Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets

Ir para baixo 
+4
Luiz Fellipe
Pictus
thiagolimacp
João Azevedo
8 participantes
AutorMensagem
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyQui 9 Jun 2011 - 17:39

Nota: As "receitas" apresentadas não farão referência a espécies ou à ordem (carnívora, omnívora ou herbívora). Neste sentido, a adaptação destas receitas, que são ilustrativas, e os seus ingredientes, aqui dados como genéricos, ao regime alimentar das tartarugas, depende do discernimento e bom senso dos respectivos donos!


Toda a partilha de novas receitas, truques e estratégias, nesta área, serão bem vindos!


1º Exemplo:
Do famoso livro "Encyclopedia of Turtles" do Dr. Peter C. H. Pritchard, uma receita de "pudim" para tartarugas que pode ser congelado e doseado a gosto.

Ingredientes:
2 oz. (cerca de 56g) de Peixe (preferencialmente fresco e sem espinhas);
8 oz. (cerca de 23cL) de Água a ferver;
3 oz. (cerca de 85g) de Trout Chow (ora aqui estamo-nos a referir a comida para trutas Purina Aquamax, que é precisamente conhecida como "Trout Chow", porém, esta poderá (deverá?) ser substituída por Reptomin, por exemplo);
2 oz. (cerca de 56g) de Óleo de fígado de bacalhau;
1 1/2 oz. (cerca de 42g) de Gelatina sem sabor;
1 1/2 oz. (cerca de 42g) de Bonemeal (estamo-nos a referir a farinha de carne e osso. Tal é possível ser encontrado nas lojas de animais. Pessoalmente substituo por outra variedade de pellets esmagadas e transformadas em pó);
1 colher de sopa de suplemento vitamínico;

Como preparar:

Preparar e triturar o peixe em pequenos pedaços.
Dissolver a gelatina (sem sabor, em pó ou folha) na água a ferver. Misturar o peixe, óleo, reptomin e a farinha de carne e ossos (conforme referido substituída por pellets esmagadas em pó). Triturar toda a mistura até se obter uma consistência fina, progressivamente juntar a água com a gelatina já dissolvida. Voltar a misturar e acrescentar o suplemento vitamínico. Por fim, colocar a mistura numa caixa plástica e levar ao frigorífico por algumas horas. Depois de solidificado, cortar em pequenos cubos e servir, ou congelar se necessário.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2º Exemplo:

Ingredientes:
- alguns mexilhões e/ou;
- uma lula e/ou;
- um peixe pequeno e/ou;
- 1 ovo;
- espinafres;
- nabiça;
- rucula;
- agrião;
- 1 cenoura;
- folhas de couve;
- uma colher pequena de gammarus (para aroma e cheiro);
- 3 colheres de óleo de fígado de bacalhau;
- 1 colher de suplemento vitamínico;
- água qb;
(gelatina e/ou farinha de arroz consoante os casos, em baixo)


Como preparar:

Para efeito de pudim:
Triturar todos os ingredientes até fazer uma pasta com alguma consistência, semelhante a esparregado. Misturar bem a gelatina previamente derretida em água a ferver como a pasta. Deixar repousar no frigorífico por algumas horas. Depois de solidificado, cortar em pequenos cubos e servir, ou congelar se necessário.

Para efeito pellets:
Triturar todos os ingredientes até fazer uma pasta com alguma consistência, semelhante a esparregado. Caso seja necessário engrossar a mistura juntar um pouco de farinha de arroz. Colocar a mistura final num saco de pasteleiro com bico fino. Dispor pequenos fios semelhantes a esparguete num tabuleiro anti aderente e colocar no forno por 15 a 20 minutos, sendo que a temperatura indicada serão cerca de 150 graus a 15/20 minutos. Em alternativa, no micro ondas, caso este possua sistema de ventilador quente, dispor os mesmos fios de pasta num recipiente de vidro apropriado, e aquecer 150 graus cerca de 20 a 25 minutos.

Atenção: consoante as características dos electrodomésticos, adaptar os tempos de preparação. O objectivo do calor não é o de cozinhar a pasta. É sim, desidratar a mistura por forma a que esta se deteriore e possa ser armazenada de forma segura. Ainda assim, é necessário ter em conta que este tipo de preparação, por não ter conservantes deverá ser mantido a temperaturas adequadas e por pouco tempo, a fim de se evitarem problemas desnecessários.


Wink


Última edição por João Azevedo em Sáb 11 Jun 2011 - 23:48, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
thiagolimacp
Iniciante
Iniciante
thiagolimacp


Masculino Mensagens : 297
Idade : 34
Localização : Cornélio Procópio, Paraná

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySex 10 Jun 2011 - 22:59

Muito boa informação João! Lembrando que cada um pode modificar ingredientes para melhor se adaptar a sua espécie, muito boa iniciativa !


Sucesso!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySáb 11 Jun 2011 - 12:01

Cool Cool Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySáb 11 Jun 2011 - 16:53

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySáb 11 Jun 2011 - 23:44

Partilhem também as vossas receitas... Talvez pudéssemos fazer um bom "cook book" para tartarugas... Eu tenho mais coisas que tenho pesquisado e testado. Posso partilhar mais, todavia, a verdade é que as receitas são sempre na mesma linha, apenas mudam alguns ingredientes.
Ando a estudar uma receita "tipo sobremesa" apenas de frutos e gelatina.

Very Happy

Pictus que te parece esta abordagem de uma dieta mais natural e biológica?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 21:52

Parece-me bem, fiz muitas vezes, ja não faço porque é mais facil para mim comprar e usar imediatamente alimento fresco. Uma coisa: eu evitaria os espinafres por existirem tantos outros vegetais muito melhores Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 21:54

as minhas adultas adoram espinafre.

estas receitas fazem lembrar os gelados que o zoo faz para os ursos polares no verão Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 21:58

Podes dar mas por exemplo a nabiça tem todos os beneficios sem o alto teor em acido oxalico existente no espinafre.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:06

na verdade elas só agora tiveram contacto com esta alimentação e aas experiências têm sido feitas com o que há no jardim... já vi que não gostam de couve nem de ervas aromáticas. alface não dou porque sempre li que faz mal, também gostam de morangos...
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:18

Pictus escreveu:
Parece-me bem, fiz muitas vezes, ja não faço porque é mais facil para mim comprar e usar imediatamente alimento fresco. Uma coisa: eu evitaria os espinafres por existirem tantos outros vegetais muito melhores Smile

Sim... eu sei disso... mas meti espinafre... aliás começo a perceber algumas coisas engraçadas dos testes que ando a fazer. Very Happy Basta meia colher de sopa de gammarus esmagados para elas gostarem mais da comida e mostrarem mais interesse. Marisco também ajuda muito.
Um pequeno aparte: É curioso que quando comecei a estudar isto das receitas, fiz uma série de pesquisas à comida comercial e aos seus ingredientes. É curioso como muitas marcas usam farinha de milho, trigo e leveduras. O que me faz recordar um post (se não me engano lançado pela Beatriz) por aí algures sobre ter dado pão às tartarugas e haver pessoal que se insurgia contra isso a dizer que os cereais faziam mal... Bom aí está, fazem mal mas continuam a alimentar as tartarugas com comida comercial que contém exactamente o mesmo que o pão... Não deixa de ser curioso...

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:19

Bem como sou um bocado cachopo e apetece me mandar algum veneno como já a para ai pessoas que querem abrir hoteis para tartarugas eu agora vou montar um restaurante tu das me as receitas tou a brincar só sei dizer coisas sem graça Laughing
Bela informação e muito gira nunca pensei que exestia isso devia deser engraçado quando uma tartaruga fizesse anos fazer um pudim ou bolo.


Até já e desculpa lá aquela brincadeira lá de cima não era para ti Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:27

vicenteanjos escreveu:
Bem como sou um bocado cachopo e apetece me mandar algum veneno como já a para ai pessoas que querem abrir hoteis para tartarugas eu agora vou montar um restaurante tu das me as receitas tou a brincar só sei dizer coisas sem graça Laughing
Bela informação e muito gira nunca pensei que exestia isso devia deser engraçado quando uma tartaruga fizesse anos fazer um pudim ou bolo.


Até já e desculpa lá aquela brincadeira lá de cima não era para ti Wink

vicente, és um adulto bastante divertido (no alto dos teus 15 anos) e tens muito mais pinta que o outro do hotel Wink
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:35

Hugo Abreu escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Bem como sou um bocado cachopo e apetece me mandar algum veneno como já a para ai pessoas que querem abrir hoteis para tartarugas eu agora vou montar um restaurante tu das me as receitas tou a brincar só sei dizer coisas sem graça Laughing
Bela informação e muito gira nunca pensei que exestia isso devia deser engraçado quando uma tartaruga fizesse anos fazer um pudim ou bolo.


Até já e desculpa lá aquela brincadeira lá de cima não era para ti Wink

vicente, és um adulto bastante divertido (no alto dos teus 15 anos) e tens muito mais pinta que o outro do hotel Wink


Heheheh O hotel.... €€€€€ upa upa Rolling Eyes Shocked No
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:38

vicenteanjos escreveu:
Bem como sou um bocado cachopo e apetece me mandar algum veneno como já a para ai pessoas que querem abrir hoteis para tartarugas eu agora vou montar um restaurante tu das me as receitas tou a brincar só sei dizer coisas sem graça Laughing
Bela informação e muito gira nunca pensei que exestia isso devia deser engraçado quando uma tartaruga fizesse anos fazer um pudim ou bolo.


Até já e desculpa lá aquela brincadeira lá de cima não era para ti Wink


Serve para os anos e para todos os dias Vicente. Wink
E elas gostam, porque com a gelatina fica assim rígido, mas ainda assim fofo e passam horas a mordiscar. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:39

João Azevedo escreveu:
Hugo Abreu escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Bem como sou um bocado cachopo e apetece me mandar algum veneno como já a para ai pessoas que querem abrir hoteis para tartarugas eu agora vou montar um restaurante tu das me as receitas tou a brincar só sei dizer coisas sem graça Laughing
Bela informação e muito gira nunca pensei que exestia isso devia deser engraçado quando uma tartaruga fizesse anos fazer um pudim ou bolo.


Até já e desculpa lá aquela brincadeira lá de cima não era para ti Wink

vicente, és um adulto bastante divertido (no alto dos teus 15 anos) e tens muito mais pinta que o outro do hotel Wink


Heheheh O hotel.... €€€€€ upa upa Rolling Eyes Shocked No


Obrigado Hugo Laughing as vezes é bom para descontrair afro
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:42

João e o aspecto elas comem a mesma é que elas secalhar como nunca viram isso podem estranhar e o cheiro de isso tudo misturado secalhar pode confundi-las já expermentastes.


Até já o que ando para aqui a dizer Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:45

vicenteanjos escreveu:
João e o aspecto elas comem a mesma é que elas secalhar como nunca viram isso podem estranhar e o cheiro de isso tudo misturado secalhar pode confundi-las já expermentastes.


Até já o que ando para aqui a dizer Laughing

Naaa, não acham estranho... Elas gostam... "Lambem-se" todas. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:52

Pois acredito Laughing deve de ser um piteu para elas só uma vez vi que devia de se por os alimentos o mais parecidos com o que a na natureza para as alimentar por isso é que fiz esta pergunta Wink acho a ideia mesmo engraçada


Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptyDom 12 Jun 2011 - 22:56

vicenteanjos escreveu:
Pois acredito Laughing deve de ser um piteu para elas só uma vez vi que devia de se por os alimentos o mais parecidos com o que a na natureza para as alimentar por isso é que fiz esta pergunta Wink acho a ideia mesmo engraçada


Very Happy

Sim, os alimentos devem ser colocados frescos. Porém, desta forma, caso não tenhas em caso legumes frescos, por exemplo, descongelas um cubinho e dás... Tem essa vantagem e a de em cada cubo não estar apenas um vegetal mas vários misturados e, assim, variedade nos nutrientes que vais proporcionar às tartarugas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySeg 13 Jun 2011 - 10:37

é bem util... parabens
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySeg 13 Jun 2011 - 12:49

João Azevedo escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Pois acredito Laughing deve de ser um piteu para elas só uma vez vi que devia de se por os alimentos o mais parecidos com o que a na natureza para as alimentar por isso é que fiz esta pergunta Wink acho a ideia mesmo engraçada


Very Happy

Sim, os alimentos devem ser colocados frescos. Porém, desta forma, caso não tenhas em caso legumes frescos, por exemplo, descongelas um cubinho e dás... Tem essa vantagem e a de em cada cubo não estar apenas um vegetal mas vários misturados e, assim, variedade nos nutrientes que vais proporcionar às tartarugas. Wink


Pois tens razão Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets EmptySeg 27 Jun 2011 - 1:24

Boas estou juntando os materias e irei tentar fazer... Depois posto como ficou Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty
MensagemAssunto: Re: Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets   Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Receitas de comida caseira para tartarugas - Pudim e Pellets
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» comida caseira para tartas
» Comida Congelada para Tartarugas
» Marcas de comida para tartarugas!
» Comida de peixes para tartarugas?
» Comida para tartarugas Gourmet - Zoomed

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: