Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Algumas dúvidas sobre cuidados

Ir para baixo 
+3
BeatrizL
cirilob
joaonuno10
7 participantes
AutorMensagem
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 15:27

Boa tarde.
O meu aquaterrário, está quase acabado. Agora só falta a água, a parte seca (de terra), e uma rede à volta para elas não fugirem. Razz
No entanto, tenho umas dúvidas que talvez me possam esclarecer, se faz favor!

Eu vou colocar o aquaterrário no meu terraço, eu vivo no centro do Porto, e há muitas gaivotas por aqui. Tenho algum receio que possam ser algumas inimigas das tartarugas. Devo colocar a rede por cima, de forma a que as gaivotas não tenham qualquer tipo de acesso a elas, ou não há perigo ?

Outro assunto, eu tenho uma terra nuns vasos, que até já tão secos, e não tem nada. Será que posso aproveitar essa terra ? Ou é melhor comprar uma nova ?

E nessa terra também tenho daquelas "bolinhas" que se metem em alguns vasos, para a água escorrer melhor... é perigoso isso para elas ? são capazes de tentar comer aquilo ? Neutral

Cumprimentos... afro
Ir para o topo Ir para baixo
cirilob
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 160
Localização : FAFE

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 15:33

eu nao me arriscaria xD
eu colocava uma rede por cima, sempre é melhor prevenir, mas isso é a minha opinião!

Quanto à terra, penso que nao haja problema em usares a dos vasos, pois é terra e elas nao a vão comer. Relativamente às bolinhas, o melhor mesmo é nao coloca-las , pois elas podem tentar comer

Mas espera por resposta de pessoal mais dentro do assunto, só eles te podem dar quase 100% de certeza...


Tudo o que eu disse é o que eu fazia, e minha opinião
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 15:44

Em relação ás gaivotas, é como o cirilob disse, é melhor não arriscar, eu tenho duas tartarugas num lago e muitas vezes andam lá os pardais a tomar banho e os melros a beber água, e no inicio eu fiquei com medo que fizessem mal ás tartarugas (os pardais nao porque são pequeninos, mas os melros já têm um tamanho mais consideravel), mas nunca aconteceu nada, de qualquer das formas uma gaivota é bem maior que qualquer melro, e as minhas tartarugas num lago estão mais protegidas do que as tuas num aquaterrário, por isso o melhor é protegeres o espaço contra gaivotas lol Em relação á rede como assim vais ter de colocar por cima tambem nao tem grande problema, mas ia-te chamar a atenção por teres dito que ias colocar rede á volta para elas não fugirem, é que elas trepam facilmente, são optimas trepadoras, e secalhar dependedndo da rede acabariam por fugir á mesma.

Em relação á terra, terra é terra, importante é que não tenha aqueles produtos quimicos, aquelas bolinhas de fertilizante e adubos bla bla bla.. pk terra em principio não vao ligar e nao devem comer, mas se houver alguma coisa mais saliente tipo bolinhas ás vezes elas podem achar que isso é giro para comer lol podes sempre colocar a terra e meter umas sementinhas de relva, já não ficam com acesso directo á terra porque têm a relva.


Espero ter ajudado =)
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 16:02

Obrigado cirilob e BeatrizL.

Sim, isso eu já sei que elas são óptimas trepadores, portanto vou tentar comprar uma rede própria, para que elas não consigam trepar, mas para isso ainda tenho que ver a melhor rede.

Relativamente às gaivotas, vou mesmo tapar, elas andam sempre aqui, e penso que até tem ninho no telhado da casa ao lado, sempre que vou ao terraço lá andam elas à minha volta como se tivessem a proteger.

Vou então meter a terra que por aqui tenho, e entretanto também comprar as sementes de relva. Mas eu penso que elas também devem conseguir "escavar" bem, portanto chegam à terra de uma forma fácil.

Mais uma coisa, se eu as meter antes de ter a relva. E depois meter as sementes ao mesmo tempo que elas lá andam, há alguma hipótese de elas comerem as sementes ou assim ? É que para já, como construí o aquaterrário, tenho dentro de casa, e está-me a ocupar bastante espaço, preciso de mete-lo mesmo lá fora, e a elas também, se esperar que a relva nasce, nunca mais :/

Espero que no fim-de-semana, já estejam a usufruir do seu novo espaço king
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 16:23

De qualquer das formas a relva até cresce rapido, leva algum tempo claro, mas até pensei que levasse mais. Em principio não deve ter problema, até porque elas em relação a coisas novas por vezes levam algum tempo a habituar-se e então só fazem o que não devem quando já estão habituadas ao espaço, É uma questão de experimentares, vês se elas ligam alguma coisa áquilo, senao ligarem pronto está tudo bem lol
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 17:25

Exacto . Mesmo que experimentem, duvido que lhes traga algum problema xD

Obrigado ! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 17:28

Sim, e depois a relva não lhes faz mal, por isso, em principio não deves ter problemas com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 17:33

Okok. Agora a minha preocupação maior é por o aquaterrário a funcionar, para as por lá. E depois vou aumentando e ajeitando o que poder à medida do tempo Razz
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 18:18

Eu não sei como estás a pensar colocar o aquaterrário, mas se o colocares ao sol, atenção á temperatura da água e é possivel que comece a criar tipo algas, por causa de tar ao sol.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 18:22

é no sol seu aquaterrario vai ficar todo verde,compre uma lampada UVB ou coloque-a no sol todos os dias,mas o aquaterrario não deve ficar em janelas ou fora Wink
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 19:24

Pois esse é outro problema.
Mas eu já uma vez falei aqui sobre isso e disseram-me que não tinha problema.

Como já referi eu moro num apartamento e vou pô-las no meu terraço, mas sendo de cimento, nao da para fazer um lago ou algo do género.

O que eu fiz, foi uma caixa de madeira, coberta de lona e dividida em duas partes. Uma para terra e outra água.
E iria deixar essa caixa todos os dias no terraço como se fosse um lago. Estava a pensar em meter sombra dum lado da água e terra, mas vai aquecer na mesma a água.
Não sei se pode atingir é temperaturas que elas não consigam suportar visto o sol lhe dar a tarde toda.
Por exemplo, no jardim zoológico as que se encontram lá, também tem uma certa sombra e sol.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 19:28

Depende da quantidade de água, se for uma grande quantidade de água nunca aquece demasiado, que é o caso dos lagos, agora não sei a quantidade de água que tens no teu e tambem depende da profundidade, quanto mais profundo melhor, não aquece tanto. De qualquer das formas se colocasses sombra na água era uma boa ideia, deixavas só a parte da terra sem sombra, assim elas tinham sol na parte seca que é o mais importante e na parte da água a temperatura já não corrias riscos e tambem não criava tanto as algas.
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 19:45

Eu posso meter aqui umas fotos, mas não sei se mesmo assim dá para perceber muito bem.
mas posso dizer que não é uma parte grande nem muito fundo, porque no meu terraço tenho um cão, mais plantas e outra parte para estar à vontade, portanto não podia fazer algo muito grande por muito que quisesse Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 19:57

cuidado com esse cão Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 19:59

Então se não é muito grande nem fundo, secalhar é melhor ter mesmo em consideração a temperatura da água, mas pode ser que até não aqueça muito. Uma maneira fácil de perceberes isso é comprares um termometro, até são baratos, metes e assim sabes sempre a temperatura da água e consegues perceber se está quente ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 20:03

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



o cão está bem preso com cadeado pirat

Ai estão algumas fotos, ainda tenho que fazer umas modificações como é obvio. E aquela parte vazia é onde vai levar a parte seca, da terra.
Aproveito para dizer que essa "lona" é de uma piscina, que já não usava e para não gastar dinheiro.
Não me importo do aspecto que fique, desde que lhes traga um bom ambiente, é apenas o que me interessa.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 20:23

A ideia da relva até te vai ajudar, porque vai fazer com que a terra não fique tão solta, porque caso contrário ias ter muita terra a ir para água, e mesmo com a relva elas a treparem vão mandar alguma terra para a água.

Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 21:39

Pois, mas quanto a isso não posso fazer nada.
No entanto vou fazendo lavagens e sempre que limpar, tiro a terra que vai ganhando.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 22:06

Com essa lona azul - e isto é mesmo só olhando ao lado estético - acho que ficava engraçado na parte seca, colocares em vez de terra usares antes areia e uns seixos por exemplo. Tens é de ver a melhor forma para ligar a água à parte seca.

Quanto à questão da temperatura a minha convição, e isto é empírico e nada científico portanto, é que, com mais de 50litros não haverá qualquer problema que a água aqueça demasiado, mas para teres a certeza, num dia muito quente, ou colocas a mão e vês, ou para teres melhor perceção medes com um termómetro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptyQui 14 Jul 2011 - 22:51

Tens de criar zonas de refugio e sombra, dentro e fora de água. Uns troncos, cortiça e plantas aquaticas/ terrestres davam jeito. Convinha ainda alguns centimetros de areia fina de praia limpa no fundo para ajudar a establecer uma comunidade de micro-organismos beneficos.
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySex 15 Jul 2011 - 12:06

Desde já agradeço a todos pela vossa ajuda e opiniões é fundamental Razz

Quanto à forma de ligar a parte da água à parte seca também tem sido uma dor de cabeça para mim, portanto ainda tenho de ver o melhor para isso.

Em questão da areia, em vez de terra, uso areia ? Não há qualquer problema que lhes possa trazer ?

Eu como já referi, só quero deixar um espaço bem confortável e saudável a elas. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySex 15 Jul 2011 - 12:57

Boas
Acho que de alguma forma seu projecto se parece com o meu scratch
Dá la uma vista de olhos, pode ser que ajude em algo =D [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySex 15 Jul 2011 - 13:14

Na zona seca usas o que mais gostares, podes usar qualquer tipo de material, é mais uma questão de gosto pessoal, só não é quando elas são adultas e põem ovos e convém terem um sítio para cavar e enterrar os ovos.

Quanto à areia, eu não uso do mar por causa do sal, porque sempre ouvi dizer que era muito nefasto. E na parte seca podes usar como o Pictus disse, pequenos troncos, ou até pedras, seixos, etc etc, é uma questão de gosto pessoal. Tens muitos espaços aqui no fórum para tirares ideias!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados EmptySex 15 Jul 2011 - 13:34

Já andei a ver. E também já tirei umas ideias, agora só tenho de arranjar um material certo para a parte seca. Porque quando fiz a caixa, não estava com as ideias de agora, vou ter de modificar um bocado e ainda não sei bem como.

Pois que ainda não sei bem se estou com ideias de criação, visto ter um macho e uma fêmea.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algumas dúvidas sobre cuidados Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas dúvidas sobre cuidados   Algumas dúvidas sobre cuidados Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algumas dúvidas sobre cuidados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Algumas dúvidas sobre alimentação
» Algumas dúvidas sobre tartarugas
» Algumas dúvidas sobre a criação das tartarugas
» Algumas dúvidas a considerar...
» 1 Tartaruga algumas duvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: