Assunto: problema de mobilidade Seg 5 Jul 2010 - 20:00
Olá, este tópico serve de apresentação e também para que me possam ajudar com uma questão.
A minha tartaruga está comigo à pouco tempo, mas já deve ter alguns aninhos. A questão é que mesmo antes de estar comigo sempre esteve com pouca água. Enquanto a tive como me tinham dito que ela não precisava de muita água manti-a numa tartarugueira de 45cm com pouca agua, suficiente para ela estar submersa, mas nao para nadar. Eu quando a tinha no aquario mais pequeno costumava po-la no chao da cozinha principalmente para apanhar sol, e ela costumava passear normalmente.
Agora que descobri este forum e começei a ler alguns topicos, comprei um aquario maior, de 60 mas ao observa-la penso que ela nao sabe nadar :s talves porque nunca teve espaço para aprender???
mesmo o simples facto de sair da agua lhe custa imenso e o problema parece-me que vem das patas traseiras, pois ela puxa-se com as da frente mas não mexe as de tras. Agora tenho medo de pôr mais agua porque axo que ela pode se assustar e entrar em stress por nao saber nadar...
Tenho-a alimentado à mão como mostra o video, costumo dar-lhe de comer uma vez por dia, normalmente sticks, fruta ou legumes (fruta principalmente, melancia adora legumes come pouco) no video estou a dar salshicha, mas nao custumo dar sempre. ela tambem gosta de caracois.
Alem disso tem um inxaço por baixo dos olhos que eu não sei do que será, mas só apareceu desde que está neste aquario novo, o quario trazia um liquido qualquer azul que dizia que era pra limpar agua ou la o que era.. eu usei certinho.. será que mesmo assim fez reação? já mudei a agua de qualquer forma..
Estou agora a fazer o upload de uns videos que fiz ainda à pouco para que possam ver e se possivel me ajudem.
ah.. ela chama-se luisinha - (creio que seja uma ela) se souberem a raça também agradecia.. pois nao sei.
verde1 Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Seg 5 Jul 2010 - 20:09
Não sei, mas pelo que vi pelo vídeo parece um problema de visão. Penso que deverias de ter mais agua no aquario para a tartaruga poder nadar a vontade, não reparei se tinhas lâmpada UVA/B mas convém que tenhas apontada também para a zona seca. A espécie não te posso dizer porque não consigo identificar :s
mysthic Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Seg 5 Jul 2010 - 20:16
mas a questão é essa, eu nao sei se dev por mais agua se ela não consegue mexer as patas de tras para nadar.
tenho lampada mas nao custumo ligar pk ela consegue apanhar sol directo pelo menos 10 ou 15 min por dia na cozinha.
Assunto: Re: problema de mobilidade Seg 5 Jul 2010 - 20:30
pelas unhas diria que é macho, so indo a um vet é que poderá dizer o que será, eu mando po ar que seja algum problema de falta de alguma vitamina (d ou e, falta de calcio)
a especie nao se vê bem, mas parece me ser uma Mauremys leprosa, logo é uma especie de manutenção proibida, pois é um animal autoctene
mas sem duvida que requer uma ida ao veterinario urgentemente, normalmente nos repteis quando se observa algo do genero o estado ja vai avançado
Sophyazinha Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Seg 5 Jul 2010 - 23:14
Bem vinda! Concordo que deverias ir ao vet, o arrastar da situação pode torná-la irreversível... Boa sorte!
andreiareis Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Ter 6 Jul 2010 - 7:30
Reagiu como a minha, não saber nadar... Também reparei que ao subir para a plataforma faz muita força com as patas da frente, agora as de trás, parece que a traseira pesa uma tonelada não vai mesmo. Talvez seja mesmo por estar muito tempo com pouca agua, aos poucos vai evoluindo.
Boa sorte!
Hayate Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Ter 6 Jul 2010 - 12:15
sim vai fazendo como a andreiareis, vai pondo agua pouco a pouco de semana a semana e ela vai aprender, a minha também não sabia pois quando era pequenina estava naquelas tartarugueiras ovais mas agora ta linda linda linda:D
papito Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Ter 6 Jul 2010 - 12:26
andreiareis escreveu:
Reagiu como a minha, não saber nadar... Também reparei que ao subir para a plataforma faz muita força com as patas da frente, agora as de trás, parece que a traseira pesa uma tonelada não vai mesmo. Talvez seja mesmo por estar muito tempo com pouca agua, aos poucos vai evoluindo.
Boa sorte!
andreia, gostei muito do teu lago, como que fizeste??? isso é uma bacia colocada em um buraco??? se puder me explicar, e dizer onde achastes o necessário p/ montar agradeço.... saudaçoes
andreiareis Iniciante
Assunto: Re: problema de mobilidade Ter 6 Jul 2010 - 17:59
papito escreveu:
andreia, gostei muito do teu lago, como que fizeste??? isso é uma bacia colocada em um buraco??? se puder me explicar, e dizer onde achastes o necessário p/ montar agradeço.... saudaçoes
Resposta enviada.
A evolução da tartaruga é lenta, demora bastante aprender a soltar-se, mas já notei algumas melhorias =)