Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Salmonela em crianças e a tartaruga.

Ir para baixo 
+4
lehepe
Marcos1989
kilava
Rita de Cássia
8 participantes
AutorMensagem
Rita de Cássia
Iniciante
Iniciante
Rita de Cássia


Mensagens : 49
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQua 5 Jun 2013 - 22:38

Estava procurando doenças que uma tartaruga possa transmitir e me deparei com a salmonela, como tenho criança em casa fiquei um pouco preocupada.
Como deixo a minha tarta passear pela varanda ( para tomar sol), fiquei preocupada com o meu filho. Existe algum exame prá saber se a tartaruga é portadora de salmonela?
Sei que as mãos devem ser bem lavadas após o manuseio.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQua 5 Jun 2013 - 22:53

Consulta o topico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A salmonela faz parte das bactérias existentes no habitat das tartarugas por isso é bastante comum ser encontrada em qualquer tarta por isso é que o filtro é importante para reduzir o risco mais importante é lavar as maos.

No caso de crianças tens que ensina la que sempre que toque na tarta tem que lavar as maos com sabao e nao as pode por na boca.
Ir para o topo Ir para baixo
Rita de Cássia
Iniciante
Iniciante
Rita de Cássia


Mensagens : 49
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQui 6 Jun 2013 - 0:48

Obrigada kilavaaa, já havia lido esse tópico. O que você acha: se eu lavar o local onde a tarta fica com sabão e desinfetá-lo com água sanitária, faria mal a tarta?
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQui 6 Jun 2013 - 3:29

basta aguá escaldada para desinfetar.
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyQui 6 Jun 2013 - 3:39

Rita de Cássia escreveu:
Obrigada kilavaaa, já havia lido esse tópico. O que você acha: se eu lavar o local onde a tarta fica com sabão e desinfetá-lo com água sanitária, faria mal a tarta?


sim faria. só precisa lavar as mãos depois de pegar nelas. Tartarugas compradas legalmente de criadouros dificilmente tem salmonela.
Ir para o topo Ir para baixo
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl


Feminino Mensagens : 505
Idade : 34
Localização : Portugal - Norte

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 7 Jun 2013 - 16:07

Todas as tartarugas possuem salmonella spp, só que a maioria em quantidade tão diminuta que dificilmente se transmite a salmonelose.

Também pode estar presente em coisas tão básicas como nos ovos caseiros, beber água contaminada de fontes...

Basta lavar bem as mãos e ter cuidado com as feridas abertas. Esta doença é perigosa porque uma vez portador, é para sempre. Depois passamos a ser veículos da doença, nomeadamente pelas fezes.

Tenho tartarugas desde que nasci e nunca tive qualquer tipo de problema... Os meus pais colocavam as tartarugas fora do meu alcance e a partir de determinada idade, ensinaram-me a lavar sempre as mãos.

Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 7 Jun 2013 - 18:08

sim tens toda a razão, mas até podes ter salmonela e não saber, normalmente a salmonela é inofensiva para o nosso organismo, pode afectar crianças, idosos e organismos mais debilitados.
Ir para o topo Ir para baixo
Rita de Cássia
Iniciante
Iniciante
Rita de Cássia


Mensagens : 49
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 7 Jun 2013 - 23:00

[quote="hipnoticgirl"]Todas as tartarugas possuem salmonella spp, só que a maioria em quantidade tão diminuta que dificilmente se transmite a ...

Pois é, já ensinei ao meu filho que sempre que pegar na tarta, tem que lavar as mãos. Eu coloquei esse tópico porque todos os dias eu tiro a tarta do local que ela fica para poder trocar a água e limpar. Pois como ela já é bem grande, a sujeira que ela faz é muita, e como ainda não tenho filtro, troco a água todos os dias, e tenho que colocar as mãos naquela água um tanto suja.
Outro fato é que ela fica andando pela varanda prá tomar sol, e como criança senta, coloca a mão no chão, fiquei um pouco preocupada.
Como a tartaruga que me foi doada já é uma adulta, e tem pouco tempo que estou com ela, ainda não possuo um local ideal prá ela, mas já estou a pensar em como será.
Ir para o topo Ir para baixo
Rita de Cássia
Iniciante
Iniciante
Rita de Cássia


Mensagens : 49
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 7 Jun 2013 - 23:05

[quote="Marcos1989"]sim tens toda a razão, mas até podes ter salmonela e não saber, normalmente a salmonela é inofensiva para o nosso organismo, pode afectar crianças, idosos e organismos mais debilitados.[/quote

Todo cuidado é importante. Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySex 7 Jun 2013 - 23:37

sim claro...a senhora faz muito bem em precaver.
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySáb 8 Jun 2013 - 20:39

hipnoticgirl escreveu:
Todas as tartarugas possuem salmonella spp, só que a maioria em quantidade tão diminuta que dificilmente se transmite a salmonelose.

Também pode estar presente em coisas tão básicas como nos ovos caseiros, beber água contaminada de fontes...

Basta lavar bem as mãos e ter cuidado com as feridas abertas. Esta doença é perigosa porque uma vez portador, é para sempre. Depois passamos a ser veículos da doença, nomeadamente pelas fezes.

A parte das feridas abertas e da água contaminada das fontes públicas prende-se mais com uma espécie em especial de Salmonella, a Salmonella tiphy, responsável pela Febre Tifóide. Embora possa também estar presente nos nossos répteis, esta é mais comum em águas contaminadas, nomeadamente em países subdesenvolvidos.

De facto, o ser humano é um reservatório de Salmonella spp, mas geralmente só grupos de risco, como crianças, grávidas, idosos e imunodeprimidos, tendem a apresentar sintomas de salmonelose. A transmissão pode fazer-se por ingestão de alimentos ou água contaminados, contacto com fezes ou com pessoas doentes ou portadores assintomáticos da bactéria.

A prevenção das infecções faz-se por lavar muito bem as mãos, antes e após o contacto com o animal (para também não lhes transmitirmos as nossas próprias bactérias).
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Rita de Cássia
Iniciante
Iniciante
Rita de Cássia


Mensagens : 49
Localização : Belo Horizonte, MG, Brasil

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyDom 9 Jun 2013 - 11:29

Obrigada pelos esclarecimentos Sherazade.
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptyDom 9 Jun 2013 - 11:46

Existem produtos desinfectantes das mãos, geralmente à base de álcool, muito "na moda" em Portugal depois da gripe das aves. Esses produtos aparecem-nos disponíveis em vários locais, principalmente públicos mas cuidado com isso!
De facto, o seu uso faz uma desinfecção bastante eficaz das mãos, mas o uso contínuo seca-nos as mãos e destrói-nos o microbiota natural da nossa pele (o conjunto de bactérias que vive naturalmente na nossa pele). Esse microbiota protege-nos de infecções e assim quando destruído por estes desinfectantes, estamos a abrir as portas a que bactérias mais "fortes" que as nossas naturais nos venham infectar.
Além disso, as mãos tendem a ficar secas (às vezes nem com muito creme a coisa vai lá...) e facilmente gretadas. Há quem desenvolva mais facilmente alergias de contacto a partir daí.
Portanto, uso moderado! Lavar as mãos com água e sabão basta perfeitamente.

Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
petenderness
Iniciante
Iniciante
petenderness


Feminino Mensagens : 25
Localização : Lousada

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySáb 10 Ago 2013 - 15:36

Eu tenho o hábito de, sempre que pego nelas ou limpo o aquário dos peixes e das tartas, lavo com bastante água e sabão ROSA... Desde à muito, que o sabão rosa é usado para desinfetar feridas e na higiene intima da mulher, quando estão com problemas de saúde ou tiveram filhos... Por isso... Faço sempre a lavagem com ele...
Por vezes coloco álcool puro para desinfetar, mas após a lavagem com sabão rosa, e nem sempre, pois como já disseram, deteriora a nossa pele.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySáb 10 Ago 2013 - 16:42

Sherazade escreveu:
Existem produtos desinfectantes das mãos, geralmente à base de álcool, muito "na moda" em Portugal depois da gripe das aves. Esses produtos aparecem-nos disponíveis em vários locais, principalmente públicos mas cuidado com isso!
Por isso mesmo, quando cá em Portugal se obrigava as empresas a dar formação aos trabalhadores em como lavar as mãos - eu tive essa formação! (já posso meter no CV que sei lavar as mãos! - em França esses produtos eram proibidos precisamente pelas explicações que deste.

É por isso que, quanto mais paranóias as pessoas têm, e em particular os papás têm com os filhos, curiosamente, agora de repente parece que as crianças são todas alérgicas a qualquer coisa! Quando era pequeno não me lembro de uma única criança alérgica, porque andávamos descalços e passávamos o dia fora de casa, na terra e no monte, e hoje em dia como se sabe as crianças são umas flores de estufa.

No que se refere à Salmonela deve-se ter logicamente cuidados, mas não é só com as tartarugas, isso é como outras doenças, que podem ser transmitidas por várias vias.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
petenderness
Iniciante
Iniciante
petenderness


Feminino Mensagens : 25
Localização : Lousada

Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. EmptySáb 10 Ago 2013 - 20:07

Konigvs escreveu:
Sherazade escreveu:
curiosamente, agora de repente parece que as crianças são todas alérgicas a qualquer coisa! Quando era pequeno não me lembro de uma única criança alérgica, porque andávamos descalços e passávamos o dia fora de casa, na terra e no monte, e hoje em dia como se sabe as crianças são umas flores de estufa.
é bem verdade... quanto mais cuidados de saúde ... menos anticorpos e defesas as crianças criam... e como tal, acabam com alergias e doenças!
o contacto com animais, criam defesas nas crianças. por vezes podem ter alguma crise, mas se atacarem logo com antibióticos, menos defesas o organismo adquire...
por isso bola para a frente e deixem as crianças rebolarem na terra e brincarem com os animais!
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty
MensagemAssunto: Re: Salmonela em crianças e a tartaruga.   Salmonela em crianças e a tartaruga. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Salmonela em crianças e a tartaruga.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As Tartarugas e a SALMONELA
» Salmonela nas Tartarugas Terrestres?
» sessão de sensibilização para crianças
» As minhas senhoras
» Alimentacão necessaria para tartarugas crianças

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: