Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
sessão de sensibilização para crianças EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
sessão de sensibilização para crianças EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
sessão de sensibilização para crianças EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
sessão de sensibilização para crianças EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
sessão de sensibilização para crianças EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 sessão de sensibilização para crianças

Ir para baixo 
+4
SandroA
Ryuuku
RMP
leonor a
8 participantes
AutorMensagem
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptySeg 17 Fev 2014 - 11:47

Bom dia amigos do fórum Smile venho pedir-vos ajuda num projeto...
Eu trabalho numa IPSS na zona histórica do centro da cidade do porto e com uma população muito muito empobrecida e pouco instruída, que não está nada sensibilizada para tratar bem os animais, tentar protege-los ou procurar informações especificas sobre os animais para saber como cuidar deles.
Eu bem tento fazer o meu trabalho de evangelização do bem estar animal, mas santos da casa não fazem milagres e ninguém me leva a serio, eu sou a "dra. dos animais estranhos"...  Shocked 

O que é que eu me lembrei: de pedir aos meus amiguinhos dos fóruns, que têm animais tão "estranhos" como os meus, para fazermos um "evento" lá no meu trabalho com o grupo das crianças (elas depois evangelizam os pais e os outros adultos Very Happy ), onde "alguéns" que se disponibilizem para levar um ou dois animais estranhos e mostrar e tentar chamar a atenção da importância de procurar informação sobre as condições especificas dos animais. A minha ideia é que o facto de terem oportunidade para ver e conhecer animais exóticos diferentes do cão e gato, coelho e hamster, eles fiquem motivados para estas questões da coabitação com animais que são "nojentos". Eu já levei várias vezes o meu coelho e posso garantir-vos que os miúdos são MUITO RESPEITADORES com o animal, obedecem quando lhes dizemos que não podem fazer "x", tocam no bicho com jeitinho, etc...

quem me quer/pode ajudar? Estou a pedir 2 horinhas de voluntariado ;D
ainda não tenho dia pensado, mas pode ser ao final do dia durante a semana, ou numa 6ºf a noite ou num sábado. estava a pensar lá para abril para o tempo aquecer um pouco e não ser tão "perigoso" tirar bichinhos de casa (para evitar as pneumonias). Comprometo-me a aquecer a sala para os animais não ficarem doentes.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptySeg 17 Fev 2014 - 13:34

Isso é uma excelente ideia. Tinha que ser na altura do calor (podia ser abril como disseste ou mais para a frente). Deve-se é ter cuidado com as crianças para não tocar nas tartarugas porque podem transmitir salmonela. Isso é um inconveniente.

O Centro exóticos do Porto também fazem sensibilizações, acho que basta contactares e possivelmente vão à IPSS fazer uma sensibilização.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 18 Fev 2014 - 0:13

ahhh que bom ver que tenho alguém a voluntariar-se ;D
que animais queres trazer? tens terrestres néh? vais ver que o problema da salmonela não se coloca porque a gente avisa e eles já são jovens pre-adolescentes e adolescentes por isso não são burros. mas mesmo assim ficava muito mais tranquila se as tartarugas e possivelmente outros animais apenas fossem vistos e tocados, nunca pegados. vai que um se assusta e abre as mãos...  Evil or Very Mad 

Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 18 Fev 2014 - 0:52

Boas Leonor!

Eu como trabalho ao fim de semana apenas posso ir a vontade ^^
O pior é mesmo ir ao porto.. mas o metro deve resolver xD

Animais so tenho tartarugas :/ A minha mae não me deixou adquirir a salamandra que tanto queria.. por isso Sad
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 18 Fev 2014 - 8:44

Eu gostava de ajudar , mas sou de um pouco longe Sad (aveiro) , existe pessoal ai do porto , kkk

E quanto rmp que eu saiba ainda nao tem terrestres , mas está a tratar disso Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 18 Fev 2014 - 10:14

Eu acho que a educação é importantíssima, e importa sensibilizar, e quanto mais cedo melhor, até porque como se sabe, em Portugal (além de se tratar muito mal as pessoas) tratam-se ainda pior os animais.

E depois até é interessante analisar que o próprio ser humano já nasce com uma enorme crueldade dentro de si. Ainda no domingo estava fora de casa, e via ao longe numa casa dum vizinho, uma miúda que deveria ter uns 2/3 anos, de pau na mão, pé ante pé, a ver se arreava no gato. E já observei muitas vezes este tipo de coisa em crianças de pouca idade, com a vontade de "fazer mal". E este comportamento é inato não foi apreendido.

Em relação ao tópico não percebi foi qual o objetivo da coisa. Sensibilizar para o quê concretamente? É que animais exóticos, precisamente por serem exóticos, não podem ser maltratados porque não existem na natureza em Portugal, só mesmo comprando nas lojas. Estar a mostrar às crianças animais "estranhos" e que vão ser muito apelativos, por serem invulgares, não é precisamente estar a apelar ao consumismo, para que os putos cheguem a casa a peçam aos papás um "animal fixe" como o que viram durante o dia?
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 18 Fev 2014 - 12:23

Leonor eu não tenho terrestres. Ainda estou a estudar tudo para depois as ter. O ideal era levar terrestres e não aquáticas. Dificilmente os putos chegam a casa para pedir algo, já que segundo a leonor a população é empobrecida. Esse adolescentes devem saber que não podem pedir coisas aos pais porque estes não devem ter dinheiro.

Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyTer 18 Fev 2014 - 22:53

Parabéns pela iniciativa,

A salmonela é bastante útil para incentivar as pessoas a lavar as mãos eu já enraizei essa mania sempre que mexo nas tartarugas.

Acho que uma das coisas mais importantes que deves tentar transmitir é que os animais dependem do nós e nós somos responsáveis por eles. Quando adoptamos por exemplo um cão por ele ser fofinho e pequeno temos que ter noção que vamos ter vamos ter que apanhar os cocós, levar ao veterinário, passear à rua etc...acho que esta parte é bastante fácil de transmitir através de um power point onde podes perguntar às crianças quem gostaria de adoptar este cãozinho tão fofinho?

E depois vais passando imagens dos cocos para apanhar, das idas ao veterinario, de o passear, de o levar nas ferias, as coisas que as crianças nunca pensam quando adoptam o cao? e à medida que vais passando os slides vais continuando a perguntar quem gostaria de adoptar o cãozinho fofinho do primeiro slide...

Se fizeres este tipo de jogos com eles, eles captam a ideia da responsabilidade, de ter um animal, que é o mais importante acima de tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 0:11

Desculpem a demora nos post mas nestes últimos dias temos tido demasiado com que nos preocupar. não sei se estão a par da historia da casa dos horrores mas tenho um membro no fórum das ratz com 104 ratzanas resgatadas de uma criadora ilegal de vários animais e apoiar este caso está a dar-nos agua pela barba.

A ideia é cativar a atenção das crianças através dos animais estranhos para o facto de que ter os animais dá muito trabalho, custa dinheiro e que é mt importante saber cuidar de cada animal. Obviamente que na própria dinâmica da coisa se vai frisar que o melhor é nem comprar se não se tiver como cuidar. Eles não conhecem animais diferentes de cão,gato, coelho hamster. não me parece que vao a correr comprar uma tartaruga ou outro animal. Vao é lembrar-se do dia em que viram uma ratzana e um coelho e algum outro réptil para além de tartaruga que um membro se voluntarie e que nesse dia se falou que os animais tinham que ter cuidados específicos, que eram sensíveis e frágeis, que precisavam de um vet de exóticos...

A ideia é sensibilizar para como é que um dono se deve comportar. Terem possibilidade de pensar sobre esses assuntos e estarem mais atentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 10:11

Eu só tenho mesmo tartarugas, de resto, só mesmo os animais que vivem em casa, e ainda assim, já recebi um casal amigo (da cidade) em casa, e quando lhes mostrei um bicho-da-conta, ambos ficaram fascinados a olhar para mim, como se tivessem feito uma descoberta transcendental!

