|
| Tartaruga deixou de comer e está muito parada. | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Taniia Iniciante
| Assunto: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 2:04 | |
| Boa noite.
Na passada terça feira de carnaval ofereceram-me uma tartaruga. Penso ser a hieroglífica.
Tenho-a mantida num aquário de cerca de 15 litros, embora só o tenha enchido com cerca de 5, pois ainda não fiz a plataforma por falta de silicone neutro. No primeiro dia ela era muito medrosa e escondia-se sempre que nos via. No segundo e tercerio dia perdeu completamente o medo e andava toda contente e sempre a nadar pelo aquário, como que a pedir comida. Acontece que já há cerca de 3 dias que tem ficado muito parada e agora já quase não come. Tenho lido alguns dos vossos tópicos mas não pude pedir auda mais cedo pois fiquei sem internet.
As condições em que a mantenho são as seguintes:
- aquário de cerca de 15 litros (aproximadamente, não me lembro bem das medidas) - tem apenas cerca de 5 litros de água, devido a ainda não ter feito a plataforma - o fundo são pedras grossas, que vou retirar pois já li que dificulta a limpeza - tenho uma pedra grande (do género daquelas que se vêm no jardim" onde ela costuma estar, de modo a conseguir estar numa zona seca, e também numa área pouco profunda para apenas se spoiar com a cabeça de fora - água aquecida com um termóstato a cerca de 26º. a senhora da loja aconselhou 23º, mas como li por aqui que é pouco, aumentei. - de momento não tenho filtro, mas tenho feito tpa's regularmente - a alimentação dela tem sido umas bolinhas de crescimento da Sera. Também já lhe dei maçã, agriões, e cenoura, e ela pareceu gostar de tudo. - inicialmente pensei que fosse "semi hibernação", pelo que tapei o aquário com vidro, pois a minha casa é muito fria, e ela podia sofrer com as mudanças de temperatura entre a água, e o ar -tenho também uma tartaruga de cálcio
O que faço? Ela está muitas vezes paradita, de olhos fechados e com as patas encolhidas. Mas se eu lhe tocar ela reage, e até é capaz de nadar normalmente como se nada fosse durante um tempo. | |
| | | BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 10:27 | |
| Inicialmente pensei que fosse mais uma daquelas reações normais de uma tartaruga sem aquecedor/termostato. Mas se o tens a coisa já "complica", aconselho-te a levá-la ao veterinário.. se ela estava bem e se tem a água aquecida não há motivo aparente para que perca a actividade e deixe de comer.
Não precisas de ter a água a 26º (temperaturas mais altas são "guardadas" para recuperações de doenças, para o organismo reagir melhor e mais depressa) 23º não é pouco, simplesmente é o minimo aconselhado, podes perfeitamente ter a essa temperatura, eu aconselho os 24º.
Ela não foi exposta a nenhuma corrente de ar, nem nada que podesse adoece-la?
Confirmas-te se o termostato está a funcionar correctamente, e de que a água se encontra á temperatura que é suposto?
| |
| | | Taniia Iniciante
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 13:44 | |
| Corrente de ar não, o que pode ter acontecido é uma pequena mudança de temperatura de quando acrescentei mais água ao aquário. Se for uma simples constipação, quais são os sintomas e como a posso tratar? O que aconteceu foi que o termóstato vinha partido (ou partiu-se). No dia seguinte ao comprá-lo notei que ele estava a fazer barulho, fui a ver e estava cheio de água por dentro e ao pé das resistências... Um perigo Retirei-o e fui de seguida à loja trocá-lo. Não sei até que ponto as tartarugas são sensíveis às temperaturas, mas como disse a minha casa é mesmo gelada, razão pela qual tapei o aquário. Assim a temperatura mantém-se estável na zona seca. Será que foi de alguma destas situações? Ainda não tenho a tal luz uvb, portanto também a tirei um pouquinho do aquário para a pôr ao sol. Um dia pu-la dentro de casa (por causa do vento que estava), no chão com a janela aberta para não filtrar os raios, e noutro, levei-a para o jardim pois o dia estava mais ameno. | |
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 13:52 | |
| Porcausa de apenas alguns momentos sem termostato não penso que causa-se alguma constipaçãozita. Agora essas andanssas todas para a rua e para dentro de casa, isso já não é bom. As tartarugas não são super sensiveis ás mudanças de temperatura, mas têm alguma sensibilidade e quando são pequenas pior ainda. Não a coloques na rua nem pela casa, a temperatura é muito diferente da temperatura dentro do aquaterrário. Pode ter apanhado algum ventinho frio. Com tartarugas muito pequenas e ainda por cima acabadas de comprar não convem pô-las á "prova" nessas circunstancias. Tens de deixá-la crescer e alimentar-se como deve ser para se tornar mais resistente.
Os sintomas dependem do "grau" da doença, eu aconselho-te a leva-la ao veterinário (com especialidade no assunto), o facto dela estar com aquecimento e ter perdido apetite e actividade não é nada bom sinal. | |
| | | Taniia Iniciante
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 16:32 | |
| Bem, à pouco fui baixar a temperatura conforme recomendado e notei que ela está mais activa. Já nada e já está de olhos abertos.
Fui para lhe dar comida, mas ela mordiscou uma bolita e saia-lhe sempre da boca, e acabou por não lhe ligar mais. Pus também uma folha de agrião e ela olhou para ela, cheirou, mas não lhe pegou.
Será que isto pode ter sido devido a sobrealimentação nos primeiros dias? A tartaruga era "novidade" cá em casa, então toda a gente lhe dava comida e várias vezes ao dia. Será que ela pode estar cheia, pelo que vai voltar a comer quando tiver novamente fome?
Estou menos preocupada porque ela já me parece mais saudável, embora não esteja sempre a nadar e a correr "atrás do nosso dedo" quando encostado ao aquário, como fazia no segundo dia que veio cá para casa (razão pela qual toda a gente a alimentava, pensavam que tinha fome...). | |
| | | Turtlelover1234 Iniciante
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 18:18 | |
| Voce deu muitos camaroes a ela? ou algum outro alimento do tipo? ja li em alguma lugar que pode vicialas | |
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Qui 1 Mar 2012 - 18:43 | |
| Pode acontecer ela ter realmente ficado cheia, mas nunca sube de nenhuma tartaruga que perde-se actividade porcausa disso. É estranho, mas ainda bem que está a voltar ao normal.
As tartarugas pedem sempre comer, não podemos estar sempre a dar.
Dá-lhe os sticks 1 ou 2 vezes por dia (como ela ainda é pequena podes dar 2 vezes por dia) mas não exageres na quantidade. Podes e deves dar muitas verduras. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada. | |
| |
| | | | Tartaruga deixou de comer e está muito parada. | |
|