| Múltiplos aquaterrários | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Beetle Iniciante
| Assunto: Múltiplos aquaterrários Dom 12 Fev 2012 - 20:03 | |
| Gostava de saber em quem tem mais que um aquaterrário, como os tem a funcionar, isto é, tem um conjunto de aquecedor+lâmpada+filtro para cada, o que se torna caro ou tem algum forma de partilhar algum destes equipamentos pelas diversas instalações? | |
|
| |
Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Dom 12 Fev 2012 - 21:52 | |
| Quem tem mais que um, pode ou optar por escolher ter todos os equipamentos individuais.
Ou tudo junto, o mesmo aquecedor para todos os aquário e filtro. Sendo neste caso uma SUMP.
As lâmpadas terão que ser individuais a não ser que se faça uma parte térrea exterior com ligação a todos os aquário, o que faria com as tartarugas se passeassem de um aquário para outro.
Devido á possibilidade de tartarugas provenientes de localizações geográficas diferentes poderem transmitir doenças ás outras tartarugas para as quais não têm defesas a utilização da sump pode ser mais "arriscada" se realmente houver o perigo de contagio.
Cumps, Rafael Silva | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 15:21 | |
| Tenho tudo individualizado, até por uma questão de facilidade para limpezas e outras intervenções, assim só desligo uma coisa de cada vez (e as outras não "sofrem"). (A conta da eletricidade nem vos digo para não cairem para o lado ) O que eu gostava mesmo de saber era quanto gastam os temporizadores/timers e nem no site da deco, nem em fóruns,... consigo tirar conclusões fiáveis... aquilo tem um pequeno relógio que logicamente tem que gastar energia, nem que seja 0,2 watts; e eu gostava muito de saber porque tenho um número infindável de temporizadores e aí, sim, poderia ligar várias coisas ao mesmo (por exemplo luzes UVB) e poderia poupar qq coisita... | |
|
| |
Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 15:46 | |
| A maneira mais economica é mesmo com a sump.
Mas é a tal coisa, queres tirar por exemplo o aquecimento num aquario? Ou esse aquario fica sem filtro ou tens de tirar em todos. | |
|
| |
Rik Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 20:10 | |
| - RP escreveu:
O que eu gostava mesmo de saber era quanto gastam os temporizadores/timers e nem no site da deco, nem em fóruns,... consigo tirar conclusões fiáveis... aquilo tem um pequeno relógio que logicamente tem que gastar energia, nem que seja 0,2 watts; e eu gostava muito de saber porque tenho um número infindável de temporizadores e aí, sim, poderia ligar várias coisas ao mesmo (por exemplo luzes UVB) e poderia poupar qq coisita... Boas Esses temporizadores, quando vêem com manual de instruções normalmente tem escrito o consumo. Varia também com o tipo de temporizador, penso que os valores rondam entre 1 W para analógicos até 5 W para digitais complexos. Por exemplo este tem escrito " consumo 1.5 VA" (que, segundo me foi confirmado, neste caso 1 VA é aproximadamente 1 W ) Vários temporizadores ligados 24h/24h faz sempre diferença no fim do mês. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 21:22 | |
| a lampada pode ser a mesma se colocares os aquarios todos juntos e compares uma lampada tubular juntas as zonas secas e ficas so com uma lampada, quanto ao filtro dependendo das especies podes ou nao juntar as aguas, mas ai tambem ias precisar de um filtro bem bom para filtrar a agua toda de muitos aquarios, e as tartarugas nao sao conhecidas por serem muito limpas. | |
|
| |
Beetle Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 21:23 | |
| ainda não tenho bem interiorizado esse conceito de sump. sump em inglês técnico quer dizer cárter, ou num sentido mais geral caixa ou reservatório de um liquido à parte, o que aplicado aos aquários e por imagens que pesquisei parece ser uma caixa de água para onde é canalizada a água de um ou mais aquários para ser filtrada e/ou aquecida.
pode ter algumas vantagens, mas tem a desvantagem de permitir o contacto indirecto de espécies que não sejam compativeis, isto é que possam transmitir doenças umas ás outras através da água.
mas corrijam-me se estiver enganado sff
abri este tópico porque tenho em mente engendrar uma forma de partilhar pelo menos o aquecimento de aquários sem haver contacto fisico directo entre eles.
@Rik: 1VA corresponde de facto a 1W, isto porque entrando um pouco pela física, temos P=I x V, ou seja, P(watt)=V(volt) x I(ampere), ou seja 1 Watt é o produto de 1 Volt por 1 Ampere
@RP: essa solução de tudo individualizado para mim não dá de momento, ocupa muito espaço e dinheiro, que são coisas que para já são a prioridade. Por outro lado penso que a única forma de ter uma ou várias instalações para tartarugas de forma pouco pesada no orçamento é recorrer a energia solar fotovoltaica pelo menos, mas isso implica um estudo do problema muito aprofundado, e claro um razoável investimento para ser pago nunca antes de 12 meses. (é coisa que também já ando a estudar, com calma futuramente coloco aqui algumas conclusões). | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 21:28 | |
| nao é posssivel aquecer a agua de varios aquarios sem entrarem as aguas em contacto. eu tenho as minhas varias lâmpadas ligadas ao mesmo temporizador, assim liga e desliga tudo ao mesmo tempo sem problemas. | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 21:32 | |
| - Rik escreveu:
- RP escreveu:
O que eu gostava mesmo de saber era quanto gastam os temporizadores/timers e nem no site da deco, nem em fóruns,... consigo tirar conclusões fiáveis... aquilo tem um pequeno relógio que logicamente tem que gastar energia, nem que seja 0,2 watts; e eu gostava muito de saber porque tenho um número infindável de temporizadores e aí, sim, poderia ligar várias coisas ao mesmo (por exemplo luzes UVB) e poderia poupar qq coisita... Boas
Esses temporizadores, quando vêem com manual de instruções normalmente tem escrito o consumo. Varia também com o tipo de temporizador, penso que os valores rondam entre 1 W para analógicos até 5 W para digitais complexos. Por exemplo este tem escrito " consumo 1.5 VA" (que, segundo me foi confirmado, neste caso 1 VA é aproximadamente 1 W ) Vários temporizadores ligados 24h/24h faz sempre diferença no fim do mês. Ricardo (Rik), obrigado. Olha , para não estar a estragar este tópico do Beetle, que é muito interessante, vou abrir um tópico só para a questaõ dos timers. Estou mesmo interessado em compreender quanto gastam, pelas minhas contas tenho entre 15 a 20 | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 21:36 | |
| - Beetle escreveu:
- ... ... @Rik: 1VA corresponde de facto a 1W, isto porque entrando um pouco pela física, temos
P=I x V, ou seja, P(watt)=V(volt) x I(ampere), ou seja 1 Watt é o produto de 1 Volt por 1 Ampere
@RP: essa solução de tudo individualizado para mim não dá de momento, ocupa muito espaço e dinheiro, que são coisas que para já são a prioridade. Por outro lado penso que a única forma de ter uma ou várias instalações para tartarugas de forma pouco pesada no orçamento é recorrer a energia solar fotovoltaica pelo menos, mas isso implica um estudo do problema muito aprofundado, e claro um razoável investimento para ser pago nunca antes de 12 meses. (é coisa que também já ando a estudar, com calma futuramente coloco aqui algumas conclusões). Beetle, isso é muito interessante, eu também penso muito nisso. Ainda por cima utilizar a energia solar não gasta nem estraga o sol, isso é o mais importante. Mas penso é que os investimentos ainda são um bocado carotes...pelo menos em Portugal, mas com o SOL maravilhoso que temos, seria mesmo de aproveitar. | |
|
| |
Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 22:41 | |
| Um exemplo de uma sump muito boa e bem pensada.
http://www.ciclideos.com/forum/sump-para-agua-doce-como-deve-ser-t8758.html | |
|
| |
Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Seg 13 Fev 2012 - 22:43 | |
| Mai uma coisa.
Sei de exemplo de pessoas que nas fishrooms com muitos aquarios investem num bom ar condicionado e menos em aquecedores... | |
|
| |
Beetle Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Ter 14 Fev 2012 - 14:35 | |
| - tyutry escreveu:
- nao é posssivel aquecer a agua de varios aquarios sem entrarem as aguas em contacto.
eu tenho as minhas varias lâmpadas ligadas ao mesmo temporizador, assim liga e desliga tudo ao mesmo tempo sem problemas. olha que não é bem assim com uma configuração destas é perfeitamente possivel 1 - reservatório com água aquecida por resistência eléctrica ou outro meio 2 - tubagens de transporte de água aquecida 3 - bomba eléctrica 4 - aquários a aquecer RP: numa estimativa por alto que fiz para o meu presente aquaterrário, precisava de cerca de 700 euros, o que demoraria uns bons anos a recuperar o investimento. mas como disse é coisa ainda para se limar muitas arestas com uma configuração destas as águas nunca se tocam. | |
|
| |
Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Ter 14 Fev 2012 - 18:13 | |
| - Beetle escreveu:
- tyutry escreveu:
- nao é posssivel aquecer a agua de varios aquarios sem entrarem as aguas em contacto.
eu tenho as minhas varias lâmpadas ligadas ao mesmo temporizador, assim liga e desliga tudo ao mesmo tempo sem problemas. olha que não é bem assim
com uma configuração destas é perfeitamente possivel
1 - reservatório com água aquecida por resistência eléctrica ou outro meio
2 - tubagens de transporte de água aquecida
3 - bomba eléctrica
4 - aquários a aquecer
RP: numa estimativa por alto que fiz para o meu presente aquaterrário, precisava de cerca de 700 euros, o que demoraria uns bons anos a recuperar o investimento. mas como disse é coisa ainda para se limar muitas arestas
com uma configuração destas as águas nunca se tocam. E depois fazes o quê? Um filtro para cada aquario? Ou seja, 3 bombas para dois aquarios. Em quanto podes ter apenas uma para todos, isto se se misturarem. | |
|
| |
Beetle Iniciante
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários Ter 14 Fev 2012 - 20:39 | |
| mas no caso de não poder haver misturas na parte dos filtros fico na mesma do que ter tudo individualizado, e a bomba (3) pode ser dispensada se dispôr os equipamentos de forma a funcionarem em termossifão.
a questão das misturas de água é importante, porque quero equacionar a hipótese de poder partilhar um filtro para mais que um espaço, por exemplo para espécies diferentes que não haja risco de doenças entre si ou apenas especies de tamanhos diferentes, assim como equaciono a hipotese de não poder misturar nada, e aqui só posso mesmo partilhar o calor. de notar ainda que quem tiver um cilindro eléctrico para aquecimento de águas sanitárias basta fazer uma derivação e dispensa uma outra resistência. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Múltiplos aquaterrários | |
| |
|
| |
| Múltiplos aquaterrários | |
|