Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Novata - preparação de habitat - dúvidas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Micaela24
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Viseu

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 9:25

Bom dia a todos.

Comprei na 5a feira uma mauremys sinensis para os meus filhos. Já tive há muitos anos tartaruguinhas hieroglíficas (penso eu) mas já percebi que na altura fui mal aconselhada e acabaram por morrer.
Bem, a Lagartixa (sim, a tartaruga foi batizada de lagartixa...) foi escolhida por ser a mais animada da loja e realmente ela anda feliz da vida. Está num aquário pequeno (de uns 40 cm, penso eu), com aquecedor e uns 15 cm de água. Come lindamente e nada por todo o lado. Tem uma ilha flutuante com duas palmeirinhas de plástico. Eu sei que ela vai crescer, tenho em casa um aquário de peixes de 1m vazio que será transformado no habitar dela quando ela crescer mais um bocadinho. Como é bebé penso que é mais adeuqado estar num aquário pequeno onde se controla a temperatura.
Tenho algumas dúvidas, penso que me podem ajudar.

1- O aquário já foi usado, há muitos anos, para peixes. Lavei-o bem, enxaguei com muita água abundante e depois limpei com água oxigenada (conselho do vendedor). Enchi com água de garrafão porque me esqueci de comprar líquido para a água. Tenho um pequeno filtro que era deste aquário mas não sei muito bem como o limpar. tenho receio que tenha pó ou alguma bicheza que lá tenha ficado dentro do tempo dos peixes. E o que coloco lá dentro? As mesmas coisas que se usam para os peixes?

2- Posso usar água da fonte não tratada para encher o aquário?

3- Só coloquei o aquecedor ontem apesar de a ter instalado há uns dias. Tem de estar na diagnonal porque tenho pouca água no aquário. Parece-me que tartaruga descobriu um brinquedo novo e parece-me que se diverte a enfiar-se por baixo do aquecedor e a tentar passar entre o vidro e o aquecedor. Com receio que fique presa, deixei a ventosa de baixo solta. Ela tem saído bem de lá. Será boa ideia ter lá o aquecedor assim? Que tipo de aquecedor aconselham?

4- Li algures que as tartarugas devem apanhar sol. Como será melhor fazê-lo? Meto-a numa bacia diretamente ao sol? Ela é muito rápida e fugidia, não dá para a pousar em algum sítio e esperar que ela lá fique quietinha. Quanto tempo deve fazê-lo e com que regularidade?

5- Se bem me lembro das tartarugas que tive, é possível habituá-las a comer à mão. Devo molhar a comida antes de lhe oferecer ou não é preciso? Uma tartaruga que tive pegava na comida seca e levava-a para a água até amolecer.

Obrigada a todos.
Os meus filhos estão encantados com a tartaruga. Por motivos de saúde não podem ter animais com pêlo em casa e a Lagartixa surpreendeu-os com os "truques" que consegue fazer e a velocidade com que nada e corre. O pequenino tem 4 anos e adora ver a tartaruga a subir às palmeiras. A mais velha tem quase 10 anos e está preocupada com o bem estar da tartaruga e está semrpe a perguntar qual é o habitat natural e como devemos preparar a casa da Lagartixa.
Ir para o topo Ir para baixo
BMF
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 23
Localização : Sobreda

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 10:28

Olá bem-vinda ao fórum

1- Esse filtro provavelmente não será suficiente, as tartarugas fazem muito "lixo". Convém que tenha um caudal no mínimo 3x superior à capacidade de água do aquário.

2- Podes, desde que não seja água que provenha de furos contaminados de zonas com agricultura excessiva

3- Se o local onde ela está não baixa dos 16º-18º nem precisa de aquecedor.

4- Sendo um animal de sangue frio, o sol é vital para o seu crescimento e bem estar. O ideal é o local onde ela está, ela poder apanhar sol durante pelo menos 2 horas por dia. Há quem use uma lâmpada UVB quando o local não tem exposição solar.

5- As tartarugas aquáticas comem dentro de água porque não produzem saliva.

As tartarugas não devem ser manuseadas e sempre que mexerem nela ou na água, convém lavar muito bem as mãos porque as tartarugas podem transmitir doenças como a Legionella.
Ir para o topo Ir para baixo
Micaela24
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Viseu

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 10:38

BMF escreveu:
Olá bem-vinda ao fórum

1- Esse filtro provavelmente não será suficiente, as tartarugas fazem muito "lixo". Convém que tenha um caudal no mínimo 3x superior à capacidade de água do aquário.

2- Podes, desde que não seja água que provenha de furos contaminados de zonas com agricultura excessiva

3- Se o local onde ela está não baixa dos 16º-18º nem precisa de aquecedor.

4- Sendo um animal de sangue frio, o sol é vital para o seu crescimento e bem estar. O ideal é o local onde ela está, ela poder apanhar sol durante pelo menos 2 horas por dia. Há quem use uma lâmpada UVB quando o local não tem exposição solar.

5- As tartarugas aquáticas comem dentro de água porque não produzem saliva.

As tartarugas não devem ser manuseadas e sempre que mexerem nela ou na água, convém lavar muito bem as mãos porque as tartarugas podem transmitir doenças como a Legionella.

Obrigada pelas respostas.

O aquário é pequeno mas de qualquer das formas o meu marido entende de aquariofilia por isso vou falar com ele sobre o filtro.

A água é limpa, vem de uma aldeia isolada e com pouca agricultura.

Eu sou de Viseu e está a começar de ficar frio. Tenho receio que a água arrefeça demais. É seguro mantê-la para já nos 15/16 graus? Ela é muito pequenina e tenho receio que hiberne.

Eu sei que se deve evitar o manuseamento mas com crianças é complicado. Tenho conseguido limitar o contacto, penso que quando a novidade passar eles deixem de querer vê-la fora do aquário...
Ir para o topo Ir para baixo
BMF
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 23
Localização : Sobreda

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 10:49

Eu não arriscava, sendo assim tão pequena é melhor ter um termostato. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Micaela24
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Viseu

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 13:50

BMF escreveu:
Eu não arriscava, sendo assim tão pequena é melhor ter um termostato. Wink

Obrigada Smile Entretanto vou mudar o aquário para junto da janela a ver se vai apanhando sol. Obrigada pelas dicas
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 14:34

Boas

Alerto apenas para aquarios com pequenas litragens esquecidos ao sol... não queremos sopa de tartaruga... Rolling Eyes Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Micaela24
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Viseu

Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas EmptySeg 8 Out 2018 - 14:39

norby escreveu:
Boas

Alerto apenas para aquarios com pequenas litragens esquecidos ao sol... não queremos sopa de tartaruga... Rolling Eyes Wink

Eu sei Wink Obrigada pela lembrança. Vou ter o cuidado de colocar num sítio onde apanhe só umas horas de sol. Garantidamente, se o pussesse mesmo em frente à janela da sala, tinha sopa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Novata - preparação de habitat - dúvidas   Novata - preparação de habitat - dúvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novata - preparação de habitat - dúvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novata com dúvidas!!
» Novata com dúvidas
» Habitat das tartarugas - duvidas
» Laxante na preparação da hibernação
» Medos de uma novata...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: