Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ajuda com cuidados gerais  EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ajuda com cuidados gerais  EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ajuda com cuidados gerais  EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ajuda com cuidados gerais  EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ajuda com cuidados gerais  EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ajuda com cuidados gerais  EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ajuda com cuidados gerais

Ir para baixo 
+2
Anuskas
dexterz
6 participantes
AutorMensagem
dexterz
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Porto / Portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptySex 7 Dez 2012 - 1:40

Olá a todos. Sou novo no forum não sei se esta é a melhor secção para fazer este post, se não for digam algo por favor.

Historial

Há 8 anos ofereceram-me uma tartaruga e um ano depois comprei outra. Durante toda a vida (até ao mês passado) apenas lhes ofereci o que me recomendaram na altura da compra:

- Aquario apenas com 5L de agua e umas pedras no meio

- Água que cobrisse as carapaças completamente

- Gammarus

Todos os anos tinham um problema nos olhos e eu dava-lhes umas gotas para "curar" como me disseram na loja.

No mês passado uma morreu. Sad Só aí levei a outra ao veterinário que me disse como fazer para tratar melhor a minha tartaruga, mas já percebi também depois de ter encontrado este forum que ele não me disse nem metade do que eu devia fazer. Por isso vim pedir a vossa ajuda.

Peço desculpa desde já pelo tamanho do post mas vou deixar toda a info aqui para me ajudarem no que puderem da melhor maneira. E agradeço também a quem poder dar umas dicas sobre o meu caso.

Espécie

Sabem qual a especie dele? Eu já vi o forum de espécies mas são todas muito semelhantes e não consigo distinguir bem. Além disso o veterinário apenas me disse que era uma "semi-aquática".

Foto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aquaterrário

Depios de ter começado a ler o forum resolvi melhorar as condições do Dexter e fazer um aquário novo embora provisório.
Já tem aquecedor e luz UVB 5.0. Não tenho filtro ainda e mudo a água de 2 a 3 dias (limpo a comida da água todos os dias). O aquário tem 30L de água. Coloco na água, sempre que a mudo, uma caneca de chá preto (indicação do verterinário para desinfecção da água). Tenho a temperatura da água a 24º.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Alimentação

Como eu disse comeu cammarus toda a vida. Só e apenas. Crying or Very sad
O veterinário disse-me para dar:
-Granulado para tartas aquaticas (Base)
-Peixe Fresco com visceras
-Figado de ave (1x por mes)
-Carnes brancas
-Granulado para répteis herbiveros
-Granulado para gatinhos

Neste momento a minha tarta não come nada. Ela estava semi-hibernada. Agora está bem mais activa mas nao come. Tenho tentado dar apenas o granulado para tartas aquaticas e o dos gatinhos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Saúde

Esta é uma das piores partes para mim. A minha tarta tá muito magra. O veterinário disse que ela tem uma infecção nos intestinos e falta de vitaminas. Disse-me que o essencial é mudar a alimentação, a temperatura da água e a luz uvb. Levou um injectável na altura.

Há algumas coisas que me preocupam e gostava de partilhar:

- É normal a tartaruga "esforçar" tanto a garganta enquanto respira?
- A tartaruga não bóia, isto é, está quase sempre no fundo do aquário.
- A carapaça tá muito escura na parte traseira.
- Faz bolhinhas debaixo de água e abre a boca.

Dúvidas

Tenho duvidas sobre o comportamento nos últimos dias. Estava muito quieta quando a outra tarta morreu. Entretanto depois de eu lhe arranjar a luz e o termostato ficou na parte seca durante muito tempo a apanhar com a luz. Entretanto passou a estar mt mais tempo na água e sempre a "nadar" contra as paredes do aquário. Isso é normal? Será que está contente ou "aflita"? Poderá estar esfomeada e não reconhece os novos alimentos? Vou deixar aqui um pequeno video com este comportamento.

Vi a tarta a ferrar as próprias patas. É normal?!



youtu.be/lSsHEmzqm9g


Mais uma vez desculpem a extenção do post e agradeço a quem leu até aqui. Qualquer ajuda é bem vinda. Tenho planos para melhorar o aquario da tarta e fazer um numa varanda cá de casa. Mas para já gostava que recuperasse para no incio do verão poder coloca-la lá.

PS: Parece que não me é permitido colocar links externos. Por favor colem o link no browser para ver no youtube.
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptySex 7 Dez 2012 - 7:09

Vou dar-te a minha opinião que vale o que vale. Não ponhas a chávena de chá preto na água da bichinha pois ela bebe essa água e chá preto deve estar a fazer mais mal do que bem (é o mesmo que lhe dares café).

Deves encher a caixa de arrumações com mais água para que ela possa nadar (vê exemplos de aquaterrários construídos aqui pelo forum) e aumentar a temperatura da parte seca para que não haja grandes diferenças em relação à da água. Se já tens uma lâmpada UVB 0,5 põe também uma daquelas vermelhas que dê calor pois parece-me que a tua outra tarta morreu com uma pneumonia e essa pelo que dizes da respiração dela já está a começar.

As melhoras da tua pseudemys
Ir para o topo Ir para baixo
dexterz
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Porto / Portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptySex 7 Dez 2012 - 16:26

Obrigado pela tua ajuda Anuskas.

Eu ja tinha a intençao de aumentar a quantidade de agua para ela andar mais a vontade porem nao tenho material para fazer a parte seca mais alta para ja.

Mais alguem tem alguma opiniao sobre o cha preto? O veterinario disse que funcionava como desinfectante.

E sobre ela ferrar as proprias patas?

Acham que eu posso dar gammarus para ver se ela volta a comer ou é melhor insistir com os granulados? Ela ja nao come ha muitos dias...
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptySex 7 Dez 2012 - 17:55

Experimenta dar-he frango para ver se ela come. As tartarugas quando têm alguma comichão sacodem as patas mas agora morder nunca vi. Isso aconteceu quantas vezes?
Ir para o topo Ir para baixo
dexterz
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Porto / Portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 11 Dez 2012 - 21:21

Ola Anuskas. Mais uma vez obrigado pelo teu apoio.

Eu via a morder as patas umas 3 vezes... nao sei se isso será normal.

Tb a vi a "coçar" os olhos varias vezes estes dias é normal?!

Mas há boas noticias... ela já come. Smile

Tem comido o granulado para tartas aquaticas e para gatinhos. Entretanto ontem comeu cenoura e hoje ja comeu frango. Come td com mt vontade Smile

Nesta altura tenho dado bastante comida várias vezes por dia. Acham ok ir dando assim uma vez que ainda me parece doente ou devo dar apenas duas vezes por dia?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 11 Dez 2012 - 22:57

boas! essa comida da sera é igual a minha, acho que como a tua ta magra podes dar um pouco mais que o normal...acho que com as temperaturas baixas de agora devias tapar parcialmente o aqua, porque a diferença de temperatura entre a agua e o ar com 5 graus de diferença é o suficiente pra uma pneumonia...tambem podes por mais agua, elas adoram nadar Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
dexterz
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Porto / Portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 11 Dez 2012 - 23:23

Obrigado pela opiniao pedro.

Quanto à questão da quantidade de água eu ja expliquei que para já não é possível mas está nos meus planos.

Em relação às temperaturas eu tenho o aqua na sala e está 24h climatizada. Ainda hoje medi as temperaturas da sala (20,5°) e da água (22,5°) achas ok?!

A comida eu tenho dado entre 15 e 20 "biscoitos" por dia. Que quantidade costumas dar a tua?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 11 Dez 2012 - 23:40

eu nao os conto mas deve ser por volta de uns 15, sao pequenos...se a temperatura é essa, tudo ok Very Happy varia pouco
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
dexterz
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Porto / Portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyTer 11 Dez 2012 - 23:57

Ja agora ... costumas dar mais alguma coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyQua 12 Dez 2012 - 11:35

sim, verdura de cor escura 4 dias por semana (as vezes ate mais), ela nao gosta muito, mas come Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyQua 12 Dez 2012 - 15:03

Se pdr dar sticks já é muito bom.... msm k nao pegue noutra coisa, nao faz mal.... Very Happy
É muito bonita ...
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyQua 12 Dez 2012 - 22:51

o cha preto nunca vi, mas tem logica, mas olha tira o chá e mete umas folhas de amendoeira da india(usada na criação de discus) ou folhas de magnolia grandiflora, qualquer uma desas folhas secas no chão( e não apanhadas verdes) fazem de anti fungus natural
Ir para o topo Ir para baixo
Samot3
Iniciante
Iniciante
Samot3


Masculino Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Sesimbra

Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  EmptyQui 27 Dez 2012 - 12:45

A espécie penso que seja uma Trachemys Scripta Troostii...quanto às bolhinhas, a minha faz o mesmo...mas penso que seja normal...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com cuidados gerais  Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com cuidados gerais    Ajuda com cuidados gerais  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com cuidados gerais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» cuidados gerais
» Cuidados gerais
» cuidados gerais
» Cuidados gerais e espécie
» Cuidados Gerais: sou mesmo uma novata!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: