Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tartaruga deixou de comer e está muito parada.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Taniia
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Portugal

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 2:04

Boa noite.

Na passada terça feira de carnaval ofereceram-me uma tartaruga. Penso ser a hieroglífica.

Tenho-a mantida num aquário de cerca de 15 litros, embora só o tenha enchido com cerca de 5, pois ainda não fiz a plataforma por falta de silicone neutro. No primeiro dia ela era muito medrosa e escondia-se sempre que nos via. No segundo e tercerio dia perdeu completamente o medo e andava toda contente e sempre a nadar pelo aquário, como que a pedir comida. Acontece que já há cerca de 3 dias que tem ficado muito parada e agora já quase não come. Tenho lido alguns dos vossos tópicos mas não pude pedir auda mais cedo pois fiquei sem internet.

As condições em que a mantenho são as seguintes:

- aquário de cerca de 15 litros (aproximadamente, não me lembro bem das medidas)
- tem apenas cerca de 5 litros de água, devido a ainda não ter feito a plataforma
- o fundo são pedras grossas, que vou retirar pois já li que dificulta a limpeza
- tenho uma pedra grande (do género daquelas que se vêm no jardim" onde ela costuma estar, de modo a conseguir estar numa zona seca, e também numa área pouco profunda para apenas se spoiar com a cabeça de fora
- água aquecida com um termóstato a cerca de 26º. a senhora da loja aconselhou 23º, mas como li por aqui que é pouco, aumentei.
- de momento não tenho filtro, mas tenho feito tpa's regularmente
- a alimentação dela tem sido umas bolinhas de crescimento da Sera. Também já lhe dei maçã, agriões, e cenoura, e ela pareceu gostar de tudo.
- inicialmente pensei que fosse "semi hibernação", pelo que tapei o aquário com vidro, pois a minha casa é muito fria, e ela podia sofrer com as mudanças de temperatura entre a água, e o ar
-tenho também uma tartaruga de cálcio


O que faço? Ela está muitas vezes paradita, de olhos fechados e com as patas encolhidas. Mas se eu lhe tocar ela reage, e até é capaz de nadar normalmente como se nada fosse durante um tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 10:27

Inicialmente pensei que fosse mais uma daquelas reações normais de uma tartaruga sem aquecedor/termostato. Mas se o tens a coisa já "complica", aconselho-te a levá-la ao veterinário.. se ela estava bem e se tem a água aquecida não há motivo aparente para que perca a actividade e deixe de comer.

Não precisas de ter a água a 26º (temperaturas mais altas são "guardadas" para recuperações de doenças, para o organismo reagir melhor e mais depressa) 23º não é pouco, simplesmente é o minimo aconselhado, podes perfeitamente ter a essa temperatura, eu aconselho os 24º.

Ela não foi exposta a nenhuma corrente de ar, nem nada que podesse adoece-la?

Confirmas-te se o termostato está a funcionar correctamente, e de que a água se encontra á temperatura que é suposto?

Ir para o topo Ir para baixo
Taniia
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Portugal

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 13:44

Corrente de ar não, o que pode ter acontecido é uma pequena mudança de temperatura de quando acrescentei mais água ao aquário. Se for uma simples constipação, quais são os sintomas e como a posso tratar?

O que aconteceu foi que o termóstato vinha partido (ou partiu-se). No dia seguinte ao comprá-lo notei que ele estava a fazer barulho, fui a ver e estava cheio de água por dentro e ao pé das resistências... Um perigo Neutral Retirei-o e fui de seguida à loja trocá-lo.

Não sei até que ponto as tartarugas são sensíveis às temperaturas, mas como disse a minha casa é mesmo gelada, razão pela qual tapei o aquário. Assim a temperatura mantém-se estável na zona seca.

Será que foi de alguma destas situações?

Ainda não tenho a tal luz uvb, portanto também a tirei um pouquinho do aquário para a pôr ao sol. Um dia pu-la dentro de casa (por causa do vento que estava), no chão com a janela aberta para não filtrar os raios, e noutro, levei-a para o jardim pois o dia estava mais ameno.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 13:52

Porcausa de apenas alguns momentos sem termostato não penso que causa-se alguma constipaçãozita. Agora essas andanssas todas para a rua e para dentro de casa, isso já não é bom. As tartarugas não são super sensiveis ás mudanças de temperatura, mas têm alguma sensibilidade e quando são pequenas pior ainda. Não a coloques na rua nem pela casa, a temperatura é muito diferente da temperatura dentro do aquaterrário. Pode ter apanhado algum ventinho frio. Com tartarugas muito pequenas e ainda por cima acabadas de comprar não convem pô-las á "prova" nessas circunstancias. Tens de deixá-la crescer e alimentar-se como deve ser para se tornar mais resistente.

Os sintomas dependem do "grau" da doença, eu aconselho-te a leva-la ao veterinário (com especialidade no assunto), o facto dela estar com aquecimento e ter perdido apetite e actividade não é nada bom sinal.
Ir para o topo Ir para baixo
Taniia
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Portugal

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 16:32

Bem, à pouco fui baixar a temperatura conforme recomendado e notei que ela está mais activa. Já nada e já está de olhos abertos.

Fui para lhe dar comida, mas ela mordiscou uma bolita e saia-lhe sempre da boca, e acabou por não lhe ligar mais. Pus também uma folha de agrião e ela olhou para ela, cheirou, mas não lhe pegou.


Será que isto pode ter sido devido a sobrealimentação nos primeiros dias? A tartaruga era "novidade" cá em casa, então toda a gente lhe dava comida e várias vezes ao dia. Será que ela pode estar cheia, pelo que vai voltar a comer quando tiver novamente fome?

Estou menos preocupada porque ela já me parece mais saudável, embora não esteja sempre a nadar e a correr "atrás do nosso dedo" quando encostado ao aquário, como fazia no segundo dia que veio cá para casa (razão pela qual toda a gente a alimentava, pensavam que tinha fome...).
Ir para o topo Ir para baixo
Turtlelover1234
Iniciante
Iniciante
Turtlelover1234


Masculino Mensagens : 52
Idade : 26
Localização : Campinas

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 18:18

Voce deu muitos camaroes a ela? ou algum outro alimento do tipo? ja li em alguma lugar que pode vicialas
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. EmptyQui 1 Mar 2012 - 18:43

Pode acontecer ela ter realmente ficado cheia, mas nunca sube de nenhuma tartaruga que perde-se actividade porcausa disso. É estranho, mas ainda bem que está a voltar ao normal.

As tartarugas pedem sempre comer, não podemos estar sempre a dar.

Dá-lhe os sticks 1 ou 2 vezes por dia (como ela ainda é pequena podes dar 2 vezes por dia) mas não exageres na quantidade. Podes e deves dar muitas verduras.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga deixou de comer e está muito parada.   Tartaruga deixou de comer e está muito parada. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tartaruga deixou de comer e está muito parada.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tartaruga deixou de comer
» A minha tartaruga deixou de comer!!!!! Ajudem
» alimentação (a tartaruga deixou de comer )
» A minha tartaruga deixou de comer!
» [Ajuda] Tartaruga faminta deixou de comer

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: