Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Algumas dúvidas com a quantidade de sticks

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
chenri
Iniciante
Iniciante
chenri


Feminino Mensagens : 41
Idade : 52
Localização : Abrantes

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySeg 18 Jan 2010 - 21:39

Olá a todos Very Happy

Parece-me que uma das minhas tartarugas (a que era mais pequena, já está do mesmo tamanho da outra) come o dobro da outra. Na hora da refeição divido os sticks por duas áreas distintas do áqua, no entanto elas acabam sempre por ir ter com a outra e disputam o mesmo stick, mesmo com vários sticks à volta Shocked . A que come mais, engole-os quase inteiros e a outra gosta mais de petiscar e comer nas calmas os pedaços mais pequenos. Será que o ritmo de crescimento varia de animal para animal, ou uma está a comer demais enquanto a outra não come o suficiente?

Às vezes, quando vou para aspirar o fundo do áqua, reparo que os cócós despareceram Shocked , será que elas os comem Rolling Eyes ? Se isso é possível, não será prejudicial?

Já pensei em tirar uma do áqua enquanto alimento a outra, mas andava a ver se evitava stressá-las.

Li um post do jorginho11 (já não me lembro onde Embarassed ) onde ele referia que calculava o volume da cabeça da tartaruga para a quantidade de sticks que dava, ou seria para o tamanho dos sticks? É que as minhas comem muito mais do que o volume da cabeça, se calhar estou a dar comida a mais!

Obrigada pela atenção dispensada.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySeg 18 Jan 2010 - 22:49

e normal elas comerem mais uma que outra e klaro vai levar a ritmos de crescimento diferentes, o que podes fazer para nao as stressares muito e colocar uma rede a dividir o aquario na hora da refeição e assim cada uma fica no seu canto e como so o que la esta. eu fiz isso com as minhas no primeiro inverno quando as tinhas num aquario com aquecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
chenri
Iniciante
Iniciante
chenri


Feminino Mensagens : 41
Idade : 52
Localização : Abrantes

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySeg 18 Jan 2010 - 22:55

Obrigada tyutry, excelente ideia! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptyTer 19 Jan 2010 - 10:47

Boas,

Em relaçao aos cócós, o comportamento que descreves, é um comportamento comum das tartarugas, e alias de varios outros animais, a viver em cativeiro sujeitos a ambientes restritos e nao só. Existe um termo para designar esse comportamento que nao recordo agora sem pesquisa...

Penso que practicamente todos nós já experienciamos esse comportamento nas nossas tartarugas.

Quando a minha tartaruga era bébé e vivia no seu pequeno aquaterrario ela propria encarregava-se de aspirar o fundo Rolling Eyes . Hoje em dia num ecossistema bem maior, quem beneficia dos cócós sao os peixes, e consoante o metabolismo da tartaruga tem refeiçoes extra ocasionalmente. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


É engraçado ver na practica a aplicaçao da maxima do Lavoisier "Na natureza nada se perda, tudo se transforma", que alias tambem se aplica na agua da limpeza do filtro, e por sinal bastante rica, que serve ao mesmo tempo de adubo e para rega das plantas lá de casa. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
-pantufa-
Admin
Admin
-pantufa-


Feminino Mensagens : 95
Idade : 35
Localização : Loulé

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySáb 23 Jan 2010 - 9:59

Citação :
Existe um termo para designar esse comportamento que nao recordo agora sem pesquisa...
coprofagia Razz
Ir para o topo Ir para baixo
chenri
Iniciante
Iniciante
chenri


Feminino Mensagens : 41
Idade : 52
Localização : Abrantes

Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks EmptySáb 23 Jan 2010 - 20:22

Olá Very Happy

Coprofagia, é esse mesmo o termo. Já apanhei uma delas em flagrante várias vezes, quando vejo, ponho uns sticks na água e ela desiste (por pouco tempo) dos cócós.

Já consigo que comam mais ou menos a mesma quantidade cada uma, eu fico de sentinela, com uma palhinha (daquelas para os sumos) e quando vejo que a coisa está feia, empurro os sticks noutra direcção.

Ao fim de um mês de as ter, noto muita diferença no tamanho (crescem a olhos vistos) e os desenhos das carapaças já não estão tão definidos, presumo que seja do crescimento.

Obrigada pelas vossas respostas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas com a quantidade de sticks   Algumas dúvidas com a quantidade de sticks Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algumas dúvidas com a quantidade de sticks
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Que quantidade de sticks???
» Quantidade de sticks.
» Algumas dúvidas
» Algumas dúvidas
» O Meu Aquaterrário ( E algumas dúvidas )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: