| Fungos ou crescimento? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
TulioLeticia Iniciante
| Assunto: Fungos ou crescimento? Dom 4 Fev 2018 - 17:32 | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Minha tigre d'agua está com essas manchas brancas no casco. Surgiram a uma semana, e aumentaram um pouco desde então. O aquaterrario dela têm filtro, que faço manutenção toda semana, troco parte da água também. Tem luz uvb 5.0 e de aquecimento que ficam ligadas 12h por dia. Ela está ativa e se alimentando normalmente, toma "sol" na luz pôr bastante tempo. É fungo ou está apenas crescendo? | |
|
| |
TulioLeticia Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Dom 4 Fev 2018 - 17:35 | |
| Ela tem aproximadamente 2 meses de idade, é a primeira vez que isso acontece, estou com ela a 1 mês. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Seg 5 Fev 2018 - 9:56 | |
| Boas
Parece-me tudo bem.
Experimenta limpar com uma escova de dentes gasta sob um fio de agua. | |
|
| |
TulioLeticia Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Seg 5 Fev 2018 - 11:01 | |
| - norby escreveu:
- Boas
Parece-me tudo bem.
Experimenta limpar com uma escova de dentes gasta sob um fio de agua. Boas, Norby, Sim, limpei ela com escova por dois dias, mas não mudou muito não. Ela não se importou, não aparentou sentir dores nem nada. A sujeira é da mesma textura do casco dela, parece até que o casco manchou ou algo assim. Devo dar o banho roxo nela por precaução ou seria bom deixar assim mesmo? | |
|
| |
Ronaldo Coutinho Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Seg 5 Fev 2018 - 16:41 | |
| Ela pega bastante sol direto? | |
|
| |
TulioLeticia Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Seg 5 Fev 2018 - 17:53 | |
| - Ronaldo Coutinho escreveu:
- Ela pega bastante sol direto?
Como disse, ela tem lampadas UBV 5.0 e de aquecimento, que ficam ligadas 12h por dia. Ela fica bastante na parte seca pelo que já observei nos finais de semana, fica lá esticada e bem seca por um bom tempo, até dorme lá as vezes. Sol direto não, pois moro em apartamento e não tenho um horário muito bom para levar ela pro sol. Por isso providenciei as lâmpadas, que suprem a necessidade de sol dela. O aquário dela não tem tampa, por isso a umidade é bem baixa ou inexistente, além do apartamento ficar com as janelas sempre abertas e ser bem ventilado. Essas manchas não tem textura, é como se fosse uma descoloração na carapaça mesmo. | |
|
| |
TulioLeticia Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Seg 5 Fev 2018 - 17:55 | |
| Será que são as lâmpada que estão "queimando" o casco dela? Devo colocar mais longe? Elas estão a uns 20~25cm de altura da área seca, a lâmpada UVB é de 13w e a de aquecimento é de 25w. | |
|
| |
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Seg 5 Fev 2018 - 19:18 | |
| Melhor levar ao veterinário para ver se é fungo ou não. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Ter 6 Fev 2018 - 11:23 | |
| - TulioLeticia escreveu:
- Será que são as lâmpada que estão "queimando" o casco dela?
Devo colocar mais longe? Elas estão a uns 20~25cm de altura da área seca, a lâmpada UVB é de 13w e a de aquecimento é de 25w. Boas A distancia parece-me bem. Será tambem uma questão de bom senso. | |
|
| |
elmiramontes Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Ter 13 Fev 2018 - 20:41 | |
| Oi amigo, Relato de quem já se preocupou muito com isso...
Eu diria para não se preocupar tanto assim não. Tenho uma há 8 anos e desde cedo ela apresenta essas descolorações. Fiquei preocupado também, comprei as lâmpadas necessárias, troquei o filtro por um canister mais potente e adequado, moro numa casa com bastante espaço verde que ela gosta e ela fica a manhã e parte da tarde (quando o sol não esta forte) tomando o sol duas vezes por dia então (e quando ele não está bom toma o "sol artificial" rs). Ela ainda tem algumas manchas. Levei para um amigo que trabalha no zoológico de minha cidade e ele disse que é normal, desde que o casco esteja saudável (não mole, por exemplo), está tudo bem, não é fungo (senão o fungo teria morrido já).
Já fiz esse negocio da escova de dente com fungicida apropriado também (teve gente falando em até com vinagre - o que não fiz) e não mudou. A dica é fique atento com os hábitos dela, com a qualidade do casco etc, tudo o mais, eu diria para ficar mais tranquilo.
Se quiser passo o setup da minha tarta e a foto dos cascos dela.
Abraços, Fernando | |
|
| |
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Ter 13 Fev 2018 - 23:17 | |
| Pode até sais na água que ao secar fixam no casco, as minhas as vezes ficam parecidas, e já as tenho a 44 anos. | |
|
| |
sergio_sousa Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Qua 14 Fev 2018 - 10:49 | |
| Bom dia.
Na minha modesta opinião e à primeira vista parece-me estar tudo bem. Não te esqueças que a tua tartaruga está em crescimento, e é normal que a carapaça ao crescer as escamas começam a descolar e surge essa áreas brancas.
| |
|
| |
TulioLeticia Iniciante
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? Qua 14 Fev 2018 - 10:55 | |
| - elmiramontes escreveu:
- Oi amigo,
Relato de quem já se preocupou muito com isso...
Eu diria para não se preocupar tanto assim não. Tenho uma há 8 anos e desde cedo ela apresenta essas descolorações. Fiquei preocupado também, comprei as lâmpadas necessárias, troquei o filtro por um canister mais potente e adequado, moro numa casa com bastante espaço verde que ela gosta e ela fica a manhã e parte da tarde (quando o sol não esta forte) tomando o sol duas vezes por dia então (e quando ele não está bom toma o "sol artificial" rs). Ela ainda tem algumas manchas. Levei para um amigo que trabalha no zoológico de minha cidade e ele disse que é normal, desde que o casco esteja saudável (não mole, por exemplo), está tudo bem, não é fungo (senão o fungo teria morrido já).
Já fiz esse negocio da escova de dente com fungicida apropriado também (teve gente falando em até com vinagre - o que não fiz) e não mudou. A dica é fique atento com os hábitos dela, com a qualidade do casco etc, tudo o mais, eu diria para ficar mais tranquilo.
Se quiser passo o setup da minha tarta e a foto dos cascos dela.
Abraços, Fernando Pois é, creio que não seja nada pois já fazem 2 semanas que começaram a aparecer essas manchas e ela continua no mesmo pique, come normalmente, fica bem ativa durante o dia, sai pra "tomar sol" e tudo mais. O casco dela é duro feito pedra, a água é limpa e o filtro deixa tudo cristalino, além de fazer TPA de 1/3 da água toda semana. Fiquei só assustado no começo pois achei que fossem fungos, mas agora já to um pouco mais tranquilo. Obrigado Fernando! - Ronaldo Coutinho escreveu:
- Pode até sais na água que ao secar fixam no casco, as minhas as vezes ficam parecidas, e já as tenho a 44 anos.
Pode ser que seja, a minha fica muito tempo na luz UVB e na de aquecimento, pode ter secado muito alguma sujeira ou o próprio cálcio que tem na água. - sergio_sousa escreveu:
- Bom dia.
Na minha modesta opinião e à primeira vista parece-me estar tudo bem. Não te esqueças que a tua tartaruga está em crescimento, e é normal que a carapaça ao crescer as escamas começam a descolar e surge essa áreas brancas.
Sim, pode ser mesmo que seja a descamação dela, apesar dessas manchinhas não parecerem que vão "soltar" dela, mas mesmo assim, pode ser crescimento mesmo. Obrigado pessoal, estou mais tranquilo agora. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Fungos ou crescimento? | |
| |
|
| |
| Fungos ou crescimento? | |
|