Olá a todos. Sou novo no forum não sei se esta é a melhor secção para fazer este post, se não for digam algo por favor.
HistorialHá 8 anos ofereceram-me uma tartaruga e um ano depois comprei outra. Durante toda a vida (até ao mês passado) apenas lhes ofereci o que me recomendaram na altura da compra:
- Aquario apenas com 5L de agua e umas pedras no meio
- Água que cobrisse as carapaças completamente
- Gammarus
Todos os anos tinham um problema nos olhos e eu dava-lhes umas gotas para "curar" como me disseram na loja.
No mês passado uma morreu.
Só aí levei a outra ao veterinário que me disse como fazer para tratar melhor a minha tartaruga, mas já percebi também depois de ter encontrado este forum que ele não me disse nem metade do que eu devia fazer. Por isso vim pedir a vossa ajuda.
Peço desculpa desde já pelo tamanho do post mas vou deixar toda a info aqui para me ajudarem no que puderem da melhor maneira. E agradeço também a quem poder dar umas dicas sobre o meu caso.
EspécieSabem qual a especie dele? Eu já vi o forum de espécies mas são todas muito semelhantes e não consigo distinguir bem. Além disso o veterinário apenas me disse que era uma "semi-aquática".
Foto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]AquaterrárioDepios de ter começado a ler o forum resolvi melhorar as condições do Dexter e fazer um aquário novo embora provisório.
Já tem aquecedor e luz UVB 5.0. Não tenho filtro ainda e mudo a água de 2 a 3 dias (limpo a comida da água todos os dias). O aquário tem 30L de água. Coloco na água, sempre que a mudo, uma caneca de chá preto (indicação do verterinário para desinfecção da água). Tenho a temperatura da água a 24º.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]AlimentaçãoComo eu disse comeu cammarus toda a vida. Só e apenas.
O veterinário disse-me para dar:
-Granulado para tartas aquaticas (Base)
-Peixe Fresco com visceras
-Figado de ave (1x por mes)
-Carnes brancas
-Granulado para répteis herbiveros
-Granulado para gatinhos
Neste momento a minha tarta não come nada. Ela estava semi-hibernada. Agora está bem mais activa mas nao come. Tenho tentado dar apenas o granulado para tartas aquaticas e o dos gatinhos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]SaúdeEsta é uma das piores partes para mim. A minha tarta tá muito magra. O veterinário disse que ela tem uma infecção nos intestinos e falta de vitaminas. Disse-me que o essencial é mudar a alimentação, a temperatura da água e a luz uvb. Levou um injectável na altura.
Há algumas coisas que me preocupam e gostava de partilhar:
- É normal a tartaruga "esforçar" tanto a garganta enquanto respira?
- A tartaruga não bóia, isto é, está quase sempre no fundo do aquário.
- A carapaça tá muito escura na parte traseira.
- Faz bolhinhas debaixo de água e abre a boca.
DúvidasTenho duvidas sobre o comportamento nos últimos dias. Estava muito quieta quando a outra tarta morreu. Entretanto depois de eu lhe arranjar a luz e o termostato ficou na parte seca durante muito tempo a apanhar com a luz. Entretanto passou a estar mt mais tempo na água e sempre a "nadar" contra as paredes do aquário. Isso é normal? Será que está contente ou "aflita"? Poderá estar esfomeada e não reconhece os novos alimentos? Vou deixar aqui um pequeno video com este comportamento.
Vi a tarta a ferrar as próprias patas. É normal?!
youtu.be/lSsHEmzqm9g
Mais uma vez desculpem a extenção do post e agradeço a quem leu até aqui. Qualquer ajuda é bem vinda. Tenho planos para melhorar o aquario da tarta e fazer um numa varanda cá de casa. Mas para já gostava que recuperasse para no incio do verão poder coloca-la lá.
PS: Parece que não me é permitido colocar links externos. Por favor colem o link no browser para ver no youtube.