Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
As Tartarugas e a SALMONELA EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
As Tartarugas e a SALMONELA EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
As Tartarugas e a SALMONELA EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
As Tartarugas e a SALMONELA EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
As Tartarugas e a SALMONELA EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
As Tartarugas e a SALMONELA EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
As Tartarugas e a SALMONELA EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
As Tartarugas e a SALMONELA EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
As Tartarugas e a SALMONELA EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 As Tartarugas e a SALMONELA

Ir para baixo 
AutorMensagem
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

As Tartarugas e a SALMONELA Empty
MensagemAssunto: As Tartarugas e a SALMONELA   As Tartarugas e a SALMONELA EmptySeg 29 Jun 2009 - 15:45

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Salmonella

Salmonella sp.
Classificação científica
Reino: Protista

Filo: Proteobacteria

Ordem: Enterobacteriales

Família: Enterobacteriaceae

Género: Salmonella


Espécies
Salmonella bongori
Salmonella choleraesuis
Salmonella enterica
Salmonella enteritidis
Salmonella nyanza
Salmonella paratyphi
Salmonella typhi
Salmonella typhimurium
Salmonella virginia


Definição e origem etimologica:
Salmonela
de E. Salmon, n. pr., médico americano

s. f.,
Med.,
género de bactéria em forma de fuso (bacilo), patogénica para o homem e para os animais, muitas vezes associada a alimentos deteriorados, e que provoca no ser humano inflamação gastrointestinal aguda, mas que inclui igualmente os agentes causadores da febre tifóide, da febre paratifóide e de doenças do foro veterinário.



Sintomas
Os sintomas causados pela Salmonelose são febre, náuseas, vômito e diarréia. Tendem a aparecer cerca de 24 horas após a ingestão. Elas se fixam na parede do intestino delgado, mais precisamente nas células M (microcílios), onde se multiplicam e se manifestam causando vômito, diarréia, náuseas, febre, anorexia intensa e outros.


Transmissão
Ingestão de alimentos contaminados por ex: ovos, peixes, leite, etc.
Ingestão de água contaminada
Dissecação fecal-oral
e por animais como ovinos, suínos, coelhos, cães, aves marinhas, roedores, mamíferos marinhos, gatos, cavalos e repteis.


Patologias

Enterite - sintomas típicos de enterocolite (enjoo, vómitos e diarreia)
Bacterémia e septicémia


Precauções e cuidados aplicados ao manuseamento de tartarugas:
Não ha lugar a grandes cuidados e precauçoes desde que as maos sejam bem lavadas após o manuseamento dos nossos animais de estimaçao. É aconselhada a lavagem das mãos com um sabonete ou sabao (normalissimo) ou a lavagem simples, mas abundante, das mãos em agua corrente.



A Salmonella é um gênero de bactérias, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem em seu nome uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez.

A espécie Salmonella enterica é subdividida em seis subespécies: enterica, salamae, arizonae, diarizonae, hutnae e indica. A espécie Salmonella enterica subespécie enterica, por sua vez, possui uma grande variedade de sorotipos, que são designados após a subespécie ou após o gênero, escritos com letra maiúscula, tais como: Enteritidis, Typhimurium, Typhi, Agona, Infantis, Weltvreden, London, Javiana e outros. Existem mais de 2500 sorotipos de Salmonella descritos.

A salmonelose (designação genérica das doenças causadas por salmonelas) é a intoxicação alimentar mais comum, mas normalmente pode ser prevenida. É causada pela bactéria Salmonella enteritidis. Caracteriza-se por apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, podendo ser seguidos de náusea, vómitos, cólicas abdominais e diarreia. Os sintomas normalmente aparecem entre 12 a 72 horas após o consumo do alimento suspeito e podem durar até uma semana. A maioria das pessoas afectadas recuperam sem a necessidade de antibioticos. No entanto se a diarreia for severa pode levar à hospitalização.

As pessoas idosas, as crianças e aqueles com o sistema imunitário debilitado podem sofrer de doença mais severa. Nestes pacientes, a infecção pode espalhar-se dos intestinos à corrente sanguinéa, e depois a outros locais do corpo, podendo causar a morte a menos que a pessoa seja tratada prontamente com antibióticos.

A maioria das diferentes salmonellas vivem nos intestinos dos animais e das aves e são geralmente transmitidas aos seres humanos por alimentos de origem animal contaminados com fezes. Os procedimentos estritos para a limpeza e inspeção dos ovos executados actualmente diminuem grandemente a salmonellosis causada pela contaminação fecal externa das casca do ovo. Os casos actuais são normalmente devidos ao facto de a salmonella contaminar silenciosamente os ovário das galinhas aparentemente saudáveis, contaminando assim os ovos antes que a casca esteja formada.

As salmonellas podem igualmente ser encontradas nos fezes de alguns animais de estimação, especial aqueles com diarreia, e as pessoas podem contaminar-se se não lavam as mãos após o contato com estes animais ou com as suas fezes. As pessoas devem sempre lavar as mãos imediatamente depois de tratar

Os alimentos mais associados à salmonelose incluem carne crua ou mal passada, carne de frango, peixe, leite e ovos.

As doenças transportadas por repteis, incluindo tartarugas, passiveis de ser transferidas para os humanos, sao conhecidas por Zoonosis. A mais conhecida é a salmonella.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Tartarugas de aquário: portadoras de Salmonella

São pequenas, dóceis e fazem as delícias das crianças. São tartarugas de aquário. Mas a agência norte-americana Food And Drug Administration (FDA) não se compadeceu com o seu aspecto aparentemente inofensivo e, juntamente com as autoridades judiciais, investigou e ajudou a condenar uma empresa de Hollywood que vendeu mil tartarugas de aquário (tartaruga de barriga-amarela e tartaruga mapa-do-Mississipi) a uma loja de brindes da Cidade do Panamá.

É que as pequenas tartarugas são portadoras de Salmonella, na pela e na carapaça. A bactéria não afecta os répteis (também as cobras e lagartos são reservatórios de Salmonella) mas pode deixar bastante doentes as crianças, as destinatárias destes animais de “estimação”. Aliás, desde 1975 que a FDA baniu a venda de pequenas tartarugas como animais de companhia (menos de 10cm), abrindo excepções para fins educacionais, expositivos ou científicos. Contudo, nos últimos anos vários surtos de de infecção por Salmonella, resultantes de contacto com tartarugas de estimação, foram reportados aos Centers for Disease Control and Prevention dos EUA. Diarreia, febre e vómitos são alguns dos sintomas da doença provocada pela bactéria.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Noticia sobre a lei nos EUA

The "Four-inch" Regulations

Os surtos de salmonela verificados nos EUA, da década de 60 e 70, levaram á introdução da lei dos 10cm em 1975 - The "Four-inch" Regulations.

A introdução desta lei veio a revelar um impacto significativo e repercussões importantes, quer na oferta, quer na procura do comércio de tartarugas. Inevitavelmente esta lei veio a inflacionar o preço destes animais, numa relação causa efeito, na medida que aumentaram também os custos da sua criação.

Paralelamente esta normativa teve o efeito indesejável, de ter promovido a venda de animais recolhidos na natureza, em vez dos criados em cativeiro.

Na origem desta lei, que afectou quer as aquáticas quer as terrestres (só as marinhas foram excluídas), esta a tão badalada tartaruga de orelhas vermelhas e como consequência do elevado nº de incidentes de salmonela registados na época. A ideia era que tudo o que fosse menor de 10cm (4") era passível de uma criança meter á boca, dai a introdução da restrição á venda. Também os ovos foram afectados por esta lei.

Ainda que tenha tido um impacto negativo no comércio de tartarugas, existem fortes evidencias que a lei dos 10cm ajudou a diminuir os incidentes de salmonela nos finais da década de 70.
.

The "Four-inch" Regulations
( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )



Referencias Bibliograficas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Gripnet 2008 - Newsletter N.5
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Tópicos no forum acerca do tema:
Podem as tartarugas tranmitir doenças ao Humanos
as nossas tatus passam-nos doenças?
Dicas por causa da Salmonela

(Informaçoes obtidas na pesquisa do forum usando o criterio "salmonela". Outros tópicos de interesse poderam ser obtidos, usando o mesmo criterio e/ou outros.)

Norby, Tartaruga Aquatica Forum, Dez 2008
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
 
As Tartarugas e a SALMONELA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Salmonela nas Tartarugas Terrestres?
» Salmonela em crianças e a tartaruga.
» tartarugas e mais tartarugas
» Pão as tartarugas
» ABC das Tartarugas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: