Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
duvida no "osso" de ciba EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
duvida no "osso" de ciba EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
duvida no "osso" de ciba EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
duvida no "osso" de ciba EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
duvida no "osso" de ciba EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
duvida no "osso" de ciba EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
duvida no "osso" de ciba EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
duvida no "osso" de ciba EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
duvida no "osso" de ciba EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 duvida no "osso" de ciba

Ir para baixo 
+2
BeatrizL
kulka
6 participantes
AutorMensagem
kulka
Iniciante
Iniciante
kulka


Feminino Mensagens : 42
Idade : 39
Localização : torres vedras

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptySeg 31 Out 2011 - 14:58

boa tarde...

a minha duvida é qual a maneira de dar o "osso "de ciba?
por exemplo, eu costumo pedir á srª peixeira. Devo ferve-lo antes de lhes dar? Dar como, aos quadraditos?

desculpem o meu desconhecimento Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptySeg 31 Out 2011 - 16:45

Eu desisti de dar. A parte boa para elas é aquela parte macia, aquilo tem aquela parte mais rija que lhes pode fazer mal. Eu quando dei ás minhas ainda experimentei para ver se elas trincavam só a parte macia, mas passado pouco tempo aquilo já estava com a parte rija partida e a fazer uns bicos bem afiados, e se elas comerem isso pode ferir. O ideal seria dar só a parte macia mas é bem dificil de faze-lo lol Talvez com muita paciencia a tentar separar aquilo dê, não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyTer 1 Nov 2011 - 1:06

penso que estejam a falar de osso de choco eu normalmente com uma navalha corto o mole do rijo aquilo ate se parte bem e depois dou so o mole em pedaços pequenos
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyTer 1 Nov 2011 - 10:44

Eu evitaria dar, existem alimentos mais do que suficintes com grande riquesa de calcio.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyTer 1 Nov 2011 - 22:11

O osso de choco pode ser dado vindo directamente da peixaria, cheira muito a peixe e por isso as tartarugas "correm" para ele.
Normalmente , para evitar alguma trincadela que aleije a tartaruga (por causa da parte de baixo ser muito dura) corto raspas que ficam a bioar e é vê-las a regalar-se a comer.
Se por acaso ingerirem em demasia, o organismo faz o mesmo que faz com outros alimentos e excessos, expele-os pelos canais próprios! Laughing

Para mim, o osso de choco tornou-se fundamental na alimentação das tartarugas, uma vez que tenho cálcio ( e outros minerais) administrados gratuitamente.

NAS TARTARUGAS REPRODUTORAS, O OSSO DE CHOCO É UM PRECIOSO ALIADO, QUALQUER MÃE INGERE QUANDO "SENTE" QUE VAI PÔR OVOS; E, PELO ESFORÇO EXIGIDO AO ORGANISMO POR OS COLOCAR, RECORREM MUITO AO OSSO DE CHOCO TAMBÉM APÓS A POSTURA. E isto independentemente de ser dado fresco (com cheiro), ou de ser colocado à disposição já seco (sem qualquer cheiro); é fantástico ver uma mãe a carregar num osso de choco já velho , seco e sem cheiro... uma mãe nunca se engana! Wink


Muitos criadores de tartarugas europeus e americanos têm normalmente osso de choco à disposição nos terrários. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyQua 2 Nov 2011 - 9:52

Vou discordar ligeiramente RP, por varias razões. Primeiro o osso de choco não é totalmente seguro de se usar se não retirares a parte mais dura superior, e deixares apenas a parte espongosa por debaixo, a qual é a que interessa. No entanto mesmo esta eu diria que não é segura de se usar fora tartarugas adultas de especies moderadas nos seus habitos alimentares. E isto exclui por exemplo as Trachemys. Soube e vi por primeira mão animais desta especie que ingeriam osso de choco simplesmente por este estar disponivel, não é uma necessidade, é por impulso, bem além das suas necessidades de calcio. E pode gerar um tal exagero que os animais podem ter dificuldade em defecar devido ao teor de calcio das suas excreções, é esta a minha razão e preocupação principal. Basta veres o que acontece a um cão quando ingere uma grande quantidade de ossos, mesmo que sejam crús e isto é algo que eles supostamente estão adaptados para fazer. Por outro lado devido ao seu teor em acidos gordos não é adecuada a tartarugas terrestres das especies estrictamente herbivoras. Finalmente a ultima preocupação a ter em conta é o estado de conservação e neste aspecto muitos ossos de choco deixam bastante a desejar. Um osso de choco tem de ser retirado do molusco ainda fresco, limpo de toda a materia organica visivel e de preferencia deve ser seco num forno para o esterelizar. Posto isto creio que existem outras fontes de calcio mais practicas de se usarem. Agora se me disseres por exemplo, que tens os cuidados anteriormente expostos, e com o osso totalmente seco o pulverizas e usas como suplemento isso ja é outra conversa, isso tambem eu fazia mas desisti por uma questão de eficiencia. Agora eu faço uma coisa ainda mais engraçada com o osso de choco, pulverizo e misturo com a terra na qual planto plantas comestiveis, as quais vão ser em consequencia naturalmente ricas em calcio.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyQua 2 Nov 2011 - 22:14

Pictus escreveu:
Vou discordar ligeiramente RP, por varias razões. Primeiro o osso de choco não é totalmente seguro de se usar se não retirares a parte mais dura superior, e deixares apenas a parte espongosa por debaixo, a qual é a que interessa. No entanto mesmo esta eu diria que não é segura de se usar fora tartarugas adultas de especies moderadas nos seus habitos alimentares. E isto exclui por exemplo as Trachemys. Soube e vi por primeira mão animais desta especie que ingeriam osso de choco simplesmente por este estar disponivel, não é uma necessidade, é por impulso, bem além das suas necessidades de calcio. E pode gerar um tal exagero que os animais podem ter dificuldade em defecar devido ao teor de calcio das suas excreções, é esta a minha razão e preocupação principal. Basta veres o que acontece a um cão quando ingere uma grande quantidade de ossos, mesmo que sejam crús e isto é algo que eles supostamente estão adaptados para fazer. Por outro lado devido ao seu teor em acidos gordos não é adecuada a tartarugas terrestres das especies estrictamente herbivoras. Finalmente a ultima preocupação a ter em conta é o estado de conservação e neste aspecto muitos ossos de choco deixam bastante a desejar. Um osso de choco tem de ser retirado do molusco ainda fresco, limpo de toda a materia organica visivel e de preferencia deve ser seco num forno para o esterelizar. Posto isto creio que existem outras fontes de calcio mais practicas de se usarem. Agora se me disseres por exemplo, que tens os cuidados anteriormente expostos, e com o osso totalmente seco o pulverizas e usas como suplemento isso ja é outra conversa, isso tambem eu fazia mas desisti por uma questão de eficiencia. Agora eu faço uma coisa ainda mais engraçada com o osso de choco, pulverizo e misturo com a terra na qual planto plantas comestiveis, as quais vão ser em consequencia naturalmente ricas em calcio.

Quanto à parte dura já foi por aí suficientemenmte falado e toda a gente sabe que não é para comer e pode aleijar.

Quanto a "ácidos gordos", nunca tinha ouvido tal,... mas se os têm, de certeza que não são em percentagens preocupantes e muito menos comparativamente com o que nos oferecem de cálcio e outros minerais (fósforo, magnésio,...).

Quanto à higiene, só uso saidinho da peixaria e limpo. (Em tempos ouvi falar alguém de apanhar na praia, não sei se foi neste ou noutro fórum, isso, claro, é o maior disparate do mundo!)

Sinceramente sempre utilizei osso de choco e vou continuar a usar, as adultas reprodutivas por exemplo têm sempre à disposição dentro dos terrários. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyQui 3 Nov 2011 - 10:49

RP escreveu:

Quanto à parte dura já foi por aí suficientemenmte falado e toda a gente sabe que não é para comer e pode aleijar.

Quanto a "ácidos gordos", nunca tinha ouvido tal,... mas se os têm, de certeza que não são em percentagens preocupantes e muito menos comparativamente com o que nos oferecem de cálcio e outros minerais (fósforo, magnésio,...).

Quanto à higiene, só uso saidinho da peixaria e limpo. (Em tempos ouvi falar alguém de apanhar na praia, não sei se foi neste ou noutro fórum, isso, claro, é o maior disparate do mundo!)

Sinceramente sempre utilizei osso de choco e vou continuar a usar, as adultas reprodutivas por exemplo têm sempre à disposição dentro dos terrários. Wink
Como te disse existem animais para os quais é mais seguro do que outros. Para as tuas é relativamente seguro, agora esperimenta fazer o mesmo num tanque com Trachemys grandes, elas não desistem enquanto não acabarem com aquilo. E aqui a pessoa que criou o topico esta a falar salvo erro de uma cria, neste caso eu evitaria este suplemento a menos possivelmente que fosse totalmente seco, pulverizado e misturado em quantidades moderadas no alimento. Mas para isso ja estão disponiveis n rações comerciais com calcio incorpurado nas quantidades certas.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyQui 3 Nov 2011 - 11:00

...em tempos , realmente, cheguei a raspar com uma faca e deixá-lo em pó que colocava em cima da comida, mas dá tanto trabalho que entretanto desisti...
As minhas adultas não exageram, essa praga das Trachemys é que são umas loucas "papa-tudo"! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyQui 3 Nov 2011 - 11:30

Um amigo diz me que elas comem (e por acaso tambem vejo as Ocadias fazerem o mesmo) a cortiça que ele usa para fazer as margens, vespas e até mesmo fezes de animais domesticos. É tipo miudos pequenos, não se pode deixar nada a mão.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyQui 3 Nov 2011 - 22:58

Pictus escreveu:
Um amigo diz me que elas comem (e por acaso tambem vejo as Ocadias fazerem o mesmo) a cortiça que ele usa para fazer as margens, vespas e até mesmo fezes de animais domesticos. É tipo miudos pequenos, não se pode deixar nada a mão.

haha so true Laughing

quanto a mim eu o osso compro o no continente na area da passarada penso que seja para piriquitos e é coisa que m dura 1 osso para duas tartas um mes +- depende se m lembro ou n de dar
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptySex 4 Nov 2011 - 11:29

Eu teria cuidado com as Pseudemys, se fores dar usa so a parte espongosa e coloca apenas uma pequena porção disponivel de cada vez.
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptySex 4 Nov 2011 - 13:17

Pictus escreveu:
Eu teria cuidado com as Pseudemys, se fores dar usa so a parte espongosa e coloca apenas uma pequena porção disponivel de cada vez.

claro so a parte esponjosa
Ir para o topo Ir para baixo
kulka
Iniciante
Iniciante
kulka


Feminino Mensagens : 42
Idade : 39
Localização : torres vedras

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyDom 6 Nov 2011 - 22:54

Boa noite,

Muito obrigado pelas dicas.

O q estou a fazer é aproveitar apenas a parte esponjosa. Corto aos pedacinhas e meto na água, acho q vou só dar-lhes o osso ao sabado e domingo (quando há mais tempo).

Elas comem bastante bem... quer dizer elas são umas comilonas, devoradoreas de comida Shocked
Comecei hoje a dar-lhes couve... deram umas dentadinhas mas não mostraram grande interesse. Gostam mesmo é dos sticks e de Uns "croquetes" da SERA REPTIL CARNIVOR.
Ficam completamente alucinadas quando eu coloco os tais "croquetes".

mais uma vez obrigado pela ajuda Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyDom 20 Nov 2011 - 22:03


Hoje foi dia de deitar uns bocados de osso de choco às raparigas!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
toja12
Iniciante
Iniciante
toja12


Masculino Mensagens : 73
Idade : 24
Localização : Viseu,Portugal

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyDom 20 Nov 2011 - 22:24

Eu quero por uma imagem e nao consigo ajudem me ja passaram os 7 dias
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyDom 20 Nov 2011 - 23:20

RP escreveu:

Hoje foi dia de deitar uns bocados de osso de choco às raparigas!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Very Happy

Primeiro tirei umas tirinhas com uma faca e pus a boiar, era vê-las a regalarem-se... depois deixei mesmo bocados maiores lá dentro para elas "brincarem" afro
Ir para o topo Ir para baixo
kulka
Iniciante
Iniciante
kulka


Feminino Mensagens : 42
Idade : 39
Localização : torres vedras

duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba EmptyTer 22 Nov 2011 - 9:52

Boas ...

O Isi adora o osso mas as minhas " meninas " n lhe ligam nenhuma... ja parti mto pequenino pa elas morderam ja dei um bocadito maior para ver se agarrravam e nada. Vou desistir Crying or Very sad

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





duvida no "osso" de ciba Empty
MensagemAssunto: Re: duvida no "osso" de ciba   duvida no "osso" de ciba Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
duvida no "osso" de ciba
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» larga o osso!!!:D
» Osso ou concha do choco
» Tratamento Osso de Choco
» osso de choco - RESPONDIDO
» tenho duvida sobre a junção de tartarugas, duvida!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: