Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Casa da minha Tuga e seus companheiros.

Ir para baixo 
+5
BeatrizL
SofiaM
P TURTLE
Renato
Matheus Garrido
9 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySex 25 Nov 2011 - 20:03

Olá pessoal! Montei um laguinho para minha tartaruga, o problema é que eu deixei um abrigo do sol para ela e sempre que chegamos perto ela corre pra lá se esconder.
Quando está sem o abrigo ela come até na minha mão, porque age assim com o abrigo? O que posso fazer? Coloquei ela hoje no lago (25/11), ela comeu na minha mão no lago também (precisei tirar o abrigo).
Ela tem 5cm de carapaça e o lago tem cerca de 200 litros. Ela está comendo sagitária (planta de aquário), pedaços pequenos de peixe (peixe espada, tem problema dar peixe marinho pra ela?) e Alcon Reptolife Baby.

Espero que possam me ajudar.
Abs


Última edição por Matheus Garrido em Qui 5 Jan 2012 - 2:26, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySex 25 Nov 2011 - 20:22

Matheus, é assim mesmo, são animais timidos e sempre que tem esconderijos fogem. Teras é de deixar a comida em um canto, que de certeza ela vai nadar e comer. Já agora ela é pequena para deixares o ano todo no exterior, o que tens de fazer é nos dias de frio e no inverno a recolher para dentro, senão ela provavelmente irá hibernar, coisa que não queremos por esses anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySex 25 Nov 2011 - 20:26

Já agora creio que o peixe espada não seja dos melhores (?), por isso é de evitar, dás um franguinho de vez enquando (o que sobrar da cozinha por exemplo, não sendo gordura ou partes com ossos, aqui sempre que fazemos estrogonoffe minha mãe me guarda um pedaço), e couve e outras verduras verde-escuras, pois a maioria das plantas aquaticas é 99% água, nem se aproveita nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySeg 28 Nov 2011 - 18:56

Poxa, ninguém comentou nada Sad.
Vou atualizar algumas coisas: No mesmo dia das fotos, umas duas horas depois, notamos que o laguinho estava vazando, tinha um furo na lona. Meu pai e eu colocamos a tartaruga na antiga vasilha, desfazemos o lago (haja condicionador de água!), colocamos um plástico mais grosso no chão (pra isolar a lona de possíveis pontas/pedras) dobramos a lona três vezes porque ela é bem grande e remontamos o lago. Ela parece bem e saudável, vi que a lona estava meio lisa, com limo eu acho, coloquei uma ampulária filhote lá para ver se resolvia. Parece estar tudo bem, ela tomou sol hoje das 10:00 até umas 14:00
Abs
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptySeg 28 Nov 2011 - 20:44

Esse peixe acho que não é o mais adequado para dar a tarta opta por dar truta, salmão, carnes brancas (frago, peru) sempre dados crus. O tanque está bom mas a parte seca não tem lá muito espaço. Podes pôr um tronco ou uma pedra grande. Linda tarta parabéns Very Happy

Como tratar troncos/pedras:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Alimentação (não dês delícias do mar)
Vê este tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 29 Nov 2011 - 18:08

Obrigado pelas recomendações Very Happy. Estava dando esse peixe desde sábado para ela, tem algum problema?
Sobre a área seca, tem alguma ideia do tamanho ideal?
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 29 Nov 2011 - 19:35

Tartaruga muito bonita.. Parabéns
E para 12 anos pareces ser muito responsavel.. força e vai dando noticias...

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 29 Nov 2011 - 19:53

Obrigado pelos elogios Very Happy.
Faço o possível para dar as condições ideais para ela para que possa crescer bem e...quem sabe... reproduzi-la Smile.
A "ilha" que meu pai fez para ela subir com uma embalagem vazia de produto de limpeza por baixo da lona só está servindo para diminuir a litragem, estou pensando numa maneira de tirar aquilo de lá sem jogar toda a água fora, alguém tem alguma sugestão?
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 29 Nov 2011 - 20:51

A parte seca desde que tenha algum espaço para esticar as patas ao sol e der para ela movimentar-se um pouco Very Happy Cool e deve ser de fácil acesso para a tartaruga sair da água quando quiser. Podes usar um tronco ou uma pedra.

Troncos que se pode usar num aquário:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 29 Nov 2011 - 20:59

Eu quando tive a minha de lona usava pedras, porem isso acabou por rasga-la inteira hehe
Quem sabe com uma flutuante de certo Wink
Quanto a reproduçao talvez vá la uns 14/17 anitos mas se é isso que queres força!
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQua 30 Nov 2011 - 0:00

A reprodução é apenas uma chance remota, vamos ver o que acontece com o passar dos anos , ainda tenho tempo para pensar nisso, não é Smile?

Pra área seca, pensei em uma placa de algum material resistente, o que provavelmente usarei será plástico. Talvez se eu fizer um desenho dê para entender melhor, é difícil de explicar. Logo posto aqui.

Obrigado pela ajuda até agora.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQua 30 Nov 2011 - 0:21

Aí está o desenho, não liguem para os meus "dons artísticos" bounce.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Legenda:
As bordas em azul claro são as paredes do lago.
A parte marrom seria a possível plataforma de plástico, ocuparia cerca de 1/3 do lago e já ofereceria abrigo do sol para a Tuga.
Gostaria de por uns cascalhos colados ou uma parte áspera ou com alguns degraus na rampinha para deixar fácil a subida da Tuga. A parte em verde eu gostaria de colocar grama natural, é possível? Se não eu me conformo com cascalho mesmo.

Tomara que consigam estender.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQua 30 Nov 2011 - 20:16

Sim grama natural (estas a falar daquela "relva" certo?) podes usar. Força aí com o novo projeto. Podes usar por exemplo, roofmate para fazer a parte seca ou então uma estrutura em plástico, mas tens de ver qual o tipo de plástico, alguns podem ser tóxicos e prejudiciais. Como vais plantar a grama? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQui 1 Dez 2011 - 0:09

Vou ver com meu tio que é dono de uma floricultura, ele deve saber onde posso arranjar. Vi lugares que vendem mas só em tapetes, grandes demais para o que eu quero. Se não tiver outra escolha eu arrumo um tapete e corto na forma desejada.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 1:12

Olá gente!

Estava vendo uns tópicos e vi que muitas pessoas fazem a parte seca usando uma vasilha ou uma caixa, achei melhor pois não limita a área se superfície da Tuga e assim posso dar mais espaço seco para ela.
Só ficou meio feio mas vou colocar uns palitos de madeira nos cantos e colocar a grama, estou pensando em artificial, vi ótimos resultados, gostaria que ficasse parecido com o desse tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Seguem atualizações:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Colei pedras na rampa para ela subir, fiz um teste dando ração para ela, ela seguia minha mão e fiz ela subir, ela tem grande dificuldade, acho que terei que por algo diferente, talvez lixa d'água, o que acham?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Base improvisada, estou pensando em que vou colocar aqui como base definitiva, sugestões?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

"Vista aérea" do lago. Como devem ter notado fiz uma ilha quando tive que desmontar o lago por causa do vazamento, era pra ela subir, não deu certo então coloquei a planta, ia desmanchar mas ela adora fica embaixo da planta, decidi deixar como está.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pose pra foto Cool

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pose pra foto Cool

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pose pra foto Cool

Ela anda meio esfomeada, será que não tenho dado ração suficiente? Dou 3 ou 4 sticks (Da ração para filhotes, são bem pequenos) três vezes ao dia, está correto?
Espero que tenham gostado, peço desculpas pela qualidade das fotos, a lente de minha câmera está ruim silent. Será que podem me ajudar nas duvidas? Qualquer coisa que não tenham entendido é só falar.
Abraços e valeu pela ajuda até agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 11:45

Tens de ver é se ela consegue subir. O plastico geralmente não tem superficie aspera o suficiente para a tartaruga subir sozinha. Podes colocar por exemplo pedras coladas em silicone neutro.
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 15:18

As pedras já estão coladas na rampinha, mesmo assim ela não consegue subir. Vou tirar as pedras e colar lixa d'água, pode ser? Não tem problema dela ter contato com a água né?
Abs
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 17:47

As pedras costuma dar resultado. Não disseste que quando a meteste a seguir o comer que subiu? Mesmo que leve um bocado a subir, isso não é totalmente mau, é criar um "obstaculo" á tartaruga, na natureza elas por vezes tambem têm sitios para subir que não são faceis de subir e elas sobem. Podes é tentar pôr mais pedras, pela foto parece pouco, desde que tenhas onde ela prender as unhas ela consegue subir Wink

O que me fez confusão é a maneira como apoiaste a caixa, aquilo é redondo? Como é que aquilo está seguro?

Em relação ao comer é normal ela parecer esfomeada, são todas assim lol podes é ver se ela está gordinha, se estiver então deixas essa medida, se vires que tá magrinha, que não tem aquelas gorduritas, então podes dar mais comer, até vires que ela fica mais gordita. Um pouco de gordura é bom, o que é mau é ficar obesa.
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 19:27

Sim, aquilo é redondo, é uma pedra, estou preocupado com isso também, por isso pedi sugestões do que colocar como apoio porque não me vem nada á cabeça Neutral.
Meu pai diz que acha ela gorda mas não aparece nenhuma gordurinha, posso dar mais ração então? Hoje troquei as pedras, coloquei uma lixa, acho que assim ela subirá mais facilmente. Com as pedras ela tentava subir e caía, noto que ela nem tem força para sustentar o casco em parte seca, vai se arrastando, é assim mesmo?
Amanhã vou fazer o teste com a lixa, a cola está secando, vou deixar secar bem.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 19:34

Não tem força para sustentar a carapaça? Isso não é normal. Uma das minhas tartarugas quando veio para minha casa, não sabia andar, passou a vida toda em água e arrastava-se em vez de andar, como se estivesse a nadar mas fora de água, mas era por não "saber", depois lá foi começando a andar e a levantar a carapaça e já anda como deve ser. Será esse o caso?

Em relação ao apoio não tens nada mais estavel? até um monte de revistas velhas, jornais, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 20:22

Tem cuidado com a cola que usas muitas são tóxicas (o melhor é como já disseram: silicone para aquário). E essa relva artificial tem cuidado, muitas vezes elas vão comendo os pedacinhos que se soltam na água e isso é prejudicial para a tarta.
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 22:36

Beatriz, vou dar um jeito de filmar, ela até anda mas a carapaça não sai do chão, será que os ossos dela são fracos?
P TURTLE , e se a cola teve contato com a água? Eu deixei secar bem e hoje troquei a água já que não tenho filtro por enquanto, será que deixou algum resíduo?
Pelo jeito é melhor não usar relva, vou pensando em outra coisa pra decoração, acho que vou revestir o fundo e os lados do pote com palitos de sorvete, o que acham?
Nem a lixa deu certo, tive que fazer outra coisa, uma rampa de madeira que vai até o fundo, ela subiu com a maior facilidade cheers.
Valeu pela ajuda até agora gente.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 23:00

Uma coisa que me deixou intrigado é a planta que usas ao meio, verificaste se não é toxica?
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Garrido
Iniciante
Iniciante
Matheus Garrido


Masculino Mensagens : 247
Idade : 25
Localização : Sorocaba, SP

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyTer 6 Dez 2011 - 23:26

Bom, ela não tem a substância leitosa que a maioria das plantas tóxicas tem mas mesmo assim ela pode ser tóxica. O máximo que pude fazer foi deixar as folhas afastadas da água. Ela não demonstra interesse nas folhas que caem então é só eu retirar quando ver elas caírem.

Hoje trocamos a planta, que já estava quase seca, agora só tem folhas, sem flores. Meu pai conhece essa planta, não lembro o nome agora mas disse não ser tóxica.
Abs
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  EmptyQua 7 Dez 2011 - 18:15

Depende das colas, o melhor é usar mesmo o silicone neutro (aquele para aquários) mais vale prevenir, e sim como o Renato disse verifica se a planta não é tóxica.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty
MensagemAssunto: Re: Casa da minha Tuga e seus companheiros.    Casa da minha Tuga e seus companheiros.  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Casa da minha Tuga e seus companheiros.
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Para quem gosta de vídeos. As minhas verdinhas e os seus companheiros
» Os meus companheiros de casa
» Quem conhece esta espécie?
» Este aquecedor serve para a minha Tuga?
» Casa para a minha tartaruga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: