Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Construção de Lago EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Construção de Lago EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Construção de Lago EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Construção de Lago EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Construção de Lago EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Construção de Lago EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Construção de Lago EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Construção de Lago EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Construção de Lago EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Construção de Lago

Ir para baixo 
+14
douglas.s18
Hugo Abreu
Tpama
Rúben Cunha
Renato
Sophyazinha
Pictus
stilo_crc
DARKasNIGHT
thiagolimacp
Luiz Fellipe
BeatrizL
Konigvs
SCRReis
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 1 Ago 2011 - 15:22

Boa tarde,

Venho aqui colocar neste fórum algumas duvidas que tenho. Tenho um sitio na minha casa onde quero montar um lago exterior para a minha tartaruga.( nos próximos dias coloco fotos).

As minhas duvidas são as seguintes:

TERRA:
->Que tipo de terreno devo meter a volta do lago? (tinha pensado em pedras alguma relva e areia grossa do rio)

->Devo Fazer algum tipo de casota para ela se esconder no inverno?

->Devo ter a preocupação em tapar o lago com algum tipo de rede para não entrar algum tipo de pó, pólen, etc?

LAGO: (Comprei um lago de 270 litros)
->Com que tipo de agua devo encher o lago? (Tenho agua canalizada e agua que provem de um furo e bomba que tenho no meu terreno. O problema é que agua do furo é muito calcaria e barrenta, mas por outro lado fica-me mais barato utilizar a agua do furo. Para alem disso julgo que como a agua do furo não é tratada esta sujeita a um aparecimento mais repentino de algas no lago.)

->Que tipo de plantas aquáticas comprar?

FILTRO:
->Vou ser eu a fazer o meu filtro. Que tipo de matérias filtrantes deva colocar no ser interior? (Tive a ler outro tópico e já adiantei serviço e comprei um bidão de 15 litros, rede fina, esponja, carvão activo, leca, bloco de cimento, brita. Tudo isto para por dentro do filtro.)
O que acham destas matérias filtrantes? Acham que se deveria retirar/acrescentar alguma coisa?


Gostaria de ter algumas da vossas opiniões.
Quando poder coloco aqui as fotos do espaço e do projeto que tenho em mente.

Cumprimentos,
Sérgio Reis
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 1 Ago 2011 - 15:54

TERRA:
->Que tipo de terreno devo meter a volta do lago? (tinha pensado em pedras alguma relva e areia grossa do rio)

Acho que é o adequado. No fundo é uma questão de gosto pessoal, há só que ter em conta, dependendo do tamanho das tartarugas, que a curto/médio prazo elas irão pôr ovos e é conveniente que tenham um sítio para os enterrar, de resto como disse vai um pouco do gosto de cada um. Eu usei areia, mas há quem prefira colocar relva, seixos ou outros materiais.

->Devo Fazer algum tipo de casota para ela se esconder no inverno?

Não é obrigatório. A temperatura baixa, elas ficam menos ativas e permanecem no fundo do lago sem qualquer problema. Eu no meu lago usei troncos velhos, e tenho uma que passa a vida lá enfiada debaixo porque é da sua natureza esconder-se, mas não é preciso especial cuidado com isso.


->Devo ter a preocupação em tapar o lago com algum tipo de rede para não entrar algum tipo de pó, pólen, etc?

Eu não tenho filtro, fiz um esgoto e mudo a água quando esta está suja. O que suja realmente a água, e muito rapidamente são as fezes delas, de resto não é preciso mais nada.

LAGO: (Comprei um lago de 270 litros)
->Com que tipo de agua devo encher o lago? (Tenho agua canalizada e agua que provem de um furo e bomba que tenho no meu terreno. O problema é que agua do furo é muito calcaria e barrenta, mas por outro lado fica-me mais barato utilizar a agua do furo. Para alem disso julgo que como a agua do furo não é tratada esta sujeita a um aparecimento mais repentino de algas no lago.)

Sobre a água, sendo barrenta irá acumular mais sedimentos no fundo do lago e sujará mais o filtro - mas como não tenho experiência com filtros não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso. É lógico que o consumo de água é um fator a ter em conta. Eu quando esgoto o meu lago de 500litros reaproveito-a para regar os arbustos e plantas do jardim. A água está cara e o preço ainda vai subir mais, podendo ser reaproveitada é sempre positivo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 1 Ago 2011 - 16:16

Da minha experiencia com lago:

Em relação ao fazeres tu o filtro, existe um tópico, onde explica passo a passo como fazer e que materiais filtrantes colocar. É só ireslá dar uma olhadela.

Em relação á água, o melhor é sempre reaproveitar como já disse o konigvs. Tambem não precisas de mudar a água por completo, podes fazer TPAs (trocas parciais de água) onde retiras metade (mais ou menos) da água suja e voltas a encher com água limpa, e com um bom filtro consegues manter o lago limpinho. Como ainda por cima estás a considerar colocar plantas aquáticas melhore ainda, em relação a quais usar existe tambem um tópico com uma lista.

A casota, eu coloquei porque havia quem dizia que não era preciso e quem dizia que devia ter. Conclusão, as tartarugas nunca deram uso, e para alem disso penso que se assustaram com aquilo porque desde que coloquei que elas não vão para a zona da casota.

O terreno á volta do lago, pode ser terra, areia, pedras, relva. Eu tenho relva porque entretanto o meu pai esteve a colocar no terreno todo, e pronto mete-mos no espaço do lago tambem, mas existem muitas opções, tendo em conta apenas que convem terem um piso que não as magoe, por exemplo no caso das pedras, imagina o que é andar sempre em cima delas. Podes até fazer zonas com solos diferentes, dá um efeito fantástico, mas tambem depende do espaço que tenhas reservado para elas.

Só faltou mensionar a rede que deves colocar á volta do lago para que a tartaruga não fuja. Rede ou outra coisa que impessa fugas lol
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 1 Ago 2011 - 16:20

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyTer 2 Ago 2011 - 18:55

Se fores ao tópico dos lagos encontras lagos dos foristas: https://mundodastartarugas.forumeiros.com/f17-lagos-e-instalacoes-exteriores

É só tirares ideias. Uma coisa que salta á vista é que esse terreno é inclinado, não é? Pelo menos pela foto parece. Convem nivela-lo porcausa da água, de resto é só usar a imaginação.

Vais comprar lago já feito daqueles de plastico, ou vais usar lona?
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyTer 2 Ago 2011 - 21:08

vai ficar d+ esse lago,parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolimacp
Iniciante
Iniciante
thiagolimacp


Masculino Mensagens : 297
Idade : 34
Localização : Cornélio Procópio, Paraná

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyTer 2 Ago 2011 - 23:05

Caramba SCRReis, tens um ótimo espaço para um lago ai, uma flora bem bacana e desenvolvida. Tem tudo pra dar certo! Continue com o bom trabalho !!!

Grande abraço!
Sucesso !!
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyTer 2 Ago 2011 - 23:14

é bom ver pessoas empenhadas neste projectos

boa sorte

P.S. passa no teu perfil e coloca a tua localização, por favor. Fica mais facil para todos

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
stilo_crc
Iniciante
Iniciante
stilo_crc


Masculino Mensagens : 330
Idade : 35
Localização : Maia

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyTer 2 Ago 2011 - 23:17

tem bastante espaço o que ja é excelente, agora so falta continuar com o trabalho e postar umas fotozinhas Smile bom projecto
Ir para o topo Ir para baixo
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQua 3 Ago 2011 - 11:38

Já tenho um lago em PVC de 270 litros para la por. Vou encosta-lo a parede uma vez que assim apanha menos sol durante o dia. Hoje já vou buscar as pedras para meter no chão e no fds vou buscar areia:).

Tenho mais uma duvida. Tenho uma tartaruga de faces rosadas com 16 anos. E agora foi-me oferecida outra recentemente, tem cerca de 6 ou 7 meses. Um dia para fazer a experiência coloquei a tartaruga pequena no mesmo sitio que a tartaruga grande e foi ai que a grande tentou morder a pequena. A partir dai tive medo de as colocar outra vez juntas. Será que deva arriscar? Ou por enquanto mantenho-as separadas? É que o tamanho da pequena é mais ou menos do mesmo tamanho que a cabeça da tartaruga grande, dai vem o meu medo:S
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQua 3 Ago 2011 - 12:16

Só deves colocar duas tartarugas juntas com o teu acompanhamento porque como observaste, a maior não foi "simpática". O melhor é não voltares a juntar, ou tentares novamente só daqui a muito tempo quando pelo menos a mais pequena já for maior, mas sempre com acompanhamento, para no caso de acontecer alguma coisa, separares logo.
Ir para o topo Ir para baixo
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyTer 9 Ago 2011 - 10:09

Pessoal hoje chegou o material para a construção do filtro. Mandei vir esponjas, lã, carvão activo, cerâmica, vou juntar também o bloco de cimento que já preparei, leca(pode ser leca normal, como aquela que se utiliza para o chão das casas?), já tenho o bidão as mangueiras e a bomba.

Acham que deveria acrescentar alguma coisa no filtro?

Também comprei 3 plantas:

1-ANUBIA NANA
1-MICROSORIUM PTEROPUS
1-Zantedeschia aethiopica

Talvez amanha coloque aqui novas fotos do equipamento que me chegou a casa e a maneira que escolhi para montar o filtro.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQui 11 Ago 2011 - 14:52

Lago

Construção de Lago 20110810193735

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQui 11 Ago 2011 - 15:36

A parte do facto de que nenhuma dessas plantas ir durar tempo algum (para começar são especies para aquarios tropicais interiores) no exterior, parece-me perfeitamente bem. O resultado final deve ser bastante bom Smile
Ir para o topo Ir para baixo
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQui 11 Ago 2011 - 15:51

Então que tipo de plantas aconselhas a comprar? Sabendo que vão ficar num lago exterior e que vão ter de suportar e adaptar-se as condições climatéricas existentes.....

Cumps..
Ir para o topo Ir para baixo
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQua 17 Ago 2011 - 9:25

Bom dia pessoal,

Ontem já montei o meu filtro...vou colocar aqui os materiais que coloquei no seu interior. Os materiais estão na ordem (cima (entrada de agua)->baixo(saída da agua)

1º Rede de plástico fina (entre 30 e 40 fiadas)
2º Esponja (4 fiadas)
3º Lã
4º Carvão activo, SEACHEM PURIGEN, HOBBY ZEOLITH e leca.
5º Pedaços de bloco.



Devo acrescentar mais algum tipo de materiais?

Relativamente a plantas, que é o campo onde estou mais ás aranhas, conseguem-me indicar 2 ou 3 espécies que sejam indicadas para um lago exterior?

Cumps...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQua 17 Ago 2011 - 9:35

Sagitária - Sagittaria sublata ou Sagittaria subulata
Elódia - Elodea canadensis ou Egeria densa
Valisnéria - Vallisneria spiralis
Eleocharis acicularis - Eleocharis acicularis
Feto de Java - Microsorium pteropus
Plantas Flutuantes
Riccia - Riccia fluitans
Musgo de Java - Vesicularia dubyana
Jacinto Aquático - Eichornia crassipes
Alface de água - Pistia stratiotes
Lentilha d`água - Lemna minor
Salvinia Natans - Salvinia natans

https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t1084-plantas-aquaticas-indicadas-para-tartarugas?highlight=plantas+aqu%C3%A1ticas
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptyQua 17 Ago 2011 - 11:55

O espaço não é muito grande mas acho que bem aproveitado - estando o lado encostado ao muro - dá para ficar muito jeitoso Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
SCRReis
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 24
Idade : 38
Localização : Coimbra

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 13:42

Pessoal hoje comecei a montar o lago....

ainda falta muita coisa, mas aqui vão as primeiras fotos:D

Construção de Lago 20110829141724

Construção de Lago 20110829141742

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 13:44

Muito bom Smile parecia que ia ficar mais pequeno.
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 13:54

com muitos bons exemplos aqui no fórum... estou ansiosa para que chegue a altura de construir o meu Razz

força e uma boa continuidade do projecto Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 15:47

Muito bom!
Vai ficar ainda melhor com as plantinhas e o resto!
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 16:37

Realmente muito bom Smile Parabéns e vai actualizando Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Rúben Cunha
Iniciante
Iniciante
Rúben Cunha


Masculino Mensagens : 1167
Localização : Alenquer, Portugal

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 17:01

Adorei Smile se eu tivesse um quintal fazia isso até lá as minhas tartarugas estão no aquário Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago EmptySeg 29 Ago 2011 - 17:10

Retiraste algumas plantas e encostaste o lago à parede o que te dá imenso espaço. Agora é só decorar a gosto!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Construção de Lago Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de Lago   Construção de Lago Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Construção de Lago
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Construção de um "lago"
» Construção do meu 1º Lago
» Construção de lago (questões)
» Ajuda com construção de lago
» Construção de um "lago" dentro de casa +- 260L

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: