Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Aquaterrário - Grande EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Aquaterrário - Grande EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Aquaterrário - Grande EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Aquaterrário - Grande EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Aquaterrário - Grande EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Aquaterrário - Grande EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Aquaterrário - Grande EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Aquaterrário - Grande EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Aquaterrário - Grande EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Aquaterrário - Grande

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Convidado
Convidado




Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyTer 9 Ago 2011 - 12:25

Boa Tarde Pessoal,

Tenho 2 tartarugas corcundas do missisipi desde 1999 ou seja já têm 12 longos anos.

Sempre tive cuidado com as tartarugas, no entanto nunca usei qualquer filtro nem luz UV pois elas sempre estiveram perto de uma janela onde apanhavam a luz do sol durante cerce de 3-4 horas por dia. De vez em quando também as solto na varanda (que elas adoram) durante algum tempo.

Elas estão saudáveis, nunca tiveram qualquer doença, hibernaram sempre todos os anos mas... estão gigantescas....

Preciso de algo maior já à algum tempo e visto que não tenho nenhum lago em casa nem hipóteses de fazer um, gostava que me dessem algumas indicações sobre o que posso fazer para manter, ou até melhorar as condições de vida delas.

Mudar a água está-se a tornar insustentável pois isto tem que ser feito todos os dias pelo que também queria um filtro apropriado para o caso.

Elas têm 21cm x 17cm de carapaça. Sendo os 21 comprimento e os 17 largura. A "casa" delas neste momento tem apenas 100cm x 60cm.

Seguem aqui 2 imagens:

Aquaterrário - Grande 2dbo6s3



Aquaterrário - Grande 9a4spz


Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyTer 9 Ago 2011 - 16:21

Estão grandinhas sim senhor =)

Convem arranjares o filtro nem que seja para poupares na quantidade de água e no tempo que levas a mudar a água todos os dias. Mas agora para arranjares um espaço maior para elas tem de ser grandinho mesmo, se lhes desses o dobro do que têm agora já seria bom. Mas eu não sou a melhor pessoa para te dizer as medidas certas, existe uma fórmula que é por X cm(de carapaça) = a X litros (de água), não sei quais são os valores.

Em relação a não poderes ter um lago, há quem compre os lagos de pvc, mas adapta para interior, fazem uma caixa em madeira, e metem o lago lá dentro. E até fica estéticamente apelativo, com plantinhas e tudo.

De qualquer das formas espera por mais respostas.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:29

Tentei usar um filtro que tinha cá por casa que nunca tinha sido usado. No entanto não parece ajudar praticamente nada. É complicado com 2 tartarugas adultas, elas são muito cagonas lol! lol! lol!


Quanto à ideia do lago em pvc é uma questão a pensar, tenho é que arranjar um bom espaço para o colocar.

O que eu tinha pensado para a muda da agua seria qualquer coisa do género do desenho que fiz abaixo. Agora não sei é se tal maquineta existe...

Aquaterrário - Grande Dey6p0

Ou seja uma bomba iria colocar agua limpa gradualmente enquanto a segunda bomba retirava a água suja.

A única coisa que eu precisaria de substituir seria o balde de água, e deitar o balde da água suja fora. Se tal bomba existir, tornava o trabalho bastante mais fácil. Neste momento acartar com um aquário tão pesado para despejar a água é muito mas muito díficil, principalmente quando tem que ser feito todos os dias.

Se alguém souber onde posso adquirir algo desse género seria muito bom.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:34

Olha as tartarugas fazem muito lixinho, mas garanto-te que um filtro trata disso, se o que colocaste não está a tratar do assunto é porque não é o indicado. Agora, que te garanto que um filtro trata disso, isso garanto. Depois só tinhas de fazer mudas parciais de água, tiravas um baldinho ou dois de água, e acrescentavas água limpa.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:35

Essa ideia que apresentaste com o desenho irá dar-te muito mais trabalho do que se arranjares um filtro bom.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:36

Para adultas acho que o indicado é de 10x a litragem do aquaterrario se não me engano, e para filhotes 5x
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:44

Nesse caso terias de utilizar 2 bombas. Na minha opinião não compensa. O que faria era arranjar um filtro dos bons... Eu faria um DIY com um bidão de 40l de matéria filtrante e uma bomba de pelo menos 1000l/h. É tão simples e posso-te dizer que quando bem feito fica excelente.
Ficava um esquema deste tipo:

Aquário -----> Bidão -----> Bomba -----> Aquário

-----> mangueira com água suja
-----> mangueira com água limpa

Eu faço os meus assim, com o bidão a um nível mais baixo que o aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:52

Renato, eu acho que isso de 10x a litragem do aquário não é por onde nos devemos guiar. Na minha opinião, a capacidade do bidão e a quantidade de matéria filtrante é tão ou mais importante.
Dou-te um exemplo. Um filtro interno Tetratec IN 1000l/h é tão bom como um Eheim Classic 2111 que apenas faz 300l/h. E agora um Eheim Classic 2117 que faz 1000l/h é um maquinão 10000x melhor que um Tetratec IN.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 11 Ago 2011 - 23:56

E que bombas me aconselhas a comprar? Alguma marca em especial?

Quando dizes bomba referes-te a filtro certo? Se for isso suponho então que seja esse tal Eheim Classic 2117?

Este ficaria fora da água não?
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptySex 12 Ago 2011 - 0:13

Não, quando falo em bombas refiro-me a uma espécie de motor que simplesmente puxa a água permitindo assim uma circulação da mesma. É com eles que se fazem filtros caseiros. Mas acho que filtros caseiros só compensam em aquários grandes ou lagos. Eu gosto muito da marca Ehiem. Eu tenho uma Eheim 1250 que faz 1200l/h e custa cerca de 80€. Um filtro externo Eheim 2117 é excelente mas apenas tem 6,0l de matéria filtrante. Filtros caseiros têm a vantagem de terem um maior volume de matéria filtrante.
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptySex 12 Ago 2011 - 0:14

Ah, e os filtros externos ficam fora de água. Filtros caseiros também (a não ser que a bomba seja de ficar dentro de água, mas isso depende da bomba. Há uns que tanto ficam fora como ficam dentro).
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptySex 12 Ago 2011 - 0:23

jpeaaa escreveu:
Renato, eu acho que isso de 10x a litragem do aquário não é por onde nos devemos guiar. Na minha opinião, a capacidade do bidão e a quantidade de matéria filtrante é tão ou mais importante.
Dou-te um exemplo. Um filtro interno Tetratec IN 1000l/h é tão bom como um Eheim Classic 2111 que apenas faz 300l/h. E agora um Eheim Classic 2117 que faz 1000l/h é um maquinão 10000x melhor que um Tetratec IN.
Obrigado, sempre a aprender lol Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 12:09

Boas,

Acabei por fazer um filtro como sugerido e tem funcionado muito bem.

Para puxar a água desmontei um filtro 300l/h que tinha e não filtrava como deve ser, utilizei apenas a bomba para fazer a extracção da água, depois para o filtro propriamente dito usei aquelas esponjas de sofá, uma fibra própria para aquário e carvão da tetrapak. A água tem-se mantido completamente cristalina, como se tivesse sido acabada de mudar. Ficou mesmo muito bom, para um primeiro filtro DIY.

Entretanto já pedi um orçamento para um aquário maior à "Scalare" e à "Casa do Nemo".

Quanto a plataformas para as tartarugas eu utilizava umas pedras que seguravam num tronco de madeira mas ocupa bastante espaço...

Estava a pensar naquela espuma de bricolage para fazer a plataforma e moldar ao meu gosto. Será que aguenta com o peso de ambas as tartas? Será que não é toxico?

Cumps.


Última edição por Wkk em Qui 18 Ago 2011 - 12:34, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 12:15

Eu tinha um aquário com uma plantaforma com essa espuma, e aquilo tinha uma plataforma de vidro e só depois a espuma em volta do vidro, deu-me a entender que o vidro era a estrutura da espuma.

Eu tambem á uns tempos pedi um orçameto á scalare para um aquário de 100x40x60 com movel e já com o resto do equipamento ao qual me responderam:

"No seguimento do pedido, informamos

Aquario 100x40x60 - 125.00 €

Movel - 400.00 €

Termostato - 25.00 €

Iluminação - 170.00 €

Poster rochoso, areão, rochas- oferta"

Não achei caro, tirando a iluminação.

Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 13:30

Mas termostratos encontras mais baratos novos e moveis podes comprar em sengunda mão ou se não pedes ao teu marido ou namorado se tiveres para fazer um pois a ai sites que mostram a fazer passo a passo era bom mesmo para aqueles que não percebem nada Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 13:34

Só tenho a dizer que agora houve aí algum machismo pelo meio LOL atao se eu quiser um movel vou pedir ao namorado? Falando por mim tenho duas maozinhas que por sinal são bem ajeitadas!!

Á parte disso, sim tens razao. Mas para um orçamento completo, até que nem tá mau, principalmente por ser tudo novo, eu tinha pedido o orçamento para a minha mãe, nem era para mim. Eu não compraria tudo novo, mas ela já pensa de outra maneira. Por isso tambem conta essa parte.
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 14:02

BeatrizL escreveu:
Só tenho a dizer que agora houve aí algum machismo pelo meio LOL atao se eu quiser um movel vou pedir ao namorado? Falando por mim tenho duas maozinhas que por sinal são bem ajeitadas!!

Á parte disso, sim tens razao. Mas para um orçamento completo, até que nem tá mau, principalmente por ser tudo novo, eu tinha pedido o orçamento para a minha mãe, nem era para mim. Eu não compraria tudo novo, mas ela já pensa de outra maneira. Por isso tambem conta essa parte.



lol! não te queria chatear só acho que isso é um trabalho onde os homens tem vantagem pois tem mais força e experiencia e era uma maneirade não te chateares a fazerisso e de não te cansares Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 14:06

Não chateias, mas até te digo que nesse campo o homem realmente pode ter a força e etc, mas a mulher tem muito mais jeito/ideias. O tempo em que quem pregava pregos e mudava lampadas era o homem já lá vai, as mulheres têm cada vez mais independencia e estão a mostrar um jeito para certas coisas que os homens não têm. E não digo isto por ser mulher, simplesmente muitos homens já têm vindo a concordar com isto.
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 14:09

Fogo Twisted Evil estou a ver que és uma mulher de trabalho e mereces muitos elogios mas acho que o mundo esta a evoluir demasiado rapido Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 14:18

Calma, se mereço elogios ou não, não sei. A unica coisa em que posso concordar é que o homem tem mais força que a mulher (e mesmo assim há excepções), de resto a mulher tem duas maos como o homem, 10 dedinhos como o homem e por aí fora. Eu desde pequena que me punha na garagem a pregar tábuas só porque não tinha nada para fazer, e hoje em dia se quiser fazer alguma coisa, faço, não parto do principio que não consigo. E acho que todagente devia ser assim. E não se deve nunca dizer que a mulher tem menos jeito que o homem, porque é mentira. Homem e mulher estão em equilibrio o que um faz o outro tambem consegue fazer, numas coisas uns podem ser melhores, mas noutras são os outros melhores. E a perfeição encontra-se quando trabalham em conjunto. É simples Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande EmptyQui 18 Ago 2011 - 15:31

Fica cada um com as suas ideias Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquaterrário - Grande Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário - Grande   Aquaterrário - Grande Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquaterrário - Grande
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [VENDO] Aquaterrário grande
» Rampa para Aquaterrário e bordas pretas para aquaterrário
» Grande duvida
» Mudança de grande de pH
» A nova casa da minha "bébé" grande Tórtó

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: