Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
duvida na espécie EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
duvida na espécie EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
duvida na espécie EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
duvida na espécie EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
duvida na espécie EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
duvida na espécie EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
duvida na espécie EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
duvida na espécie EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
duvida na espécie EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 duvida na espécie

Ir para baixo 
+4
Luiz Fellipe
vicenteanjos
Pedro Mónica
jpeaaa
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 16:49

Boas! Ontem entrei numa loja de animais à procura de discos e vi umas tartarugas que fiquei com curiosidade em relação à espécie... Ela tem a carapaça de um Ocadia (cor e três riscas muito idênticas) mas no pescoço não tem nenhuma daquelas riscas que se prolongam até à cabeça. E todos os exemplares são assim. Eram uns 30 +-... Será que a falta de riscas deve-se a serem pequenas? É que tenho uma Ocadia e se bem me lembro sempre teve riscas, desde bebé. Algum sabe que espécie poderá ser?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Mónica
Iniciante
Iniciante
Pedro Mónica


Masculino Mensagens : 291
Idade : 48
Localização : aveiro

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 17:45

procura imagens na net de [i]Chynemis reevesii
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 18:21

É bem capaz de ser essa. Vou passar lá novamente para confirmar...
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 20:00

Pedro Mónica escreveu:
procura imagens na net de [i]Chynemis reevesii


Tambem acho que é cá em Tomar estão a venda por 8.5 euros Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 20:34

que baratas,no Brasil todas se tornam caras devido a legalização
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 21:15

Luiz Fellipe escreveu:
que baratas,no Brasil todas se tornam caras devido a legalização

Mas achas que tem tendencia para melhorar o ainda vai ser pior Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySex 8 Jul 2011 - 21:17

acho que ainda piora Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 10:32

Luiz Fellipe escreveu:
acho que ainda piora Laughing


Que pena Rolling Eyes qualquer dia não podem ter nada Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:13

vicenteanjos escreveu:
Luiz Fellipe escreveu:
que baratas,no Brasil todas se tornam caras devido a legalização

Mas achas que tem tendencia para melhorar o ainda vai ser pior Wink
Quem me dera que aqui piora-se nesse sentido, so assim as pessoas que compram por impulso pensariam duas vezes antes de efectuarem uma compra e o numero de tartarugas mantidas sem condiç~oes ou abandonadas baixaria consideravelmente. O negocio das tartarugas Trachemys, Graptemys e Pseudemys ´e infelizmente um mercado de quantidade n~ao de qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:15

jpeaaa escreveu:
Boas! Ontem entrei numa loja de animais à procura de discos e vi umas tartarugas que fiquei com curiosidade em relação à espécie... Ela tem a carapaça de um Ocadia (cor e três riscas muito idênticas) mas no pescoço não tem nenhuma daquelas riscas que se prolongam até à cabeça. E todos os exemplares são assim. Eram uns 30 +-... Será que a falta de riscas deve-se a serem pequenas? É que tenho uma Ocadia e se bem me lembro sempre teve riscas, desde bebé. Algum sabe que espécie poderá ser?
Ocadia sinensis apresentam as riscas desde a juventude. Deve ser outra coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:25

Pictus escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Luiz Fellipe escreveu:
que baratas,no Brasil todas se tornam caras devido a legalização

Mas achas que tem tendencia para melhorar o ainda vai ser pior Wink
Quem me dera que aqui piora-se nesse sentido, so assim as pessoas que compram por impulso pensariam duas vezes antes de efectuarem uma compra e o numero de tartarugas mantidas sem condiç~oes ou abandonadas baixaria consideravelmente. O negocio das tartarugas Trachemys, Graptemys e Pseudemys ´e infelizmente um mercado de quantidade n~ao de qualidade.


Mas não estas a pensar nos mais desfavorecidos lá por exemplo não é qualquer um que compra um tartaruga e cá se os preços aumentassem podia haver avos que não podiam dar um bonito animal de estimação aos netos e pais tambem era um tristeza muitas crianças ficariam muito tristes Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:31

vicenteanjos escreveu:
Pictus escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Luiz Fellipe escreveu:
que baratas,no Brasil todas se tornam caras devido a legalização

Mas achas que tem tendencia para melhorar o ainda vai ser pior Wink
Quem me dera que aqui piora-se nesse sentido, so assim as pessoas que compram por impulso pensariam duas vezes antes de efectuarem uma compra e o numero de tartarugas mantidas sem condiç~oes ou abandonadas baixaria consideravelmente. O negocio das tartarugas Trachemys, Graptemys e Pseudemys ´e infelizmente um mercado de quantidade n~ao de qualidade.


Mas não estas a pensar nos mais desfavorecidos lá por exemplo não é qualquer um que compra um tartaruga e cá se os preços aumentassem podia haver avos que não podiam dar um bonito animal de estimação aos netos e pais tambem era um tristeza muitas crianças ficariam muito tristes Rolling Eyes

Aí é que está um dos grandes problemas!!!! Animais como prendas! É a pior coisa que existe!! Devia ser proibido!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:43

Tartarugas e outros animais de estimaç~ao s~ao um privilegio, n~ao uma necessidade e mante-los correctamente sai caro. E muitas pessoas que as t^em sinceramente n~ao o deviam fazer. Tu n~ao fazes a MINIMA ideia da quantidade de tartarugas e outros repteis que s~ao oferecidas ao ICN e a outras entidades publicas e privadas todos os anos por via de pessoas que ja n~ao as queriam ou podiam ter. Resultado: o sector privado tem ligado a si uma enorme esteriotipo de inresponsabilidade! Tal entra no caminho de hobbistas serios como EU, que por causa disso s~ao tratados com despreso por muitos e sinceramente n~ao os posso culpar! E apesar de ser desejavel haver intercambio de animais e conhecimentos entre o sector privado e zoos publicos em Portugal tal n~ao acontece nem vai ocorrer durante muitos anos para vir em Portugal por causa disso. Apesar de no sector privado SERIO existir a maior "biblioteca" de experiencia acumulada sobre a manutenç~ao e reproduç~ao de repteis em cativeiro, da qual zoos publicos poderiam beneficiar enormemente, mas aqui n~ao acontece e niguem da credito a minoria seria por causa da burrice de milhares de individuos. E isso sem contar com os MILHAREs que foram abandonados na UE nos ultimos anos. Colonias selvagens de Trachemys d~ao muita m´a publicidade ao hobby dos terrarios e s~ao a principal causa das leis na UE em relaç~ao a animais de terrario serem cada vez mais restritas. Essas pessoas que tu chamas inocentes s~ao as culpadas de em Portugal ja n~ao podermos ter Trachemys scripta, Chrysemys picta, Chelydra serpentina e Macroclemmys legalmente, e sem contar com tantas outras especies de repteis.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:46

Pictus escreveu:
Tartarugas e outros animais de estimaç~ao s~ao um privilegio, n~ao uma necessidade e mante-los correctamente sai caro. E muitas pessoas que as t^em sinceramente n~ao o deviam fazer. Tu n~ao fazes a MINIMA ideia da quantidade de tartarugas e outros repteis que s~ao oferecidas ao ICN e a outras entidades publicas e privadas todos os anos por via de pessoas que ja n~ao as queriam ou podiam ter. Resultado: o sector privado tem ligado a si uma enorme esteriotipo de inresponsabilidade! Tal entra no caminho de hobbistas serios como EU, que por causa disso s~ao tratados com despreso por muitos e sinceramente n~ao os posso culpar! E apesar de ser desejavel haver intercambio de animais e conhecimentos entre o sector privado e zoos publicos em Portugal tal n~ao acontece nem vai ocorrer durante muitos anos para vir em Portugal por causa disso. Apesar de no sector privado SERIO existir a maior "biblioteca" de experiencia acumulada sobre a manutenç~ao e reproduç~ao de repteis em cativeiro, da qual zoos publicos poderiam beneficiar enormemente, mas aqui n~ao acontece e niguem da credito a minoria seria por causa da burrice de milhares de individuos. E isso sem contar com os MILHAREs que foram abandonados na UE nos ultimos anos. Colonias selvagens de Trachemys d~ao muita m´a publicidade ao hobby dos terrarios e s~ao a principal causa das leis na UE em relaç~ao a animais de terrario serem cada vez mais restritas. Essas pessoas que tu chamas inocentes s~ao as culpadas de em Portugal ja n~ao podermos ter Trachemys scripta, Chrysemys picta, Chelydra serpentina e Macroclemmys legalmente, e sem contar com tantas outras especies de repteis.

x2
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:47

BeatrizL escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Pictus escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Luiz Fellipe escreveu:
que baratas,no Brasil todas se tornam caras devido a legalização

Mas achas que tem tendencia para melhorar o ainda vai ser pior Wink
Quem me dera que aqui piora-se nesse sentido, so assim as pessoas que compram por impulso pensariam duas vezes antes de efectuarem uma compra e o numero de tartarugas mantidas sem condiç~oes ou abandonadas baixaria consideravelmente. O negocio das tartarugas Trachemys, Graptemys e Pseudemys ´e infelizmente um mercado de quantidade n~ao de qualidade.


Mas não estas a pensar nos mais desfavorecidos lá por exemplo não é qualquer um que compra um tartaruga e cá se os preços aumentassem podia haver avos que não podiam dar um bonito animal de estimação aos netos e pais tambem era um tristeza muitas crianças ficariam muito tristes Rolling Eyes

Aí é que está um dos grandes problemas!!!! Animais como prendas! É a pior coisa que existe!! Devia ser proibido!

Isso é um bocado radical Rolling Eyes há crianças responsaveis e os pais dão sempre uma ajuda Wink
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:51

Pois mas não se deve de aumentar os preços mas sim ensinar as pessoas a ter tartarugas e isso devia de ser feito pelas pessoas das lojas agora se os preços aumentassem havia muitos que não as poderiam ter e de certeza iriam cuidar bem delas não se podededar só maus exemplos tambem a muitas tartarugas felizes e foram compradas baratas por miudos
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 11:52

Não, não é radical, porque um animal não é um brinquedo para ser oferecido como prenda, e depois acontece o de sempre, são abandonados, morrem porque não sabem tratar deles ou viram marionetes nas mãos de crianças... A minha primeira tartaruga foi-me oferecida, eu sempre tive muitos animais e posso dizer que percebo bastante de animais, sem falar que adoro animais, no entanto não gostei de a receber. Porque é tar a chamar aquele animal de objecto. É como agarrar numa pessoa, e olha toma de presente, dá-lhe de comer e podes brincar com ela... Agora tenho 3 tartarugas, gosto imenso e contribuiu para perceber de mais um animal, mas a atitude de oferecer um animal, é errada.
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:01

Eu sou contra é as tartarugueiras de plastico e contra tambem a maneira que os vendedores vendem as tartarugas é tudo muito facil e como é obvio as pessoas vão fazer o qeu o homem disse e depois a culpa é das pessoas que compram Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:05

vicenteanjos escreveu:
Pois mas não se deve de aumentar os preços mas sim ensinar as pessoas a ter tartarugas e isso devia de ser feito pelas pessoas das lojas agora se os preços aumentassem havia muitos que não as poderiam ter e de certeza iriam cuidar bem delas não se podededar só maus exemplos tambem a muitas tartarugas felizes e foram compradas baratas por miudos
So por ai n~ao vai l´a. A primeira coisa que tinha de acontecer seria acabar com a importaç~ao massiva de animais. Ja existem muitos milhares de tartarugas em Portugal de innumeras especies e se essa colaboraç~ao com zoos (que ´e feita com alguma regularidade nos US e resto da UE, embora de tempos a tempos azede...) fosse efectuada seria possivel obter mais animais e linhas de sangue. Agora se as pessoas quisesem mais tartarugas teriam de se responsabilizar por elas e teriam de as criar aqui. ´E possivel identificar perfeitamente cada tartaruga individualmente e estas so seriam oferecidas para venda ja devidamente indentificadas, documentadas e com pelo menos um ano de idade.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:06

