Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?

Ir para baixo 
+12
blopes
norby
Marcos1989
Konigvs
Guilherme
smokinadjoy
Hugo Abreu
Rúben Cunha
joas10
Lehticia
kilava
Christine Silva
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
joas10
Iniciante
Iniciante
joas10


Masculino Mensagens : 46
Localização : Salgado de São Félix-PB

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 15:03

pfv gente, vcs dizem q as tartarugas n tem emoçoes e coisa e tal, mas e realmente o q acreditam?ok guardem! PQ N FAZ SENTIDO TER UM ANIMAL Q N DA A MINIMA PRA VC, ACREDITE NO Q QUISER!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.blogdocara.comunidades.net
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 15:03

Mandem pm um ao outro. Se nao resultar venham nos perguntar.
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 15:29

Se tiveres um filho que sofre de uma doença neurodegenerativa e não quer saber de ti, vais deixar de o querer manter saudável e no ambiente que ele merece por causa disso?Obviamente que não, é uma escolha nossa ter tartarugas,dar-lhes o que elas merecem,mesmo não recebendo carinho em troco desse esforço por fazê-las felizes,a isso chama-se ser humilde,dar sem ser por interesse em receber
Ir para o topo Ir para baixo
Lehticia
Iniciante
Iniciante
Lehticia


Feminino Mensagens : 31
Idade : 29
Localização : Brasil

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 15:59

smokinadjoy... O que isso tem a ver??
Eu dou tudo do bom e do melhor para as minhas, e eu sei que elas se afeiçoa a mim!!
Se vc não concorda o problema é seu, tem quem concorde comigo, e o que importa são as minhas tartarugas, não a sua opinião!
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 16:22

Isso foi para o joas10,não para ti lehticia,visto que ele disse, "PQ N FAZ SENTIDO TER UM ANIMAL Q N DA A MINIMA PRA VC, ACREDITE NO Q QUISER!!",há pessoas que vêm os seus animais como seus filhos,e no caso de o joas10 ter um filho com problemas neurodegenerativos e não lhe ligar nenhuma,então para ele não faz sentido nenhum ter esse filho,ou seja,para ele não faz sentido ter tartarugas que não querem saber de nós,e como e para ele, essas tartarugas,que na minha opinião são quase todas,senão mesmo todas,não valem nada lol Ou seja,para ele só é um bom animal aquele que dá carinho,o resto é lixo,o que faz muito sentido,visto que nós comemos lixo todos os dias, que nunca nos deu carinho na vida, se a tartaruga dele por acaso não lhe der carinho num futuro próximo, para ele não serve de nada aquele bicho de carapaça, boa perspectiva,sem margem para dúvidas
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 19:19

Acho que a ordem do teu comentário devia ter esta para fazer sentido para ti:

joas10 escreveu:
pfv gente, vcs dizem q as tartarugas n tem emoçoes e coisa e tal, mas e realmente o q acreditam?ok guardem! PQ N FAZ SENTIDO TER UM ANIMAL Q N DA A MINIMA PRA VC, ACREDITE NO Q QUISER!!

joas10 escreveu:
eu preciso de ajuda,acho q minha tarta tem medo de mim, queria saber como fazer pra ela gostar de mim, ou pelo menos n se encolher e n ter mai medo de mim, e essa pergunta e especialmente pra leticia.
Acho que o que está a Negrito responde ao teu segundo comentário. As tartarugas são mesmo assim.

Depois quando te desfizeres dela devolve-a ao IBAMA para eles re-introduzirem a espécie protegida no habitat natural.
Ir para o topo Ir para baixo
Christine Silva
Iniciante
Iniciante
Christine Silva


Feminino Mensagens : 123
Localização : Portugal

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 20:23

Bem, gostaria de agradecer a todos pelas vossas opiniões! Eu quero acreditar que sim, elas se afeiçoam a alguém, não de uma forma tão intensa como um gato e/ou um cão. Mas gosto de acreditar que existe uma certa ligação.

Eu tenho um passarinho, que foi criado à mão, e ele realmente afeiçoa-se aos donos, e pica os desconhecidos. Podemos fazer o que quisermos com eles, mas as outras pessoas não. Há uns anos atrás, se me dissessem, não acreditava!

Não queria criar esta "discussão", todas as opiniões são bem vindas, apesar das discordâncias, todos vocês querem o melhor para as vossas tartarugas,
Muito Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 20:35

Sim mas os passarinhos são aves, e as aves são dos animais mais inteligentes que existem como os papagaios africanos e verdes que repetem sons humanos, o que é fantástico na minha opinião, os corvos que super inteligentes que abrem cenas para os carros atropelarem, e os pombos e as gavoitas também acho interessante porque ate tem uma certa inteligencia em cenas que presenciei.

E os passaros são temperamentais e têm depressões (os africanos por exemplo) agora repteis, não é o caso as unicas coisas que demonstram é tranquilidade ou medo...
Ir para o topo Ir para baixo
fsantos
Iniciante
Iniciante
fsantos


Masculino Mensagens : 67
Idade : 44
Localização : Benavente

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 20:41

Olá a todos,
falando da minha experiência, a minha tarta q já a tenho há 1ano e 3 meses, como muitos o têm dito apenas se preocupa em comer e apanhar calor da lampada.... eu até acho q ele me reconhece enquanto o " gajo" q lhe dá a comida mas o simples acto de por as mãos dentro do aquário p ajustar o filtro ou algo do género é destemida ao ponto de me querer morder as mãos....portanto sem dúvida q o interesse é comida.....
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 20:44

yap as mais jovens custumam fazer isso também depois com a idade deixa de fazer xp
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 20:49

Aconselha a sensatez a ter cuidado com algumas opiniões perentórias, como sendo verdades absolutas, sobre aquilo que só podemos especular.

Ainda assim, e aligeirando a conversa este seria o tópico ideal para colocar uma votação.

As tartarugas afeiçoam-se aos donos?

a) Totalmente!
b) Aproximam-se unicamente por causa da comida.
c) Afeiçoam-se tanto a um humano como ao tronco onde apanham sol.
(podiam-se colocar mais umas quantas opções parvas!)
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 33
Localização : Ílhavo-Aveiro

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 21:02

Bem, eu nem era para me meter, mas vou só dar a minha opinião em relação às minhas tartarugas.
No inicio também achava que a minha concinna gostava de mim. Era a mais calma e tudo, comparando com uma trostti que tive.. Agora, ao fim de quase 1 ano de convivência com ela...
O que ela quer é comida.. e os meus dedos... lol
Já a deixei trincar a ver se ela percebia que não são para comer.. Mas ela não percebe!
Gostam de mim enquanto eu tenho o frasco de comer na mão.. Aproximam-se, quase que sobem para o meu colo para pedir! Assim que dou piram-se, se tiverem de barriga cheia então aí é que me ignoram completamente!
E a inteligência também nao é o forte delas, coloco a comida não canto e elas em vez de nadarem por baixo das plantas para chegar a comida (que é muito mais rápido), começam a galgar por cima dos jacintos e demoram uma eternidade, com uma cara de gulosas e esfomedas.. Com a rampa a mesma coisa, a rampa vai até ao fim do lago, pois elas tentam sempre escalar de lado, que é mais difícil...

Mas como disse, esta é a minha experiência. As minhas tartarugas não têm afecto por mim, toleram que lhes pegue e são opurtunistas e gulosas.. Só isso! Mas obviamente que não deixo de gostar delas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptySeg 9 Set 2013 - 21:06

claro, e o que interessa é nós cuidarmos bem delas e proporcionar as melhores condições de vidas às nossas tartarugas.

O resto pouco ou nada importa.


Ir para o topo Ir para baixo
Seah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQua 25 Set 2013 - 15:10

Olá a todos,

Tenho 2 tartarugas, uma fêmea trachemys scripya elegans e um Graptemys pseudogeographica pseudogeographica, ambas do milénio passado (com 15 anos).

A minha opinião quanto a este assunto é:
O grau de afeição das tartarugas não pode ser comparado com o grau de afeição dos cães e gatos ,por exemplo.
Mas ele existe, sem dúvida.
Se tivesse de graduar,diria que é um grau de afeição ligeiramente menor do que o dos gatos (assim como a afeição dos gatos é menor do que a afeição dos cães).

Agora, o que torna esta afectividade menor é o próprio comportamento social/animal das tartarugas.Vivem em conjunto socialmente, mas são totalmente independentes dos outros indivíduos da mesma espécie, e interesseiros/oportunistas como os répteis no geral.

Como todos os animais estão sempre mais interessados em alimentar-se, pelo que distinguem as pessoas que os alimentam (isto não é afectividade, é interesse), no entanto, creio que consideram o dono, não como dono, mas sim como individuo da família, logo com um certo grau de afeição.
Isto nota-se quando adoecem e necessitam do dono para ajudar a alimentar-se (e procuram-no), quando tendem a ir para debaixo das pernas do dono quando estão fora do aquário (semelhante ao encavalitarem-se umas nas outras - noção de família/grupo), ou pela calma que transparecem quadno o dono as aborda ou quando existem outras pessoas a abordá-las.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQua 25 Set 2013 - 17:58

Olá Seah bem-vindo(a)!

Eu já deixei a minha opinião expressa atrás e tenho sempre o cuidado de não tentar em verdades absolutas, porque acho que há coisas que só podemos especular, e não afirmar convictamente "isto é assim ou assado".

Ainda assim, e eu bato constantemente nesta tecla - sou chato como a potassa - de termos desde logo cuidado com o português, e vermos bem o que quer dizer afeto.  

Ainda à pouco refletia de novo sobre este tema, quando penso que se apareço de repente perto do lago e as bichas se mandam de imediato à água! Um animal que tem afeto por nós, quando nos vê, não se esconde de imediato como se a sua vida corresse perigo não é?

E depois lembrei-me de outra coisa. Ainda há uns tempos estava num parque e comecei a atirar um pouco do pão que comia para um pavão que estava perto de mim, e ele comeu-o e se eu me afastasse ele vinha sempre se aproximando. Pergunta: aquele animal sentiu algum afeto instantaneo por mim? Não, só estava interessado na comida que eu tinha e lhe podia oferecer.

Eu admiro algumas coisas que algumas pessoas já partilharam sobre as suas tartarugas - e na verdade também acho que não lhes devo pegar para dar festas - e acho isso muito interessante, mas também tenho tartarugas há coisa de doze anos, e quer-me parecer que na verdade elas se estão a borrifar para mim!
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Seah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQua 2 Out 2013 - 10:20

Obrigado pela mensagem de boas vindas!

Quando diz que aparece de repente (e as tartarugas se assustam), é normal que se assustem, não tem nada a ver com afecto (ou falta dele) mas sim com medo: é uma reacção natural dos animais a um perigo possível (não detectam quem se aproxima e reagem em defesa, mergulhando).

Mantenho o que disse anteriormente, que existe um certo grau de afecto entre as tartarugas e seus donos, mas não numa relação de dominância (como acontece com os donos sobre seus cães) ou de dependência (se outra pessoa lhes der comida, passam a "chamar" a atenção dessa pessoa para obterem comida).
Apenas uma relação de familiaridade, tribal. Como se fossemos parte da mesma tribo, o que indicia um certo grau de afecto.

Claro que, sendo os bichos que são, não têm expressividade suficiente para demonstrá-lo por expressões faciais o que torna dificil comprovar algum grau de afecto.
Sendo animais selvagens criados em cativeiro (e portanto não são descendentes hereditários de animais domésticos, como a maioria de cães e gatos) não têm tanta predisposição para o convívio com humanos, nem possuem (tantos) comportamentos que nós possamos identificar com afectuosos.

Se pegarmos num gato recém-nascido, filho de gatos independentes (e quase selvagens, ou seja, vêm humanos mas não convivem com humanos) podemos reparar que serão menos dóceis e menos afectuoso do que gatos filhos de gerações de gatos mais domesticados. Porquê? Porque lhes falta apreender determinados comportamentos que permitam alguma comunicação com humanos.
Com as tartarugas creio que passa-se o mesmo, mas num grau ainda menos desenvolvido, pois os processos cognitivos são menores e mais selvagens, ainda por desenvolver no convivio com humanos. Dependem quase exclusivamente do chamado "cérebro reptiliano", isto é, dependem de noções básicas de satisfação da sua segurança, alimentação e reprodução.
Nos animais mais domesticados detectamos mais necessidades para além destas, que passaram a existir devido ao proceso milenar de domesticação.

Visto de outro modo, o Lobo demonstra afecto para com humanos? Eu acho que não, mas os seus descendentes domesticados (cães) já demonstram, não já?
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQua 2 Out 2013 - 11:18

Não concordo, acho que a "domesticação" não é assim tão evidente. Deixo um exemplo muito simples, se deixarmos um bebe numa selva, e se por milagre conseguir sobreviver sendo por exemplo adotado por outro primata (acho que isto é a história do Tarzan!)  ele será sempre selvagem e agirá como o primata que dele cuidou, e não mostrará qualquer comportamento humano, nem sequer usará a nossa linguagem. O cão ladra, o gato mia, são as suas formas de comunicar, mas um ser humano não ensinado não falará nem português nem qualquer outra língua, falará um "homenês"!

Em relação ao medo das tartarugas quando me vêem, acho que medo é sinal inequívoco de desconfiança, e se instintivamente não confiam como podem ter afeto?

Só que eu também nunca andei a dar "mimos" às tartarugas, admito que como muitas pessoas aqui no fórum têm outra interatividade com as tartarugas que a coisa possa ser diferente do que se passa comigo, agora eu não vejo qualquer afeto das minhas 5 tartarugas para comigo. Eu represento duas coisas para elas, uma fonte de instabilidade sempre que passo no passeio, e passo a ter interesse quando me aproximo para lhes deitar de comer. De resto sou completamente indiferente para elas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Seah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10
Localização : Porto

"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 EmptyQua 2 Out 2013 - 12:06

OK, compreendo. Eu também não sou de dar mimo, muito menos nos últimos anos, mas tenho-as na minha sala, já as tive no meu quarto à beira da cama, de modo que a proximidade leva a que exista um afecto maior.
Se as tens num lago, mais distantes, será mais normal que te vejam como uma fonte de instabilidade e que não te consideram como membro da tribo.

O processo de domesticação é cientificamente válido: A convivência aproxima-nos, e o contrário separa-nos.
No exemplo que deu, o bébé deixado sozinho na selva não vai agir tanto como humano simplesmente porque não tem nenhum modelo para copiar, nem ninguém que lhe transmita conhecimento da geração anterior (no entanto fala como os humanos, embora nenhuma língua específica, pois existe um conhecimento hereditário que passa), logo como exemplo apenas comprova o processo de domesticação: Havendo gerações de animais mais habituadas a humanos, elas transmitirão esse conhecimento à geração seguinte (de forma hereditária inconsciente, como de forma comportamental consciente) que irá aprimorá-lo, e assim sucessivamente, até que as gerações recentes sejam muito mais capazes no processo de convivência com humanos, e aí nós já notamos.

Nas tartarugas esse processo de domesticação é recente, logo a evolução quase imperceptível, daí parecer que sejamos indiferentes para elas, mas tal não significa que não haja afecto nessa relação de domesticação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?    "A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?  - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
"A tartaruga afeiçoa-se ao dono, se este passar tempo com ela" verdade ou mito?
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Boa tarde. Tenho uma tartaruga a pouco tempo.
» Tartaruga corcunda do mississipi nao come à muito tempo
» Quanto tempo em média se sabe o sexo da tartaruga?
» Tempo que a tartaruga pode estar fora de agua?
» Dúvida: tartaruga (ou cágado) encontrada/ Tempo para eclosão de ovos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: