Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
cuidados gerais EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
cuidados gerais EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
cuidados gerais EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
cuidados gerais EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
cuidados gerais EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
cuidados gerais EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
cuidados gerais EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
cuidados gerais EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
cuidados gerais EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 cuidados gerais

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
diana_Mina
Iniciante
Iniciante
diana_Mina


Mensagens : 6
Localização : Aveiro

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 15:44

Olá a todos..
Já possuo a minha tartaruga, Mina, à cerca de um ano. E estava com ideias de mudar um pouco habitos alimentares bem como a casa em que está, e gostava também de conhecer um pouco a espécie dela. Perante tal gostava que dessem algumas dicas já psseio olho no forum a qual gostei muito, no entanto queria algo mais especifico para a espicie da minha Mina (eu não me consigo decidir de que espécie será)Sad. Bem aqui ficam as perguntas...

1- De que espécie será a Mina??
2- Estou à um ano a alimentar a tartaruga com sticks (diferentes tipos de sticks), camarões, fiambre, carne picada, no entanto nos utlimos tempos sinto que a alimentação tem sido sempre o mesmo, gostaria de variar um pouco mais, o que indicam?
3- Muda a água do aquario de 3 em 3 dias, e esfergo a carapaça da tartaruga, no entanto ela nunca gostou disso e como está a ficar grande está também a ficar mais má, tem por hábito querer morder e bufa-nos, que posso fazer? não esfregar ou existe outra forma de poder lavar a pequena?
4 - estou a pensar agora no Verão mudar para um espaço maior e rechear mais o aquario, inclusiver estava a pensar arranjar companhia mas vito que ela é um pouco brava não sei se será boa ideia.. o que acham?

aguardo as vossas opiniões, e aqui ficam fotos da minha Mina..

quando a recebi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Passado um ano

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 15:56

1- De que espécie será a Mina??
É uma Trachemys scripta troosti

2- Estou à um ano a alimentar a tartaruga com sticks (diferentes tipos de sticks), camarões, fiambre, carne picada, no entanto nos utlimos tempos sinto que a alimentação tem sido sempre o mesmo, gostaria de variar um pouco mais, o que indicam?
Consulta o tópico da alimentação. Sticks como base, verduras 3 a 4 vezes por semana, carne branca/peixe 1 a 2 vezes por semana. Todos os alimentos dados crus.

3- Muda a água do aquario de 3 em 3 dias, e esfergo a carapaça da tartaruga, no entanto ela nunca gostou disso e como está a ficar grande está também a ficar mais má, tem por hábito querer morder e bufa-nos, que posso fazer? não esfregar ou existe outra forma de poder lavar a pequena?
Só esfregas a carapaça se houver necessidade disso, não é uma coisa obrigatória, eu nunca escovo as minhas. A esfrega deve ser feita com uma escova usada e macia.

4 - estou a pensar agora no Verão mudar para um espaço maior e rechear mais o aquario, inclusiver estava a pensar arranjar companhia mas vito que ela é um pouco brava não sei se será boa ideia.. o que acham?
O ser má é próprio desse género, as trachemys são muito assim. Uma companhia podes arranjar, mas como qualquer tartaruga (seja qual for a espécie) pode haver "inamizade" entre elas, muitas vezes por questões terriroriais, e nessas situações têm de ser separadas. As tartarugas são solitárias, elas não ligam ao facto de terem companhia ou não.


Última edição por BeatrizL em Qua 14 Mar 2012 - 15:58, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 15:57

Tens parte seca? Não se vê nas fotos.

Ela apanha sol ou tem lampada uvb?
Ir para o topo Ir para baixo
diana_Mina
Iniciante
Iniciante
diana_Mina


Mensagens : 6
Localização : Aveiro

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 16:25

Olá, obrigada pelas rápidas respostas, nunca conseguir ter certeza da espécie da minha Mina, como conseguiste ver isso tão facilmente? eu baralhava-me toda ao ver todas as espécies existentes. Ela foi comprada á um ano em espanha e tão pouco me souberam dizer a espécie..

Posso dizer que é uma tartaruga com personalidade dificil, ora é muito fofa e querida ora é o diabo em 4 patas=)

Carne branca nunca tentei mas vou ver, os sticks à base de verduras agora até tenho de comprar e ver os melhores. Fruta será que lhe pega? ela devora tudo.. por isso é que queria dar uma alimentação bem mais variada agora..

Em relação á parte seca sim tenho!! e está na janela a qual apanha sol durante toda a tarde e sempre que estou em casa abro a janela e apanha sol directo.

Vou ver se consigo colocar foto, (como a foto é grande não consigo fazer upload)

Muito obrigada e estou aberta a mais sugestões...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 16:29

Cuidado com as correntes de ar quando se abre a janela, e o sol através do vidro não é saudavel, aquece muito o espaço onde ela está.

A carne vermelha tem demasiada gordura, é coisa que podes dar, mas muito pouco, enquanto que a carne branca é bem mais saudavel, e ela vai gostar.

Fruta podes dar, mas não é muito importante, mais importante é as verduras, embora essa espécie seja complicado para por a comer verduras, mas pode ser que lhes pegue.

Como consegui ver a espécie? Como ás vezes se diz "são muitos anos a virar frangos" Laughing (não, tou a brincar, ando dentro do assunto á pouco tempo). Mas aprendesse muito aqui pelo forum.


Última edição por BeatrizL em Qua 14 Mar 2012 - 16:33, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 16:31

Esse espacito está mesmo a precisar de um upgrade. Se procuras algo em valores bastante acessiveis, tens as caixas de arrumação, encontras ainda bem grandinhas a bons preços, e ela fica com mais espaço para nadar.
Ir para o topo Ir para baixo
diana_Mina
Iniciante
Iniciante
diana_Mina


Mensagens : 6
Localização : Aveiro

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 16:39

É que cada vez que tentava já me parecia uma espécie diferente=)

Muito obrigada!!

Sim já estava a pensar mudar de caixa=) o problema é que caixa muito grande vai ser complicado andar a mudar de água. Ou arranjo algo mais largo e perde a altura ou para manter a altura da caixa que está e depois aumentar o comprimento vai ser complicado manusear.. Mas uma solução vou conseguir..

Mas penso que estou a cuidar bem da minha pequena, se estiver a falhar em algo digam..

Boa tarde..
Ir para o topo Ir para baixo
Diogo Caria
Iniciante
Iniciante
Diogo Caria


Masculino Mensagens : 56
Idade : 35
Localização : Lisboa

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 20:33

Olá Dina podes arranjar um filtro assim a agúa dura mais tempo não precisas de andar sempre a mudar!

A minha tartaruga (meu é um sr) lol também é da mesma espécie trachemys scripta troosti, mas é mais velho e tem 17 cm de comprimento.
Ele Já teve companhia quando era mai novo e correu tudo bem agora namora com uma pedra e as vezes é bem agressivo com ela!!! (anda enganado pensa que a pedra é uma tartaruga).

Estou a arranjar uma caixa de arrumação grande nos chineses ha imensas, são uma optima solução. existem altas existem compridas mas um pouco mais baixas!

A minha apesar de ser da mesma especie é um pouco diferente da tua mas como já é mais velha. tá aqui fotos se quisers ver.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
diana_Mina
Iniciante
Iniciante
diana_Mina


Mensagens : 6
Localização : Aveiro

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 21:58

Pois realmente a tua é um pouco diferente, talvez pela idade e por diferentes habitos alimentares. Bem bonita a tua!!!

A minha realmente é muito temperamental. Ainda agora lhe renovei a agua e lavei a carapaça mesmo com as maoes e minha nossa. E tem umas unhas bem afiadas..

Vou ver isso do filtro tenho de ver o que se vende para tal.. é que ela é perita em sujar a água.. e depois ver a caixa, quando fizer as mudanças deixo fotos...

eu tenho ideia que a minha é fêmea, espero não me ter enganado a observar a piquena=) Mas perante a personalidade da minha penso não ter coragem de lhe oferecer uma companhia. Embora gostasse de ter outra.. é uma maximo assistir á evolução delas...
Ir para o topo Ir para baixo
Diogo Caria
Iniciante
Iniciante
Diogo Caria


Masculino Mensagens : 56
Idade : 35
Localização : Lisboa

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQua 14 Mar 2012 - 22:06

Sim mais vale tratares bem uma do que teres mal e não dars conta do recado.

Quando arranjars a caixa arranja o filtro tb pq existem diferentes tamanhos para a quantidade de agua etc! mais vale gastar dinheiro numa só coisa do que tars a comprar aos poucos e ter k substituir.

Acho que a tua ainda não dá para ver bem se é macho ou femea. A minha é Macho devido ao tamanho das unhas (mt compridas) e a cauda é comprida tb.

não sei ao certo à quanto tempo a tenho mas já a mais de 10 anos
Ir para o topo Ir para baixo
diana_Mina
Iniciante
Iniciante
diana_Mina


Mensagens : 6
Localização : Aveiro

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQui 15 Mar 2012 - 10:16

10 anos!! Very Happy assim espero que a minha se aguente =)

Pela cloaca parece ser fêmea mas mesmo assim à que aguradar e esperar..

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais EmptyQui 15 Mar 2012 - 10:41

Pela cloaca parece-te femea, porque todas em pequenas parecem femeas. As caracteristicas das tartarugas femeas são unhas pequenas, cloaca junto ao plstrao, cauda pequena e fina, mas essas são as caracteristicas de todas as tartarugas pequenas. Só mais tarde é que se consegue ter certeza. A tua ainda é pequena, quando tiver 2 anos já deve dar para ter certezas.

Convem que compres um filtro, exatamente por as tartarugas sujarem muito, não é saudavel a tartaruga estar na água não filtrada, mesmo que mudes a água muitas vezes. Esta tambem não deve ser mudada por completo, deve-se fazer apenas TPA's (mudanças parciais de água) e assim só retiras metade da água e acrescentas água nova.

Encontras caixas grandes nos chineses (e sim, não devemos enxer-lhes os bolsos, e sim comprar produtos nacionais), mas isto ás vezes temos de fechar um bocadinho os olhos a estas coisas. As lojinhas pequenas do chineses não digo, mas aqueles bem grandes costumam ter muitas caixas, há uma aqui na minha zona com caixas enormes. Atenção que tambem convem ter cuidade com a qualidade do plástico se for muito fininho, pode não aguentar a pressão da água e nesses casos o melhor é reforçar a caixa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





cuidados gerais Empty
MensagemAssunto: Re: cuidados gerais   cuidados gerais Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
cuidados gerais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cuidados gerais
» cuidados gerais
» Ajuda com cuidados gerais
» Cuidados gerais e espécie
» Cuidados Gerais: sou mesmo uma novata!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: