Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Fungos ou crescimento?  EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Fungos ou crescimento?  EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Fungos ou crescimento?  EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Fungos ou crescimento?  EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Fungos ou crescimento?  EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Fungos ou crescimento?  EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Fungos ou crescimento?  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Fungos ou crescimento?  EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Fungos ou crescimento?  EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Fungos ou crescimento?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
TulioLeticia
Iniciante
Iniciante
TulioLeticia


Mensagens : 9
Localização : Ribeirão Preto

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyDom 4 Fev 2018 - 17:32

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Minha tigre d'agua está com essas manchas brancas no casco.
Surgiram a uma semana, e aumentaram um pouco desde então.
O aquaterrario dela têm filtro, que faço manutenção toda semana, troco parte da água também.
Tem luz uvb 5.0 e de aquecimento que ficam ligadas 12h por dia.
Ela está ativa e se alimentando normalmente, toma "sol" na luz pôr bastante tempo.
É fungo ou está apenas crescendo?
Ir para o topo Ir para baixo
TulioLeticia
Iniciante
Iniciante
TulioLeticia


Mensagens : 9
Localização : Ribeirão Preto

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyDom 4 Fev 2018 - 17:35

Ela tem aproximadamente 2 meses de idade, é a primeira vez que isso acontece, estou com ela a 1 mês.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptySeg 5 Fev 2018 - 9:56

Boas

Parece-me tudo bem.

Experimenta limpar com uma escova de dentes gasta sob um fio de agua.
Ir para o topo Ir para baixo
TulioLeticia
Iniciante
Iniciante
TulioLeticia


Mensagens : 9
Localização : Ribeirão Preto

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptySeg 5 Fev 2018 - 11:01

norby escreveu:
Boas

Parece-me tudo bem.

Experimenta limpar com uma escova de dentes gasta sob um fio de agua.

Boas, Norby,

Sim, limpei ela com escova por dois dias, mas não mudou muito não.
Ela não se importou, não aparentou sentir dores nem nada.
A sujeira é da mesma textura do casco dela, parece até que o casco manchou ou algo assim.

Devo dar o banho roxo nela por precaução ou seria bom deixar assim mesmo?


Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptySeg 5 Fev 2018 - 16:41

Ela pega bastante sol direto?
Ir para o topo Ir para baixo
TulioLeticia
Iniciante
Iniciante
TulioLeticia


Mensagens : 9
Localização : Ribeirão Preto

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptySeg 5 Fev 2018 - 17:53

Ronaldo Coutinho escreveu:
Ela pega bastante sol direto?
Como disse, ela tem lampadas UBV 5.0 e de aquecimento, que ficam ligadas 12h por dia.
Ela fica bastante na parte seca pelo que já observei nos finais de semana, fica lá esticada e bem seca por um bom tempo, até dorme lá as vezes.
Sol direto não, pois moro em apartamento e não tenho um horário muito bom para levar ela pro sol. Por isso providenciei as lâmpadas, que suprem a necessidade de sol dela.

O aquário dela não tem tampa, por isso a umidade é bem baixa ou inexistente, além do apartamento ficar com as janelas sempre abertas e ser bem ventilado.

Essas manchas não tem textura, é como se fosse uma descoloração na carapaça mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
TulioLeticia
Iniciante
Iniciante
TulioLeticia


Mensagens : 9
Localização : Ribeirão Preto

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptySeg 5 Fev 2018 - 17:55

Será que são as lâmpada que estão "queimando" o casco dela?
Devo colocar mais longe?
Elas estão a uns 20~25cm de altura da área seca, a lâmpada UVB é de 13w e a de aquecimento é de 25w.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptySeg 5 Fev 2018 - 19:18

Melhor levar ao veterinário para ver se é fungo ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyTer 6 Fev 2018 - 11:23

TulioLeticia escreveu:
Será que são as lâmpada que estão "queimando" o casco dela?
Devo colocar mais longe?
Elas estão a uns 20~25cm de altura da área seca, a lâmpada UVB é de 13w e a de aquecimento é de 25w.

Boas

A distancia parece-me bem.

Será tambem uma questão de bom senso.

Ir para o topo Ir para baixo
elmiramontes
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : Brasil - Sorocaba

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyTer 13 Fev 2018 - 20:41

Oi amigo,
Relato de quem já se preocupou muito com isso...

Eu diria para não se preocupar tanto assim não. Tenho uma há 8 anos e desde cedo ela apresenta essas descolorações. Fiquei preocupado também, comprei as lâmpadas necessárias, troquei o filtro por um canister mais potente e adequado, moro numa casa com bastante espaço verde que ela gosta e ela fica a manhã e parte da tarde (quando o sol não esta forte) tomando o sol duas vezes por dia então (e quando ele não está bom toma o "sol artificial" rs). Ela ainda tem algumas manchas.
Levei para um amigo que trabalha no zoológico de minha cidade e ele disse que é normal, desde que o casco esteja saudável (não mole, por exemplo), está tudo bem, não é fungo (senão o fungo teria morrido já).

Já fiz esse negocio da escova de dente com fungicida apropriado também (teve gente falando em até com vinagre - o que não fiz) e não mudou.
A dica é fique atento com os hábitos dela, com a qualidade do casco etc, tudo o mais, eu diria para ficar mais tranquilo.

Se quiser passo o setup da minha tarta e a foto dos cascos dela.

Abraços,
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyTer 13 Fev 2018 - 23:17

Pode até sais na água que ao secar fixam no casco, as minhas as vezes ficam parecidas, e já as tenho a 44 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyQua 14 Fev 2018 - 10:49

Bom dia.

Na minha modesta opinião e à primeira vista parece-me estar tudo bem.
Não te esqueças que a tua tartaruga está em crescimento, e é normal que a carapaça ao crescer as escamas começam a descolar e surge essa áreas brancas.
Ir para o topo Ir para baixo
TulioLeticia
Iniciante
Iniciante
TulioLeticia


Mensagens : 9
Localização : Ribeirão Preto

Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  EmptyQua 14 Fev 2018 - 10:55

elmiramontes escreveu:
Oi amigo,
Relato de quem já se preocupou muito com isso...

Eu diria para não se preocupar tanto assim não. Tenho uma há 8 anos e desde cedo ela apresenta essas descolorações. Fiquei preocupado também, comprei as lâmpadas necessárias, troquei o filtro por um canister mais potente e adequado, moro numa casa com bastante espaço verde que ela gosta e ela fica a manhã e parte da tarde (quando o sol não esta forte) tomando o sol duas vezes por dia então (e quando ele não está bom toma o "sol artificial" rs). Ela ainda tem algumas manchas.
Levei para um amigo que trabalha no zoológico de minha cidade e ele disse que é normal, desde que o casco esteja saudável (não mole, por exemplo), está tudo bem, não é fungo (senão o fungo teria morrido já).

Já fiz esse negocio da escova de dente com fungicida apropriado também (teve gente falando em até com vinagre - o que não fiz) e não mudou.
A dica é fique atento com os hábitos dela, com a qualidade do casco etc, tudo o mais, eu diria para ficar mais tranquilo.

Se quiser passo o setup da minha tarta e a foto dos cascos dela.

Abraços,
Fernando

Pois é, creio que não seja nada pois já fazem 2 semanas que começaram a aparecer essas manchas e ela continua no mesmo pique, come normalmente, fica bem ativa durante o dia, sai pra "tomar sol" e tudo mais.
O casco dela é duro feito pedra, a água é limpa e o filtro deixa tudo cristalino, além de fazer TPA de 1/3 da água toda semana.
Fiquei só assustado no começo pois achei que fossem fungos, mas agora já to um pouco mais tranquilo.
Obrigado Fernando!
Ronaldo Coutinho escreveu:
Pode até sais na água que ao secar fixam no casco, as minhas as vezes ficam parecidas, e já as tenho a 44 anos.
Pode ser que seja, a minha fica muito tempo na luz UVB e na de aquecimento, pode ter secado muito alguma sujeira ou o próprio cálcio que tem na água.

sergio_sousa escreveu:
Bom dia.

Na minha modesta opinião e à primeira vista parece-me estar tudo bem.
Não te esqueças que a tua tartaruga está em crescimento, e é normal que a carapaça ao crescer as escamas começam a descolar e surge essa áreas brancas.
Sim, pode ser mesmo que seja a descamação dela, apesar dessas manchinhas não parecerem que vão "soltar" dela, mas mesmo assim, pode ser crescimento mesmo.

Obrigado pessoal, estou mais tranquilo agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fungos ou crescimento?  Empty
MensagemAssunto: Re: Fungos ou crescimento?    Fungos ou crescimento?  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fungos ou crescimento?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» fungos? crescimento? help
» Crescimento??????
» Crescimento
» Fungos e infecção
» crescimento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: