Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
A minha Tartaruga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
A minha Tartaruga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
A minha Tartaruga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
A minha Tartaruga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
A minha Tartaruga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
A minha Tartaruga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
A minha Tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
A minha Tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
A minha Tartaruga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 A minha Tartaruga

Ir para baixo 
+3
BeatrizL
Beetle
Zen
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 14:22

Olá.
Vou então falar um pouco acerca da minha tartaruga. Ora bem, foi comprada em fins de 2004, depois de ler e persquisar bastante acerca do animal. Comprei, porque sempre achei um animal fascinante.
Na altura, como ela era mesmo muito pequena, foi colocado num daqueles terrários de plástico(estilo rim), onde esteve até ser maior e ser mudada para um aquário maiorzinho. Recentemente, comprei um aquário bem maior para ela poder estar mais á vontade, aquário esse que trouxe toda a tralha da praxe(filtros, luz....), tralha essa que ainda não apliquei, pois ainda não me consegui entender bem com o funcionamento daquilo.Em termos de decoração do aquário, coloquei apenas umas pedras, nada mais. A minha ideia é colocar o areão, mas ainda não encontrei disso á venda aqui para os meus lados e também não sei ao certo como aquilo funciona(tipo, como fica com a mudança da água; meto antes ou depois de meter a água..).
Quanto á espécie, não me perguntem pois eu não faço ideia.Vou deixar umas fotos e espero que me ajudem nesse campo.







Cumprimentos.


Última edição por Zen em Sáb 28 Jul 2012 - 19:39, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 14:34

parece-me uma Pseudemys Concinna Concinna
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 16:51

É uma Pseudemys concinna concinna com um laranja lindissimo. Femea.

Onde está a parte seca?

Não te aconselho areão, aliás as pedras que tem são optimas. Areão é chato para limpeza e há o risco de ela comer, o que não faz muito bem, nessa parte eu não mexia. Não querendo desanimar mas o espaço tambem não é muito grande, está aceitavel por agora, e ela vai crescer muito mais ainda. O mais aconselhado é um espaço exterior.

Para os anos que tem deveria estar bem maior, embora o crescimento seja relativo, mas 8 anos é muito ano para crescer lol ela está com que tamanho (medida da carapaça)?

Que alimentação lhe dás?

Não sabes como funciona o filtro e a luz? O filtro é colocar e ligar. A lampada tem de ser uma uvb 5.0 ligada 12h/14h (substitui o sol).
Ir para o topo Ir para baixo
JRodeia
Iniciante
Iniciante
JRodeia


Masculino Mensagens : 41
Localização : Beja

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 16:55

O aquário tem água a um nivel bom mas não tem parte seca para a tua tartaruga ficar totalmente seca. Acho que esse termometro é para por mais abaixo para ler a temperatura da água e não do ar como está a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.jorgerodeia.com
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 17:23

Olá. Vou tentar responder a todos.
O espaço, de facto, não é referencial, mas tendo em conta o actual tamanho é bastante eceitável. Pelas fotos não dá para ter a noção exacta, mas ela tem espaço de sobra(por agora).
O areão eu andava mesmo na dúvida, mas sendo assim, já não me meto nisso.
Parte seca não tenho. Ando a pensar nisso há bastante tempo mas não sei como criar naquele aquário - aceito sugestões!
A medida e o peso dela não sei, foi coisa que nunca medi, mas posso fazê-lo e deixar cá o resultado. Em todo o caso, posso garantir que nestes oito anos ela cresceu a olhos vistos, coisa que me tem feito perder tempo a pensar, pois quando ela for maior, não sei onde a colocar, uma vez que o espaço exterior não é - infelizmente - opção.
Em termos de alimentação dou o que sempre dei: camarões liofilizados. Foi-me aconselhado na altura e ela sempre se deu bem com eles. Faço bem ou mal?
Em termos de iluminação, ela recebe luz natural(bastante engraçado vê-la toda esticada ao sol); quanto ao filtro, eu bem olho para aquilo mas não me entendo. Aquilo tem de ficar dentro de água ou é só o tubo? As instruções não ajudam em nada. Tem o aparelho e dois tubos, vou ver se lhe tiro uma foto para me aconselharem.
Outra coisa: eu nunca usei a tampa que veio com o aquário, faço bem ou mal?
Quanto ao termómetro, aquilo jé veio colado, mas vou ver se o consigo deslocar mais para baixo.
Muito obrigado pessoal!
Ir para o topo Ir para baixo
JRodeia
Iniciante
Iniciante
JRodeia


Masculino Mensagens : 41
Localização : Beja

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 17:29

Tira os camarões da alimentação, são só cascas. Compra sticks e vegetais de folha verde escura. Na parte seca podes sempre empilhar as pedras que tens. A tampa do aquário só é preciso por se puseres a lampada uvb 5.0 na calha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.jorgerodeia.com
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 17:33

A parte seca é essencial, as tartarugas precisam de uma zona seca para se secarem. consulta os topicos dos aquaterrários dos users e tens imensas ideias, no teu caso, para não roubar espaço á zona da água eu colocaria uma rampa e construi-a uma zona seca fora do aquário com uma caixa ou assim.

Os camarões são incorrectos. Aconselho-te a leres o tópico inamovivel sobre a alimentação. Ela precisa de sticks e muita verdura.

Luz natural não chega. Ela precisa de sol directo ou de uma lampada uvb 5.0 que substitui o sol.

O filtro fica dentro de água se for interior ou fora de água se for exterior. Tens de ver isso nas informações do filtro. Mas se realmente não consegues perceber coloca então umas fotos.

A tampa não é importante.

Todas as falhas explicam o pouco que cresceu. Tens ai bixinho para 30cm/40cm.
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 17:45

Causou-me agora um impressão tremenda saber que andei anos a alimentá-la incorrectamente. Vou rever isso prontamente. Muito obrigado pela ajuda!
Quanto á zona seca, vou ver o que consigo fazer com o espaço. Assim que acabem os exames vou-me dedicar a isso.
A luz é mesmo directa do sol, coloquei o aquário perto de uma janela grande já para isso mesmo. Mas acham que a lâmpada é mesmo fulcral? Se sim, acho que a vou instalar.
O filtro, não consigo perceber mesmo e as instruções não ajudam em nada. Eu vou tirar uma foto para verem.
Mais uma vez, o meu muito obrigado pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 17:54

Não aconselho aquários em janelas por 2 motivos. Provoca imensas oscilações de temperatura da água e correntes de ar são do pior para tartarugas. Como estar apenas á janela não chega e esta tem de estar mesmo aberta, pode haver correntes de ar indesejáveis já para não falar que estando frio ter uma janela aberta não deve ser muito agradável.

Portanto eu aconselho a lampada, acho que é o melhor a todos os niveis. Sol directo fica para tartarugas que se encontram no exterior, estando no interior a melhor opção é mesmo a lampada.

Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 18:07

Vou montar a tampa com a lâmpada então. Muito obrigado pela ajuda! Foi mesmo muito boa ideia cá me registar!
Pensava que tratava mesmo bem a rapariga e afinal....
Ir para o topo Ir para baixo
JRodeia
Iniciante
Iniciante
JRodeia


Masculino Mensagens : 41
Localização : Beja

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 18:09

Estamos cá é para ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.jorgerodeia.com
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 18:12

Vejo que sim. Não sou muito utilizador de fóruns, mas acho que vou ficar cliente deste!
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 23:08

O dito filtro:



Última edição por Zen em Sáb 28 Jul 2012 - 19:40, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
JRodeia
Iniciante
Iniciante
JRodeia


Masculino Mensagens : 41
Localização : Beja

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 23:12

tenho um parecido. metes dentro de agua ate tapar a etiqueta. o tubo transparente é para colocar na saida de agua naquele tubo pequeno na parte de cima, esse tubo serve para entrar ar na saida de agua.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.jorgerodeia.com
Matheus Ferreira
Iniciante
Iniciante
Matheus Ferreira


Mensagens : 343
Idade : 26
Localização : Brasil

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptySeg 28 maio 2012 - 23:53

Aumente o ''aqua'' (pode ser até ''grande'', mas em relação a esta tarta não, é o que nos parece),coloque a parte seca, lâmpada UVB, mude a alimentação. Mas a tarta parece estar bonita.
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 11:30

JRodeia escreveu:
tenho um parecido. metes dentro de agua ate tapar a etiqueta. o tubo transparente é para colocar na saida de agua naquele tubo pequeno na parte de cima, esse tubo serve para entrar ar na saida de agua.

Assim?





E não há perigo de meter aquilo tudo dentro de água? A outra saída do tubo, fica onde?
Peço desculpa por tanta pergunta.


Última edição por Zen em Sáb 28 Jul 2012 - 19:40, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 11:33

Matheus Ferreira escreveu:
Aumente o ''aqua'' (pode ser até ''grande'', mas em relação a esta tarta não, é o que nos parece),coloque a parte seca, lâmpada UVB, mude a alimentação. Mas a tarta parece estar bonita.

Por agora penso que serve, quando ela crescer mais logo penso nisso, até porque ainda há pouco investi neste aquário e não posso estar sempre a fazê-lo.
A alimentação vou mesmo alterar para o que me foi dito aqui. Pensava que a alimentava bem e afinal...
A zona seca, já andei a ver umas "plataformas" no ebay para o efeito, acho que vou optar por algo do género.
Muito obrigado pelas dicas!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 17:26

Parece-me que o tubo nem deve ser preciso.

A água vai entrar por aquelas aberturas e sair por aquela "boca" em cima. É só colocá-lo na água e ligar á tomada.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 17:42

As plataformas se forem de ventosas não vão ser boa opção.

Eu acho, e isto da experiencia que tenho, que algo deste genero é bem melhor:

A minha Tartaruga Cimg3554z

O espaço que tens de água não é grande e uma plataforma vai roubar mais espaço, uma caixa completamente fora do aquário, não rouba espaço e podes ter o aquário completamente cheio.

Se consultares os DIY dos users encontras mais ideias deste genero. É simples e barato, e mesmo que depois mudes de aquário consegues continuar a usar a parte seca.
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 19:15

A plataforma é mesmo de ventosas, pelos menos aquelas que já vi, mas se calhar vou aventurar-me a criar uma coisa desse género.Não me parece dificil e, como dizes, não rouba tanto espaço( e verdade seja dita, sai mais barato!).
O filtro vou testar então. No fim de semana vou fazer limpeza ao aquário e vou ligar o dito.
Muito obrigado pelas dicas!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 19:20

As plataformas de ventosas são boas para tartarugas pequenas, tem havido algumas queixas em relação a essas plataformas com tartarugas maiores, as ventosas não aguentam o peso das tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 20:48

No aquário que usei antes deste, vinha uma zona branca em plástico para ela subir para lá e com um local para colocar a comida(inútil, pois ela só come da água), mas que com o tempo começou a perder a cola e caiu. Não aguentava mesmo com o peso dela. Acho que é mesmo como dizes: quando elas são pequenas funciona, mas quando começam a ficar pesadas é mais complicado.
Acho que vou eu próprio criar uma zona seca, já andei a ver por aqui algumas ideias que até não são complicadas de colocar em prática.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyTer 29 maio 2012 - 20:59

Sim tartarugas aquáticas comem sempre na água, não percebo a logica de criarem espaços para colocar a comida nas zonas secas de habitats para tartarugas aquáticas scratch

Fazes bem, de facto existem muitas ideias práticas, simples e muito em conta (€).

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyQua 30 maio 2012 - 19:45

A questão da comida é engraçada. No inicio, eu colocava a comida na zona seca e ela ia lá e deitava para a água e comia de lá.
Uma coisa que ela não gostava era que a vissem a comer. Colocava a cabeça de fora e ficava a olhar para nós á espera que nos fosse-mos embora para começar a comer.
Hoje a relação já evoluiu e é ela que me diz quando quer comer. Eu chego á beira do aquário e pego na comida, se ela quer mete a cabeça de fora e começa a bater com as patas na água; se não quer, mete a cabeça dentro de água e afasta-se.
È um animal fascinante!
Ir para o topo Ir para baixo
Zen
Iniciante
Iniciante
Zen


Mensagens : 23
Localização : Oliveira de Azeméis

A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga EmptyDom 3 Jun 2012 - 11:01

Olá!
Bom, hoje de manhã andei a fazer limpeza ao aquário e a testar o filtro. Quanto a este último, continuo sem o perceber. Coloquei-o na água e nota-se que ele está a trabalhar, mas a água entra e não sai pelo tal orificio em cima. O que estou a fazer mal?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A minha Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: A minha Tartaruga   A minha Tartaruga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A minha Tartaruga
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Juntar tartaruga bebe com tartaruga de mais ou menos 2 anos !!!!!!!!!
» vendo Tartaruga Pelomedusa Subrufa- Tartaruga Sorridente
» Comida de tartaruga terrestre para tartaruga aquática
» tartaruga da orelha vermelha com tartaruga tigre -convivencia
» Tartaruga morde cauda de outra tartaruga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Fotografias e Videos-
Ir para: