Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Montagem de Terrário Passo a Passo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
thiagolimacp
Iniciante
Iniciante
thiagolimacp


Masculino Mensagens : 297
Idade : 34
Localização : Cornélio Procópio, Paraná

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 14:14

Fala galera, bom dia!

Venho aqui postar um modelo de terrário "Faça Você Mesmo" muito interessante e de fácil construção. Peço desculpas para quem ja viu, e para quem ainda não tinha visto, espero que ajude com o seu projeto.
"Direitos autorais reservados ao Blog NãoDigo"
Vamos la então:
"... Quem me conhece pessoalmente deve saber que gosto bastante de animais de estimação... tenho algumas espécies de repteis, anfíbios, mamíferos e peixes (de água fria e quente). Ontem tive o dia ocupado com mais um dos meus projectos... tive a construir um terrário para a minha próxima aquisição, de nome Pogona Vitticeps, mais conhecido por Dragão barbudo(sim, é engraçado..) que é o reptil da imagem.

Estes lagartos atingem mais de meio metro, por isso, será necessário fazer um terrário espaçoso (para quem nunca ouviu falar em terrário, é o "aquário" dos animais terrestres), com as dimensões de 1m x 50cm x 50cm e será feito em medeira de Pinho.

Já tinha construído um aquário de 100l e 2 terrários (este é o 3º), por isso, acho que posso dizer que já tenho alguma experiência... para dizer a verdade o primeiro terrário que fiz teve alguns erros de planeamento mas acabou por ficar bastante razoavelmente bem...

Já cheguei a usar MDF (não é madeira, mas sim tábuas de cartão comprimido) que apesar de ser extremamente resistente a pancadas é frágil no toca a humidades... Também não é muito trabalhável... os pregos não agarram bem, e os parafusos se não forem bem finos, rebentam com aquilo tudo... Tem a vantagem de ser baratuxa..

Também usei contraplacado para fazer uma espécie de terrário para a minha tartaruga terrestre (testudo horsefieldi)... É extremamente barato e serviu perfeitamente para o que eu queria fazer...

E finalmente, desta vez, irei usar madeira de pinho... Não é tão barata como a MDF (mas é bastante acessível) mas resiste bem à humidade e é muito melhor para trabalhar...
A madeira que eu usei para este terrário, já cortada, custou perto dos 30€... não é nada de especial para um terrário destas dimensões...

A primeira coisa que devemos fazer antes de comprar as madeiras, é calcular as medidas... Não basta pedir tábuas do tamanho das faces do terrário... temos de ter em conta que a madeira tem a sua espessura, e portanto, devemos contar com essa espessura e descontar nos lados necessários para que todas as faces encaixem perfeitamente... Se calhar não fiz entender...

Eu ainda pensei usar apenas cola branca, mas como esta madeira é facilmente pregavel, usei pregos... O que vamos fazer nesta primeira fase, é uma simples caixa de madeira aberta..
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4500

Como eu fiz isto sozinho e não tinha lá ninguém para segurar na tábua de cima, tive de a apoiar numa cadeira de maneira a mante-las equilibradas enquanto as pregava... Se tiverem alguém que vos quiser dar uma ajudinha são capazes de ter o trabalho facilitado...
Essas duas faces são a base e parte de trás.
Metam uns 4 ou 6 pregos...
Este passo é o mais complicado... depois de terem duas ou 3 tábuas juntas é sempre a andar..

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4505
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4506

Depois de terem pregado a 5ª e última face, terão algo deste género:...

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4511

Por esta fase já podemos ver qualquer coisa semelhante a um terrário, apesar de o trabalho mal ter começado...
Para que o substrato (material usado para cobrir o fundo) não saia cá para fora ao abrir as "portas deslizantes", que serão de vidro, convém pôr uma pequena "barreira" de aproximadamente 5-10cm de altura, como podem ver na foto em baixo.

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4514

Para essa barra, já não usei pregos... dessa vez foi cola branca. A força é suficiente para pegarem no terrário pela barra...
Podem agora passar com um verniz ou bondex pela parte de fora do terrário para deixa-lo mais bonito e proteger a madeira...
Para já ainda não fiz isso... talvez mais tarde.

Antes de estar concluída a montagem básica, comprei uns cantos de madeira , também feitos de Pinho, para tapar as cabeças dos pregos e quaisquer eventuais imperfeições que tivessem ficado à vista... usei cola branca...

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4518
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4521

Para que os cantos encaixem, devem ser cortados na diagonal... Depois de bem colados, mal se nota o espaço entre o "encaixe"....

Ir ao AKI ou Leroy Merlin gastar mais 11€ numa lata de bondex, um saco de cimento-cola e umas placas de esferovite...
O terrário tem de ser minimamente bem isolado para que se consiga manter a temperatura lá dentro... mas também é conveniente que o animal que lá vai ficar, respire...
Para isso, é necessário fazer uns respiradouros nas faces laterais, um em frente ao outro, de forma a que haja corrente de ar...

Eu queria fazer isso pela forma mais lógica... usando uma serra "tico-tico" (uma serra eléctrica com uma mini lâmina) abria-se uns rectângulos(direitinhos) nas faces laterais, e depois aparafusava-se uns respiradouros (grelhas) de plástico pela parte de fora....

Acontece que estava perto do bricomarchet, e portanto, fui la averiguar quanto custavam esses respiradouros que procurava... a parte chata é que pediam por uma tigela de plástico, 5€, ou seja, um para cada lado, 10€...

É que aquilo não passa mesmo de um bocado fininho de plástico com uns cortes para passar o ar... eu não estava com vontade de gastar denheiro nisso, por isso, improvisei uns furos certinhos (com um berbequim e uma broca de madeira), que deram um ar mais natural e serviram lindamente para a função de respiradouros...

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4529
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4530

Depois de passar com uma lixa para regularizar a superfície, acabou por não ficar nada mal... e saiu mais económico...
Desde que usem uma boa broca, isto faz-se em segundos...
Depois disto, é altura de preparar a madeira para aplicar o verniz!
Façam uma lixadela geral, com uma lixa grossa... quando isso tiver pronto preparem-se para "pintar"...

Eu vou usar uma lata de bondex de cor castanha clara... isso encontra-se em qualquer superficie de bricolage e custa uns 8€...
Apesar de eles dizerem na embalagem que é fácil de aplicar, eu não acho... o bondex é um verniz grosso e se não for logo bem espalhado, fica bastante irregular acabando por dar um efeito ranhoso...

Podem usar um pincel grosso, ou um rolo (eu uso os dois ao mesmo tempo)

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4560

Agora peguem nas placas de esferovite e partam em bocados irregulares, diferentes formas e tamanhos...
Tal como mostram as imagens (se tiverem esferovite de diferentes espessuras, o resultado final irá ser melhor!):

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4559
(cimento cola, ou gesso, mais os bocados de esferovite)

Agora vamos:
- Montar os suportes para as lâmpadas e fazer as ligações dos fios eléctricos.
- Colar os pedaços de esferovite de forma estratégica.
- Preparar e usar o cimento-cola e o gesso
- Cortar, pintar e colar as calhas que vão fazer deslizar os vidros.
- Montar as portas.
- Pintar o cimento e gesso.

O que vamos fazer agora, é colar os pedaços de esferovite que partimos em formas irregulares no último post. Para isso, arranjem uma fita cola ou fita adesiva e façam uns rolinhos para colar nos dois lados.

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4583

Depois, comecem a colá-los no fundo do terrário.
Quanto mais irregular ficar, melhor aspecto terá o produto final! Deixem uns 2-3cm entre cada pedaço de esferovite.

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4586
(para que não fiquem todos da mesma altura, colem bocados de esferovite em cima de outros maiores, como está na foto)

Depois de ter feito essa face, fui preparar o gesso para deixar a "marinar" enquanto ia encaixar os suportes das lâmpadas...
Abri o saco, pus o pó para um balde e fui juntando água até ficar uma pasta grossa:

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4570

Depois de ter mexido bem, deixei o gesso no balde durante um bocado para ficar bem empapado...
E fui para as lâmpadas...
Procurei na garagem fichas velhas de electrodomésticos ou cabos inúteis que pudesse aproveitar... acabei por encontrar muitas mais do que precisava...

Cortei a parte que me interessava e descarnei os cabos.
Os suportes das lâmpadas não têm ligação à terra, por isso, vamos descartar o fio verde/amarelo. Apenas ligamos o azul e castanho...

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4593
Fazemos um furo na parte de cima e enfiamos o fio lá para dentro (é aí que vão ficar as lâmpadas).


Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4601
Já lá dentro, fazemos as ligações e fixamos (com parafusos) os suportes ao "tecto".

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4612

Quando acabei isto, 10 minutos depois, voltei ao gesso para começar a aplicá-lo. Mas eis que surge o primeiro imprevisto!!!
O gesso, em dez minutos, secou completamente!! Já estava em pedra e não havia salvação... foi dinheiro desperdiçado.

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4589

Tive de ir ao Bricomarchet que fica relativamente perto de casa e comprei 5kg de cimento-cola... isto foi perto de 2,50€.... (o cimento-cola dura um dia ou dois para ficar completamente seco, de certeza que não iria ter problemas como o gesso)
A história de preparar a papa, voltou a repetir-se...
Depois de termos essa pasta e colarmos os pedaços de esferovite nas outras faces, vamos começar a aplicá-la... Vamos "forrar" os pedaços, assim:

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4622
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4638

Nos suportes das lâmpadas, vai ficar uma de Ultra violeta (que se vende em lojas de animais) e uma normal de 100w só para dar calor...
Como as lâmpadas de UV não devem ficar afastadas mais de 30cm do animal e o terrário tem 50cm de altura, fiz uma espécie de 1º andar...
Como, por experiencia própria, posso dizer que o réptil vai passar a maior parte do seu tempo no spot (zona mais quente do terrário, por baixo da lâmpada de 100w) coloquei a lâmpada de UV a apontar para lá também...

Para fazer esse 1º andar usamos o mesmo método, ou seja, esferovite e cimento-cola:

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4640
e cobrimos com o cimento (cuidadosamente, para não desabar tudo):
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4644

Devemos usar tintas não tóxicas, tipo aquelas de pincel para usar em telas...

Eu fui à arrecadação ver o que lá tinha de tintas desse género e encontrei lá um verde claro e cor de rosa... bem.. se verde e vermelho dá castanho, então rosa e verde deve dar algo nesse tom...

Consegui fazer um castanho-alaranjado-arosado...
Só tive de comprar um cinzento (cor da pedra) que custou uns 2,55€...

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4649

Podem ver que na próxima foto já estão coladas as calhas... basta cortá-las à medida, e colá-las direitinhas com um bom silicone que agarre plástico à madeira!

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4654

Para que esteja a 100% temos de colocar os vidros nas calhas (na verdade eu encaixei a calha de cima já com os vidros postos, eles não caberiam lá se tivessem as 4 postas).

Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4658
Montagem de Terrário Passo a Passo IMG_4672

..."


Bom, fico por aqui, espero que tenham gostado do post...
Grande abraço!

carlos0 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 14:24

Bem fixe obrigado pela partilha Cool
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 17:30

adorei
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 20:24

muito legal obrigado pela partilha!
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolimacp
Iniciante
Iniciante
thiagolimacp


Masculino Mensagens : 297
Idade : 34
Localização : Cornélio Procópio, Paraná

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 20:39

Valeu ai gente, quem achar mais algum material, sinta-se a vontade para postar.

Grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 20:46

gostei da idéia do esferovite Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolimacp
Iniciante
Iniciante
thiagolimacp


Masculino Mensagens : 297
Idade : 34
Localização : Cornélio Procópio, Paraná

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 20:47

Legal né Luiz. Penso que essa plataforna que ele fez, pode bem ser feita para um aquaterrário ... sendo que o cimento é não toxico, e visto que existem vários ornamentos vendidos para aquario que são feitos do mesmo material ...
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 20:52

pensei o mesmo quando vi Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolimacp
Iniciante
Iniciante
thiagolimacp


Masculino Mensagens : 297
Idade : 34
Localização : Cornélio Procópio, Paraná

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 20:59

akpoksoapksp Bora fazer e postar aqui pra gente !!
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptySeg 27 Jun 2011 - 21:16

quem sabe!futuramente... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
prestorik
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : santarem

Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo EmptyQui 5 Jul 2012 - 10:48

Desde já os meus parabens ficas-te com um terrario exelente. Mas estou com uma duvida, será que um terrario desse genero da para ter uma tartaruga terreste? TESTUDO HORSFIRLDII
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Montagem de Terrário Passo a Passo Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem de Terrário Passo a Passo   Montagem de Terrário Passo a Passo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montagem de Terrário Passo a Passo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Montagem de um terrário para futuras tartarugas
» NOVO AQUÁRIO CASEIRO CONCLUÍDO PASSO A PASSO
» Terrários exteriores passo a passo...
» Construção do T2 passo a passo
» montagem do meu aquaterrário

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Instalações :: Terrários :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: