Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Filtro Adequado EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Filtro Adequado EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Filtro Adequado EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Filtro Adequado EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Filtro Adequado EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Filtro Adequado EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Filtro Adequado EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Filtro Adequado EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Filtro Adequado EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Filtro Adequado

Ir para baixo 
+4
tataluga
tyutry
Pedro-Turtle
goncalo.oliveira
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
goncalo.oliveira
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 42
Localização : Quinta do Conde

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptySex 28 Jun 2013 - 11:16

Tenho um aquario com as medidas 60x30x30.

(Normalmente tem 30 a 35 litros) Qual o filtro ideal l/h, interno ou externo?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro-Turtle
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 460
Localização : Penafiel, Porto

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptySex 28 Jun 2013 - 11:32

Se fosse a ti pegava num interno de potência de 400lt/h.
Pegas nos lt. de água que tens, multiplicas por 10 e dá-te a potência que necessitas para manter o aquário limpo, agora interno ou externo é só escolheres e veres os benefícios de cada um.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptySex 28 Jun 2013 - 20:14

eu recomendo um externo com potencia ai de uns 500l/h e com uma boa capacidade para conter materias filtrantes
Ir para o topo Ir para baixo
tataluga
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : Porto

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 13:08

que marcas aconselham? comprei um filtro económico (16 euros) e ele agora não dá corrente, acho que está avariado. preciso de ver um melhor
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 13:26

esses filtros mais baratos não sao das melhores soluçoes, o melhor e mesmo um bom mais caro ou uma feito por ti a medida
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 15:19

Eu também precisava de um filtro externo para o meu aquário de 40 litros, mas daqui a alguns meses vou comprar um aquário de grandes dimensões, e estou a ver se compensa comprar pelo ebay ou amazon. Já alguém comprou algum filtro externo via ebay/amazon?
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 18:30

Boas,

Geralmente as lojas alemãs têm melhores preços, pelo menos no material para aquariofilia.
E nas compras em conjunto que se fazem nos forums de aquariofilia ainda se consegue um desconto de 10% e portes mais baratos (a dividir por todos). É uma questão de procurar um bocadinho ... Very Happy Very Happy Very Happy

O meu material vem geralmente todo de lá. E posso dizer que já poupei bastante.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 18:36

tyutry escreveu:
eu recomendo um externo com potencia ai de uns 500l/h e com uma boa capacidade para conter materias filtrantes
Normalmente em aquariofilia fala-se em 3 a 5x o volume do aquario. Sei que nas tartarugas por serem mais porcas temos que majorar um bocadinho (já vi referir 8 a 10x, no caso das tartarugas), o que me faz confusão pois penso que a maioria das tartarugas gosta de águas calmas, e com estes regimes, vão andar em mar alto! Very Happy Very Happy Very Happy 

Atenção que quando se fala em 3 a 5x o volume do aquário, não nos estamos a referir ao caudal da bomba do filtro, mas sim ao caudal do filtro que são coisas diferentes. O caudal que um filtro consegue debitar, depende obviamente da bomba, mas também do volume e tipo de matérias filtrantes, secções da tubagem, etc ...
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 18:41

joma tem de ser 8 a 10x o volume do aquario porque pouca gente está disposta a fazer um filtro com 20l de volume, se assim fosse poderia ser as 3 a 5x porque as matérias filtrantes seriam mais e em maior quantidade.

Quanto ás aguas calmas isso é facil resolver, em vez de apontares a saída do filtro para a frente, poes esta no fundo e apontas para cima, fazem assim, uma coluna de agua de corrente que não ocuparia o comprimento total do aquário. Esta é a minha solução
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 20:19

J.Santos escreveu:

Quanto ás aguas calmas isso é facil resolver, em vez de apontares a saída do filtro para a frente, poes esta no fundo e apontas para cima, fazem assim, uma coluna de agua de corrente que não ocuparia o comprimento total do aquário. Esta é a minha solução
Parece-me que isso diminuiu a eficiência, pois a regra será colocar o outflow de um lado inflow do outro, por forma a incrementar a corrente entre ambos, e optimizar o funcionamento do filtro.

Indo por esse caminho (sinceramente também não me ocorrem muitas alternativas), parece-me que caimos no velho problema da pescadinha de rabo na boca, se por um lado temos que aumentar o caudal do filtro dado a sujidade criada, por outro temos que evitar o aumento da corrente, devido às especificidades dos animais. Parece-me contudo, que a solução adoptada, colocando o outflow apontado para cima, vai retirar parte (em que proporção não sei especificar) dos ganhos tidos com o aumento do caudal do filtro.

Esperemos que alguém que tenha feita experiências sobre está temática se pronuncie.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 20:22

distribui o outflow por diferentes partes no aquário tipo aumenta se o comprimento do tubo e acrescentam se mias buracos diminuindo assim a corrente e não prejudicando (muito) a eficiência do filtro
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 21:18

Penso que aumentar o tamanho da flauta e o número de furos, "mantendo" a orientação outflow -> inflow, não faz diminuir a corrente do aquário, pelo menos de forma significativa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 22:14

Olha que faz, quanto mais pequeno é o furo maior é a pressão da água nesse ponto. Se aumentar o furo de maneira a que a agua não sai toda por ele ajuda bastante na regulação da intensidade da água
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 22:38

Se calhar não. Quanto mais pequeno é o furo, maior é a velocidade (pressão dinâmica), e menor é a pressão estática, mas a pressão total é constante. Penso eu que é assim, corrijam-me se estiver errado.

Para dizer a verdade, até acho que a utilização de uma flauta até é contra-procedente, pois esta vai fazer com que a pressão dinâmica aumente, logo que a corrente aumente, o que é o contrário do desejado. Devemos ter um out-flow com a maior secção possível para obter o efeito contrário, ou seja, para um mesmo caudal manter a velocidade o mais baixo possível.

Mas acho que não vale a pena entrar por aqui. Em termos prácticos, alguém tem solução para ao utilizar um filtro de maior caudal, e sem perder muito da sua eficiência,  evitar que a corrente aumente demasiado, para assim não prejudicar os animais?
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQua 23 Out 2013 - 23:16

Joma isso é simples: evita-se a corrente pondo no aquário pedras, rochas ou mesmo tijolos. Simples e prático Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 14:22

eu nos meus aquarios tenho a saida dos filtros a cair directa no aquario so faz aquela turbulencia no sitio onde cai mas no resto do aquario a agua é mais calma, e como a bomba esta do lado oposto de um lado entra do outro sai a agua. é muito dificil de manter a efeciencia total do filtro, e evitar de fazer muita turbulencia na agua
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 14:45

tyutry escreveu:
eu nos meus aquarios tenho a saida dos filtros a cair directa no aquario so faz aquela turbulencia no sitio onde cai mas no resto do aquario a agua é mais calma, e como a bomba esta do lado oposto de um lado entra do outro sai a agua. é muito dificil de manter a efeciencia total do filtro, e evitar de fazer muita turbulencia na agua
Esse cair no aquário é tipo "cascata", ou o outflow está submerso?
É que no primeiro caso para quem vive num apartamento, o barulho da água a cair durante a noite, torna-se complicado acho eu ... Very Happy Very Happy Very Happy 

No meu aquário dedicado aos peixes uso como outflow uma flauta que está no topo oposto ao inflow. Nesta situação é eficiente e não causa ruídos.

Entrei nesta "discussão", por que a médio prazo conforme o crescimento das minhas tartas estou a pensar dedicar-lhes um 150x50x50 ou um 120x50x50 com uma basket area no topo, para que a litragem do aquário seja útil. Apesar de ser adepto e possuidor dos filtros da Eheim, para esta situação estou a pensar em adquirir o JBL e1501 greenline, um para começar e se não for suficiente passar a dois.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 14:55

No meu caso cai mesmo por um cano directo para o aquario sem desvios, como nao tenho os aquarios dentro de casa nao faz diferença, pois ainda faz um barulho mais ou menos da agua a cair.
para o aquario novo porque nao pensas antes num filtro tipo sump grande assim ficas com muito espaço de filtragem e para meteres o aquecedor, assim fica tudo arrumado fora da vista do aquario.
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 15:04

Porque a Sump na maior parte dos casos tem o mesmo problema do barulho. Conheço pessoalmente, um caso, em que apesar de várias alterações nunca conseguiu erradicar o barulho, e teve que optar por abandonar e comprar um filtro. E a manutenção de um filtro é bastante mais fácil que a Sump, e sem riscos de inundações.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 15:16

joma escreveu:
Porque a Sump na maior parte dos casos tem o mesmo problema do barulho. Conheço pessoalmente, um caso, em que apesar de várias alterações nunca conseguiu erradicar o barulho, e teve que optar por abandonar e comprar um filtro. E a manutenção de um filtro é bastante mais fácil que a Sump, e sem riscos de inundações.
Sump e silenciosa, so faz barulho se tiver mal feita assim como um filtro se não tiver em condições faz barulho...

Quanto à parte da  inundação porque não colocas umas torneiras como nos eheim? para cortar a ligação enquanto fazes a manutenção?
Ir para o topo Ir para baixo
RingoF.
Iniciante
Iniciante
RingoF.


Masculino Mensagens : 125
Localização : Belas-Queluz-Lisboa

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 15:17

Melhor solução ... mais barato .... corta ... cola .... martela ... inventa ... e faz o teu próprio filtro....
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 15:32

uma sump so inunda se a entrada de agua estiver muito baixa para entrar muita agua, pois se for uma entrada a superficie so vai para a sump a agua que vem para cima, nunca havendo o risco de inundar, e a queda de agua se cair em cima de uma esponja ou lâ filtrante nao abafa o som?
Ir para o topo Ir para baixo
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 15:36

J.Santos escreveu:

Sump e silenciosa, so faz barulho se tiver mal feita assim como um filtro se não tiver em condições faz barulho...

Quanto à parte da  inundação porque não colocas umas torneiras como nos eheim? para cortar a ligação enquanto fazes a manutenção?
Talvez seja, a que vi não era comparável a um filtro (o barulho não era exagerado, mas existia), e a queda tinha um dorso que supostamente a tornava silenciosa. E tenho visto mais queixas do mesmo.
Quanto à inundação, não me refiro quando estamos em manutenção. Mas imaginemos que o tubo de queda entope, não existe o problema da bomba trabalhar até a sump ficar vazia? Será que o aquário suporta este excesso de água ou começa a transbordar?
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
joma
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 70
Localização : Torres Vedras

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 15:41

tyutry escreveu:
uma sump so inunda se a entrada de agua estiver muito baixa para entrar muita agua, pois se for uma entrada a superficie so vai para a sump a agua que vem para cima, nunca havendo o risco de inundar, e a queda de agua se cair em cima de uma esponja ou lâ filtrante nao abafa o som?
Sim, se a sump estiver bem calculada, suporta a água proveniente do aqua mesmo em caso de falta de luz.
Penso que os problemas surgem, como já disse atrás, no caso de um entupimento da queda.

Acho que o barulho gerado, tipo gorgorejar, é originado cá em cima e não na sump propriamente dita, tem a ver com entrada de ar no tubo de queda. O dorso (aquele "U", à saída do aqua, antes da queda) serve precisamente para tentar manter o tubo de queda cheio de água, evitando assim a presença de ar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://aquarium.jorgemota.pt
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado EmptyQui 24 Out 2013 - 16:02

se colocares a bomba num sitio alto para o caso de agua falhar ao vir do aquario para a sump a bomba como esta mais alta fica sem agua e ja nao manda mais para o aquario do que ele pode levar. o unico problema que podes ter é se ficar muito tempo assim queima a bomba mas antes uma bomba queimada do que uma casa inundada
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Filtro Adequado Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro Adequado   Filtro Adequado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Filtro Adequado
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda com Filtro adequado
» Escolha do filtro mais adequado
» Será este filtro e termostato adequado?
» aquaterrário adequado?
» Será o mais adequado?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: