Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
A história da minha tartaruga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
A história da minha tartaruga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
A história da minha tartaruga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
A história da minha tartaruga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
A história da minha tartaruga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
A história da minha tartaruga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
A história da minha tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
A história da minha tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
A história da minha tartaruga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 A história da minha tartaruga

Ir para baixo 
+9
lilimenina
norby
andreiareis
Apalone
stilo_crc
vitor
ALves
Violeta
TARTA
13 participantes
AutorMensagem
TARTA
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 16
Localização : Serra da Estrela

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptySeg 13 Set 2010 - 21:25

Há umas semanas atrás, uma pessoa amiga ofereceu uma tartaruga á minha filha. Encontrou-a no meio da estrada, parou e apanhou-a. Mas vinha muito maltratada, com a carapaça cheia de lascas, pareciam escamas a saltar. Como sabia que ela gostava de ter uma tartaruga ofereceu-lha. Bom e assim começaram os meus problemas. Onde a colocar? Já é bastante grande cerca de 15 cm., como tenho um lago veio-me logo á ideia mete-la lá. Mas depressa coloquei essa hipótese de parte é que tenho lá kois e kinguios e tive medo que ela os ataca-se. O que fazer então? Lembrei-me de ter visto fotos de lagos em PVC onde moravam tartarugas e decidi comprar um, colocá-lo no jardim e fazer uma cerca para ela não fugir. Bom assim fiz, em 4 dias já ela estava na nova casa. Passado pouco tempo a água como eu já previa começou a ficar verde e lá fui eu comprar um motor e um filtro para melhorar a qualidade de vida dela.
Comecei então a querer saber mais sobre estes simpáticos bichinhos.
Encontrei fantasticos foruns, com tanta resposta para tantas dúvidas que tenho, que agora quase todos os dias os frequento.
Procurei a que especie pertencia e aquela a que mais se assemelha é.....eu até nem queria acreditar
a Mauremys leprosa. Mas não tenho a certeza.
Sim, pronto, já sei. Não a devia ter pois é especie protegida. Mas só no final de tanto trabalhinho é que descubro isto.
E como é que ela apareceu por aqui, quando o rio ou ribeiro mais próximo fica a mais de 10 km?
Eu até andava a ver se conseguia arranjar outra para esta se não sentir sozinha.
Vou tentar colocar aqui fotos para poderem criticar e ao mesmo tempo para poderem confirmar se é mesmo essa especie de
tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
Violeta
Iniciante
Iniciante
Violeta


Feminino Mensagens : 10
Localização : Parede/Cascais

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 13:35

Já deu para ver que a tartaruga ficou bem entregue! Boa sorte! É gratificante saber que existem várias pessoas que gostam tanto destas criaturinhas lindas!!! Wink
Cumprimentos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TARTA
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 16
Localização : Serra da Estrela

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 17:09

Muito obrigado Violeta, pelas tuas simpáticas palavras, è por frases destas que ficamos motivados
a continuar a fazer o nosso melhor para o bem destes animais.
Agora deixo umas fotos para poderem comentar e dizerem o que está mal, para poder rectificar.

A história da minha tartaruga Cimg1947v

Uploaded with ImageShack.us

A história da minha tartaruga Cimg1945

Uploaded with ImageShack.us

A história da minha tartaruga Cimg1956w

Uploaded with ImageShack.us

A história da minha tartaruga Cimg1954

Uploaded with ImageShack.us
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 17:59

tenho muita pena mas e mesmo uma mauremys leprosa, acredito que gostes muito dela, mas o melhor que podes fazer e entrega-la ou as autoridades competentes ou libertas num local de confiança, nao te esqueças que sao animais protegidos, e por alguma razao o sao, se queres mesmo uma tartaruga hesistem no mercado muitas especie e muito bonitas, ate ja adultas (mais caras), mas que poderias colocar logo no lgo enquanto que as pequenas nao e aconselhado irem logo para o lago
Ir para o topo Ir para baixo
vitor
Iniciante
Iniciante
vitor


Mensagens : 229

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 18:04

Pois tem mesmo de a libertar, num lugar de confiança, para que ela possa ser feliz.


Deve sentir muita pena, visto que fez tudo para a tentar manter, mas o melhor é mete-la no lago onde haja tartarugas dessa espécie ou contactar as autoridades competentes nesse assunto.


Boa Sorte........
Ir para o topo Ir para baixo
stilo_crc
Iniciante
Iniciante
stilo_crc


Masculino Mensagens : 330
Idade : 35
Localização : Maia

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 18:47

ve a melhor maneira...se ficares com ela trata-a muito bem
gostei muito do teu laguinho exterior parabens Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 19:03

Que luxo, ficou mesmo bonito. As pedras, os vasos, a cascata está muito bem pensado e decorado. Comprei uma cerca dessas para fazer uma porta e são bem caras. Mas ela não foge por aí?

Com a nova lei (Jan de 2010) é possível deter fauna autóctone em cativeiro desde que a proveniência seja de cativeiro e com documentação. Era interessante reproduzir as nossas espécies.
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/01/00200/0002700031.pdf

Apesar de já as ter visto esborrachadas na estrada, a lei é clara mas o esforço é notório. Parabens. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Violeta
Iniciante
Iniciante
Violeta


Feminino Mensagens : 10
Localização : Parede/Cascais

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 19:31

Parabéns, o lago está lindo… é um belo espaço para acolher tartarugas! Quem me dera ter espaço para construir um idêntico!
Não sabia que essa tartaruga era ou é uma espécie protegida… isso infelizmente pode trazer alguns problemas… De qualquer modo, estando esse animal a 10 km de distância de um rio ou ribeiro, nada garante que não tenha sido criado até à data em cativeiro…
Enfim… que a tua decisão seja a melhor…
Desejo-te sorte a ti e a essa linda tartaruguinha que, apesar de tudo, parece-me gozar de boa saúde.
1 Abraço
flower
Ir para o topo Ir para baixo
andreiareis
Iniciante
Iniciante
andreiareis


Feminino Mensagens : 125
Idade : 33
Localização : Marmande, França

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 20:44

O lago está simplesmente lindo, muitos parabéns =)

Concordo plenamente com o que o Alves disse. Podes sempre comprar uma outra tartaruga já adulta numa loja de animais, há tantas a viver precariamente nas lojas que ate mete dó.

Aqui na zona, infelizmente já vi umas 7 ou 8 tartas já grandinhas enfiadas num aquário com menos de 60*40*40cm, com 15 cm de agua =(
Ir para o topo Ir para baixo
TARTA
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 16
Localização : Serra da Estrela

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 21:02

Olá a todos
Antes de prosseguir, quero agradecer a todos os que visitaram este tópico, que deram as suas opiniões, que
demonstraram tanto carinho, para uma situação que parece, mas não é muito facil de resolver. Sabem porquê, não sabem?
É que todos os animais que tenho em casa, são tratados como sendo da familia. Com esta tartaruga ao longo de 4 ou 5 semanas, fomos criando uma certa amizade, pois fomos dando de comer todos os dias, os seus filetinhos de pescada, a visita de manhã, á tarde e tambem á noite vamos ver se ela está bem, o seu passeio á tardinha pelo terreno dela. Enfim..... Continuando.
Ao ALves quero dizer que este assunto (tartarugas) mexeu tanto com a minha familia, que já tenho 2 Mississipi pequeninas
num aquário que á pressa improvisei. Depois se quiserem ponho fotos.
Ao Vitor digo já coloquei diversas vezes essa hipotese. Inclusivamente falei com a minha filha.
Obrigado pela compreensão da Violeta, tambem eu não sabia, senão não nos teriamos ligado tanto a ela.
Apalone acho que vale a pena ler com atenção esse Diário da República, pode ser que se consiga contornar a situação.
tartas.mc podes crer que sim, não conseguimos tratar mal os animais.
Bom agora quero dizer o seguinte. Depois de muito pensar sobre o assunto, decidi que para já, digo para já, vou mante-la.
Como diz a Violeta nada me garante que ela não tenha estado em cativeiro. Nada me garante que tenha uma melhor vida noutro lado que aqui. Contactar as autoridades competentes? Acham que lhe prestarão tanta atenção com nós?
Mas por favor não me cruxifiquem, esta é apenas uma decisão momentanea.
Cumprimentos a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyTer 14 Set 2010 - 21:34

eu comprendo a tua posiçao, ate ja estive nela, era bastante apegado à minha, que ja era grandinha como a tua, mas quando soube o mal que estava a fazer libertei-a logo.
tens que pensar nela nao como o teu animl de estimaço, mas sim como uma hipotese do aumento de individuos da especie, e prefiro muito mais ver tartarugas no seu habitat natural do que em cativeiro, mas a decisao e tua, fazes o que entenderes , mas aconcelho-te a pesquisares e a veres os dois lados da situaçao nao apenas o afectivo, pois esse é o mais facil de analisar
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQua 15 Set 2010 - 9:37

Boas TARTA,

Já te dei a minha opiniao no Tartaruga Aquatica, pelo que nao tenho mais nada a dizer.

Mas como te disse infelizmente vou lendo vezes de mais até por aqui e por acolá tópicos acerca deste assunto.

Se tiveres curiosidade lê este tópico num outro forum, TARTARUGA SELVAGEM, Peço ajuda na identificação desta espécie., demasiado polémico até para o meu gosto, mas felizmente com um final feliz para a tartaruga.

Tambem aqui no Mundo das Tartarugas o tema ja foi abordado.
Ir para o topo Ir para baixo
lilimenina
Iniciante
Iniciante
lilimenina


Feminino Mensagens : 38

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQua 15 Set 2010 - 12:27

Olá TARTA, eu tenho um caso um pouquinho diferente do seu. Ganhei meu Jabuti de presente de um amigo, ele foi capturado no meio ambiente... Meu maior problema com ele é que não tem veterinários de repteis onde moro e então precisaria (precisaria, porque na verdade não posso) viajar com ele até outra cidade, mas ele não tem registro e como é um animal silvestre posso levar uma multa altissima. Agora nem me fale de deixar ele, eu amo muito ele e minha familia também ama ele, os meus sobrinhos adoram passar horas a observa-lo. É cruel essas leis porque tratamos bem e amamos eles...

Às outras pessoas que participaram deste tópico, eu não sei as tartarugas de portugal, mas as do Brasil caminham distâncias longas, tais como 60km ou muito mais... porque a cidade onde tem muitos jabutis fica à mais de 100km da minha cidade e as vezes jabutis chegam aqui.

Outra vez apareceu um Cágado (tartaruga de água-doce do Brasil que vive em rios e na terra) na minha casa, o rio mais perto é à uns 10km ou mais...


Então para mim não é de se estranhar que tenha encontrado ela distante de um rio. Pelo menos aqui no Brasil, as tartarugas caminham bastante... não sei, é só uma opinião, também esse comportamento deve variar conforme a espécie.
Mas para mim não é estranho que ela esteja a 10km distante do rio.
Ir para o topo Ir para baixo
carlaviva
Iniciante
Iniciante
carlaviva


Mensagens : 8

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQua 15 Set 2010 - 12:51

adorei ler
Ir para o topo Ir para baixo
Albanus
Iniciante
Iniciante
Albanus


Masculino Mensagens : 77
Idade : 33
Localização : Porto Alegre - Brasil

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQua 15 Set 2010 - 17:06

Verdade já me ocorreu isso também, a distancia era menor um pouco... Me parte o coração ver quantas tartarugas aquáticas perdem a vida nos asfaltos trocando de lagos...

Outra vez me ocorreu que estavamos saindo de casa de carro... e vimos uma tartaruga no meio do asfalto... descemos para tirála da estrada e vimos que estava machucada... não fazia mto tempo... talvez 1 dia ou menos... ela deve ter sido pescada (fisgada) nun lago que ficava ali perto... ela estava cega de um olho e com a boca um pouco machucada pelo estrago do anzol... ficamos com dó dela... e levamos ela para a casa, até se recuperar...demos a ela o nome de Camões, por ser cega de um olho.
na época tinhamos um patio grande... e improvizamos um lago pra ela... com uma caixa enterrada... cuidamos dela... e ela aceitou bem os cuidados... por incrivel que pareça... e ela se recuperou comia bem e se mostrava ativa... não lembro quanto tempo ficamos com ela... mas acho que aproximadamente 2 meses... O Machucado na face tinha cicatrizado... apesar de uma pequena deformação no bico... Soltamos Camões em um Lago onde alguns cagados costumavam se movimentar... de um lago para o outro... foi incrível ver ela se recuperar, e sobreviver a isso tudo... sendo que ela obviamente poderia ter sido atropelada estando cega de um olho e machucada na estrada... Levanto as mãos pro céu hoje... por ela ter cruzado o meu caminho, e não o de outra Pessoa ou Carro...
Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQua 15 Set 2010 - 19:35

Albanus escreveu:
Verdade já me ocorreu isso também, a distancia era menor um pouco... Me parte o coração ver quantas tartarugas aquáticas perdem a vida nos asfaltos trocando de lagos...

Outra vez me ocorreu que estavamos saindo de casa de carro... e vimos uma tartaruga no meio do asfalto... descemos para tirála da estrada e vimos que estava machucada... não fazia mto tempo... talvez 1 dia ou menos... ela deve ter sido pescada (fisgada) nun lago que ficava ali perto... ela estava cega de um olho e com a boca um pouco machucada pelo estrago do anzol... ficamos com dó dela... e levamos ela para a casa, até se recuperar...demos a ela o nome de Camões, por ser cega de um olho.
na época tinhamos um patio grande... e improvizamos um lago pra ela... com uma caixa enterrada... cuidamos dela... e ela aceitou bem os cuidados... por incrivel que pareça... e ela se recuperou comia bem e se mostrava ativa... não lembro quanto tempo ficamos com ela... mas acho que aproximadamente 2 meses... O Machucado na face tinha cicatrizado... apesar de uma pequena deformação no bico... Soltamos Camões em um Lago onde alguns cagados costumavam se movimentar... de um lago para o outro... foi incrível ver ela se recuperar, e sobreviver a isso tudo... sendo que ela obviamente poderia ter sido atropelada estando cega de um olho e machucada na estrada... Levanto as mãos pro céu hoje... por ela ter cruzado o meu caminho, e não o de outra Pessoa ou Carro...
Rolling Eyes
Procedeste correctamente
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQua 15 Set 2010 - 22:30

é um tema polémico, sem dúvida.

a minha opinião num caso semelhante a este, mas com compra e não «achado», foi de entregar a tartaruga às autoridades e denunciar o vendedor. afinal está a fazer negócio com animais ilegais.

depois apareceu-me uma faces rosadas em casa (encontrada e entregue numa loja e recolhida por um vizinho que ma trouxe. só então percebi que era uma faces rosadas) e fiquei com ela. claro que prefiro achar que o caso não é bem igual, mas não deixa de ser um animal «proíbido».

há/houve, obviamente, uma adaptação de atitude da minha parte.

não há uma resposta fácil para este tipo de casos. se é certo que connosco estes animais estão geralmente mais protegidos, não podemos ser paternalistas a esse ponto. afinal são animais selvagens e pertencem à natureza.


quanto ao lago, está fabuloso. apenas colocaria mais água. não é um reparo, é uma opinião. é mais um bom exemplo para o meu projecto, que conto terminar no próximo fim de semana.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptyQui 16 Set 2010 - 8:35

Boas Hugo,

Há uma diferença grande entre as orelhas vermelhas e os cagados, apesar da manutençao em cativeiro de ambas serem 'proibida'. A 1ª é um especie invasora e a segunda é uma especie protegida.

Para te ser sincero, e na minha opiniao, acho que a tartaruga fica melhor entregue a ti (desde que devidamente resguardada), do que entregue as autoridades, para acabar num lago superlotado e provavelmente até ser abatida...

Já os cagados fazem muita falta no seu habitat para garantir a manutençao da especie...
Ir para o topo Ir para baixo
TARTA
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 16
Localização : Serra da Estrela

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptySáb 18 Set 2010 - 16:50

Olá todos
Agradeço o terem visitado e terem opinado sobre este tópico.
A história ainda não acaba aqui.
Para ter mais certezas se ela seria selvagem ou se teria estado nalgum lago
e fugido, pedi a um colega que até é pescador que me arranja-se uns peixinhos
daqueles do rio pequeninos. Que era para ver se ela os caçava. O lago como é pequeno
dava para notar se faltavam alguns. Se ela os não come-se, possivelmente não
estaria preparada para a vida selvagem.
Bom assim aconteceu. Foram colocados os peixes e ..... nada. Olha para eles mas
não ataca. Pode ser que não tenha assim tanta fome. Mas pode ser outra coisa.

Neste momento vou ter de me ausentar e só posso dizer-vos
que há uma novidade, irei contar brevemente.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga EmptySex 18 Fev 2011 - 23:06

TARTA escreveu:
Agora deixo umas fotos para poderem comentar e dizerem o que está mal, para poder rectificar.

A história da minha tartaruga Cimg1947v

Eu tenho andado aqui a ver os vários lagos e espaços exteriores e destaco este pelo muito bom gosto. Eu talvez optasse por outra coisa em vez da brita para as tartarugas andarem à volta do lago, mas o resultado final está de facto muito bonito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





A história da minha tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A história da minha tartaruga   A história da minha tartaruga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A história da minha tartaruga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A minha tartaruga tenta morder a minha nova tartarugah
» Como acostumar minha tartaruga com minha presença?
» A minha Tartaruga
» termostato
» a minha tartaruga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: