Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Troncos- Como tratar

Ir para baixo 
+8
Konigvs
safir11
norby
james
Apalone
Guilherme
nloureiro
tyutry
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyDom 5 Jul 2009 - 20:50

Troncos- Como tratar


Já vos aconteceu , comprarem um daqueles troncos que normalmente se vende nas lojas de aquariofilia para porém no aquário das vossas tartarugas ou peixes e este sujar a agua toda? :?

Pois , esse facto deve-se á libertaçao de ácidos húmicos ou taninas.Essas substâncias existem nas madeiras e normalmente tingem a água.
Um factor importante é que não devemos escolher um tronco qualquer mas sim um que tenha mais resistência á água como o tronco de aroeira ou de salgueiro porque se for um tronco que não tenha muita resistência á agua , ficará decomposto e turvará esta rapidamente.O tronco certo com os tratamentos certos poderá demorar décadas a decompor-se num aquario.Não devem resolher os troncos na natureza mas sim adquiri-los numa loja especializada e depois efectuar os tratamentos. Smile

Neste topico ensina a tratar esses troncos!Então vamos lá aos tratamentos! 😉

Fase 1:Antes de tudo deve pegar no tronco e esfrega-lo com uma escova e água de prefência morna de modo a que saia dele um caldo tipo negro. Rolling Eyes

Fase 2(escolha UM dos tratamentos abaixo): Surprised
Tratamento com cloro:
1.Deixe o tronco num recipiente com agua de modo a que este esteja totalmente submerso e adicione durante sete dias 1 ml de cloro por cada 10 litros de agua;
2.Troque a agua e deixe o tronco a repousar por mais sete dias para que o cloro que esteja em excesso seja removido na totalidade;
3.Se possivel adicione agua quente sobre o tronco para eliminar agentes resistentes ao cloro.

O tempo total do tratamento é de 18 dias.

Tratamento com sal grosso: Surprised
1.Como referi antes o tronco deve ser colocado num resipiente com agua suficiente pata cobri-lo e deve-se adicionar quatro colheres de chá de sal grosso por cada litro de água ;
2.Acrescentar água ao recipiente para manter o tronco sempre submerso(e acrescentar o sal conforme a água que acrescentarmos).

O tempo total do tratamento é de cerca de 25 dias.

Tratamento com imersão em agua da rede de distribuiçao: Surprised
1.Submergir o tronco totalmente num recipiente com agua da torneira SEM qualquer previo tratamento(como repouso ou adicionar anti-cloro);
2.Trocar a água a cada três dias.

O tempo total de tratamento é de cerca de 35 dias.


Tratamento com imersão em água quente: Surprised
1.Submergia o tronco num recipiente de modo a que a água o cubra totalmente;
2.Despejar água a ferver sobre o tronco e deixar repousar
3.A cada três dias troca-se a água e volta-se a despejar água a ferver.

O tempo total do tratamento é de cerca de 28 dias.

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente: Surprised
1.Submergir o tronco novamente com água suficiente para cobri-lo;
2.Adicionar 1 ml de cloro por cada dois litros de agua e deixar repousar 24 horas;
3.Colocar o tronco num recipiente e aquecer a água ao ponto de ebulição(100ºC) durante 15 minutos (pode usar um pote grande para caber o tronco e para aquecer o pote se não tiver outra hipotese aqueça-o numa lareira ou fogueira), depois de aquecido deixe repousar 24 horas;
4.Adicionar 200 gramas de sal grosso á agua que foi fervida anteriormente e ferver novamente até aos 100ºC durante 15 minutos;
5.Trocar a agua diariamente e repetir o processo apresentado em 3 até o tronco não turvar a água.

O tempo total do tratamento é de 7 dias.


Fase 3:
Se depois do tratamento o tronco inda turvar água Shocked deve-se repetir novamente o tratamento.Se não o tronco está apto para ir para o aquario! Very Happy


Fontes para a realizaçao deste topico: 😉
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Guia elaborado pelo Membro "pedromelao" do forum [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:24

Boas,
Desde já parabéns pelo menos pela "organização" da informação Wink torna-se fácil assim as pessoas tirarem as suas dúvidas e perceberem bem os métodos.

Apesar de ler isto e já ter procurado em mais lados, e visto que tou a meio de um tratamento de um tronco, surgiu-me uma dúvida (talvez parva ou não) sobre isso. Estou a efectuar um tratamento maioritariamente com rede residual, e aos fins de semana ponho um pouco o tronco na panela a ferver, mas devido ás suas dimensões tenho que o andar a virar o que não dá muito jeito. No entanto a ideia que tinha era que os troncos manchavam á água nuns tons amarelados, estilo de chá, e no entanto o meu enquanto submerso está a provocar na água uma cor "esbranquiçada", baça. Gostaria de saber a vossa opinião, se é algo normal, se já vos aconteceu, ou se há algo de errado, porque devido a ser um tronco de videira tenho algum receio de poder ser algum químico ou algo do género.

Cumprimentos
Nuno Loureiro
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:50

é tronco de que?
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:08

Videira desconheço mas no meu caso costumo meter no autoclismo. Poupo água, sai barato, não dá trabalho e ao fim dumas quantas idas à retrete, a água já não sai tingida. What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 0:18

Guilherme escreveu:
é tronco de que?

Desculpa guilherme mas não percebi a tua pergunta :S se estás a perguntar a que árvore pertence, como tinha dito em cima é um tronco de uma videira.

Apalone, realmente nunca me lembraria de tal coisa xDD LOOL que grande ideia Razz realmente é um 2 em 1, poupas água nas descargas porque o tronco ocupa espaço e inda tratas o tronco com várias mudas. E andava eu a gastar uma fortuna em água xD
O único "contra" é que porcausa do feitio e tamanho talvez não caiba :S
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 0:25

ups dsculpa nao li
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 0:59

Esta técnica de tratamento serve para todos os tipo de tronco?

pois fiz uma vez a tecnica da água quente, com um tronco no qual não me lembro o nome, que ele parou de turvar a água mas o cheiro que ele soltava era horrível, e não teve jeito pra ele ficar inodoro

a solução foi me desfazer do mesmo...


obs: ele no final do tratamento começou a soltar meio que uma 'gosma' ou limo...


Edit: me lembrei, o tronco era de videira, retirado da natureza (fundo de casa)
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 1:11

Há troncos e troncos, há quem diga que certa espécie é melhor que outra, o que é verdade, pois alguns troncos (REGRA GERAL) têm uma durabilidade maior que outros. Mas por exemplo, se pegares num tipo de madeira óptimo para essa finalidade, mas no entanto se o tronco estiver já podre no seu interior, só vai dar asneira.

Se fores deixando algumas partes do tronco fora de água enquano que outras estão submersas, pode acontecer o tronco apanhar algum bulor e deitar algum cheiro, e também esse limo.
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 1:47

pois é, existem muitos troncos que servem, mais feito algo errado perde se todo o processo e a peça...


o meu por íncrivel que pareça estava sadio, e seco pronto para 'afundar' como dizem por aqui...

pois o processo alem de servir para não turvar a água serve também para que ele fique 100% submerso...


mais não teve jeito, ja na finalização do processo veio a dar estes problemas...

concerteza o tronco já havia passado o tempo para trata-lo...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 10:05

nloureiro escreveu:
Boas,
Desde já parabéns pelo menos pela "organização" da informação Wink torna-se fácil assim as pessoas tirarem as suas dúvidas e perceberem bem os métodos.

Apesar de ler isto e já ter procurado em mais lados, e visto que tou a meio de um tratamento de um tronco, surgiu-me uma dúvida (talvez parva ou não) sobre isso. Estou a efectuar um tratamento maioritariamente com rede residual, e aos fins de semana ponho um pouco o tronco na panela a ferver, mas devido ás suas dimensões tenho que o andar a virar o que não dá muito jeito. No entanto a ideia que tinha era que os troncos manchavam á água nuns tons amarelados, estilo de chá, e no entanto o meu enquanto submerso está a provocar na água uma cor "esbranquiçada", baça. Gostaria de saber a vossa opinião, se é algo normal, se já vos aconteceu, ou se há algo de errado, porque devido a ser um tronco de videira tenho algum receio de poder ser algum químico ou algo do género.Cumprimentos
Nuno Loureiro

Boas,

Parece-me bem o tratamento que estas a realizar. Normalmente no processo de fervura (e mesmo no processo de estagio em agua) o tronco vai libertando taninos o que causa os tons amarelados 'tipo chá'. Creio que o que descreves será por causa do tronco ser verde, mas é só uma suposiçao. Duvido sinceramente que seja algum tipo de quimico.

Tambem eu estou neste momento a tratar madeira, no meu caso concreto cortiça.
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 11:30

norby escreveu:

Parece-me bem o tratamento que estas a realizar. Normalmente no processo de fervura (e mesmo no processo de estagio em agua) o tronco vai libertando taninos o que causa os tons amarelados 'tipo chá'. Creio que o que descreves será por causa do tronco ser verde, mas é só uma suposiçao. Duvido sinceramente que seja algum tipo de quimico.

A primeira vez que o tratei e após tirar a casca, quando o passei por água e depois o fervi, a água ficou completamente amarelo escuro que praticamente não se via nada, mas como já tratei alguns troncos antes e nunca me tinha acontecido isto fiquei um pouco receoso. relativamente a estar verde, é possivel que alguma parte ainda o esteja porque o tronco é consideravelmente grosso. ha uma parte que tenho a certeza que não o está porque o tronco tem uma espécie de "cratera" e algumas rachadelas que mostra que está seco, mas ha outra zona que talvez ainda esteja verde.
Mas haverá algum problema se este se encontrar verde ?!

james escreveu:
Edit: me lembrei, o tronco era de videira, retirado da natureza (fundo de casa)
Very Happy

Sendo assim, posso te dizer que o meu ao ínicio também soltava um cheiro desagradável, principalmente na fervura, mas com o estágio em água residual já está normal. Retiras-te toda a casca exterior do tronco ?!?!
Eu apanhei o tronco directamente da natureza (sim, ja se encontrava cortado no chão xD) já no verão, e desde então tinha estado parado.

Vou ver se coloco aí umas fotos do tronco, não sei porque mas apaixonei-me literalmente pela madeira de videira, e como tal não queria desfazer-me de modo algum dele xD

ps: para além da cor esbranquiçada da água, também solta um pouco de "espuma" que fica a boiar no topo da água.
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 12:08


nloureiro escreveu:

Sendo assim, posso te dizer que o meu ao ínicio também soltava um cheiro desagradável, principalmente na fervura, mas com o estágio em água residual já está normal. Retiras-te toda a casca exterior do tronco ?!?!
Eu apanhei o tronco directamente da natureza (sim, ja se encontrava cortado no chão xD) já no verão, e desde então tinha estado parado.

Vou ver se coloco aí umas fotos do tronco, não sei porque mas apaixonei-me literalmente pela madeira de videira, e como tal não queria desfazer-me de modo algum dele xD

ps: para além da cor esbranquiçada da água, também solta um pouco de "espuma" que fica a boiar no topo da água.


Na fervura ele só soltava um aroma de 'cha' ahuhauaha
mais não era muito bom, mais me disseram que era normal, por que você esta cozinhando o tronco...

Bom não posso te afirmar com certeza se tirei a casca, por que meu pai podou os pés de videira dele, então eu peguei cortei um tamanho adequado pro meu aqua, dexei o secar ao sol por um tempo, tirei com a mão mesmo as partes da casca que se soltavam, e depois disso logo coloquei na fervura, tudo ocorreu bem, só no final do processo que começou a soltar o cheiro e a 'gosma'...

a gosma que ele soltava era esbraquiçada..



hahaha pois eu também me apeguei ao tronco de videira, um tronco muito legal de se ter em aquário, especialmente para peixes pequenos...

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 12:26

james escreveu:

Bom não posso te afirmar com certeza se tirei a casca, por que meu pai podou os pés de videira dele, então eu peguei cortei um tamanho adequado pro meu aqua, dexei o secar ao sol por um tempo, tirei com a mão mesmo as partes da casca que se soltavam, e depois disso logo coloquei na fervura, tudo ocorreu bem, só no final do processo que começou a soltar o cheiro e a 'gosma'...

a gosma que ele soltava era esbraquiçada..

Pelo que já li por aí pela internet, a casca de videira é algo complicado, pois para além de soltar esse cheiro mais abundante, também há quem não tenha retirado a casca e tenha ficado meses e meses à espera que ele parasse de soltar cor.

Eu retirei toda a casca com um Formão de forma a ficar apenas a madeira interior à mostra, e com a primeira lavagem e fervura esta soltou a maioria do pó/lixo que ainda tinha agarrado. Agora é mesmo só o problema de turvar a água.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 16:13

nloureiro escreveu:
norby escreveu:

Parece-me bem o tratamento que estas a realizar. Normalmente no processo de fervura (e mesmo no processo de estagio em agua) o tronco vai libertando taninos o que causa os tons amarelados 'tipo chá'. Creio que o que descreves será por causa do tronco ser verde, mas é só uma suposiçao. Duvido sinceramente que seja algum tipo de quimico.

A primeira vez que o tratei e após tirar a casca, quando o passei por água e depois o fervi, a água ficou completamente amarelo escuro que praticamente não se via nada, mas como já tratei alguns troncos antes e nunca me tinha acontecido isto fiquei um pouco receoso. relativamente a estar verde, é possivel que alguma parte ainda o esteja porque o tronco é consideravelmente grosso. ha uma parte que tenho a certeza que não o está porque o tronco tem uma espécie de "cratera" e algumas rachadelas que mostra que está seco, mas ha outra zona que talvez ainda esteja verde.
Mas haverá algum problema se este se encontrar verde ?!


Em todos os troncos que tratei, e sao uns quantos e de varias dimensoes, todos foram previamente 'limpos', nomeadamente descascados e lixados. Acho que essa é uma boa forma de apresentar um resultado bem sucedido mais rapidamente.

O meu feedback em relaçao ao tronco estar verde é que o tratamento seja mais demorado, e falo concretamente na libertaçao de taninos. Mas na realidade mais fervura menos fervura nao me parece que seja muito significativo...
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 28 Jan 2011 - 17:20

norby escreveu:
Em todos os troncos que tratei, e sao uns quantos e de varias dimensoes, todos foram previamente 'limpos', nomeadamente descascados e lixados. Acho que essa é uma boa forma de apresentar um resultado bem sucedido mais rapidamente.

Exacto, concordo plenamente contigo também por experiência própria.

norby escreveu:

O meu feedback em relaçao ao tronco estar verde é que o tratamento seja mais demorado, e falo concretamente na libertaçao de taninos. Mas na realidade mais fervura menos fervura nao me parece que seja muito significativo...

ok, muito obrigado então. vou continuar o tratamento e ver qual o desenrolar da situação.
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySeg 1 Ago 2011 - 20:53

Apalone escreveu:
Videira desconheço mas no meu caso costumo meter no autoclismo. Poupo água, sai barato, não dá trabalho e ao fim dumas quantas idas à retrete, a água já não sai tingida. What a Face

ADOREI!

Acho que essa devia ser uma ideia que toda a gente devia ter em consideração, e eu certamente vou usá-la! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyTer 2 Ago 2011 - 6:59

Apalone escreveu:
Videira desconheço mas no meu caso costumo meter no autoclismo. Poupo água, sai barato, não dá trabalho e ao fim dumas quantas idas à retrete, a água já não sai tingida. What a Face

Além de genial mais ecológico não há!!


Sobre os troncos, só para deixar a experiência que tive.
Eu coloquei dois troncos no meu lago. Recolhi-os aqui perto, numa zona onde tem uns terrenos baldios onde são plantados eucaliptos para a produção de pasta de papel e onde se encontram muitos troncos arrancados.

Talvez pela erosão - não sei há quantos anos o tronco teria sido arrancado - não tive qualquer problema com o facto de me toldar a água. Limitei-me a retirar algumas partes podres mais superficiais e a passar por água.
Estou em crer que tudo também dependerá do tipo da própria madeira, e algumas terão mais tendência a libertar líquidos que toldem a água, mas a erosão de anos de chuva/sol também poderá fazer secar o tronco. Daí que, quem tiver possibilidade, ou até quando ande a fazer um passeio, pode-se sempre dar uma vista de olhos pelo monte, porque encontram-se sempre troncos secos já há muito tempo que não precisarão desse trabalho posterior tão incisivo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyTer 2 Ago 2011 - 8:57

Só uma informação que não vi no tópico, não devem ser usadas madeiras resinosas nem madeira verde, devido á seiva que se poderia libertar.

Mais uma opinião, julgo que os prazos para o tratamento do tronco pudessem ser retirados. Não têm qualquer fundamento, já que depende muito de madeira para madeira e das suas dimensões.

Já tratei uns troncos que demoraram alguns dias a colocar no aquário e outros que demorarão alguns meses.


Podem usar também a maioria das árvores de fruto (desde que estejam secos), oliveira, enfim mesmo muitos, têm é de excluir o das árvores resinosas.

Uma boa técnica se bem usada para "envelhecer" o tronco se necessário é enterra-lo na terra sem casca durante algum tempo para os agentes decompositores fazerem os eu trabalho, é claro que depois têm que esfregar e tratar o tronco.
(Conhecia um bom artigo só a falar deste assunto, mas não encontro)

Mais uma coisa, no tópico está que as fontes usadas foram:

tyutry escreveu:


Fontes para a realizaçao deste topico: :wink:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Guia elaborado pelo Membro "pedromelao" do forum [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quando se quer indicar as fontes não se indica assim o site só no geral, mas sim a localização exacta.
As fontes utilizadas para os dois últimos link's quase de certeza que foram estes:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cumprimentos, Rafael Silva

PS: Bom artigo introduzido cá no fórum, sugeria também um sobre o ciclo de azoto, ou mesmo um tópico a dirigir os users para um dos muitos bons artigos já existentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Archy
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 177
Idade : 38
Localização : Stª Maria da Feira

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyTer 19 Jun 2012 - 13:56

e se quiser tratar cortiça? utilizo um dos procedimentos a cima referidos?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQua 20 Jun 2012 - 19:52

SIM É IGUAL
Ir para o topo Ir para baixo
B_Lopes
Iniciante
Iniciante
B_Lopes


Masculino Mensagens : 64
Idade : 32
Localização : muro

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptySex 17 Ago 2012 - 0:01

boas
eu vi um sobreiro aqui a beira caído de fresco...
dava para aplicar o tronco com a cortiça em volta???
há algum tratamento ou método para secar o tronco???
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQua 26 Dez 2012 - 12:23

Bom pessoal , anda com umas duvidas em relação ao tratamento de troncos Smile

Adquiri a pouco tempo varios bocados de troncos de sobreiro com de 20 cm de comprimentos e cedrca de 10 cm de diametro , para fazer uma plataforma para as minhas tartarugas Smile

O membro Rik , deu-me a ideia de por no autoclismo uma vez que era um tronco pequeno e assim fiz , primeiro lavei bem o tronco com agua quente e saiu muita sujidade , ao por no autoclismo , e depois de varias puxadas de agua , a agua continuava branca , sem sujidade , achei que o tronco estava tratado , mas pelo que o menbro Rik me disse nao está tratado :/

1 - Gostava de saber se convem por o tronco inteiro , ou seja em forma de "circulo" , ou se posso por em forma de "meio circulo" ou seja cortado a meio ?

2 - Qual acham o tratamento mais eficaz para estes troncos com estas dimensoes ?


ajudem me por favor Smile
obrigado a todos
cumprimentos
SandroA
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQua 26 Dez 2012 - 13:21

deixa ficar no autoclismo durante um mes + ou - com as descargas normais pois ele estando muito tempo dentro de agua seguido vai sujando a agua e assim quando vires que nao suja mais ai sim esta pronto
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQua 26 Dez 2012 - 13:28

As suas palavras sao parecidas com as do Rik , obrigado aos dois Smile

Esse sim vou deixar no autoclismo , mas depois quero tratar outro tronco , uma vez que cortei 4/5 troncos e que uma deles esta no autoclismo , mas quero tratar outro , de maneira a ser mais rapido , alguem me pode ajudar ?

1 - Gostava de saber se convem por o tronco inteiro , ou seja em forma de "circulo" , ou se posso por em forma de "meio circulo" ou seja cortado a meio ?

2 - Qual acham o tratamento mais eficaz para estes troncos com estas dimensoes ?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar EmptyQua 26 Dez 2012 - 13:34

se arranjar uma panela grande meteos na panela cozeos e depois uma semana numa bacia cheia de agua.
ou entao deixas so numa bacia grande vais trocando a agua, mais vai demorar mais
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty
MensagemAssunto: Re: Troncos- Como tratar   tratar tronco - Troncos- Como tratar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Troncos- Como tratar
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como Tratar Da tartaruga
» pneumonia como evitar e tratar?
» Como montar
» Ajuda para tratar Tartaruga Mississipi
» Ganhei uma tartaruga que está com 18 anos, como cuidar dela?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: