| Filtro Adequado | |
|
+4tataluga tyutry Pedro-Turtle goncalo.oliveira 8 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
goncalo.oliveira Iniciante
| Assunto: Filtro Adequado Sex 28 Jun 2013 - 11:16 | |
| Tenho um aquario com as medidas 60x30x30.
(Normalmente tem 30 a 35 litros) Qual o filtro ideal l/h, interno ou externo? | |
|
| |
Pedro-Turtle Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Sex 28 Jun 2013 - 11:32 | |
| Se fosse a ti pegava num interno de potência de 400lt/h. Pegas nos lt. de água que tens, multiplicas por 10 e dá-te a potência que necessitas para manter o aquário limpo, agora interno ou externo é só escolheres e veres os benefícios de cada um. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Filtro Adequado Sex 28 Jun 2013 - 20:14 | |
| eu recomendo um externo com potencia ai de uns 500l/h e com uma boa capacidade para conter materias filtrantes | |
|
| |
tataluga Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 13:08 | |
| que marcas aconselham? comprei um filtro económico (16 euros) e ele agora não dá corrente, acho que está avariado. preciso de ver um melhor | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 13:26 | |
| esses filtros mais baratos não sao das melhores soluçoes, o melhor e mesmo um bom mais caro ou uma feito por ti a medida | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 15:19 | |
| Eu também precisava de um filtro externo para o meu aquário de 40 litros, mas daqui a alguns meses vou comprar um aquário de grandes dimensões, e estou a ver se compensa comprar pelo ebay ou amazon. Já alguém comprou algum filtro externo via ebay/amazon? | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 18:30 | |
| Boas, Geralmente as lojas alemãs têm melhores preços, pelo menos no material para aquariofilia. E nas compras em conjunto que se fazem nos forums de aquariofilia ainda se consegue um desconto de 10% e portes mais baratos (a dividir por todos). É uma questão de procurar um bocadinho ... O meu material vem geralmente todo de lá. E posso dizer que já poupei bastante. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 18:36 | |
| - tyutry escreveu:
- eu recomendo um externo com potencia ai de uns 500l/h e com uma boa capacidade para conter materias filtrantes
Normalmente em aquariofilia fala-se em 3 a 5x o volume do aquario. Sei que nas tartarugas por serem mais porcas temos que majorar um bocadinho (já vi referir 8 a 10x, no caso das tartarugas), o que me faz confusão pois penso que a maioria das tartarugas gosta de águas calmas, e com estes regimes, vão andar em mar alto! Atenção que quando se fala em 3 a 5x o volume do aquário, não nos estamos a referir ao caudal da bomba do filtro, mas sim ao caudal do filtro que são coisas diferentes. O caudal que um filtro consegue debitar, depende obviamente da bomba, mas também do volume e tipo de matérias filtrantes, secções da tubagem, etc ... | |
|
| |
J.Santos Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 18:41 | |
| joma tem de ser 8 a 10x o volume do aquario porque pouca gente está disposta a fazer um filtro com 20l de volume, se assim fosse poderia ser as 3 a 5x porque as matérias filtrantes seriam mais e em maior quantidade.
Quanto ás aguas calmas isso é facil resolver, em vez de apontares a saída do filtro para a frente, poes esta no fundo e apontas para cima, fazem assim, uma coluna de agua de corrente que não ocuparia o comprimento total do aquário. Esta é a minha solução | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 20:19 | |
| - J.Santos escreveu:
Quanto ás aguas calmas isso é facil resolver, em vez de apontares a saída do filtro para a frente, poes esta no fundo e apontas para cima, fazem assim, uma coluna de agua de corrente que não ocuparia o comprimento total do aquário. Esta é a minha solução Parece-me que isso diminuiu a eficiência, pois a regra será colocar o outflow de um lado inflow do outro, por forma a incrementar a corrente entre ambos, e optimizar o funcionamento do filtro. Indo por esse caminho (sinceramente também não me ocorrem muitas alternativas), parece-me que caimos no velho problema da pescadinha de rabo na boca, se por um lado temos que aumentar o caudal do filtro dado a sujidade criada, por outro temos que evitar o aumento da corrente, devido às especificidades dos animais. Parece-me contudo, que a solução adoptada, colocando o outflow apontado para cima, vai retirar parte (em que proporção não sei especificar) dos ganhos tidos com o aumento do caudal do filtro. Esperemos que alguém que tenha feita experiências sobre está temática se pronuncie. | |
|
| |
J.Santos Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 20:22 | |
| distribui o outflow por diferentes partes no aquário tipo aumenta se o comprimento do tubo e acrescentam se mias buracos diminuindo assim a corrente e não prejudicando (muito) a eficiência do filtro | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 21:18 | |
| Penso que aumentar o tamanho da flauta e o número de furos, "mantendo" a orientação outflow -> inflow, não faz diminuir a corrente do aquário, pelo menos de forma significativa.
| |
|
| |
J.Santos Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 22:14 | |
| Olha que faz, quanto mais pequeno é o furo maior é a pressão da água nesse ponto. Se aumentar o furo de maneira a que a agua não sai toda por ele ajuda bastante na regulação da intensidade da água | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 22:38 | |
| Se calhar não. Quanto mais pequeno é o furo, maior é a velocidade (pressão dinâmica), e menor é a pressão estática, mas a pressão total é constante. Penso eu que é assim, corrijam-me se estiver errado.
Para dizer a verdade, até acho que a utilização de uma flauta até é contra-procedente, pois esta vai fazer com que a pressão dinâmica aumente, logo que a corrente aumente, o que é o contrário do desejado. Devemos ter um out-flow com a maior secção possível para obter o efeito contrário, ou seja, para um mesmo caudal manter a velocidade o mais baixo possível.
Mas acho que não vale a pena entrar por aqui. Em termos prácticos, alguém tem solução para ao utilizar um filtro de maior caudal, e sem perder muito da sua eficiência, evitar que a corrente aumente demasiado, para assim não prejudicar os animais? | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qua 23 Out 2013 - 23:16 | |
| Joma isso é simples: evita-se a corrente pondo no aquário pedras, rochas ou mesmo tijolos. Simples e prático | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 14:22 | |
| eu nos meus aquarios tenho a saida dos filtros a cair directa no aquario so faz aquela turbulencia no sitio onde cai mas no resto do aquario a agua é mais calma, e como a bomba esta do lado oposto de um lado entra do outro sai a agua. é muito dificil de manter a efeciencia total do filtro, e evitar de fazer muita turbulencia na agua | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 14:45 | |
| - tyutry escreveu:
- eu nos meus aquarios tenho a saida dos filtros a cair directa no aquario so faz aquela turbulencia no sitio onde cai mas no resto do aquario a agua é mais calma, e como a bomba esta do lado oposto de um lado entra do outro sai a agua. é muito dificil de manter a efeciencia total do filtro, e evitar de fazer muita turbulencia na agua
Esse cair no aquário é tipo "cascata", ou o outflow está submerso? É que no primeiro caso para quem vive num apartamento, o barulho da água a cair durante a noite, torna-se complicado acho eu ... No meu aquário dedicado aos peixes uso como outflow uma flauta que está no topo oposto ao inflow. Nesta situação é eficiente e não causa ruídos. Entrei nesta "discussão", por que a médio prazo conforme o crescimento das minhas tartas estou a pensar dedicar-lhes um 150x50x50 ou um 120x50x50 com uma basket area no topo, para que a litragem do aquário seja útil. Apesar de ser adepto e possuidor dos filtros da Eheim, para esta situação estou a pensar em adquirir o JBL e1501 greenline, um para começar e se não for suficiente passar a dois. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 14:55 | |
| No meu caso cai mesmo por um cano directo para o aquario sem desvios, como nao tenho os aquarios dentro de casa nao faz diferença, pois ainda faz um barulho mais ou menos da agua a cair. para o aquario novo porque nao pensas antes num filtro tipo sump grande assim ficas com muito espaço de filtragem e para meteres o aquecedor, assim fica tudo arrumado fora da vista do aquario. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 15:04 | |
| Porque a Sump na maior parte dos casos tem o mesmo problema do barulho. Conheço pessoalmente, um caso, em que apesar de várias alterações nunca conseguiu erradicar o barulho, e teve que optar por abandonar e comprar um filtro. E a manutenção de um filtro é bastante mais fácil que a Sump, e sem riscos de inundações. | |
|
| |
J.Santos Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 15:16 | |
| - joma escreveu:
- Porque a Sump na maior parte dos casos tem o mesmo problema do barulho. Conheço pessoalmente, um caso, em que apesar de várias alterações nunca conseguiu erradicar o barulho, e teve que optar por abandonar e comprar um filtro. E a manutenção de um filtro é bastante mais fácil que a Sump, e sem riscos de inundações.
Sump e silenciosa, so faz barulho se tiver mal feita assim como um filtro se não tiver em condições faz barulho... Quanto à parte da inundação porque não colocas umas torneiras como nos eheim? para cortar a ligação enquanto fazes a manutenção? | |
|
| |
RingoF. Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 15:17 | |
| Melhor solução ... mais barato .... corta ... cola .... martela ... inventa ... e faz o teu próprio filtro....
| |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 15:32 | |
| uma sump so inunda se a entrada de agua estiver muito baixa para entrar muita agua, pois se for uma entrada a superficie so vai para a sump a agua que vem para cima, nunca havendo o risco de inundar, e a queda de agua se cair em cima de uma esponja ou lâ filtrante nao abafa o som? | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 15:36 | |
| - J.Santos escreveu:
Sump e silenciosa, so faz barulho se tiver mal feita assim como um filtro se não tiver em condições faz barulho...
Quanto à parte da inundação porque não colocas umas torneiras como nos eheim? para cortar a ligação enquanto fazes a manutenção? Talvez seja, a que vi não era comparável a um filtro (o barulho não era exagerado, mas existia), e a queda tinha um dorso que supostamente a tornava silenciosa. E tenho visto mais queixas do mesmo. Quanto à inundação, não me refiro quando estamos em manutenção. Mas imaginemos que o tubo de queda entope, não existe o problema da bomba trabalhar até a sump ficar vazia? Será que o aquário suporta este excesso de água ou começa a transbordar? | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 15:41 | |
| - tyutry escreveu:
- uma sump so inunda se a entrada de agua estiver muito baixa para entrar muita agua, pois se for uma entrada a superficie so vai para a sump a agua que vem para cima, nunca havendo o risco de inundar, e a queda de agua se cair em cima de uma esponja ou lâ filtrante nao abafa o som?
Sim, se a sump estiver bem calculada, suporta a água proveniente do aqua mesmo em caso de falta de luz. Penso que os problemas surgem, como já disse atrás, no caso de um entupimento da queda. Acho que o barulho gerado, tipo gorgorejar, é originado cá em cima e não na sump propriamente dita, tem a ver com entrada de ar no tubo de queda. O dorso (aquele "U", à saída do aqua, antes da queda) serve precisamente para tentar manter o tubo de queda cheio de água, evitando assim a presença de ar. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Filtro Adequado Qui 24 Out 2013 - 16:02 | |
| se colocares a bomba num sitio alto para o caso de agua falhar ao vir do aquario para a sump a bomba como esta mais alta fica sem agua e ja nao manda mais para o aquario do que ele pode levar. o unico problema que podes ter é se ficar muito tempo assim queima a bomba mas antes uma bomba queimada do que uma casa inundada | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Filtro Adequado | |
| |
|
| |
| Filtro Adequado | |
|