Essa abordagem de mostrar às crianças o trabalho e preocupações que os animais dão, parece-me bem. Passar a mensagem que um animal, e tartarugas por exemplo, é quase para toda a vida, porque vão viver tanto ou mais que nós. E que um animal não é algo que se compra por impulso porque é bonito ter para mostrar aos amigos, e que depois se despacha porque já nos cansamos dele. Ainda por estes dias via alguém no site das trocas a trocar um cão por uma playstation, não tinha tempo para o cão, dizia a pessoa. Enfim.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 11:26

hahahah xD que lol... bichos de conta era o que mais fazia colecção em pequeno ^^
Com 6 anos construia casas com uma caixa de sapatos e terra, e metia montes de bichos de conta la dentro Razz

Infelizmente hoje em dia as pessoas fazem mesmo para mostrar.. eu a 1 ano atras, chateiei me a serio com um amigo meu, porque ele comprou um lavrador, durante um mês publicava fotos no face, videos, dizia a toda a gente, e todos comentavam que o cão era fofinho e tudo mais... ao fim, nem de 1 mês sequer, ele decide vender o cão, porque ja estava farto dele... tipo.. eu na altura passei me com ele, mas pronto.. que se vai fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 13:05

o mundo está a tornar-se muito feio...quando não temos tempo para o nosso cão mas temos para jogar GTA... eu dava tudo para ter tido mais tempo com os meus velhotes de 4 patas...

sobre os bichos de contas, não me surpreende. Grande parte das pessoas não se dão ao trabalho de olhar para eles antes de os pisar só porque sim... Sobre coisa que nãoa creditamos que outras pessoas não conhecem: uma vez conheci uma miúda que nunca tinha comido uma almôndega nem hambúrguer...aquilo fez-me muita confusão...
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 13:23

O mundo não esta a ficar feio.. o mundo nunca foi feio.. são os seres humanos que o tornam feio...
O nosso mundo é incrivelmente lindo!
Têm coisas que são incriveis!
Até ao momento que nasceu o ser humano evoluido, nos claro, com as sua arrogancia, a sua inveja, furia, luxuria.. um animal capaz de pisar, estragar e as vezes matar so para ter aquilo que deseja..
Bom.. é a minha opinião Razz Dese pequeno que nunca acheio o mundo cruel.. mas sim as pessoas.. as pessoas são horriveis.. sempre foram e sempre serão, e não tem como mudar isso, porque ja nascem assim.. podemos é tentar com as crianças e não so Smile pode ser que se mude a cabecinha de alguem Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 15:57

a hereditariedade é apenas a ponta do icebergue, quando dizes que as pessoas nascem assim, o que molda verdadeiramente a personalidade e os valores de uma pessoa é o meio envolvente, ou seja o ambiente em que estás inserido, uma criança é aquilo que vê e uma criança não pode ser melhor, quando todos os dias assiste a novelas ou os programas da noite como a casa dos segredos, que só ensinam ******, quando os pais e outros dão tanta importância ao dinheiro e ao consumismo, quando os pais não educam os seus filhos como deve ser, quando na escola a criança só vê violência e faltas de respeito etc etc...
Na realidade o sistema em que nós vivemos ensina-te a ser uma pessoa com os defeitos todos que referiste Ruyku, e esses projetos de sensibilização são fundamentais para tentar ao menos mudar a mentalidade das crianças para melhor, porem torna-se muito difícil, porque depois estas crianças voltam para o seu meio envolvente e regridem novamente.
Mas no entanto estas iniciativas podem fazer toda a diferença entre uma criança que foi sensibilizada para tratar bem os animais e outra que nunca foi sensibilizada, muitos parabéns pelo o projeto Leonor, se pudesse ajudava-te, mas como sabes, estou no meio do atlântico lol
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQua 19 Fev 2014 - 22:27

Leonor nós também nao nos importamos em te ajudar. Gostei da iniciativa.
 Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQui 20 Fev 2014 - 0:38

Coleguinha Marcos, vais dar um bom psi Wink
contudo tenho de discordar ligeiramente contigo. Eu acredito não só na hereditariedade como no comportamento aprendido como defendes, contudo considero que o grande responsavel pela maldade e pelo comportamento desviante é a falta de empatia (traduzida na dificuldade de ver o outro e de se colocar no lugar do outro), baixa tolerância à frustração e baixo controlo de impulsos conjugado com traços de personalidade. tens toda a razão quando falas no papel que os media, os pares e as familias têm na formação do caracter de um ser humano, contudo isso não pode ser só por si determinante, se não num extremo todos os filhos de violadores são violadores e todos os filhos de alcoolicos são alcoolicos. que estar inserido num meio desviante propicia uma aceitação do estilo de vida, a interiorização de normas sociais desviantes e autodesculpabilização, concordo a 100%. dou-te um exemplo disso, trabalhei um ano com vítimas de violência doméstica e quase todas eram filhas de pais onde já havia violência ou já não era a primeira relação abusiva que tinham... Apesar de ter conhecido centenas de pessoas em que isso acontecia, também tive senhoras que fugiam à regra. e conheço pessoas que viveram violência em casa dos pais e que hoje em dia não a tolera de forma nehuma.
é como dizes, tudo isto conjugado é a ponta do iceberg...
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQui 20 Fev 2014 - 10:07

Isso da interferência do meio, da hereditariedade e da educação pode ter influência, mas na maioria dos casos não tem mesmo nada a ver. Se o fator hereditário/educação fossem determinantes, então todos os filhos de um mesmo casal, que tiveram os mesmos genes, cresceram no mesmo meio, e tiveram a mesma educação, seriam todos pessoas iguais, ou pessoas equilibradas e de boa índole ou outra coisa qualquer. E na verdade basta ser bom observador, para constatar que o não falta para aí, são filhos dos mesmo pais, que fazem diferença como a água para o vinho!

E a questão do meio é só um fator de oportunidades ou de falta delas, mas não será o meio a determinar a índole ou a moral da pessoa. Diz-se que somos todos iguais, os políticos querem-nos fazer crer que sim, e até consagram os (supostos) direitos numa treta à qual chamaram Constituição, direitos esses que no entanto atropelam todos os dias, mas de facto não somos nada todos iguais, e a injustiça da diferença começa logo à nascença. Há crianças que nascem em berços de ouro, onde nunca vão saber o que são dificuldades, e há outras (a maioria) que nascem em ambientes onde nunca terão as mesmas oportunidades das outras e terão de se adaptar da melhor forma. De resto, há pessoas íntegras (poucas) e pessoas de má índole (muitas mais) em todos os meios.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQui 20 Fev 2014 - 18:59

Percebo o k queres dizer, mas então, para ti qual é o fator preponderante? As escolhas k fazemos?
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptyQui 20 Fev 2014 - 19:25

Eu acho que cada indivíduo é único, não sei, chama-lhe genética, alma/espírito... Nós somos animais, entretanto fomos sendo moldados, humanizados e escravizados para viver em comunidade em prol dos mais fortes (força = dinheiro). Depois pensamos que temos o controlo de tudo, mas até cientificamente se prova que a natureza, sem nos apercebermos, troca-nos completamente as voltas, e induz as nossas próprias escolhas. Diz-se, só para citar um exemplo, que escolhemos parceiros sexuais com sistemas imunitários diferentes dos nossos.

Agora se é genético, se é o espírito da pessoa (e eu até sou muito próximo do Espiritismo) não sei, mas é evidente que há pessoas boas e pessoas más; pessoas honestas e pessoas sempre a aproveitar-se dos outros;  pessoas equilibradas com um comportamento assertivo e pessoas completamente manipuladoras, e essas reconhece-se muito facilmente, então no mercado de trabalho uiiiii são demasiado evidentes sempre a tentar que a "manada" adote os seus interesses.

Agora também há pessoas mais ou menos influenciáveis, e aí toda a envolvência do meio pode ser positivo ou negativo. É a tal coisa do "diz-me com quem andas...." E as nossas escolhas também é um fator determinante. Eu por exemplo sempre me movimentei em ambientes de droga e álcool e escolhi nunca experimentar. E todas as nossas escolhas podem influenciar o nosso futuro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptySeg 24 Fev 2014 - 20:59

KONIGVS gosto de ler as tuas palavras... nao me refiro só a este tópico mas axo as tuas abordagens sábias . Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças EmptySeg 24 Fev 2014 - 21:34

Que exagero! É bom saber que há pessoas que apreciam as nossas opiniões, mas há muita gente que achará que só escrevo disparates. Também ninguém é consensual. Eu por norma tenho umas ideias um bocado diferentes. Passa no meu blog "genérico" que vês!
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





sessão de sensibilização para crianças Empty
MensagemAssunto: Re: sessão de sensibilização para crianças   sessão de sensibilização para crianças Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
sessão de sensibilização para crianças
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alimentacão necessaria para tartarugas crianças
» Salmonela em crianças e a tartaruga.
» As minhas senhoras
» Qual a idade ideal para uma tartaruga ir para um lago exterior?
» Alguém disponível no Porto para ser entrevistado, para programa de TV?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: OFF-TOPIC-
Ir para: