Bem, demorou um pouco o update mas foi. Tive que esperar pela altura da grande limpeza do aquário para conseguir tirar fotos decentes e com tempo.
Eu procuro tê-las sempre com acesso directo a Sol (sem janela pelo meio) e como estão na marquise isso não é geralmente um problema. Mas agora no Inverno costumo de qualquer forma ligar a lâmpada UVB.
Bem, penso que tenho duas fêmeas.
A Adélia (Pseudemys nelsoni) tem agora pouco mais de 4 anos. Pesa 458g e tem 15 cm de carapaça.
A Ninja (Graptemys pseudogeographica pseudogeographica) tem agora 3 anos. Pesa 214g e mede 11 cm. Infelizmente ainda não a consigo agarrar de forma a ficar longe das suas unhas pequenas e mortíferas e dado que não pára quieta as fotos não ficaram grande coisa.
Neste momento tenho-as num aqua de 100L e tenho andado a pensar no que fazer. Não tenho de todos condições para fazer um lago externo nem interno devido a falta de espaço. Talvez considere dar uma ou ambas para adoção a alguém que tenha, dado que não quero que vivam para sempre limitadas no 'pouco' espaço que tenho.