Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Sex 18 Jul 2014 - 15:24
Boas,
Interessante gostei de ver.
Obrigado pela partilha.
Nota-se que houve ai algum trabalho de 'engenharia'.
A mim parece-me bem. As observaçoes que tenho a fazer tem a ver com o espaço aquatico ser pequeno e por nao ter filtragem...
Talvez tambem uma arvore/arbusto, de pequena/media dimensao, estrategicamente colocado, que com o rodar do sol durante o dia forneça sombra, possa ser uma sugestao.
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Sex 18 Jul 2014 - 15:35
@Lehepe : obrigado pelo feedback
@norby : Obrigado , realmente está aqui um pouco de trabalho , não sei que tipo de filtragem por sem gastar muito dinheiro , se alguem tiver ideias , estava a pensar mudar a agua de semana a semana , mas... Quanto a planta não sei que colocar , ando a estudar isso , a fazer somba tenho um guarda sol provisorio . A parte aquatica é provisoria para este ano , para o ano irei comprar um lago maior com cerca de 500 litros
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Ter 29 Jul 2014 - 6:55
Obrigado Norby
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Ter 29 Jul 2014 - 7:02
Boa noite pessoal
Penso que alguns ja sabem , mas eu para quem não sabe , eu adotei no dia 31 de junho uma graptemys ouachitensis , com cerca de 5/6 anos segundo a ex dona e tem cerca de 9 cm de comprimento.
Esta adopção foi conseguida atraves de um colega meu anda a tirar um curso comigo , eu um dia falei lhe se ele soubesse de alguém que quisesse dar uma tartaruga eu adotava , e assim foi passou se o fim de semana e ele na segunda feira disse me que tinha conseguido uma tartaruga para mim , de uma colega de trabalho da mãe dele , na altura não me disse tamanho nem espécie , mas como é obvio fiquei felicíssimo .
Na segunda-feira seguinte foi buscar a tartaruga ao trabalho da senhora , ao chegar lá vejo num garrafão de 5 litros cortado ao meio com cerca de 5 centimetros de agua , mas isso não fui o mais grave uma vez que aquilo só foi a maneira de transporte para trazer a tartaruga. O mais grave foi eu ver camarões secos a boiar na água , quando falei com a senhora ela disse que não tinha condições para manter mais a tartaruga , que sempre viveu com pouco mais agua do que aquela que tinha no garrafão de transporte , e que esperava que eu lhe desse uma vida melhor. A qual eu disse para ela não se preocupar que estaria em "boas mãos". Uma atitude bem pensada por parte da senhora.
-Fica as primeira fotos tiradas a tartaruga (01.07.2014):
- Um dos problemas na adaptação foi o elevada quantidade de água , assim como a altura da mesma , andando maior parte das vezes no fundo do aquário , de vez em quando vinha a superficie para respirar mas alguma dificuldade penso eu , contudo ao fim de pouco tempo ja tinha apanhar com a UVB à plataforma.
-O maior problema mesmo penso que fui na alimentação , como tinha dificuldade em vir a tona da água , na hora de comer , era uma trapalhona e desajeitada de todo o tamanho , não conseguindo comer mesmo , apenas na sexta feira (18.07.2014) passado quase 3 semanas sem a ver comer , lembrei me de colocar um alimento que fosse ao fundo , peguei em bocados de cenoura e finamente comeu
Dia 21.07.2014 ja com 3 semanas cá em casa vi finalmente ela conseguir comer sticks que estavam a "tona" da água, estes dias tem conseguido comer novamente sticks , é bom sinal , estando assim a adaptar se a altura de água
-Ainda a aspectos a melhorar como a carapaça levantada na parte de trás , provavelmente porque nunca apanhou sol nem UVB , mas também num mês é dificil de ver melhorias , mas a longo prazo veremos as melhorias.
- O próximo passo sera colocá-la no lago , mas para isso irei esperar mais uns dias para ver se continua a conseguir comer os sticks e não ser trapalhona
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Ter 29 Jul 2014 - 9:17
Estas a fazer um bom trabalho com ela.
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Sáb 2 Ago 2014 - 12:30
obrigado norby
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Sáb 2 Ago 2014 - 12:30
Boa tarde pessoal , já andava a algum tempo para ir buscar uma tartaruga que ia adotar de uma pessoa conhecida de um curso que ando a tirar , o motivo pelo qual a pessoa ia dar a tartaruga era por falta de espaço e de viver num apartamente .
Pelo que me disse a tartaruga era grande e viviu desde sempre com pouco agua numa especie de bacia , comia camarões e também cenoura...
Essa pessoa tinha me dito que a tartaruga era pouco grande , mas não me deu assim grandes referências , fiquei um pouco na expectativa.
Na quarta-feira passada fui finalmente buscar a tartaruga , dei uma caixa de sapatos a essa pessoa para colocar a tartaruga , ela chegou ao carro e deu me através do vidro , peguei na tartaruga com uma mão , e pensei : "epah isto não é uma tartaruga grande , é enorme , pensei logo que tivesse mais de 1 kilo " , quando abri a caixa , percebi não me tinhaa enganada e era realmente uma tartaruga bastante enorme com mais de 20 cm de carapaça , pseudemys conccina conccina (quase nem cabia na caixa de sapatos)
Como era de noite , não a introduzi no lago , deixei dentro de casa , com agua a cubrir a carapaça , no dia seguinte coloquei no lago
- Fica aqui o video do momento em que a larguei no lago :
____________________________________________________________ Situação actual :
Como podem ver a carapaça não está no melhor estado , principalmente nas pontas , mas com o tempo espero que vá ao sitio
Nos videos não dá para ver , mas ela quando fui agua pela primeira vez , nao consegui ir ao fundo , apenas boiava e dava as pernas toda desajeitada , provavelmente porque nunca teve agua para conseguir nadar em 8 anos de existência , contudo começou logo a comer uma planta que eu tinha colocado no lago (Pinheirinho da agua - podem ver no video).
Ontem coloquei sticks , mas penso que não comeu , contudo tenho a visto muitas vezes a planta que citei acima
SandroA Cumprimentos , deêm as vossas opiniões
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Seg 1 Dez 2014 - 14:37
Boa tarde pessoal , é so para vos dizer que voltei
Estive algum tempo ausente , mas tive algumas razões , mas também algum preguiça pelo meio
Já algum tempo que estava sem computador , então só vinha a net através do telemovél , e tornava se um pouco dificil actualizar com fotos e videos , por isso tenho actualizado no facebook , mas a pouco tempo recebi um portatil novo dos meus pais e decidi voltar para cá
Espero ser bem-vindo novamente A paixão pelas tartarugas , essa sim , continua bem presente
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Seg 1 Dez 2014 - 16:54
Boas,
Bons olhos te vejam!
Nós continua-mos deste lado.
Umas actualizações sao sempre bem vindas!
SimoneS Iniciante
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Seg 1 Dez 2014 - 20:50
SandroA,
Diverti-me muito com esse primeiro vídeo que você postou em agosto, aquele em que larga a grandona no seu lago pela primeira vez.
Pelo jeito sentiu-se muito à vontade logo, hein? e seu lago ficou pequeno...
Parabéns pela nova adoção! Ela deve estar muito satisfeita com o paraíso onde mora agora!
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Ter 2 Dez 2014 - 1:58
Boa noite,
@norby: Muito obrigado pela receção , já andava algum tempo desaparecido Em breve irei actualizar
@SimoneS: Obrigado , também gosto muito do video e sim sentiu se bastante a vontade , nas primeiras horas nao conseguia ir ao fundo porque desde pequena nunca deve ter tipo muito espaço para nadar
Sim realmente ficou um pouco pequeno , mas está muito melhor do que na sua anterior casa (era de uma pessoa conhecida , e pelo que sei vivia num pequeno recipiente com água)
Se agora você diz que ela está num paraíso , na próxima primeira quero aumentar o lago , e nessa altura ficaram num resorte de 5*
Cumprimentos SandroA
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: As minhas 5 meninas(os) (SandroA) Ter 2 Dez 2014 - 2:01
Tenho de momento 4 no lago a semi-hibernar / hibernar e tenho 6 dentro de casa com tudo aquilo que precisam
P.s: só agora é que vi que o titulo do meu tópico é: as minhas 5 meninas(os) (SandroA) , vou ter de mudar para: as minhas 10 meninas(os) (SandroA) , hehehehe