vicenteanjos escreveu:
Eu sou contra é as tartarugueiras de plastico e contra tambem a maneira que os vendedores vendem as tartarugas é tudo muito facil e como é obvio as pessoas vão fazer o qeu o homem disse e depois a culpa é das pessoas que compram Evil or Very Mad
Porque se n~ao for assim N~AO VENDEM e ´e essa a ideia, criar apenas um numero controlado de animais para o hobbista serio.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:13

Mas as pessoas tambem podem ter um pingo de inteligencia e pensarem que secalhar alguma coisa não está bem, porque as tartarugas na loja estão num aquaterrário, basta isso para fazer um clique e pensar "epa, tá aki qualquer coisa que nao bate certo" e tambem podem ir á net e pesquisar sobre tartarugas, já que têm uma, mas não se dão ao trabalho... e isso é muito triste...

Quando me ofereceram a minha corcunda, disseram "olha achamos giro porque é diferente das tartarugas normais, e metes aí numa caixa com um beca de água (e a caixa era bem pequena e bastante baixa, a água ficava-lhe só pelas patas) e tens aqui um comer metes aí num pires"

Agora diz-me a quantidade de coisas erradas presentes nesta frase. Eu só penso na sorte que a minha tartaruga teve em ter vindo parar ás minhas mãos, porque eu preocupo-me ao ponto de tentar saber tudo acerca do animal que tenho em casa, agora imagina se ela tivesse ido parar ás mãos de outra pessoa, que fizesse as coisas como me disseram pa para fazer...
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:22

não acredito que as pessoas não percebam que não é adequado.o problema é que mesmo vendo que a tarta sofre num espaço tão inadequado acabam comprando devido ao preço baixissimo Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:26

É por dinheiro, é por não quererem ter trabalho, é porque é mais pratico, é porque não querem saber, é porque apenas têm o animal pra dizer que têm... É por tanta coisa e nenhuma delas correcta.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:39

aquelas ''jaulas'' não tem espaço nem pra elas se virarem Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie EmptySáb 9 Jul 2011 - 12:40

Pictus escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Eu sou contra é as tartarugueiras de plastico e contra tambem a maneira que os vendedores vendem as tartarugas é tudo muito facil e como é obvio as pessoas vão fazer o qeu o homem disse e depois a culpa é das pessoas que compram Evil or Very Mad
Porque se n~ao for assim N~AO VENDEM e ´e essa a ideia, criar apenas um numero controlado de animais para o hobbista serio.


Pois e percebo e sei que as vossas ideias são mais correctas que as minhas mas só acho que são radicais pois ião destruir este maravilhoso hobbie porque se as tartarugas que todos nos vemos nas lojas deixassem de ser importadas iriamos ver dois problemas de enorme complicação o primeiro é que uma tartaruga que custava que custava 10 euros num pequeno produtor e com tanta procura não iria aumentar para 20 mas sim para um 30 euros porque quanto menso houverem infelizmente mais caras vão ficar ou problema era que com tão pouca oferta e com tanta procurairia de haver muita gente sem tartarugas e pelo que já li num Forum que iria aparecer um mercado negro que para isso mais valia deixar tudo como esta a solução para mim só pode de ser proibir as tartarugueiras de plasticomesmo que façam mal aos mercados é um tipo de coisa que tem de deixar de existir e ir a net mesmo hoje em dia não é qualquer um que pode ir a culpa é das lojas.

Até já vou pensar no que vou escrever aseguir porque não me estou a defender bem Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





duvida na espécie Empty
MensagemAssunto: Re: duvida na espécie   duvida na espécie Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
duvida na espécie
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida da especie
» espécie duvida
» Dúvida na espécie
» Espécie, duvida
» Duvida quanto a espécie

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: