Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Dúvidas importantes sobre Iluminação

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Miguel Palma
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Portugal

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQua 31 Mar 2021 - 19:11

Boas.
Tenho uma tartaruga aquática já com quase 3 anos.
Desde o início que uso lâmpada de aquecimento e nos dias de sol consigo com que ela apanhe durante algumas horitas (vivo num apartamento),vou comprar lâmpada UVB pois estou preocupado que não seja o suficiente e não quero prejudicar . Deixo ai fotos da casa que eu lhe fiz e da tartaruga (para ver a dimensão)
Tenho várias dúvidas sobre qual lâmpada (s) comprar porque têm volts diferentes e W diferentes… Encontrei esta na Amazon, pareceu-me que é uma lâmpada apenas mas que emite calor e UVB. É boa para a minha ocasião? ou devo procurar noutro lugar ou algo do género? https://i.servimg.com/u/f60/20/32/48/91/img_2011.jpg
https://i.servimg.com/u/f60/20/32/48/91/img_2012.jpg
https://i.servimg.com/u/f60/20/32/48/91/img_2010.jpg
https://i.servimg.com/u/f60/20/32/48/91/img_2013.jpg
https://i.servimg.com/u/f60/20/32/48/91/img_2014.jpg

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B081ZRZG8B/ref=sr_1_2?crid=PDLUYSCO5Z31&dchild=1&keywords=lampara+uvb&qid=1617216261&sprefix=l%C3%A2mpada+%2Caps%2C192&sr=8-2
Ir para o topo Ir para baixo
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 25
Localização : Ovar

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 8:57

Olá bom dia,
Eu comprei o produto que refere, também na Amazon ES, aliás já comprei dois.
O primeiro, as lâmpadas foram-se num instante e eu pensei que era defeito do produto que me calhou e mandei vir outro porque realmente o preço é muito bom. O segundo, uma das lâmpadas já foi à vida e a segunda vai funcionando se quando liga eu andar com a mão a mexer na lâmpada até ela ligar.
Tenho um temporizador que liga e desliga sozinho mas se eu não for la mexer nas lâmpadas elas nunca ligam. Até têm um toque estranho quando estamos a enroscar a lâmpada no casquilho parece que vamos ficar com ela partidas a meio.
O produto é péssimo e não recomendo a ninguém.

Ando à procura e acho que vou optar pela solução das duas lâmpadas separadas. Vou estar com atenção a este post para ver se aparece alguma alternativa 😀
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 11:16

Boas

Sinceramente desconfio na capacidade de emissão de Uvb dessa lampada, parece-me que estão a vender a banha da cobra.

Já como lampada de aquecimento parece-me boa, tenho apenas a dizer que parece-me muito distante a lampada, talvez uns 15, 20cm seja o ideal para não se perder o calor.

Creio ter lido algures recentemente acerca de uma lampada mista credivel, mas não retive a informação e era cara.

Normalmente é sempre necessário usar 2 lampadas, se existe um opção mista, são muito raras e caras!

Por norma as lampadas uvb são "lampadas frias" dai a necessidade de usar as 2.

Uma é necessária para estimular a sintese da vitamina D, e a outra para estimular o metabolismo.  

A lampada Uvb indicada para tartarugas é a 5.0.

Eu uso uma lampada parecida com essa, para aquecimento, mas com casquilho E14. Uso, claro, uma outra 5.0 Uvb.

Para produzir calor tem que ser de halogeneo e é por isso que fundem facilmente.

A minha fundiu estes dias, ainda ontem encomendei 3 do ebay. Agora não é facil de encontrar este tipo de lampadas à venda...

Apesar de dizerem que são de "longa duração", as vezes não duram 1 mês...

https://www.ebay.com/itm/Replacement-25W-E14-heat-lamp-repair-part-and-accessories-for-pet-terrarium/284164466313

miguelcarmor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 25
Localização : Ovar

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 11:43

Boas,

Alguém conhece ou tem está lâmpada?
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00A8RI8TK/ref=sr_1_10?crid=6KSIKUVW7ETF&dchild=1&keywords=bombilla+uvb+5%2C0+13w&qid=1617277237&sprefix=Bombilla+uvb+5%2Caps%2C252&sr=8-10
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Palma
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Portugal

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 13:09

miguelcarmor escreveu:
Olá bom dia,
Eu comprei o produto que refere, também na Amazon ES, aliás já comprei dois.
O primeiro, as lâmpadas foram-se num instante e eu pensei que era defeito do produto que me calhou e mandei vir outro porque realmente o preço é muito bom. O segundo, uma das lâmpadas já foi à vida e a segunda vai funcionando se quando liga eu andar com a mão a mexer na lâmpada até ela ligar.
Tenho um temporizador que liga e desliga sozinho mas se eu não for la mexer nas lâmpadas elas nunca ligam. Até têm um toque estranho quando estamos a enroscar a lâmpada no casquilho parece que vamos ficar com ela partidas a meio.
O produto é péssimo e não recomendo a ninguém.

Ando à procura e acho que vou optar pela solução das duas lâmpadas separadas. Vou estar com atenção a este post para ver se aparece alguma alternativa 😀

Boas. Obrigado pelo conselho! Embora as Lâmpadas não sejam boas esse suporte que que traz para a Lâmpada é bom?
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Palma
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Portugal

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 13:25

norby escreveu:
Boas

Sinceramente desconfio na capacidade de emissão de Uvb dessa lampada, parece-me que estão a vender a banha da cobra.

Já como lampada de aquecimento parece-me boa, tenho apenas a dizer que parece-me muito distante a lampada, talvez uns 15, 20cm seja o ideal para não se perder o calor.

Creio ter lido algures recentemente acerca de uma lampada mista credivel, mas não retive a informação e era cara.

Normalmente é sempre necessário usar 2 lampadas, se existe um opção mista, são muito raras e caras!

Por norma as lampadas uvb são "lampadas frias" dai a necessidade de usar as 2.

Uma é necessária para estimular a sintese da vitamina D, e a outra para estimular o metabolismo.  

A lampada Uvb indicada para tartarugas é a 5.0.

Eu uso uma lampada parecida com essa, para aquecimento, mas com casquilho E14. Uso, claro, uma outra 5.0 Uvb.

Para produzir calor tem que ser de halogeneo e é por isso que fundem facilmente.

A minha fundiu estes dias, ainda ontem encomendei 3 do ebay. Agora não é facil de encontrar este tipo de lampadas à venda...

Apesar de dizerem que são de "longa duração", as vezes não duram 1 mês...

https://www.ebay.com/itm/Replacement-25W-E14-heat-lamp-repair-part-and-accessories-for-pet-terrarium/284164466313

Boas. E em relação aos Volts, Watts das lâmpadas? E suportes onde posso arranjar um bom e mais ou menos barato?
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 14:51

Se possível a melhor é o sol!
Ir para o topo Ir para baixo
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 25
Localização : Ovar

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptyQui 1 Abr 2021 - 15:42

Miguel Palma escreveu:

Boas. Obrigado pelo conselho! Embora as Lâmpadas não sejam boas esse suporte que que traz para a Lâmpada é bom?

O suporte/casquilho não é mau. O reostato não funciona mal, a pinça tem força e o corpo/tubo dobra bem e mantém a posição desejada.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySex 2 Abr 2021 - 16:09

miguelcarmor escreveu:
Boas,

Alguém conhece ou tem está lâmpada?
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00A8RI8TK/ref=sr_1_10?crid=6KSIKUVW7ETF&dchild=1&keywords=bombilla+uvb+5%2C0+13w&qid=1617277237&sprefix=Bombilla+uvb+5%2Caps%2C252&sr=8-10

Boas

Parece-me bem.

É mesmo essa a indicada.

A marca tambem é boa e fiavel, Zoomed.

Miguel Palma escreveu:

Boas. E em relação aos Volts, Watts das lâmpadas? E suportes onde posso arranjar um bom e mais ou menos barato?

Miguel para ser sincero costumo optar sempre pela opção mais economica, isto é, pelas de menor voltagem.

Como as tenho ligadas 10h por dia, faz algum sentido pensar na vertente economica.

Em relação aos candeiros, um comprei no chines e outro no continente. São ambos de mola e estão presos ao aquario. O do continente é o tal e14, não prestei muita tenção na altura, mas se fosse hoje teria comprado e27, é uma medida mais "user friendly" para arranjar lampadas de aquecimento...
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Palma
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Portugal

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySeg 12 Abr 2021 - 11:30

norby escreveu:
miguelcarmor escreveu:
Boas,

Alguém conhece ou tem está lâmpada?
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00A8RI8TK/ref=sr_1_10?crid=6KSIKUVW7ETF&dchild=1&keywords=bombilla+uvb+5%2C0+13w&qid=1617277237&sprefix=Bombilla+uvb+5%2Caps%2C252&sr=8-10

Boas

Parece-me bem.

É mesmo essa a indicada.

A marca tambem é boa e fiavel, Zoomed.

Miguel Palma escreveu:

Boas. E em relação aos Volts, Watts das lâmpadas? E suportes onde posso arranjar um bom e mais ou menos barato?

Miguel para ser sincero costumo optar sempre pela opção mais economica, isto é, pelas de menor voltagem.

Como as tenho ligadas 10h por dia, faz algum sentido pensar na vertente economica.

Em relação aos candeiros, um comprei no chines e outro no continente. São ambos de mola e estão presos ao aquario. O do continente é o tal e14, não prestei muita tenção na altura, mas se fosse hoje teria comprado e27, é uma medida mais "user friendly" para arranjar lampadas de aquecimento...

Boas. Já comprei o suporte de E27 no chinês e parece-me ser suficiente bom para esta funcionalidade. Em relação a esta lâmpada apenas emite UVB? Ou seja, preciso desta e da de aquecimento que já tenho em uso ou basta essa lâmpada que emite UVB e UVA?
Cumprimentos

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00A8RI8TK/ref=sr_1_10?crid=6KSIKUVW7ETF&dchild=1&keywords=bombilla+uvb+5%2C0+13w&qid=1617277237&sprefix=Bombilla+uvb+5%2Caps%2C252&sr=8-10
Ir para o topo Ir para baixo
Miguel Palma
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 32
Localização : Portugal

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySeg 12 Abr 2021 - 11:43

Esqueci-me de perguntar também. Não encontro em nenhum lugar onde me diga qual o "E" dessa lâmpada. É E27?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação EmptySeg 12 Abr 2021 - 14:40

Boas

Creio que sejam todas E27, pelo menos nunca vi noutro formato.

Todas as lampadas emitem UVA, a UVB emite 5% de Uvb o resto do espectro classifica-se como UVA (podendo se calhar conter sub-variações dentro desses 95% UVA).

Normalmente as UVB são lampadas frias, e necessitam de acompanhamento de uma lampada de aquecimento.

O espectro da lampada de acompanhamento não é o verdadeiramente importante, o que é importante é que produza calor.

miguelcarmor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas importantes sobre Iluminação   Dúvidas importantes sobre Iluminação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas importantes sobre Iluminação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» duvidas sobre o aquaterrario.
» Duvidas na iluminação
» Iluminação - Duvidas
» Dúvidas-nova tartaruga(iluminação/alimentação)
» Dúvidas sobre guppy's

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: