Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião

Ir para baixo 
+5
Renato
SofiaM
safir11
Carapaça
João Azevedo
9 participantes
AutorMensagem
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 18:04

Olá a todos,

Fazendo um pequeno apanhado da minha ideia, deixo aqui as minhas considerações.
Como já devem ter reparado sou novo por aqui, ainda recentemente coloquei questões de novato e estou numa fase de aprendizagem.
Porém, como estou por casa, tenho bastante tempo livre, posso consultar uma colecção de livros já com alguma relevância, e sendo um pouco rato de biblioteca, estou tentado a iniciar um tópico sobre doenças, causas e tratamentos em tartarugas e gostaria de saber se vos interessa e é positivo no contexto pessoal de cada um e no contexto do fórum a elaboração desses textos.

Neste sentido, tendo eu algum gosto e capacidade de produção escrita comprometia-me a cumprir o seguinte (salvo algum problema ou contra-tempo pessoal que acredito que compreendam):

- Pelo menos um texto por semana (em principio terei disponibilidade para uma média de dois textos);
- Os textos são da minha produção pessoal, naturalmente influenciados pelos literatura disponível, mas em nada desrespeitando os seus direitos de autor;

Posto isto, caso receba um feedback positivo da vossa parte irei avançar com este projecto.
Porque acredito que é fundamental, solicitava o vosso contributo nos comentários aos textos e a vossa participação com imagens e exemplos que, no fundo, ajudam a dinamizar o fórum, a atrair mais pessoas a este mundo e a criar uma ferramenta de conhecimento que nos pode ser útil na prestação de cuidados às nossas pequenas amigas.

Aguardo, então, os vossos comentários.

Com os meus melhores cumprimentos.

João Very Happy


Última edição por João Azevedo em Sex 13 maio 2011 - 9:24, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Carapaça
Iniciante
Iniciante
Carapaça


Masculino Mensagens : 129
Localização : Margem Sul

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 18:30

Força nisso e muita Boa Sorte! eu prefiro divulgar as minahs duvidas e que me as respondam pois sou muito comprienção lenta Razz mas acho que isso pode vir a ajudar bastante sobretudo se forem doenças desconhecidas e que nós possámos achar um comportamento normal ams que possa não o ser , vice.versa .. Good Luck!
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 32
Localização : Vila Real

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 18:31

Ola!

Acho uma óptima ideia, especialmente porque muitas pessoas não estou bem informadas sobre este assunto e nalguns casos pensam que é normal... A mim já me entregaram uma tarta mississipi, com 2,5 anos, com o tamanho ainda daquelas que se compram na loja dos animais, os olhos todos brancos, e ela pensava que estava a hibernar, e ficava assim com os olhos, e como era pouco activa, isso só suportava a teoria de estar a hibernar :s

Levei-a ao vet, várias vezes, levou duas vacinas, que nem sei como lhe conseguiram espetar a agulha na perna e encontrar a veia!! Suspect deu uma valente 'mijadela' no veterinário também Laughing

Depois tive de mudar a alimentação completamente, deixei-a na relva ao sol nos dias solarengos, e a casa dela passou a ser um grande aquário com aquecimento! Melhorou a olhos vistos e em dois, três meses, duplicou de tamanho! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 18:38

Olá.

Isso seria muito bom, poder ficar a conhecer alguns comportamentos e situações que à partida poderiamos pensar ser normal e no entanto tratar-se de uma doença grave.

É fundamental tirar todas as dúvidas no veterinário, mas seria uma fonte de informação para ficarmos a conhecer melhor o mundo das tartarugas. Houve alguém que também referiu em realizar um tópico semelhante, mas depois... Ainda não vi nada. Esperemos que este, seja um caso diferente Very Happy

Boa sorte e bom trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 20:05

Hehehe apoiado Wink
Acho que é muito importante um tópico deste para tirar dúvidas e ficar atento Smile
Mas como disse SofiaM nada melhor do que um veterinario caso constatada alguma irregularidade
Boa sorte!!
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 20:22

força nixo Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 21:16

não querendo ser «A» voz discordante, tenho muitas reservas em relação a esse tema. aliás já o expressei no passado ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]).

não quero, no entanto retirar a tua vontade de fazer algo de tão importante pelo desenvolvimento do fórum só temo pela saúde das pequenitas que acabem vitimas de «experiências» de donos «inexperientes».
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptyQui 12 maio 2011 - 21:53

Bom,

A falta de bom senso de pessoas menos experientes que se possam meter em aventuras não deve ser uma razão para se abafar o conhecimento.

É minha modesta opinião que se divulgue informação, se quem está do lado de lá a sabe interpretar ou não, já foge da possibilidade de controlo de quem produz. Todavia, como tudo na vida, é preciso aprender a diagnosticar e a perceber o que se nos apresenta à frente. Esse sim é o comportamento responsável. Levar a um veterinário também o é, certamente, porém, largar uma tartaruga no veterinário para ele ver o que se passa é um bocado como ir ao mecânico com o carro. Quebra-se o elo quando o dono a deposita lá e por ignorância nem, tão pouco, desconfia do que ela padece.

O que quero fazer é transmitir conhecimento. Não vou criar complexos tratados de cirurgia a quelónios... Apenas explicar um sintoma, como apareceu e o que se pode fazer.
A verdade é que agradeço esse comentário. De facto agradeço visto que serve de alerta a, precisamente, aquilo que eu espero que não aconteça.

O objectivo é informação e não cair no erro da auto-medicação.

Espero ser compreendido.

Com os meus melhores cumprimentos.

João
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 0:45

Caro João,

a tua intenção é boa no entanto podes cometer o erro de dar as pessoas a ideia que não têm ir ao veterinario e que se podem medicar em casa e não digas que não estas a fazer isso porque estás. Em termos de conselhos para ter as tartarugas se for so para fazer aquilo que pretendes é tão simples quanto isto: dêem aos vossos animais as condições necessarias para que eles possam cuidar de si proprios. Se deixares uma tartaruga ser uma tartaruga ela dificilmente ficará doente e com ser uma tartaruga refiro-me a aspectos da manutenção em cativeiro que tão frequentemente são ignorados com espaço para vaguear por exemplo ou para efectuar uma perfeita termoregulação com disponibilidade de uma serie microclimas ou um habitat ao ar livre que beneficia tantas especies e uma alimentação que se foque no que ela realmente presisa. Com condições cativas optimas que vizem que o animal prospere em vez de meramente sobreviva até coisas como as matamatas ou as Lissemys que ambas podem ser completas dores de cabeça de manter em condições menos optimas se podem revelar relativamente faceis de manter. NADA substitui o conselho e o diagnostico de um bom veterinario, a maioria dos sintomas de doença são genericos e a causa dos sintomas pode ser impossivel de determinar sem tecnologia como raios x e analises ao sangue. Por outro lado N circunstanceas se ja estiverem num determinado ponto nem vale a pena iniciar a discussão simplesmente o bicho tem de ser imediatamente visto. No entanto atenção que estamos a falar de um BOM veterinario e convem ter contactos com antecedencia para evitar que falte quando é necessario. Uma pessoa que tenha duvidas quanto a um sintoma deve simplesmente fazer um thread sobre isso e SE for SEM QUALQUER tipo de duvida algo simples de resolver (digamos a tartaruga partiu uma unha e esta a sangrar) então diz-se como proceder.
Por outro lado não me fiaria em mais de 60% dos livros que andam por ai, livros como o "Guia das Tartarugas Domesticas" servem simplesmente para ocupar espaço de prateleira, o disparate é tanto que nem dá para enumerar. Um livro bastante bom mas que começa a ficar desactualizado e do qual eu mudaria alguns promenores é " A tartaruga Verde de Água Doce". No entanto fica como referencia da UNICA tentativa seria de um autor em Portugal para documentar uma grande gama de patologias de tartarugas. Mas creio que quem quer deve ler este livro.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 0:48

Pictus escreveu:
Caro João,

a tua intenção é boa no entanto podes cometer o erro de dar as pessoas a ideia que não têm ir ao veterinario e que se podem medicar em casa e não digas que não estas a fazer isso porque estás. Em termos de conselhos para ter as tartarugas se for so para fazer aquilo que pretendes é tão simples quanto isto: dêem aos vossos animais as condições necessarias para que eles possam cuidar de si proprios. Se deixares uma tartaruga ser uma tartaruga ela dificilmente ficará doente e com ser uma tartaruga refiro-me a aspectos da manutenção em cativeiro que tão frequentemente são ignorados com espaço para vaguear por exemplo ou para efectuar uma perfeita termoregulação com disponibilidade de uma serie microclimas ou um habitat ao ar livre que beneficia tantas especies e uma alimentação que se foque no que ela realmente presisa. Com condições cativas optimas que vizem que o animal prospere em vez de meramente sobreviva até coisas como as matamatas ou as Lissemys que ambas podem ser completas dores de cabeça de manter em condições menos optimas se podem revelar relativamente faceis de manter. NADA substitui o conselho e o diagnostico de um bom veterinario, a maioria dos sintomas de doença são genericos e a causa dos sintomas pode ser impossivel de determinar sem tecnologia como raios x e analises ao sangue. Por outro lado N circunstanceas se ja estiverem num determinado ponto nem vale a pena iniciar a discussão simplesmente o bicho tem de ser imediatamente visto. No entanto atenção que estamos a falar de um BOM veterinario e convem ter contactos com antecedencia para evitar que falte quando é necessario. Uma pessoa que tenha duvidas quanto a um sintoma deve simplesmente fazer um thread sobre isso e SE for SEM QUALQUER tipo de duvida algo simples de resolver (digamos a tartaruga partiu uma unha e esta a sangrar) então diz-se como proceder.
Por outro lado não me fiaria em mais de 60% dos livros que andam por ai, livros como o "Guia das Tartarugas Domesticas" servem simplesmente para ocupar espaço de prateleira, o disparate é tanto que nem dá para enumerar. Um livro bastante bom mas que começa a ficar desactualizado e do qual eu mudaria alguns promenores é " A tartaruga Verde de Água Doce". No entanto fica como referencia da UNICA tentativa seria de um autor em Portugal para documentar uma grande gama de patologias de tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 0:55

Pictus escreveu:
Pictus escreveu:
Caro João,

a tua intenção é boa no entanto podes cometer o erro de dar as pessoas a ideia que não têm ir ao veterinario e que se podem medicar em casa e não digas que não estas a fazer isso porque estás. Em termos de conselhos para ter as tartarugas se for so para fazer aquilo que pretendes é tão simples quanto isto: dêem aos vossos animais as condições necessarias para que eles possam cuidar de si proprios. Se deixares uma tartaruga ser uma tartaruga ela dificilmente ficará doente e com ser uma tartaruga refiro-me a aspectos da manutenção em cativeiro que tão frequentemente são ignorados com espaço para vaguear por exemplo ou para efectuar uma perfeita termoregulação com disponibilidade de uma serie microclimas ou um habitat ao ar livre que beneficia tantas especies e uma alimentação que se foque no que ela realmente presisa. Com condições cativas optimas que vizem que o animal prospere em vez de meramente sobreviva até coisas como as matamatas ou as Lissemys que ambas podem ser completas dores de cabeça de manter em condições menos optimas se podem revelar relativamente faceis de manter. NADA substitui o conselho e o diagnostico de um bom veterinario, a maioria dos sintomas de doença são genericos e a causa dos sintomas pode ser impossivel de determinar sem tecnologia como raios x e analises ao sangue. Por outro lado N circunstanceas se ja estiverem num determinado ponto nem vale a pena iniciar a discussão simplesmente o bicho tem de ser imediatamente visto. No entanto atenção que estamos a falar de um BOM veterinario e convem ter contactos com antecedencia para evitar que falte quando é necessario. Uma pessoa que tenha duvidas quanto a um sintoma deve simplesmente fazer um thread sobre isso e SE for SEM QUALQUER tipo de duvida algo simples de resolver (digamos a tartaruga partiu uma unha e esta a sangrar) então diz-se como proceder.
Por outro lado não me fiaria em mais de 60% dos livros que andam por ai, livros como o "Guia das Tartarugas Domesticas" servem simplesmente para ocupar espaço de prateleira, o disparate é tanto que nem dá para enumerar. Um livro bastante bom mas que começa a ficar desactualizado e do qual eu mudaria alguns promenores é " A tartaruga Verde de Água Doce". No entanto fica como referencia da UNICA tentativa seria de um autor em Portugal para documentar uma grande gama de patologias de tartarugas.
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...agora que releio o meu proprio reply acho que fui um bocado rispido lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 8:53

João Azevedo escreveu:
Bom,

A falta de bom senso de pessoas menos experientes que se possam meter em aventuras não deve ser uma razão para se abafar o conhecimento.

É minha modesta opinião que se divulgue informação, se quem está do lado de lá a sabe interpretar ou não, já foge da possibilidade de controlo de quem produz. Todavia, como tudo na vida, é preciso aprender a diagnosticar e a perceber o que se nos apresenta à frente. Esse sim é o comportamento responsável. Levar a um veterinário também o é, certamente, porém, largar uma tartaruga no veterinário para ele ver o que se passa é um bocado como ir ao mecânico com o carro. Quebra-se o elo quando o dono a deposita lá e por ignorância nem, tão pouco, desconfia do que ela padece.

O que quero fazer é transmitir conhecimento. Não vou criar complexos tratados de cirurgia a quelónios... Apenas explicar um sintoma, como apareceu e o que se pode fazer.
A verdade é que agradeço esse comentário. De facto agradeço visto que serve de alerta a, precisamente, aquilo que eu espero que não aconteça.

O objectivo é informação e não cair no erro da auto-medicação.

Espero ser compreendido.

Com os meus melhores cumprimentos.

João

joão,

pediste a nossa opinião e eu dei-te a minha. não ando aqui (nem em lado nenhum, na verdade) para agradar cegamente só para me sentir integrado. tenho ideias e dou-as quando acho que faz sentido. não podemos é pedir opiniões se só queremos ouvir o que nos interessa.

para teres uma ideia, o post que te mostrei atrás surgiu depois de ler diversos tópicos de utilizadores armados em veterinários. a «curar» mudanças de escamas com betadine e coisas do género.

acredita, admiro a tua vontade e intenção, só acho que podes canalizar essa vontade para outro tema.

Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 9:16

Caro Hugo Abreu e caro Pictus,

Como em tudo na vida, há sempre lugar ao direito de resposta.

As minhas considerações sobre assuntos particulares dirigem-se aos vossos comentários.
Os manuais disponíveis estão longe de ser um "Guia das Tartarugas Domésticas", muito pelo contrário, são tratados e manuais de medicina veterinária aplicada a répteis e tartarugas. Este tipo de bibliografia versa sobre diagnóstico diferencial, comportamento, patologia clínica, dermatologia, infectologia, cirurgia, farmacologia, etc...

No fundo, aquilo que um veterinário deve saber. Respeitosamente, há bons e maus profissionais em todo o lado. Em Portugal os veterinários são preparados para cuidar de mamíferos e não de répteis. Esse campo chega a ser desenvolvido pelos próprios, por via do interesse pessoal.

Repito, não pretendo fazer-me nem fazer qualquer pessoa, a qualquer nível, passar por veterinário. Apenas proponho o estudo daquilo que eles estudariam.

Tenho amigos e conhecidos que exercem activamente medicina veterinária.
Nada disto os choca, até pelo contrário. Curiosamente aplica-se aqui uma verdade de La Palisse... Quanto menos luz, mais às escuras...

Com os meus melhores cumprimentos

João

Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 9:22

não percebeste essencial.

não te estou a proibir de fazer o que quer que seja. não sou moderador do fórum, portanto não te vou apagar nenhum tópico.

só dei a minha opinião, baseada na experiência anterior, porque a pediste.

Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 9:31

Viva,

Eu compreendi perfeitamente, mas o fórum é como uma casa. Quando à mesa estamos a jantar com 20 pessoas e duas delas não gostam da sopa há sempre duas soluções, ou elas não comem a sopa ou o povo todo não come a sopa.

Acredito que, também, posso ainda não ter explicado o que eu quero fazer correctamente. Aquilo que pretendo é falar sobre doenças, o seu aspecto e o que são e as suas causas. Não irei recomendar antibióticos ou algo semelhante. Apenas acho que aprender o que é um abcesso, o que o causou, pode evitar que alguém deixe chegar a verdinha a esse ponto e, por outro lado, permite aos mais interessados saber o que ela tinha...

É tão somente isso...



Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião EmptySex 13 maio 2011 - 10:10

João Azevedo, a tua iniciativa é de louvar e de apoiar. Se calhar custa-nos é perceber o que pode sair daí... E de todas as tentativas que vi, nunca concordei, nem neste nem noutros fóruns. (Já tens uma coisa boa: sabes escrever português, infelizmente ao contrário de muitos users...)
Por exemplo, o "exemplo" que dás de abcesso é um excelente exemplo, porque é algo visível e que só poderá ter duas ou três causas, com diagnóstico e cura definidos. Mas se pensarmos numa tartaruga que não come!... Não comer é um sintoma , não de centenas, mas se calhar de milhares de causas...

Também já me tinha pronunciado por aí que não concordava com tópicos deste teor, sobretudo porque há POUCO, de CONCRETO e RIGOROSO, para dizer. A maior parte do que podemos dizer é: leva-a ao veterinário. E os sintomas que elas apresentam têm muitas origens...

Por isso, compreendo e concordo com o Hugo Abreu e o Pictus (BEM-VINDO!!!)

Depois de muitos anos a cuidar de tartarugas, tenho ainda muitas dúvidas e nunca saberei o suficiente. NUNCA. Tenho quase 30 livros de tartarugas em português, espanhol, francês e inglês ( e tenho também um em alemão que não me serve para nada Ih Ih...); dois deles são exclusivos de doenças de tartarugas.
A minha vontade até é dizer, SIM, avançe-se... mas por tudo o que tenho visto e conheço, tenho sérias reservas.

Quanto a eventual ajuda que pudesse dar é extremamente complicado porque nem sequer consigo vir ao fórum de 2 em 2 dias...quanto mais...

Isto é só a minha opinião, que vale tanto como a de qualquer outro forista e - porque está escrita e não falada - nem sequer exprime tudo, e bem, o que penso.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty
MensagemAssunto: Re: Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião   Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vou iniciar um tópico/manual sobre doenças de tartarugas! Preciso da vossa opinião
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dificuldade em ir ao fundo, preciso da vossa opinião...
» Dúvidas sobre produtos para prevenção de doenças.
» a vossa opinião por favor
» Quais itens preciso ter para iniciar com uma tartaruga? - Duvidas gerais
»  Alguma forma de alimentação "Injectável"? Preciso da vossa ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: