de manhã e dois à noite. São "Tugaland Tuga Stick". [editado] Aquela é a dimensão em seco. Depois de hidratados ficam maiores [fim de editado] | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Sex 4 Out 2013 - 9:06 | |
| Podes dar mais e ficar a ver se ela come. Quando parar de comer, retira todos os restos da água. Quando são pequeninas, dar 2 vezes por dia é o meu conselho, por isso acho bem, mas há outras opiniões. | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Sáb 5 Out 2013 - 11:35 | |
| Ontem à noite tentei convencê-la a comer um bocado de uma uva, vindo-me comer à mão. Ela tem medo mas chegou a dar uma dentadita (e depois fugiu para o fundo do aquário). Vai lá com o tempo... Resta-me agradecer as várias respostas. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Sáb 5 Out 2013 - 11:46 | |
| Vês? É como eu te tinha dito meu rapaz.. precisas de ter paciencia com paciencia vais la ... É como namoradas chateadas... das lhes um tempo e tens paciencia com ela que volta ao normal xD Boa sorte! | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Sáb 5 Out 2013 - 18:31 | |
| - Ryuuku escreveu:
- É como namoradas chateadas... das lhes um tempo e tens paciencia com ela que volta ao normal xD
LOL! Estou com a mesma mulher há 15 anos, já não me lembro do que são namoradas chatas - Ryuuku escreveu:
- Boa sorte!
Obrigado! Para ti também, que as tuas pequenitas estão prestes a chegar! | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? Sáb 5 Out 2013 - 19:44 | |
| - HappyFather escreveu:
- Ryuuku escreveu:
- É como namoradas chateadas... das lhes um tempo e tens paciencia com ela que volta ao normal xD
LOL! Estou com a mesma mulher há 15 anos, já não me lembro do que são namoradas chatas Hahahah xD ya, nem tinha visto a tua idade acredito que não xD - HappyFather escreveu:
- Obrigado! Para ti também, que as tuas pequenitas estão prestes a chegar!
Obrigado .. mas vai haver um atraso na hieroglifica... so vem a mississipi em principio, a hieroglifica hj passei por la para ver as tartas, e uma hiero tem tipo uma fissura de lado.. não sei porque :/ parece tipo amolgado por um lado da carapaça... e a outra que era suposto ser a "minha" ela passou o tempo todo na relva.. nem reagia... ja as mississipi tavam todas a nadar xD ... mas pronto... eu falei com a senhora da loja e ela disse que parecia interessado em ter um tarta por muito tempo, e se quiser espero 1 mês por o novo carregamento de hieroglificas, e então acho que espero 1 mês.. não custa nada (sorry pelo :off topic: ) | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como saber se ela está a comer? | |
| |
|
| |
| Como saber se ela está a comer? | |
|